LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rcolistete
Sênior
Sênior

#3151 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 11:11 am

Túlio escreveu:
Quanto ás tales de 8,9,10 tons, duvido que algum caça faça isso regularmente, sua vida operacional não chegaria às mil horas, tal a fadiga estrutural causada pelo peso e pelo atrito de tanta carga...

Numa missão normal de ataque a alvo bem defendido, creio que se leve um par de bombas guiadas ou ASMs/ARMs mais o mínimo necessário de AAMs para auto-defesa, mais uns pods tipo litening. Isso tudo junto não chega às CINCO tons; bobear, não chega a TRÊS...:wink:

Caro Túlio,

Aí se engana, na Armée de L'Air francesa uma configuração típica de ataque de penetração é composta de 2 Scalps (1.300 kg cada), 3 tanques de 2.000 l e 4 mísseis MICA. Tudo isso dá aprox. 9 toneladas.

Serão quase 300 Rafales para substituir quase 700 caças franceses. Um Rafale leva o dobro da carga de ataque de um Mirage 2000D. Assim as contas fecham.

[]s, Roberto

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#3152 Mensagem por Morcego » Sáb Dez 22, 2007 11:12 am

rcolistete escreveu:
Túlio escreveu:
Quanto ás tales de 8,9,10 tons, duvido que algum caça faça isso regularmente, sua vida operacional não chegaria às mil horas, tal a fadiga estrutural causada pelo peso e pelo atrito de tanta carga...

Numa missão normal de ataque a alvo bem defendido, creio que se leve um par de bombas guiadas ou ASMs/ARMs mais o mínimo necessário de AAMs para auto-defesa, mais uns pods tipo litening. Isso tudo junto não chega às CINCO tons; bobear, não chega a TRÊS...:wink:

Caro Túlio,

Aí se engana, na Armée de L'Air francesa uma configuração típica de ataque de penetração é composta de 2 Scalps (1.300 kg cada), 3 tanques de 2.000 l e 4 mísseis MICA. Tudo isso dá aprox. 9 toneladas.

Serão quase 300 Rafales para substituir quase 700 caças franceses. Um Rafale leva o dobro da carga de ataque de um Mirage 2000D. Assim as contas fecham.

[]s, Roberto

Fora o ganho logistico e financeiro de toda a cadeia de atividade da FA.

rcolistete
Sênior
Sênior

#3153 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 11:25 am

morcego escreveu:
Fora o ganho logistico e financeiro de toda a cadeia de atividade da FA.

Sim, Morcego, essa é a lógica da Suécia com o Gripen e França com o Rafale.

Ponto fraco do Rafale : por N razões, o radome dele é menor que o Eurofighter, F-15, F-18E/F, etc, logo o radar tem alcance pouco menor (porém maior que o do Gripen, semelhante ao do Mirage 2000-5MK2, etc). A França sabe disso tanto que deu prioridade ao radar RBE-2 AESA que será operacional em 2012 (já em 2008 estará voando protótipos) e aumentará em muito o alcance (1,5x-2x), antes do Gripen e Eurofighter com radar AESA.

Ponto forte : absurda capacidade de cargas externas (9,5 ton.) para um caça de aprox. 9,5 ton. (varia com a versão), batendo Gripen, Eurofighter, Su-27/30/35, etc.

Vai informação nova que acho que ninguém aqui postou : a Dassault tem planejado um tanque de 3.000l no pilone central do Rafale ! É só alguém encomendar (Armée de l'Air, cliente externo, etc). Tentem colocar um tanque 3.000l, ou mesmo de 2.000l, em um Gripen, Eurofighter e outros concorrentes...

Enfim, se quiserem criticar o Rafale, pô, escolham os pontos fracos (preço, etc), e não pontos fortes...

[]s, Roberto

Carlos Mathias

#3154 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 22, 2007 11:42 am

"Ponto forte : absurda capacidade de cargas externas (9,5 ton.) para um caça de aprox. 9,5 ton. (varia com a versão), batendo Gripen, Eurofighter, Su-27/30/35, etc. "

Qual seria o alcance de um Rafale com 9 ton de armas e nenhum tanque externo? Tô perguntando sério, não vamos começar com a babaquice, por favor.

Edu Lopes
Sênior
Sênior

#3155 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Dez 22, 2007 11:50 am

Mais uma dúvida, com a adição deste tanque de 3.000l em quanto ficaria o RCS do Rafale?

Sério, sem sacanagem.

ImagemImagem
zela
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#3156 Mensagem por zela » Sáb Dez 22, 2007 12:27 pm

Acho que não da pra saber. Mas o que eu venho falando é que de nada adianta essas diminuições de RCS que o Flanker e os Eurocanards vêm adotando, se ambos têm de usar armamento externo...nesse quesito o F-22 tem uma vantagem considerável.

rcolistete
Sênior
Sênior

#3157 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 12:28 pm

Carlos Mathias escreveu:"Ponto forte : absurda capacidade de cargas externas (9,5 ton.) para um caça de aprox. 9,5 ton. (varia com a versão), batendo Gripen, Eurofighter, Su-27/30/35, etc. "

Qual seria o alcance de um Rafale com 9 ton de armas e nenhum tanque externo? Tô perguntando sério, não vamos começar com a babaquice, por favor.

Tal configuração eu nunca vi divulgada oficial ou não-oficialmente.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#3158 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 12:31 pm

Edu Lopes escreveu:Mais uma dúvida, com a adição deste tanque de 3.000l em quanto ficaria o RCS do Rafale?

