O futuro da AAAe no Brasil
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Re: O futuro da AAAe no Brasil
E quanto à mobilidade, a Bofors ofereceu mecanismos lançadores montado sobre veículos?
abraços]
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
P. K. Liulba escreveu:Em virtude da toada do tópico, vou revelar uma informação que tenho, já alguns dias:
O Exército comprometeu-se com a Defesa Aérea até 15km. Além disto, abriu mão de ter os seus sistemas aerotransportados pelo KC-390...
Detalhe: O TOR M-2 não pode ser transportado pelo KC-390...
Chegou a mim, que existem aqueles que se encantam com as carrocinhas, mesmo quando alertados que as mesmas são inúteis contra a prática favorita da OTAN (Chuva de Tomahawks), mantém eles o encanto...
Bom... Há quem diga que todo encanto é uma ilusão.
Em minha opinião esta questão de sistemas de armas serem transportados, por exemplo pelo KC390, e complexa. Os sistemas devem estar posicionados nos locais de seus possíveis empregos. Penso em uma questão muito simples: - haverá tempo suficiente para embarcar/transportar/desembarcar/posicionar uma bateria de TOR M-2 em uma área estratégica a ser defendida no caso de uma ação bélica intempestiva? Haverá? O mesmo em relação ao GUARANI para transportar apenas um esquadrão serão necessários 14 KC-390 (metade da frota prevista pela FAB). Desqualificar este sistema em função de uma ''balela'' e muito pouco profissional. Quanto as baterias ficarem em R$ 1, 6 bilhões acredito que e muito pouco em função do patrimônio a ser protegido e ao descaso com as verbas para a defesa por diversos anos. Em minha opinião deveriam ser pelo menos 8/10 sistemas completos para garantir o mínimo de defesa área de alta altitude para o país.
Sds
Lord Nauta.
Segundo a matéria do Pepê na revista 'Época' de junho deste ano, a previsão de gasto do EB para todo o sistema está entre US$ 1,5 bilhão a US$ 4,5 bilhões para mísseis, canhões antiaéreos e radares.
[]'s.
[]'s.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Se for pra pegar o BAMSE, prefiro o HQ-7/Crotale...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 106 vezes
Optar pelo equipamento sueco é colocar coleira por mais três décadas.
Certo estava o Stalin quando dizimou parte do Estado Maior.
Saudações
Certo estava o Stalin quando dizimou parte do Estado Maior.
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Mas não vai vir ToT em nenhum caso, a coleira vem de qualquer jeito.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5727 vezes
- Agradeceram: 3265 vezes
Fazendo o papel de chato do tópico, mas...
1. o estabelecimento dos requesitos do RFI, aparentemente, foi propositadamente direcionado, pelo próprio EB...
2. o estabelecimento dos requesitos do RFI devem atender preferencialmente à necessidade de defesa dos "alvos" estabelecidos nos eventos em questão: Copa'14 e Olimpíadas'16.
3. o estabelecimento dos requesitos do RFI contemplam como secundários as efetivas capacidades e qualidades operacionais em TO de combate em relação aos sistemas oferecidos.
4. o estabelecimento dos requesitos do RFI contemplam tão somente a revisão e modernização dos sistemas AAe das om's existentes visando o atendimento dos eventos em questão;
5. não há/houve previsão ou planejamento para o desdobramento qualitativo e quantitativo da organização do sistema de defesa AAe a nivel de COMDABRA;
enfim, pelo que se expôe aqui e alhures, o processo todo está aparentemente viciado desde o início, em relação as preferências das FA's pelos sistemas de AAe que vislumbram.
creio por fim, que deve prevalecer mais uma vez neste processo, a mentalidade tacanha e apequenada do "pouca farinha, meu pirão primeiro" reinante na cultura do pensamento logistico e organizacional de EB e FAB.
até porque, se a idéia desde o principio é/foi só defender estádio de futebol e um bando de marmanjo correndo atrás de uma bola - e os interesses dos politicos, como de praxe - qualquer "carrocinha" serve...
abs.
1. o estabelecimento dos requesitos do RFI, aparentemente, foi propositadamente direcionado, pelo próprio EB...
2. o estabelecimento dos requesitos do RFI devem atender preferencialmente à necessidade de defesa dos "alvos" estabelecidos nos eventos em questão: Copa'14 e Olimpíadas'16.
3. o estabelecimento dos requesitos do RFI contemplam como secundários as efetivas capacidades e qualidades operacionais em TO de combate em relação aos sistemas oferecidos.
4. o estabelecimento dos requesitos do RFI contemplam tão somente a revisão e modernização dos sistemas AAe das om's existentes visando o atendimento dos eventos em questão;
5. não há/houve previsão ou planejamento para o desdobramento qualitativo e quantitativo da organização do sistema de defesa AAe a nivel de COMDABRA;
enfim, pelo que se expôe aqui e alhures, o processo todo está aparentemente viciado desde o início, em relação as preferências das FA's pelos sistemas de AAe que vislumbram.
creio por fim, que deve prevalecer mais uma vez neste processo, a mentalidade tacanha e apequenada do "pouca farinha, meu pirão primeiro" reinante na cultura do pensamento logistico e organizacional de EB e FAB.
até porque, se a idéia desde o principio é/foi só defender estádio de futebol e um bando de marmanjo correndo atrás de uma bola - e os interesses dos politicos, como de praxe - qualquer "carrocinha" serve...
abs.
Carpe Diem
Se é assim como narra o Carvalho, o pensamento já é pequeno por princípio. Melhor nem perder meu tempo discutindo esse assunto...
[]'s a todos.
[]'s a todos.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
Boss escreveu:Vai ser o PAK FA do EB...
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
O Carvalho tem o direito de externar o seu pensamento como quizer. Agora o fórum é para se discutir os assuntos mesmo que seja perda de tempo.DELTA22 escreveu:Se é assim como narra o Carvalho, o pensamento já é pequeno por princípio. Melhor nem perder meu tempo discutindo esse assunto...
[]'s a todos.
Porque as vezes não é perda de tempo. As vezes são opiniões açodadas e intempestivas, dadas ao calor dos debates, que nos levam a querer desistir do assunto ou entendê-lo de maneira errônea.
Não sei se vocês tiveram paciência, ou saco mesmo, de ler a Estratégia Braço Forte (EBF).
Lá diz textualmente que há 04 planejamentos em vigor, todos divididos em Curto, Médio e Longo prazo. E que o CP, que vai de 2010 a 2014, é só para garantir o nível mínimo para depois no MP e no LP os investimentos serem para valer. Pelo menos é assim que eu entendi.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
Jauro, é que debater AAAer sobre carrocinhas nos dias de hoje, e ainda comprada zero e cara prá cacete, desanima um pouco, né?
Mas enfim, aguardo maiores detalhes, porque eu sinceramente não acredito que realmente se queira isso.
Mas enfim, aguardo maiores detalhes, porque eu sinceramente não acredito que realmente se queira isso.