TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Franz Luiz
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31981 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 24, 2010 11:22 pm

Bender escreveu: Na minha maneira de enxergar com minha tradicional miopia as coisas,essa era a idéia original do então Min. Mangabeira Unger quando da formulação da END e quando das suas diversas viajens a Russia.

Ele sempre que pode pontificou um afastamento gradual da dependência tecnológica e militar do Brasil com relação aos EUA.

Na minha maneira de perceber,o ideal do então ministro era ter dois polos de apoio tecnológico independentes dos EUA e independentes entre si também,a França e a Russia.

Aparentemente a MB ficaria com o ciclo de conhecimento tecnológico frances inclusive com realação a aviação e a FAB ficaria com o ciclo Russo,esta situação criaria a tão discutida e controversa questão das cestas e ovos.

Debito a uma mudança de planos,sendo que os motivos podem ser diversos,inclusive o da rejeição da FAB em primeiro momento pela solução Russa para ela,ou outro geopolítico, a opção ter se definido somente pela parceria com a França.

Tal decisão do GF pode ter causado inclusive a saída do ministro de forma prematura e seu abandono do projeto,ao qual demonstrava tanto empenho em ver consolidado,mas isso são especulações minhas.

O que está claro desde sempre e me parece que muitos insistem ainda em não aceitar,é que a opção americana ou americanizada nunca teve chances de emplacar,mas dela como participante do processo se fez uso político e técnico/econômico de forma pragmática,inclusive muito ao estilo americano de fazer seus negócios.

Hoje a opção é por uma só cesta,mas esta questão vai estar sempre aberta,não é engessada. inclusive para que o plano que eu imagino o originalmente pensado possa acontecer em um futuro qualquer,depende do governo de plantão e suas cabeças pensantes.

Sds.
Metálico amigo, você me fez recordar do saudoso Mr. Mangabeira Unger.
Professor de Harvard, conhecedor do "cara" do lado de lá,
profundo conhecedor do modus vivendi e operandi dos americanos, e...........queria que nos virássemos para a Europa e Ásia.
Por que será?
E porquê então os "azuis" (by CM) querem o contrário?
Precisamos de um Haiti para ver quem está equivocado?
Os daqui que querem nos manter cativos ao Tio ou o grande MU?
Não sei vocês mas eu fico com o Sr. MU.
Abraço
Franz Luiz

(Raios múltiplos, anunciem logo. De preferência 1 dia antes do carnaval...hehehehe....)




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31982 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 11:22 pm

Carlos Mathias, Olha, veremos os F-35BRI de volta, os F-35BRI fabricados na EMBRAER para o mundo and beyond... enfim, já teve um balão de ensaio.

Yurraaaa!!! Mathias véio em modo Talha super on plus hiper-ultra :mrgreen: :mrgreen:




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Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31983 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 11:23 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

É amigo, de rasantes na cabeça do nosso general esquecido pela nossa mídia a aviões do além, vale tudo prá empurrar no lombo dos índios.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31984 Mensagem por Franz Luiz » Dom Jan 24, 2010 11:25 pm

jp escreveu:Bender, Concordo jp,é por ai e vem mais.

Quanto ao grifo,tive por coincidência um pequeno e saudável debate, (hoje a tarde a caminho de um lauto almoço,em meio a mais um alagamento paulistano),com um fraterno e sabio amigo,sobre esta questão do "to be or not to be in Haiti?"

Eu levantava a hipótese de futuros e eminentes danos,que poderiam surjir a nossa "imagem" e "interesses maiores",fruto desta nova convivencia com a turma do catchup,e com suas práticas "bizarras" de companheirismo e altruismo e sujeria a ele ainda meio que "constrangido", uma "saída pela direita" daqui a uns seis meses,mas mantendo uma linha de ajuda via meios civis.(não é covardia não,talvez pragmatismo)

Ele levantava a hipótese de que um abandono,macularia mais ainda do que qualquer "esbarro" que fosse surjindo na convivência "amiga" que teríamos a frente com os novos "salvadores" da pátria do Haiti,e reforçava ainda,que neste momento o povo haitiano deveria ser levado em conta,como primeiro da lista,o resto...bem o resto faria parte das agruras de quem quer ser e não tem.

Segundo ele,vamos levando e contornando nisso somos bons,se preciso levamos a Lucélia Santos pra dar uma força.

Portanto,se nós dois em meio a enchente,não chegamos sequer perto de um ponto comum,imagino o que se passa em Brasilia por esses dias,meu Dus,só deve ter conselhieri.

Sds.