Sério, sem sacanagem.

Com tanque de 3.000 ou 2000l ou Scalp ou mísseis ar-ar... nunca qualquer força aérea vai divulgar o RCS dos seus aviões, limpos muito menos armados. Idem para a FAB com seus F-5EM/FM, AMX, etc.

Tal informação poria a vida dos pilotos em risco, ao eventual adversário saber as características do oponente.

Quem quiser saber, que :

- entre para a FAB;
- trabalhe nos R-99A;
- se contar para alguém, estará f@did#.

[]s, Roberto

Carlos Mathias

#3159 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 22, 2007 2:00 pm

Ué, mas os EUA alardeiam prá todos ouvirem que o RCS do F-22 é 0,0000000000001cm2(se não chover). Podemos pensar então que é furado também?

Eu acho que o que se pode dizer são estimativas. Mas uma coisa é verdade, com armas e tanques externos o RCS sobe e muito, e com os novos radares na praça, qualquer coisa acima de 0,1 m2 vai ser vista e longe o suficiente para um tiro.

rcolistete
Sênior
Sênior

#3160 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 2:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Ué, mas os EUA alardeiam prá todos ouvirem que o RCS do F-22 é 0,0000000000001cm2(se não chover). Podemos pensar então que é furado também?

"Mundo de Poliana"...

O RCS depende de vários fatores, como a frequência do radar oponente, o ângulo do caça em relação do feixe do radar, etc. Se o fabricante do F-22A divulga um RCS de 10^-5 m^2 (por exemplo), esse é o melhor caso, para vender o projeto para o governo dos EUA. Para outros radares e o F-22 de certo ângulo, o RCS será bem maior.

Nunca a furtividade de um avião, navio, etc, poderá ser descrita por um número somente. O correto seriam gráficos N-dimensionais dependentes de N-1 parâmetros, etc. Nunca teremos acesso a isso, pode ficar tranquilo...

Não pensem que estou inventando. Isso vale para quase todas as quantidades interessantes em aviação, etc. Por exemplo, o alcance de um caça, que depende do armamento externo, altitude de decolagem, sentido da viagem (contra ou à favor da rotação da Terra), temperatura, altitude e velocidade para o percurso, etc.

Obviamente que o RCS do F-22, F-35, F-117 e B-2 são bem menores que F/A-18E/F, F-16, F-15, Rafale, Eurofighter, Gripen, Su-30/35, etc.

Mas não fui eu que comecei a falar de RCS, somente rebati argumento de que o Rafale não seria "pesado" (é sim, em termos de capacidade de autonomia x carga externa, pois sua célula é uma geração tecnológica à frente em termos do F-15, Su-27/30, etc).

Não quero ficar falando sobre RCS pois é Hellmann's demais para o meu gosto, muito chute e propaganda.

[]s, Roberto

Carlos Mathias

#3161 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 22, 2007 5:13 pm

Eu não acho que devamos simplesmente descartar os dados dos fabricantes por que pode haver erros. Erros poderão haver em qualquer fonte, absolutamente qualquer.

Se reduzirmos o debate a fontes 100% perfeitas, acaba o fórum, porque não há exatidão em nenhuma fonte.

"Mundo de Poliana"...

Poderia traduzir, por favor?

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#3162 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 22, 2007 5:26 pm

O fabricante vai divulgar os dados que destacam os pontos fortes do seu produto, mesmo que sejam obtidos em situaçãoes ideiais e, nem sempre, ocorram na realidade.

Um exemplo básico é como o departamento de marketing da Lookheed Martin vende a imagem do F-35 como um super caça, apenas inferior ao F/A-22. O pior que tem gente que acredita cegamente.

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#3163 Mensagem por Dieneces » Sáb Dez 22, 2007 6:22 pm

born escreveu:O fabricante vai divulgar os dados que destacam os pontos fortes do seu produto, mesmo que sejam obtidos em situaçãoes ideiais e, nem sempre, ocorram na realidade.

Um exemplo básico é como o departamento de marketing da Lookheed Martin vende a imagem do F-35 como um super caça, apenas inferior ao F/A-22. O pior que tem gente que acredita cegamente.
Eu sou um que acredita , embora não cegamente.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
rcolistete
Sênior
Sênior

#3164 Mensagem por rcolistete » Sáb Dez 22, 2007 6:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu não acho que devamos simplesmente descartar os dados dos fabricantes por que pode haver erros. Erros poderão haver em qualquer fonte, absolutamente qualquer.

Se reduzirmos o debate a fontes 100% perfeitas, acaba o fórum, porque não há exatidão em nenhuma fonte.

"Mundo de Poliana"...

Poderia traduzir, por favor?

Não estou falando em simplesmente descartar, nem simplesmente aceitar qualquer relação de RCS tirada de um fórum ou site maluco (que foi citada aqui como argumento). Nem tudo ou nada. Cada um use seu senso crítico.

Está em português, use seu senso crítico... 8-]

Vou ficar quieto sobre Rafale. Falo de tanque externo de 3.000 l e a turma só pega viés negativo. Já tem idéia pré-concebida (preconceito) com o Rafale. Pura perda de tempo minha.

Tchau,

Roberto

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#3165 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 22, 2007 6:48 pm

Dieneces escreveu:
born escreveu:O fabricante vai divulgar os dados que destacam os pontos fortes do seu produto, mesmo que sejam obtidos em situaçãoes ideiais e, nem sempre, ocorram na realidade.

Eu sou um que acredita , embora não cegamente.

Não acreditar cegamente já é alguma coisa 8-]

Responder