TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Túlio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31801 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 23, 2010 2:47 pm

Santiago escreveu:
Vc não é obrigado a concordar com minhas opiniões e nem com a minha visão das coisas. Isso aqui é um fórum de debates. Debate com todos dizendo a mesma coisa é um negócio muito chato! Ao gosto de Chavez e cia. Alias ao gosto de ditadores.

Está ai para todos verem, depois do dia 7 de setembro e das declarações de Lula, precipitadas na minha opinião, o processo tomou um rumo diferente do que estava acontecendo. Atraiu a atenções da mídia, principalmente aquelas que não é da ala governista. O F-X2 não é apenas a compra de 36 caça. É o maior contrato de aquisição militar da história brasileira e talvez o maior contrato firmado entre o governo e uma empresa estrangeira. Isso nunca iria passar sem ser notado. Depois da ajuda dada no dia 7 de setembro...

O que me estranha é a falta de preparação e de bons argumentos do governo para sustentar a precipitação e refutar as críticas que pode ter certeza se tornarão mais e mais pesadas.

[]s

Em minha modesta opinião isso aí é viagem tua. Choro de viola. Nenhum de nós SABE se não há alguma estratégia política por trás, o que rolou nos bastidores, podemos apenas ESPECULAR. Daí a promover certezas onde não há é apenas charla... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31802 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 2:49 pm

...




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jan 23, 2010 3:01 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31803 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 3:01 pm

Túlio escreveu:
Santiago escreveu:
Vc não é obrigado a concordar com minhas opiniões e nem com a minha visão das coisas. Isso aqui é um fórum de debates. Debate com todos dizendo a mesma coisa é um negócio muito chato! Ao gosto de Chavez e cia. Alias ao gosto de ditadores.

Está ai para todos verem, depois do dia 7 de setembro e das declarações de Lula, precipitadas na minha opinião, o processo tomou um rumo diferente do que estava acontecendo. Atraiu a atenções da mídia, principalmente aquelas que não é da ala governista. O F-X2 não é apenas a compra de 36 caça. É o maior contrato de aquisição militar da história brasileira e talvez o maior contrato firmado entre o governo e uma empresa estrangeira. Isso nunca iria passar sem ser notado. Depois da ajuda dada no dia 7 de setembro...

O que me estranha é a falta de preparação e de bons argumentos do governo para sustentar a precipitação e refutar as críticas que pode ter certeza se tornarão mais e mais pesadas.

[]s

Em minha modesta opinião isso aí é viagem tua. Choro de viola. Nenhum de nós SABE se não há alguma estratégia política por trás, o que rolou nos bastidores, podemos apenas ESPECULAR. Daí a promover certezas onde não há é apenas charla... 8-]
Pô Tulio,

Ninguém aqui tem dúvidas de que o Rafale é o escolhido político. Isso é uma enorme vantagem. Acho mais fácil esse governo cancelar o F-X2 do que adquirir outro (SH ou Gripen). Ficaria inclusive estranho (para não dizer outras coisas) para Lula e NJ, depois das tantas declarações a favor do Rafale dadas, recuar e selecionar outro. Pode ter sido combinado ou pode ter sido uma armadilha muito bem feita pelos franceses para criar uma situação quase irreversível do ponto de vista político a favor do Rafale.

Os franceses podem ter condicionado o casco do SNBR ao Rafale. Não seria nada surpreendente e muito lógico. Muita coisa realmente pode estar acontecendo nos bastidores. Podem ser boas para o país ou nem tanto. Prefiro evitar especular...

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31804 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 3:04 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Nada haver, é você que está confundindo, em nenhum lugar saiu escore dos Rafales contra os F-16, desse encontro existe um vídeo com os Rafales enquadrando os F-16, não vi nada mais além disso. Em nenhum canto li esse score que você diz ter sido fruto de confusão. Você está dizendo que a matéria está errada, escreve lá para ele dizendo que o combate que foi até narrado com relatos de pilotos não existe. 8-] 8-]

Já no caso dos F-18E e Rafales existe, além da Milavia, que não confundiu nada uma outra fonte. Está em todos os fóruns por aí, inclusive foi postada aqui, o escore foi 3x1.

[]´s
------------------------------

O Milavia começa errando ao afirmar que o encontro se deu no Red Flag 2008-4. Não houve participação de SH nesse exercício. Mas tem gente que gosta de se iludir...

Os Rafale F-2 antes de se deslocarem a Nellis para o Red Flag estavam em Luke AFB se enfrentando contra os F-16 block 30 baseados lá.

