TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32086 Mensagem por soultrain » Seg Jan 25, 2010 8:07 pm

Claudio Xavier escreveu:O sítio português, não é a melhor fonte, mas a notícia é interessante já que a imprensa está comparando as concorrências.

Typhoon-II preferido da Índia
Caça europeu está em vantagem na presente fase do concurso
23.01.2010

O embaixador da índia na Itália afirmou nesta Sexta-feira que o avião melhor posicionado para vencer a concorrência conhecida como MRCA que se destina a escolher um modelo de aeronave de combate para a força aérea da Índia, é neste momento o Typhoon-II da Eurofighter/ EADS.

A aeronave europeia estará assim, na liderança do processo que levará à aquisição de 126 aviões de combate, que deverão no futuro operar em conjunto com os caças Su-30MKi de fabricação russa. A aeronave está ao serviço na Grã Bretanha, na Alemanha, na Itália, na Espanha e também na Arábia Saudita.

A mesma fonte, referiu que neste momento está a ser elaborada um «Short List» de que fará parte um numero mais reduzido de aeronaves, embora não tenha sido divulgada qualquer informação sobre quais os modelos concorrentes que passarão para a fase seguinte.

A concorrência para o fornecimento destas 126 aeronaves é a mais importante presentemente no mundo, pelo que todos os fabricantes estão extremamente empenhados em conseguir a encomenda indiana.

Recentemente, várias notícias na imprensa revelaram que existem planos da EADS para a inclusão de motores com vectorização de impulso (TVC) no Typhoon-II. Uma versão do avião, com capacidade para operar a partir de porta-aviões poderá estar igualmente nos planos do fabricante europeu.
Esta última versão é importante, porquanto é conhecido o interesse da Índia na operação deste tipo de aeronave a bordo dos navios porta-aviões que a Índia pretende operar dentro de uma década.

Neste último quesito, o principal concorrente poderá ser o russo MiG-35, uma modernização do MiG-29, que também possui uma versão naval.

Guerra europeia

Estão em confronto neste concurso os três modelos de aeronave que presentemente são fabricados em países da União Europeia. O SAAB Gripen da Suécia, o Rafale da França e o Typhoon-II da União Europeia no seu conjunto, sendo fabricado simultaneamente em países como a Grã Bretanha, a Itália, a Alemanha, e a Espanha.

Especialistas europeus na área da defesa têm feito criticas à presente situação, avançando que a indústria aeronáutica da Europa não poderá competir no futuro se continuar a desperdiçar esforços em três aeronaves.
A consolidação é uma necessidade, segundo vários especialistas europeus e isso implica um problema para países como a França, que mantêm uma industria militar com grande nível de autonomia.
A francesa Dassault, é a mais prejudicada se essa tendência se vier a confirmar. O caça Typhoon é um produto da EADS, da qual o estado francês também é accionista.

Vários analistas têm apontado o caminho da uniformização dos equipamentos entre os países europeus como a única forma de organizar no futuro uma estrutura europeia de defesa.


http://www.areamili tar.net/noticias /noticias. aspx?nrnot= 881
Duas coisas são correctas:

O pessoal do EF está jogando pesado, mas lá é como cá cada mês há um preferido diferente, ainda há pouco correu o boato que o Rafale ganhou nos quesitos técnicos.

É uma estupidez a Europa ser concorrente da própria, ter dois caças um bimotor e outro monomotor é preciso.

Quanto ao EF naval, maionese como o NG naval.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32087 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 25, 2010 8:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Puerra, mas haja cegueira !
Vai aqui meu presente para os "ceguetas":
http://www.informaticaperte.it/proto_evoluzione/FOTO/ipt_RJ9_1.jpg

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s.




Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Jan 25, 2010 8:23 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32088 Mensagem por ELSONDUARTE » Seg Jan 25, 2010 8:10 pm

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Lula fecha questão para a compra de 36 caças Rafale bem mais caros, e não teme retaliação dos EUA
Edição do Alerta Total - http://www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

O chefão-em-comando Lula da Silva pode oficializar a qualquer momento (que lhe for mais conveniente) a sua decisão já tomada de comprar 36 caças franceses Rafale, gradualmente, para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira. Lula prefere apostar nos benefícios de uma estratégia maior de defesa, no valor de bilhões de dólares, com a França. Além do avião, a indústria bélica francesa montará helicópteros e submarinos no Brasil.