Tens razão Bender, a coisa tá suja e começa a encher o ar de daquele misma podre digno das grandes ramações. Há muito já haviam-me dito, e em um antigo post meu expus aqui, que nós estamos no "corredor da morte". Para nossa sorte há coisas mais importantes para que eles se preocupem. Por hora, somos apenas um pouco inconvenientes e até um tanto pitoresco por assim dizer.
Bananas, papagaios, cobras na Av. Atlântica, índios e um engraçado esporte único e. pasmem, jogados com os pés!
Mas também temos o lado canalha: corrupção, assassinatos, fome, covardia com o povo, gangues de rua e ooutras vilanias. Tudo muito bem explicado pelos PHD de Harvard, drs Dillinger, "Al Capone" e a diretoria da Halliburton.
Tomara que o Irã a Coréia do Norte e o Afeganistão ainda lhes d~e muitas dores de cabeça.

Por outro lado, entrando na perigosa seara das "grandes e catastróficas frases" do nosso mandarim, e lembrando-me de uma invoco-a: "Há males que vem para bem". Cito a imolação tráfica dos nossos soldados no Haiti.
Quem sabe se nossa classe média, que sempre paga a conta, volte os olhos para a necessidade preemente em equipar às FFAA?
Quer dizer. Pusilanimidade por pusilanimidade porque não mais uma dos nossos mestres-pusilânimes articulistas? Eles poderiam escrever alguns empoados artigos contra a Heinz e suas polidas ações contra nosotros. Um pouco de "patriotanagem" nos cairia bem.
Mas sabe quando isto vai ocorrer?
É! Pois é...
Jp [100] [009]
Abraço
Franz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31985 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 11:28 pm

Justin Case escreveu:Amigos,
Sobre o contrato dos EC-725, firmado pela FAB com Helibras - Eurocopter:

Pelo que foi publicado no DOU, o contrato original é o 008/CTA-SDDP/2008.
Abaixo está transcrito o extrato do seu Termo Aditivo nº 01, firmado em dezembro de 2009.
“Processo n 014-08/SDDP. Especie: Termo de Contrato. Contratante: União, Ministerio da Defesa, por intermedio do Comando da Aeronautica, representado pelo Departamento de Ciencia e Tecnologia Aeroespacial – DCTA. Contratada: Consorcio Helibras-Eurocopter Projeto H-XBR, constituido entre as empresas Helicopteros do Brasil S/A – Helibras e Eurocopter. N do Termo Aditivo e Contrato Original: 1 Termo Aditivo ao Contrato de Despesa N 008/CTASDDP/2008. Finalidade: a) corrigir referencia ao documento de encaminhamento dos Requisitos Operacionais no Item II – MERITO ADMINISTRATIVO; b) refletir, no item IV – CONVENCOES e no item V – LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS, a alteracao de denominacao da CONTRATANTE; c) corrigir nomenclaturas e referencias no Item IV – CONVENCOES; d) corrigir nomenclaturas e referencias na CLAUSULA 1ª – Objeto; e) ajustar a CLAUSULA 2ª – FINANCIAMENTO; f) corrigir nomenclaturas e referencias na descriminacao dos itens com preco associado na CLAUSULA 4ª – PRECO; g) ajustar a CLAUSULA 5ª – CUSTEIO as modificacoes quanto aos valores e as alteracoes de cronograma; h) ajustar a CLAUSULA 6ª – FORMA DE PAGAMENTO as modificacoes quanto a forma de pagamento e as alteracoes de cronograma; i) ajustar a CLAUSULA 7ª – GARANTIA FINANCEIRA as modificacoes na garantia financeira de restituicao do pre-pagamento; j) ajustar a CLAUSULA 8ª – GARANTIA TECNICA as modificacoes para corrigir formatacao, alteracoes de garantia em funcao da customizacao da aeronave, locais de entrega de itens reparados e adequacao de classificacao de usos da aeronave e seus componentes; k) ajustar a CLAUSULA 9ª – CERTIFICACAO DE PROJETO E GERENCIAMENTO DE CONFIGURACAO para as modificacoes de prazos de entrega de documentacoes e planos; l) ajustar a CLAUSULA 10 – GARANTIA DA QUALIDADE GOVERNAMENTAL (APROVACAO DE PRODUCAO) as modificacoes dos prazos de entrega de documentacoes; m) ajustar a CLAUSULA 11 – AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA para definir data para discussao de temas pertinentes; n) ajustar a CLAUSULA 12 – SANCOES ADMINISTRATIVAS para refletir as alteracoes inseridas em outras clausulas; o) ajustar a CLAUSULA 13 – ACOMPANHAMENTO E FISCALIZACAO para uma melhor definicao da responsabilidade pelo seguro; p) ajustar a CLAUSULA 16 – ACEITACAO, RECEBIMENTO DE ETAPAS E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO DO CONTRATO, para refletir as alteracoes inseridas em outras clausulas; q) ajustar a CLAUSULA 21 – EFICACIA CONTRATUAL as modificacoes das condicoes de eficacia; r) modificar a CLAUSULA 24 – RESPONSABILIDADE DAS PARTES para melhor definir a condicao de transporte dos bens do Contrato; s) modificar a CLAUSULA 28 ACOMPANHAMENTO DO PROJETO para redefinir a condicao para revisao do projeto e para definir condicoes para entrega de relatorios; t) modificar a CLAUSULA 30 – FORCA MAIOR para corrigir referencia a Clausula do Contrato; u) ajustar a CLAUSULA 32 – COOPERACAO E COMPENSACAO INDUSTRIAL (”OFFSET”) as modificacoes do Acordo de Compensacao e Cooperacao Industrial e a necessidade de receber relatorio sobre o indice de nacionalizacao; v) ajustar a CLAUSULA 33 – SEGURANCA E SIGILO, visando definir responsabilidades; w) modificar a CLAUSULA 38 – CORRESPONDENCIA para melhorar a compreensao do processo de recebimento de documentacao e sua validade; x) modificar a CLAUSULA 41 – GARANTIA DE CREDITO PARA PECAS EXCEDENTES – BUY BACK para incorporar novas datas e corrigir referencias; y) modificar a CLAUSULA 42 – TREINAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA para adequacao dos prazos de atendimento e melhoria de compreensao da clausula; z) modificar a CLAUSULA 43 – MODIFICACOES TECNICAS para corrigir referencia ao tipo de especificacao tecnica e clarificar procedimentos; aa) alterar o ANEXO I – Cronograma Fisico-Financeiro, no sentido de adequa-lo a nova realidade orcamentaria; e bb) substituir os ANEXOS I, II, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XV, XVI, XVII, XVIII e XX do Contrato, visando ajusta-los ao necessario detalhamento, a luz deste Termo Aditivo. Autoridade Solicitante: Maj Brig Ar Dirceu Tondolo Noro – Ordenador de Despesa. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Cleonilson Nicacio Silva – Diretor-Geral do Departamento de Ciencia e Tecnologia Aeroespacial. Amparo Legal: Inciso I do Art. 57 e Alinea “c” do Inciso II do Art. 65 da Lei 8.666, de 21 jun. 1993. Valor: nao alterado. Programa/Natureza de Despesa: 05.151.0632.123J.0001/44.90.30.32; 44.90.39.05 e 44.90.52.02. Data de Assinatura: 4 dez. 2009. Vigencia: 3 fev. 2020.”
Este é o link de onde veio o texto: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/156 ... 2009-pg-21