[]s[/quote]

-------------------------------

Errata...os F-16 de Luke AFB eram Block 25 e não 30.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31805 Mensagem por PRick » Sáb Jan 23, 2010 3:13 pm

Santiago escreveu:

Errata...os F-16 de Luke AFB eram Block 25 e não 30.
Não estou me atendo a matéria da Milavia, ocorreram vários exercícios entre F-18E e Rafales, postei aqui o relato do primeiro, em 2005 no Mediterrâneo, ainda com Rafales F-1, o exercício entre Rafales e F-18E ocorreu porque o CdG estava parado e os Rafales foram mandados para a US Navy, nada haver com os Rafales enviados pela AdLA para o Red Flag. Desses encontros existe um vídeo com Rafales enquadrando F-18E.

Já no outro exercício se trataram de combates WRV´s, os F-16 mais antigos são melhores que os últimos, que por força do aumento do peso de decolagem perderam capacidade de manobra. Mas repito, nunca vi em nenhum lugar um score para esse exercício entre F-16 e Rafales F2. Apenas o famoso vídeo, que por sinal tem uma versão com o título equivocado.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31806 Mensagem por gribel » Sáb Jan 23, 2010 3:22 pm

Mapinguari escreveu:Para quem ainda não tinha visto, caças Draken fazendo a manobra Cobra.
Os suecos já faziam isso quando o Pugachev ainda estava no ginásio. ;-)
E esses aviões já exploravam o conceito de datalink quando os pilotos da OTAN nem sabiam o que era isso.
Começa em 1:52min.

pqp...belíssimo!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31807 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 3:29 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:

Errata...os F-16 de Luke AFB eram Block 25 e não 30.
Não estou me atendo a matéria da Milavia, ocorreram vários exercícios entre F-18E e Rafales, postei aqui o relato do primeiro, em 2005 no Mediterrâneo, ainda com Rafales F-1, o exercício entre Rafales e F-18E ocorreu porque o CdG estava parado e os Rafales foram mandados para a US Navy, nada haver com os Rafales enviados pela AdLA para o Red Flag. Desses encontros existe um vídeo com Rafales enquadrando F-18E.

Já no outro exercício se trataram de combates WRV´s, os F-16 mais antigos são melhores que os últimos, que por força do aumento do peso de decolagem perderam capacidade de manobra. Mas repito, nunca vi em nenhum lugar um score para esse exercício entre F-16 e Rafales F2. Apenas o famoso vídeo, que por sinal tem uma versão com o título equivocado.

[]´s
Vc citou um score de 6 x 2. E esse é o score citado em diversas fontes extra-oficiais refernte ao encontro em Luke entre o Rafale F-2 e o F-16 B25.
Dos encontros Rafale x SH há apenas videos de WVR a la top gun que os franceses gostam de divulgar. Há FAs que divulgam videos de exercícios e outras não.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31808 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 23, 2010 4:13 pm

Bourne escreveu:
Mapinguari escreveu: A trapizonga é a mesma nos aviões de série, Enlil.

Imagem
Por que cês tão implicando com o carrinho de mão? Ou acham que os mão de graxa bebe uma poção mágica e mexe no motor no braço. :lol:

Além do mais os aviões são feitos quase artesanalmente e, portanto, a forma de mexer com o motor na linha produção e na manutenção tende a ser semelhante.
E ninguém precisa se preocupar, pois a tecnologia para a construção das trapizongas estará incluída no acordo sobre ToTs. :mrgreen:




Mapinguari

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31809 Mensagem por U-27 » Sáb Jan 23, 2010 4:22 pm

então
3 mil até a confirmação oficial?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31810 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 23, 2010 4:24 pm

Srs,

Muito me espanta voces utilizarem esses supostos scores de exercicios desse tipo como fator determinante no jogo de super-trunfo. :lol:

Podem crer que a decisao do Governo Brasileiro (e qualquer outro governo) nao sera baeado em tais criterios e se isso representasse de alguma maneira algo relevante nao precisava nem mandarem equipes para avaliar essas aeronaves.

Al'em do mais 'e igual comentar jogo "zero x zero" para o torcedor de qualquer lado sempre vai existir algo que o seu time fez melhor... no fim o resultado 'e o mesmo "zero x zero".

Relaxem Srs.

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31811 Mensagem por DELTA22 » Sáb Jan 23, 2010 4:27 pm

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31812 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 23, 2010 4:44 pm

DELTA22 escreveu:Imagem

Hummm...

