TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31876 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jan 23, 2010 11:36 pm

Thor escreveu:
Santiago escreveu: Eles disseram que os franceses evitaram todos os confrontos diretos em WVR...mas cada um interpreta de um jeito. Para alguns é um elogio, para outros nem tanto...
http://www.aviationweek.com/aw/blogs/de ... 38c230e6d4
Para chegar a alguma conclusão própria sobre o que foi proveitoso em cada exercício, tem que se fazer uma análise com isenção de paixões e um pouco de conhecimento. Por exemplo, aquela notícia que o Rafale esfregou os F-22, pois somente em uma ocasião o F-22 conseguiu solução de tiro para o Rafale. Imagino que a missão do F-22 era de Sweep, e nesse tipo de missão o objetivo é confundir o inimigo, tirar do caminho, para que a força atacante possa penetrar. Não se gasta míssil a toa nesse tipo de missão. O Rafale ter sobrevivido aos outros cinco encontros é um mérito também, até certo ponto, pois se o objetivo era de proteger uma área específica e eles abandonaram para não serem abatidos, os F-22 lograram sucesso, entendem?? De nada adianta sem conhecer as regras envolvidas e a missão que estavam desempanhando.
Acho que na Red Flag os Rafale fizeram missões de ataque, ou seja, tinha sweep. No máximo fizeram papel secundário de embedded escort por possuirem tal capacidade. Se eles foram lá e lançaram suas bombas/mísseis stand-off fizeram bem. Se a escolta não soube protegê-los bem e eles fizeram uma fuga (kick/retrograde) fizeram o correto, possuiam boa consciencia situacional.
Temos que filtrar bem o que se lê por ai.
Abraços
Thor,

Na Red Flag os Rafales foram "Mission Commander" por diversas vezes.
Se você puder, poderia explicar o significado?

Abraços




Alberto -
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31877 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 23, 2010 11:37 pm

Ainda sobre os desentendimentos:
Mercosul condena golpe e eleição em Honduras


Os quatro países membros do Mercosul e a Venezuela, que negocia a sua entrada no bloco, voltaram a declarar seu total apoio ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e manifestar “pleno desconhecimento das eleições” realizadas no dia 29 de novembro. As afirmações foram incluídas em uma declaração conjunta divulgada ao final da 38ª Reunião de Cúpula do bloco, realizada terça-feira em Montevidéu.
A advertência da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, sobre a aproximação dos países bolivarianos com o Irã, chegará nesta segunda-feira ao Planalto de maneira ainda mais contundente. Arturo Valenzuela, responsável pela América Latina e o Caribe do governo americano, desembarca na noite de hoje em Brasília para uma visita de menos de 24 horas.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31878 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 23, 2010 11:45 pm

Eu não te apoio, estava apenas o fazendo ver que com você, geralmente, não se discute o caso, mas sim o que você julga correto.
Nãããã, não.
Meu caro, o nosso amigo Santiago trouxe para a mesa de debates as matérias do NOTIMP. Tomou-as como base da sua argumentação.
Ora, ele está me dando olink para que eu leia o texto inteiro tido como verdade por ele, logo, ele me autoriza pegar qualquer coisa do NOTIMP como tão verdade quanto link que ele colocou.

Mais uma vez Gomu, mudar o foco do debate para esse assunto? Porque ao invés de tentar me desconstruir você não entra no mérito do assunto?

Continuo com minha posição de que o relatório foi oficialmente desmentido pela FAB e MinDef. Continuo apoiando minha argumentação no desmentido oficial da EMBRAER sobre preferências dela no FX.

Quem quer debater apoiado em jornais e revistas é o Santiago. Foi na fonte dele que eu fui buscar artigos justamente que apoiariam minhas teses aqui, isso como forma de fazer uma réplica nos termos dele.

Daí a você querer dizer que eu isso e aquilo sem nem chegar perto do cerne do debate? Só me faz perder tempo aqui explicando óbvio, mais uma vez.

Deixa eu procurar os links dele lá... Vocês estão me dando muito trabalho hoje. :x :roll: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31879 Mensagem por Thor » Sáb Jan 23, 2010 11:48 pm

AlbertoRJ escreveu: Thor,

Na Red Flag os Rafales foram "Mission Commander" por diversas vezes.
Se você puder, poderia explicar o significado?