A resolução final de $talinácio vazou nas atentas antenas parabólicas do Detrito Federal. A decisão final teria sido baseada em um “relatório” que lhe seria entregue pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, antes de partir para uma reunião da indústria bélica em Jerusalém, Israel. Respaldado por Jobim, Lula deixa claro a vários interlocutores que não teme retaliações políticas dos Estados Unidos, por optar pela parceria com a França.

Pelo acordo, os aviões começam a ser construídos a partir de 2013. Das 36 aeronaves que deverão ser vendidas na primeira etapa do projeto FX-2, as seis primeiras serão produzidas na França, quase que de forma integral com peças francesas. A partir da sétima unidade, os franceses prometem que a linha de montagem seria transferida ao Brasil. Aqui os Rafale seriam produzidos sob licença pela Embraer.

A Dassault têm 0,9% das ações da empresa brasileira. Os franceses acenam com benefícios e novos componentes técnicos para o projeto da Embraer de construir um avião de carga, o KC-390. No caso dos Rafale, tecnologias sensíveis, como os sistemas de comando de voo digitais (DFCS), softwares, sistemas de autoproteção por infravermelho, seriam repassadas. Parceiros da Dassault - a Thales e a Snecma – também repassariam ao Brasil os módulos das antenas ativas do sistema do Eletronic Scanning Radar e a cadeia de manutenção dos motores.

Assim que Lula confirmar o meganegócio, será a primeira venda internacional do Rafale. A venda ao Brasil é considerada fundamental para reerguer a Dassault Aviation – bastante afetada pela crise (da marolinha). A empresa é controlada pela EADS – que tem 46,32 por cento das ações, enquanto a holding familiar Marcel Dassault detém 50,55 por cento.

Até a lucrativa parceria com $talinácio, a Dassault não tinha conseguido vender seus caças fora da França. Perdeu para os americanos na Holanda em 2001, na Coreia do Sul em 2002, em Cingapura em 2005, e até no Marrocos (ex-colônia francesa) em 2007. A grande dúvida entre especialistas aeronáuticos é se o Rafale não é desnecessariamente potente e caro para as necessidades do Brasil.

Também não existe clareza sobre o preço de cada Rafale. Pode variar entre 64 milhões de euros e 70 milhões de euros, sem contar o custo do desenvolvimento do avião. Outras estimativas indicam um preço de 138 milhões de euros por aparelho. Comparado a aviões rivais, como o de fabricação sueca Gripen NG, da Saab, considerado cerca de 30 a 50 mais caro. O F-18, da Boeing, também seria mais barato que o Rafale.

O primeiro Rafale alçou vôo em 1996 e hoje ele está disponível em três versões. A Aeronáutica francesa começou a usar os Rafale em 2006, com atraso de 10 anos depois da concepção do protótipo. Até 2021, as Forças Armadas francesas terão 294 caças Rafale (234 da Aeronáutica e 60 da Marinha). O custo do programa Rafale, na França, era estimado em 39,6 bilhões de euros (valores de janeiro de 2008).




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32089 Mensagem por Bender » Seg Jan 25, 2010 8:16 pm

Hader escreveu:Olá Delta, Bender e CM.

Esta doce canção é dedicada aos que se permitiram serem usados e foram pegos no contra-pé por algo muito mais forte do que imaginavam. Não foi por falta de aviso.

Bananas de pijamas é boa... :lol:

Abraços!
Valeu pela atenção! [009]

Sds.




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32090 Mensagem por Sintra » Seg Jan 25, 2010 8:22 pm

gaitero escreveu:
Santiago escreveu: ---------------------

Ok. O radar é que não era. Para quem gosta de notas oficiais, sairiam desmentidos de que o radar seria israelense.