Imagem
PICTURE: Saab's Gripen Demo makes first flight with AESA radar
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -aesa.html




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31813 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 23, 2010 4:45 pm

Edu Lopes escreveu:
Caças: Índia usa mais rigor que o Brasil em licitação

Com regras mais rígidas que o Brasil, Índia compara caças e exige transferência de tecnologia das seis empresas concorrentes

Publicada em 23/01/2010 às 00h00m
Florência Costa - Correspondente


NOVA DÉLHI - O caça francês Rafale compete com outros cinco aviões na corrida pela maior licitação militar da história da Índia, para a compra de 126 caças que serão usados pela Força Aérea do país. O valor da licitação é de US$ 10,5 bilhões, segundo o Ministério da Defesa. Esse valor inclui não só os 126 aviões, mas também treinamento de pilotos, total transferência de tecnologia, e equipamentos bélicos dos aviões. A concorrência tem previsão de ser finalizada no fim de 2011 ou até meados de 2012.

No Brasil, o Rafale disputa com mais dois caças, o Gripen, da sueca Saab, e o F/A-18, da americana Boeing, a concorrência aberta pelo Ministério da Defesa. A proposta brasileira é comprar 36 caças - por um custo total que poderia chegar a US$ 5 bilhões, mas não foi oficialmente divulgado. O Rafale é o favorito do Planalto, mas o relatório da FAB dava preferência ao caça sueco .

Na Índia, o preço específico de cada aeronave das seis concorrentes - incluindo a francesa Dassault que fabrica o Rafale - não foi divulgado até agora. O preço de cada avião será conhecida quando começar a fase da coleta de preços, explicou uma fonte da Força Aérea Indiana.

Um dos capítulos mais importantes da maior licitação de Defesa da história indiana é o da total transferência de tecnologia. Pelos termos da licitação, a Índia vai receber os primeiros 18 jatos feitos no país-sede da empresa vencedora. Os 108 caças restantes serão totalmente fabricados por uma empresa indiana na Índia, através de uma licença dada pela vencedora. Assim como as outros concorrentes, a Dassault concordou com a cláusula de transferência total de tecnologia, condição obrigatória da Força Aérea Indiana.

Em licitações superiores a US$ 70 milhões, o governo indiano inclui a cláusula obrigatória segundo a qual a empresa vencedora deve investir pelo menos 30% do valor do contrato na indústria de defesa da Índia. Além do francês Rafale, concorrem a essa licitação os americanos F/A-18, e F-16; o russo MIG 35; o sueco Gripen; e o Eurofighter Typhoon (de um consórcio britânico, alemão, espanhol e italiano). Em abril do ano passado, a mídia indiana divulgou a notícia de que o Rafale teria sido excluído da licitação por não preencher todos os requisitos técnicos exigidos. Mas a notícia foi depois desmentida oficialmente pela Força Aérea.

Aeronaves são levadas ao extremo nos testes

A Índia divulgou o chamado Requerimento de Propostas para a compra dos 126 jatos em agosto de 2007 para as seis companhias que submeteram suas ofertas até abril de 2008. A licitação é dividida em duas partes: uma técnica e uma comercial.

Os testes dos seis jatos concorrentes começaram em julho do ano passado. Os testes são longos, complexos e feitos em condições climáticas extremas: testes em condição de humidade (em Bangalore); de extremo calor (no deserto de Jaisalmer, no estado do Rajastão); e de extremo frio, em Leh, na região do Himalaia indiano, extremo norte do país. A concorrência será aberta e comparada depois da escolha de três caças favoritos, após os testes. A previsão é que o processo termine em um ano e meio pelo menos.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/0 ... 689081.asp
PQP! A autora só fala barbaridades! Como a "licitação" da Índia é mais rigorosa do que a do Brasil por incluir cinco caças na disputa enquanto aqui são três? Ela nem pesquisou o retrospecto do programa, para saber que inicialmente aqui eram seis concorrentes, reduzidos a três na short list! Será que ela sabe que, aqui, o programa está na fase de short list, enquanto na Índia ainda está em fase de análise das propostas?
Além disso, ela acha que é vantagem a Índia exigir que em compras acima de determinado valor, 30% seja investido no país, em forma de off-sets. Será que ela sabe que, aqui, todas as propostas contemplam mais de 150% de off-set? Ou seja, para cada dólar investido pelo Brasil na compra, o vendedor tem que investir US$ 1,50 no Brasil!
E é óbvio que um programa que prevê a compra de 126 unidades de uma só vez traz mais vantagens em termos de garantia de transferência d etecnologia, no que se refere a uma linha de montagem, do que um contrato para compra de 36, com possibilidade de chegar a 120...




Editado pela última vez por Mapinguari em Dom Jan 24, 2010 12:09 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31814 Mensagem por bcorreia » Sáb Jan 23, 2010 4:50 pm

DELTA22 escreveu:Imagem
E ainda tem a catapulta para o Sea Gripen

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31815 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 23, 2010 5:21 pm

DELTA22 escreveu:Imagem
Acho esse tipo de coisa algo muito bobo. Para não dizer mais nada.




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