Abraços
Uma das técnicas de emprego do poder aéreo é o uso em missões ofensivas em Pacotes. (COMAO - composite air operations). Essas missões podem incluir dezenas de aeronaves para atingir sistemas de alvos, na maioria das vezes para se maximizar efeitos em virtude da sinergia encontrada com a potencialidade de cada vetor. Podem ser utilizadas missões de Sweep, caças que vão a frente limpanda a área ou fazendo missões que visam distrair a defesa aérea inimiga; SEAD - para atacar sistemas de defesa inimigos; Escolta - defesa próxima dos atacantes, caso a sweep não consiga pleno exito; REVO, AEW, EW, Strikers, etc...
De acordo com o objetivo final da missão, ex: atacar base inimiga, é escolhido um mission comander (MC), que será atribuido na ATO (Air Tasking Order) qual unidade será a responsável por escalar o MC, que será um piloto com a incumbência de planejar toda a missão, auxiliado pelos Package Comanders de cada tipo de missão. Normalmente tem um brifim inicial (ICM - Initial Coordination Meeting), um final e um Mass Brifieng antes de cada vôo. E por aí vai. Como o Rafale devia ser o principal vetor destas 2 missões que citaram, o MC foi um dos pilotos do 1/7 dos Rafale.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31880 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 23, 2010 11:53 pm

Olha só as coisas que eu acho lá:
Enviado de Obama tenta aparar arestas com Brasil

Em visita a Brasília, o responsável pela América Latina do Departamento de Estado dos EUA, Arturo Valenzuela, disse que os governos americano e brasileiro concordam que a eleição de Porfírio Lobo em Honduras foi um "passo necessário, mas insuficiente", para resolver a crise no país. Valenzuela minimizou divergências sobre bases na Colômbia e nas relações da região com o Irã.
Dias após a secretária de Estado Hillary Clinton advertir os países latino-americanos que flertam com o Irã, o governo brasileiro recebeu ontem de Valenzuela uma espécie de orientação para prosseguir com sua aproximação com Teerã - sob a condição de pressionar o governo iraniano a cumprir com seus compromissos na área nuclear.
Pô Santiago, bota os links diretos, assim fica difícil eu te massacrar.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31881 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 11:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Ainda sobre os desentendimentos:
Mercosul condena golpe e eleição em Honduras


Os quatro países membros do Mercosul e a Venezuela, que negocia a sua entrada no bloco, voltaram a declarar seu total apoio ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e manifestar “pleno desconhecimento das eleições” realizadas no dia 29 de novembro. As afirmações foram incluídas em uma declaração conjunta divulgada ao final da 38ª Reunião de Cúpula do bloco, realizada terça-feira em Montevidéu.
Unión Europea complacida con las elecciones
Según Lobo, Estados Unidos, Alemania, Colombia, Costa Rica, México, Panamá, Japón, Italia, Suiza, Indonesia, Emiratos Arabes Unidos y Francia "expresaron que van a aceptar" el proceso.

En cambio, Argentina, Brasil, Venezuela, Nicaragua, Guatemala y Uruguay afirmaron que no reconocerán los comicios realizados bajo el gobierno de Roberto Micheletti.

La UE se había abstenido de aclarar si reconocería las elecciones antes de su celebración.

Europa aboga por un gobierno de reconciliación

Francia lamentó el lunes que las elecciones celebradas el domingo en Honduras "no hayan tenido lugar dentro del orden constitucional" y abogó por un proceso de "reconciliación nacional" como "único" camino que dará "legitimidad" a las nuevas autoridades, afirmó el portavoz del ministerio francés de Relaciones Exteriores, Bernard Valero.
A advertência da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, sobre a aproximação dos países bolivarianos com o Irã, chegará nesta segunda-feira ao Planalto de maneira ainda mais contundente. Arturo Valenzuela, responsável pela América Latina e o Caribe do governo americano, desembarca na noite de hoje em Brasília para uma visita de menos de 24 horas.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31882 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 11:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha só as coisas que eu acho lá:
Enviado de Obama tenta aparar arestas com Brasil

Em visita a Brasília, o responsável pela América Latina do Departamento de Estado dos EUA, Arturo Valenzuela, disse que os governos americano e brasileiro concordam que a eleição de Porfírio Lobo em Honduras foi um "passo necessário, mas insuficiente", para resolver a crise no país. Valenzuela minimizou divergências sobre bases na Colômbia e nas relações da região com o Irã.
Dias após a secretária de Estado Hillary Clinton advertir os países latino-americanos que flertam com o Irã, o governo brasileiro recebeu ontem de Valenzuela uma espécie de orientação para prosseguir com sua aproximação com Teerã - sob a condição de pressionar o governo iraniano a cumprir com seus compromissos na área nuclear.
Pô Santiago, bota os links diretos, assim fica difícil eu te massacrar.
:lol: :lol: :lol:

Oh preguiça!