E o Gripen continua na concorrência indiana...
Seriam então radares diferentes para o Brasil e para a India??

Não vejo nada Israelense na oferta Brasileira.. por isto a curiosidade..
Nem uma coisa, nem outra, nunca foi testado nenhum radar israelita pelos Suecos.
Há muitos (quatro/cinco) anos atrás, foi submetido um RFI para a aquisição de algumas antenas AESA para teste por parte da SAAB electronics, responderam a Raytheon, a Northrop, a Thales, a Selex e a ELTA. A antena escolhida foi a da Thales e o resto é sobejamente conhecido.
Então de onde é que aparece a história do radar Israelita na oferta Sueca para o concurso MRCA?
Da imprensa Indiana que agarrou nalguns comentários de elementos Suecos e extrapolaram enormemente a história.
O radar que está a ser oferecido para o Brasil e a India é o mesmo, um backend da SAAB Electronics em conjunto com uma antena Swashplate Selex que por curiosidade está a ser desenvolvida pela Selex Uk em Edinburgo.

Abraços




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32091 Mensagem por Bender » Seg Jan 25, 2010 8:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Puerra, mas haja cegueira !
Magoo rumo ao abismo...

Imagem




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32092 Mensagem por DELTA22 » Seg Jan 25, 2010 8:27 pm

Bender escreveu:
Hader escreveu:Olá Delta, Bender e CM.

Esta doce canção é dedicada aos que se permitiram serem usados e foram pegos no contra-pé por algo muito mais forte do que imaginavam. Não foi por falta de aviso.

Bananas de pijamas é boa... :lol:

Abraços!
Valeu pela atenção! [009]

Sds.
Opa... X2!!

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32093 Mensagem por soultrain » Seg Jan 25, 2010 8:31 pm

Sintra escreveu:
gaitero escreveu: Seriam então radares diferentes para o Brasil e para a India??

Não vejo nada Israelense na oferta Brasileira.. por isto a curiosidade..
Nem uma coisa, nem outra, nunca foi testado nenhum radar israelita pelos Suecos.
Há muitos (quatro/cinco) anos atrás, foi submetido um RFI para a aquisição de algumas antenas AESA para teste por parte da SAAB electronics, responderam a Raytheon, a Northrop, a Thales, a Selex e a ELTA. A antena escolhida foi a da Thales e o resto é sobejamente conhecido.
Então de onde é que aparece a história do radar Israelita na oferta Sueca para o concurso MRCA?
Da imprensa Indiana que agarrou nalguns comentários de elementos Suecos e extrapolaram enormemente a história.
O radar que está a ser oferecido para o Brasil e a India é o mesmo, um backend da SAAB Electronics em conjunto com uma antena Swashplate Selex que por curiosidade está a ser desenvolvida pela Selex Uk em Edinburgo.

Abraços
Err... Ericsson baseado no Blue Vixen da Ferranti, mais tarde Gec Marconi. Agora porque foi escolhida a antena da Thales, em desfavor de todas as outras, inclusive a agora escolhida...


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32094 Mensagem por Penguin » Seg Jan 25, 2010 9:07 pm

Mapinguari escreveu:
gaitero escreveu:
O Nosso Radar não seria Italiano???
Não. Seria sueco com antena AESA fornecida pela SELEX Galileo.
O pessoal fica se engasgando com isso...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32095 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 25, 2010 9:15 pm

Hader escreveu:Olá Delta, Bender e CM.

Esta doce canção é dedicada aos que se permitiram serem usados e foram pegos no contra-pé por algo muito mais forte do que imaginavam. Não foi por falta de aviso.

Bananas de pijamas é boa... :lol:

Abraços!
x2!

Voces e seu trabalho comunitario e esforco sobre-humano em tentar trazer visao aos que carecem... parabens Srs... parabens!

[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32096 Mensagem por PRick » Seg Jan 25, 2010 9:16 pm

soultrain escreveu:
Claudio Xavier escreveu:O sítio português, não é a melhor fonte, mas a notícia é interessante já que a imprensa está comparando as concorrências.