Abraços,

Justin
Olá Justin,

Pelo que entendi essas são as clausulas que deverão sofrer alterações e posteriormente aprovadas pela FAB e contratada, É PROVA inconteste de que os contratos definitivos não foram assinados.

No Link pode-se verificar a EXIGÊNCIA da assinatura de Brigadeiros da Aeronautica.

Excelentes informações Justin, obrigado!

Sds
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31986 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jan 24, 2010 11:30 pm

Ol'a

Existia uma maneira aonde tal compra Made in USA seria uma boa para n'os... essa opcao ja nao existe a algum tempo e demandaria da mudanca de pensamento tanto do Heins quando dos Indigenas.

Vejam bem... AMBOS teriam que mudar!

Como isso nao vai ocorrer em um futuro proximo e pelo visto nao mesmo. Fiquemos com os franceses e vamos ficar muito na boa.

Suecia...? Bom... Para mim funciona com o seguinte slogan:

- Gripen C/D a aeronave de combate polivalente e leve do Brasil... presente nos 4 cantos dessa nacao continente! Em caso de necessidade sempre contando com o apoio do XXXYYYZZZ (Su-35/Rafale/Typhoon/F18SH).

Mas eu sei que existe uma preferencia para:

- Gripen NG... De volta para o passado... corremos, corremos corremos, investimos uma grana de 5 Geracao para em 2015 ter a aeronave de 4 Geracao de 2009!"

Enfim...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31987 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 11:30 pm

Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Cleonilson Nicacio Silva
Se está ratificado, falta o quê?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31988 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 11:32 pm

soultrain escreveu:
kirk escreveu:Em sua decisão o julgamento Agusta-Dassault, o Supremo Tribunal belga reconheceu o francês industrial culpado de corrupção belga dirigentes socialistas

http://translate.google.com.br/translat ... hl%3Dpt-BR

Sergé DASSAULT corrompendo socialistas? Foi julgado e Sentenciado?

Não é possível, franceses não corrompem socialistas !