[]s




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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31883 Mensagem por PRick » Dom Jan 24, 2010 12:02 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
De onde surgiu esse score? Da noticia micada do Milavia?
Citando fontes extra-oficiais..

Fonte extra-oficial que cita de onde surgiu o score, TV TF1 francesa/Força Aérea Francesa.
O criador do topico errou apenas a versão do F-16.

Subject: Rafale F2 vs F-16 Blk52 , 6-2 on the 1st day
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-52874.aspx



Do Aviation Forum, comentando sobre a materia da IstoE cujo autor pescou o score do Milavia...

http://forum.keypublishing.co.uk/showth ... 345&page=2
20th December 2009, 05:51
Phaid
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In a recent mock exercise with the U.S. Navy, the French jets "dropped" six F-18 and lost only two aircraft. The U.S. pilots said they could only see the Rafale on the radar when it was too late to react. Now, who needs to act fast is the Brazilian government.

They are confusing the dogfights at Luke AFB between F-16 Block 25s and Rafales in preparation for Red Flag 08-4. That is where Rafales scored a 6-2 victory.

Engagements between Rafales and Super Hornets have generally shown that even a Block I Super Hornet with APG-73 gets first look over a Rafale in BVR, and that Rafale is better in WVR.

This is what happens when non-specialist media try to report on military affairs.

-----------------
20th December 2009, 05:59
arthuro
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Posts: 970
The rafale indeed won 6-2 aigainst F16 in Luke but that was WVR only gun practising. So the use of radar was irrelevant to engage.

Besides the SH and rafale often practise off the french med coast when a US aircraft carrier is passing by so it is also very probable that he was refering to one of those encounter. So you should be careful when making allusion. I think that the result coincidence is to "small" to draw any conclusion.

SH had the upper hand in BVR but it was against the rafale M F1 with no Link 16, bugged radar and EW and no OSF.The F2 and the F3 is a different story.
Last edited by arthuro; 20th December 2009 at 06:01.

-----------------
20th December 2009, 06:17
Phaid
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Quote:
Originally Posted by arthuro
The rafale indeed won 6-2 aigainst F16 in Luke but that was WVR only gun practising. So the use of radar was irrelevant to engage.
Not at all. The exercise was in a 100 x 100 km area, they began engagements well outside visual range and had to find each other. A detection advantage can be decisive in setting up an advantaged position for the merge. And I do not doubt that a RBE2 has a detection advantage over the original APG-68 in a Block 25 F-16 which they were fighting at Luke.

Quote:
Besides the SH and rafale often practise off the french med coast when a US aircraft carrier is passing by so it is also very probable that he was refering to one of those encounter. So you should be careful when making allusion. I think that the result coincidence is to "small" to draw any conclusion.

SH had the upper hand in BVR but it was against the rafale M F1 with no Link 16, bugged radar and EW and no OSF.The F2 and the F3 is a different story.
The results were pretty much similar in the JTFEX exercises involving F2 Rafales, the Super Hornets had the upper hand in BVR and the Rafales in WVR.

The "coincidence" is obvious and so is the fact that the quoted article is biased amateur reporting that does not know what it is talking about (or more likely simply doesn't care enough to verify which aircraft he is talking about).
Last edited by Phaid; 20th December 2009 at 06:19.
[]s
Vem cá você está baseando suas informações em dois posts de foristas, quando existem outras fontes dizendo ao contrário? Olha post de forista não dá não. 8-] 8-]

Vou repetir, não li nenhuma matéria falando de escore de RafalesXF-16, apenas de F-18ExRafales.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31884 Mensagem por Penguin » Dom Jan 24, 2010 12:09 am

PRick escreveu:
Santiago escreveu:
Fonte extra-oficial que cita de onde surgiu o score, TV TF1 francesa/Força Aérea Francesa.
O criador do topico errou apenas a versão do F-16.

Subject: Rafale F2 vs F-16 Blk52 , 6-2 on the 1st day
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-52874.aspx



Do Aviation Forum, comentando sobre a materia da IstoE cujo autor pescou o score do Milavia...

http://forum.keypublishing.co.uk/showth ... 345&page=2
[]s
Vem cá você está baseando suas informações em dois posts de foristas, quando existem outras fontes dizendo ao contrário? Olha post de forista não dá não. 8-] 8-]

Vou repetir, não li nenhuma matéria falando de escore de RafalesXF-16, apenas de F-18ExRafales.

[]´s
Mostre alguma fonte que não seja o micado artigo da Milavia que sustente o que vc diz.
Alguma fonte extra-oficial, como vc citou. Até agora vc está apenas repetindo o erro da Milavia. Estou aguardando...