Typhoon-II preferido da Índia
Caça europeu está em vantagem na presente fase do concurso
23.01.2010

O embaixador da índia na Itália afirmou nesta Sexta-feira que o avião melhor posicionado para vencer a concorrência conhecida como MRCA que se destina a escolher um modelo de aeronave de combate para a força aérea da Índia, é neste momento o Typhoon-II da Eurofighter/ EADS.

A aeronave europeia estará assim, na liderança do processo que levará à aquisição de 126 aviões de combate, que deverão no futuro operar em conjunto com os caças Su-30MKi de fabricação russa. A aeronave está ao serviço na Grã Bretanha, na Alemanha, na Itália, na Espanha e também na Arábia Saudita.

A mesma fonte, referiu que neste momento está a ser elaborada um «Short List» de que fará parte um numero mais reduzido de aeronaves, embora não tenha sido divulgada qualquer informação sobre quais os modelos concorrentes que passarão para a fase seguinte.

A concorrência para o fornecimento destas 126 aeronaves é a mais importante presentemente no mundo, pelo que todos os fabricantes estão extremamente empenhados em conseguir a encomenda indiana.

Recentemente, várias notícias na imprensa revelaram que existem planos da EADS para a inclusão de motores com vectorização de impulso (TVC) no Typhoon-II. Uma versão do avião, com capacidade para operar a partir de porta-aviões poderá estar igualmente nos planos do fabricante europeu.
Esta última versão é importante, porquanto é conhecido o interesse da Índia na operação deste tipo de aeronave a bordo dos navios porta-aviões que a Índia pretende operar dentro de uma década.

Neste último quesito, o principal concorrente poderá ser o russo MiG-35, uma modernização do MiG-29, que também possui uma versão naval.

Guerra europeia

Estão em confronto neste concurso os três modelos de aeronave que presentemente são fabricados em países da União Europeia. O SAAB Gripen da Suécia, o Rafale da França e o Typhoon-II da União Europeia no seu conjunto, sendo fabricado simultaneamente em países como a Grã Bretanha, a Itália, a Alemanha, e a Espanha.

Especialistas europeus na área da defesa têm feito criticas à presente situação, avançando que a indústria aeronáutica da Europa não poderá competir no futuro se continuar a desperdiçar esforços em três aeronaves.
A consolidação é uma necessidade, segundo vários especialistas europeus e isso implica um problema para países como a França, que mantêm uma industria militar com grande nível de autonomia.
A francesa Dassault, é a mais prejudicada se essa tendência se vier a confirmar. O caça Typhoon é um produto da EADS, da qual o estado francês também é accionista.

Vários analistas têm apontado o caminho da uniformização dos equipamentos entre os países europeus como a única forma de organizar no futuro uma estrutura europeia de defesa.


http://www.areamili tar.net/noticias /noticias. aspx?nrnot= 881
Duas coisas são correctas:

O pessoal do EF está jogando pesado, mas lá é como cá cada mês há um preferido diferente, ainda há pouco correu o boato que o Rafale ganhou nos quesitos técnicos.

É uma estupidez a Europa ser concorrente da própria, ter dois caças um bimotor e outro monomotor é preciso.

Quanto ao EF naval, maionese como o NG naval.

[[]]'s

Todos estão jogando pesado, e a mídia da Índia é bem parecida com a nossa, cada hora fazem das suas, a confiabilidade é pequena, a boataria grande. O nome da novela é O CAMINHO DAS ÍNDIAS. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32097 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 25, 2010 9:28 pm

Voces e seu trabalho comunitario e esforco sobre-humano em tentar trazer visao aos que carecem... parabens Srs... parabens!
Um amigo reconhecendo e entendendo, já vale o gigantesco esforço.