Sds
kirk
Esse ainda foi julgado, já os Suecos e Ingleses... Em todos os negócios onde o Gripen esteve envolvido, mesmo na Coreia do Sul, onde não vendeu nada, acusações atrás de acusações...


[[]]'s
E o que tem mais PESO uma ACUSAÇÃO ou uma CONDENAÇÃO?

Sds
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31989 Mensagem por Justin Case » Dom Jan 24, 2010 11:33 pm

Kirk,

Pelo que eu entendo de Termo Aditivo, essa é a lista de cláusulas que FORAM MODIFICADAS/ADICIONADAS/SUPRIMIDAS e já estão em vigor sob novos termos.
Abraço,

Justin




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31990 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 11:34 pm

Franz Luiz
Metálico amigo, você me fez recordar do saudoso Mr. Mangabeira Unger.
Professor de Harvard, conhecedor do "cara" do lado de lá,
profundo conhecedor do modus vivendi e operandi dos americanos, e...........queria que nos virássemos para a Europa e Ásia.
Por que será?
E porquê então os "azuis" (by CM) querem o contrário?
Precisamos de um Haiti para ver quem está equivocado?
Os daqui que querem nos manter cativos ao Tio ou o grande MU?
Não sei vocês mas eu fico com o Sr. MU.
Abraço
Franz Luiz

(Raios múltiplos, anunciem logo. De preferência 1 dia antes do carnaval...hehehehe....)
Caríssimo,lúcido e sempre generoso Franz! [009]

Enquanto nós chutarem para a casinha,teremos mais ainda em nossa mente que sob a lei da coleira não poderemos mais continuar,urge nos libertarmos e mostrarmos as presas,mas para que isso ocorra ainda é preciso conseguí-las,mas dignidade e honra não nos falta.

Quanto ao anuncio,para aqueles que ainda acreditam em algum,que acreditem que seja até o meio de março(se não me engano) pois após esta data,mudá-se a diretoria e a gerência,um por ambições políticas e outro por obrigação estatutária.

Oremos...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31991 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 11:38 pm

Carlos Mathias escreveu:
Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Cleonilson Nicacio Silva
Se está ratificado, falta o quê?
è o responsável de aprovar as alterações.

Perceba no corpo da matéria :

- corrigir referencia,
- corrigir nomenclaturas
- ajustar a CLAUSULA 5ª
- ajustar a CLAUSULA 6ª – FORMA DE PAGAMENTO
- corrigir formatacao
- modificar a CLAUSULA 30

etc, etc, etc ...

Sds
kirk




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31992 Mensagem por DELTA22 » Dom Jan 24, 2010 11:39 pm

Mr. Spock... ops... digo, Kirk... não misture barafunda com furo na corcunda... :mrgreen: :mrgreen:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31993 Mensagem por Hader » Dom Jan 24, 2010 11:41 pm

Alguns fatos que ajudam sobremaneira a análise dos acontecimentos:

- Falcões não gostam de coleiras e possuem um bom grau de liberdade de ação. Falcões de farda especialmente.

- O escurinho sabe que falcões sofrem de priapismo incurável. Logo não dá para segurar, tem dar algum espaço de manobra para a "coisa" se acalmar.

- Está escolhendo entre dois males. O menor é o coturno cor de areia no nosso traseiro no Haiti. Diplomacia sempre ajuda a curar a ferida depois. Algum blá, blá, blá e frases de efeito e segue a vida.

- Há estrago sim. E é apenas o começo da conta. Ou alguém acredita que vamos sair da asa deles assim, sem levar uma lambada e sem tentativa de reversão?

- É um enorme equívoco achar que vamos virar as costas para os EUA. Nem em sonho. Temos apenas que mijar na cerca para mostrar que estamos aqui.

- Nunca houve uma pressão tão forte sobre o GF como agora. A corda está sendo esticada ao máximo. Tem neguinho bancando o malabrista de sombrinha...

- Ou dá Rafale ou não sai nada. Pelo menos para a FAB.

- Tem um Tuga aqui do fórum que está coberto de razão.

[]'s




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31994 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 11:42 pm

Eu não saco nada disso, mas já são dois dizendo que foi. :|




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31995 Mensagem por kirk » Dom Jan 24, 2010 11:42 pm

Justin Case escreveu:Kirk,

Pelo que eu entendo de Termo Aditivo, essa é a lista de cláusulas que FORAM MODIFICADAS/ADICIONADAS/SUPRIMIDAS e já estão em vigor sob novos termos.
Abraço,

Justin
Justin,

CREIO que essas são as cláusulas que deverão sofrer modificações, perceba que trata-se de uma informação de despesa para a modificação das cláusulas :

"Contrato de Despesa N 008/CTASDDP/2008. Finalidade: a) corrigir referencia .... etc, etc,etc,"

Sds
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