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31885 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:10 am

Bem, já que você editou, vou refazer tudo.
Eu não te apoio, estava apenas o fazendo ver que com você, geralmente, não se discute o caso, mas sim o que você julga correto.
Isso ficou igual ao que estava. Ótimo.
Você costuma descartar argumentações contrárias, digo, seu forte não é bem argumentar mas sim rebater, o estilo repartido do seu post mostra isso. Você fixa uma posição e rebate tudo contrário.
Mostre a argumentação contrária então, reafirme, insista, ser for assim, eu não tenho como escapar da inevitabilidade dos teus argumentos.
Só que mais uma vez, ao invés de debater o assunto em questão, você editou o teu post para tentar me desconstruir, largando o assunto de lado.

Eu reparto para que não fique nada por falar, nada por rebater ou concordar.
Rebato tudo em contrário? Mas isso é óbvio meu caro amigo! Como vou rebater algo em que concordo?
Claro, você tem autonomia para isso, mas não se constrói um debate quando a segunda parte não aceita nem os termos mínimos pressupostos, não recua em nada.
Tanto recuo que o Thor tái prá não me deixar mentir sozinho. :lol:
O Santiago mesmo algumas vezes mostrou furos meus, e nem por isso eu insisti no erro.
E sobre o debate, estou esperando algo sobre o assunto, podemos deixar minha pessoa descansar um pouco?

E não adianta editar que eu leio tudo outra vez, umas duas ou três vezes. Até umas 4:00 AM. :lol:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31886 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:11 am

SANTIAAAAAAAAAAAAGÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ !!!!!!!

Os links?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31887 Mensagem por Booz » Dom Jan 24, 2010 12:17 am

DELTA22 escreveu:Imagem

Delta, esse aí não é o NG é a versão "C".
na G os canards são mais aparentes e a estrutura é feita com papel A4 :mrgreen:




Imagem
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31888 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jan 24, 2010 12:19 am

Olha a maldade... :roll: :lol:




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31889 Mensagem por Bender » Dom Jan 24, 2010 12:22 am

Carlos Mathias escreveu:Olha a maldade... :roll: :lol:
Surje de repente e já destilando veneno :mrgreen:

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31890 Mensagem por Penguin » Dom Jan 24, 2010 12:22 am

Carlos Mathias escreveu:SANTIAAAAAAAAAAAAGÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ !!!!!!!

Os links?
Pô CM,

Deixa de preguiça! É só seguir os dias e ir na FSP em cada dia!

[]s


Vou postar novamente para vc seguir os dias...
O relatorio vazado, que saiu na imprensa, não mencionava apenas custos. Não sei onde vc tirou isso. A máquina de apagar memória parece que afetou a sua de forma seletiva

Dia 5/01:
Citação:
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.

O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.

Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:

1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.

2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição Brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.

3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.


Dia 8/01:
Citação:
O relatório da FAB foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), presidida pelo brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas. Reuniu cerca de 30 mil páginas, em quase um ano de trabalho, com viagens internacionais, consultas e confronto de dados.

São seis os critérios analisados pela aeronáutica: técnica (garantias e adequação à necessidade brasileira); operacional (logística, armamento e capacidade de carregamento de armas); transferência de tecnologia (em que níveis); "offset" (contrapartida da empresa vencedora em investimentos tecnológicos); comercial (preços e condições de pagamento) e gerenciamento do programa (pelos próximos 30 anos).

Foi do confronto desses critérios, com um peso decisivo dado ao fator preço, que o Gripen NG acabou escolhido. O avião, que tem um protótipo demonstrador voando há mais de um ano, é um desenvolvimento de duas gerações anteriores do mesmo caça. Assim, o pacote ficou mais atrativo para a aeronáutica por compartilhar métodos de produção. Além disso, mais leve e monomotor, tem custo de operação mais baixo.


Dia 10/01:
Citação:
Apesar das seguidas manifestações públicas do presidente Lula e do ministro Nelson Jobim (Defesa) a favor dos caças franceses Rafale para a renovação da frota da FAB, a Aeronáutica concluiu relatório técnico em outra direção: o Gripen NG, sueco, ficou em primeiro lugar, o F-18, americano, em segundo, e o Rafale, em terceiro e último.

Os argumentos são principalmente de duas ordens: 1) financeira, já que o avião sueco é o mais barato e apresenta o menor custo de manutenção; 2) industrial, pois se trata de um protótipo baseado nas versões anteriores do Gripen e oferece a perspectiva de ser implementado e construído desde o início com técnicos brasileiros.

A Embraer, principal interessada na transferência de tecnologia, também apresentou parecer pelo pacote sueco.



Fonte: NOTIMP (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... anteriores)




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