Se estou incluído, muito me orgulha ser reconhecido por ti. E falo sério! :)

[009]




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32098 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 25, 2010 10:35 pm

ELSONDUARTE escreveu:Segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Lula fecha questão para a compra de 36 caças Rafale bem mais caros, e não teme retaliação dos EUA
Edição do Alerta Total - http://www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – http://www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

O chefão-em-comando Lula da Silva pode oficializar a qualquer momento (que lhe for mais conveniente) a sua decisão já tomada de comprar 36 caças franceses Rafale, gradualmente, para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira. Lula prefere apostar nos benefícios de uma estratégia maior de defesa, no valor de bilhões de dólares, com a França. Além do avião, a indústria bélica francesa montará helicópteros e submarinos no Brasil.

A resolução final de $talinácio vazou nas atentas antenas parabólicas do Detrito Federal. A decisão final teria sido baseada em um “relatório” que lhe seria entregue pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, antes de partir para uma reunião da indústria bélica em Jerusalém, Israel. Respaldado por Jobim, Lula deixa claro a vários interlocutores que não teme retaliações políticas dos Estados Unidos, por optar pela parceria com a França.

Pelo acordo, os aviões começam a ser construídos a partir de 2013. Das 36 aeronaves que deverão ser vendidas na primeira etapa do projeto FX-2, as seis primeiras serão produzidas na França, quase que de forma integral com peças francesas. A partir da sétima unidade, os franceses prometem que a linha de montagem seria transferida ao Brasil. Aqui os Rafale seriam produzidos sob licença pela Embraer.

A Dassault têm 0,9% das ações da empresa brasileira. Os franceses acenam com benefícios e novos componentes técnicos para o projeto da Embraer de construir um avião de carga, o KC-390. No caso dos Rafale, tecnologias sensíveis, como os sistemas de comando de voo digitais (DFCS), softwares, sistemas de autoproteção por infravermelho, seriam repassadas. Parceiros da Dassault - a Thales e a Snecma – também repassariam ao Brasil os módulos das antenas ativas do sistema do Eletronic Scanning Radar e a cadeia de manutenção dos motores.

Assim que Lula confirmar o meganegócio, será a primeira venda internacional do Rafale. A venda ao Brasil é considerada fundamental para reerguer a Dassault Aviation – bastante afetada pela crise (da marolinha). A empresa é controlada pela EADS – que tem 46,32 por cento das ações, enquanto a holding familiar Marcel Dassault detém 50,55 por cento.

Até a lucrativa parceria com $talinácio, a Dassault não tinha conseguido vender seus caças fora da França. Perdeu para os americanos na Holanda em 2001, na Coreia do Sul em 2002, em Cingapura em 2005, e até no Marrocos (ex-colônia francesa) em 2007. A grande dúvida entre especialistas aeronáuticos é se o Rafale não é desnecessariamente potente e caro para as necessidades do Brasil.

Também não existe clareza sobre o preço de cada Rafale. Pode variar entre 64 milhões de euros e 70 milhões de euros, sem contar o custo do desenvolvimento do avião. Outras estimativas indicam um preço de 138 milhões de euros por aparelho. Comparado a aviões rivais, como o de fabricação sueca Gripen NG, da Saab, considerado cerca de 30 a 50 mais caro. O F-18, da Boeing, também seria mais barato que o Rafale.

O primeiro Rafale alçou vôo em 1996 e hoje ele está disponível em três versões. A Aeronáutica francesa começou a usar os Rafale em 2006, com atraso de 10 anos depois da concepção do protótipo. Até 2021, as Forças Armadas francesas terão 294 caças Rafale (234 da Aeronáutica e 60 da Marinha). O custo do programa Rafale, na França, era estimado em 39,6 bilhões de euros (valores de janeiro de 2008).
$talinácio é phoda!!!! :mrgreen: :mrgreen: [003] [003] [003] by PNDH 3 [024] [024]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32099 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 25, 2010 10:46 pm

Pô... Será que minha opção marreta não vai nem ser olhada? :| :roll: :lol:




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#32100 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 25, 2010 10:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô... Será que minha opção marreta não vai nem ser olhada? :| :roll: :lol:
Pois é varandeiro, e ano que vem o 35 já está sendo entregue a Força Aérea do país fabricante..., e nós poderíamos receber os nossos talvez em 2012 já...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder