Olá César,
Aí vai mianh,... Minha,... Ahh, sei lá o que é isso, hehehe...
César escreveu: Concordo que dependendo da situação(o Brasil dar $$$) eles podem transferir esse tipo de tecnologia. Mas isso é outra história. A índia está adaptada para operar equipamento Russo, ela faz isso há décadas, o Brasil não. Nada impossível de resolver, apenas um empecilho.
Não creio que seja um empecílio muito grande. Até porque os russos tem procurado "ocidentalizar" seus projetos, para ganhar mercado. Além do mais, certamente, em caso de o Brasil comprar a ajuda dos russos, certamente ela seria "baratinha"...
César escreveu: Ahh é? Pelo que eu tinha lido todos os estágios de desenvolvimento do Meteor já estavam ficando quase completos, e a sua implementação estava prevista para 2006(ou 2008 se não me engano). Enquanto o R-77 RamJet era apenas uma idéia distante e ainda sem nada de concreto.
Tem completa razão. O primeiro Meteor de série deve sair, segundo o cronograma atual, em 2008. Mas, como eu disse, ele não é um protótipo, ainda. Esses testes simulados foram por computador, de forma que não podem ser totalmente confiáveis, já que as variáveis de desempenho são programadas. Mas, tem razão, o R-77 RamJet ainda é um sonho distante, e caminha à passos lentos, resultado da péssima condição russa...
César escreveu: Verdade... Acho que os MiG-15 acabaram levando a pior sobre os F-86 principalmente pelo treinamento fraco dos Norte Coreanos. Mas de resto ele era melhor, tinha equipamento mais potente e se não me engano era mais rápido também.
Verdade, o treinamento dos norte-coreanos levou à uma certa superioridade dos Sabres. Não obstante, os MiG-15 eram mais rápidos, manobráveis, e tinham armamento mais pesado...
César escreveu: Os novos mísseis Russos eu diria, ou de versões mais modernas. As versões antigas de armamento Russo eram consideradas inferiores às versões equivalentes ocidentais de sua época.
Sim, tem razão, mas foi isso que defendi desde o início. É impossível comparar (com exceções) os mísseis antigos russos com seus pares americanos.
César escreveu: Nesse seu exemplo, provavelmente o comandante mandaria o A-6(também depende do alvo e das defesas né?). Mas o F-14 tem capacidade multifunção, o MiG-25 não. O F-14 tem manobrabilidade e sistemas eletrônicos capazes de realizar ataques ao solo com precisão, fato esse que não ocorre com o MiG-25/31. O Victor lembrou bem a versão "Bombcat".
Apesar do Foxhound ter uma melhor capacidade que o Foxbat, a pouca manobrabilidade dele não ajuda muito em ataques ao solo(principalmente à baixa altura). Pois ele é apenas uma grande caixa metálica muito rápida e com sistemas eletrônicos avançados.
Outra: Se você reparar, o F-14 e o F-111 são muito parecidos e o F-111 é um sucesso para ataque ao solo. Na URSS, temos versões com capacidade de ataque ao solo como o Su-24(também parecido com o F-111) e outros caças como o MiG-27, derivado do MiG-23.Todos eles tem essa capacidade, menos o MiG-31. Por quê? Acho que deve ser que características do projeto em si atrapalharam isso. Eles focaram demais na velocidade e esqueceram do resto.
Sim, de certa forma, tem razão. Mas volto à afirmar, o F-14D jamais seria arriscado em missões de ataque.
Além disso, só porque dois aviões são parecidos, não quer dizer que eles tenham desempenho semelhante. Aliás, o F-111 é um avião que teve seus desempenhos subdimensionados, pois o projeto foi acelerado ao máximo. Ele e o Su-24 são dois dos melhores aviões de ataque.
Na questão do MiG-31, ele não é multifuncional, pois não foi projetado para isso. porque??? Porque ele teve seu projeto completamente focado em missões de interceptação. Nisso ele é EXCELENTE. E, para tal missão, VELOCIDADE é fundamental. Esses foram seus requisitos. Aliás, os requisitos de uma aeronave de ataque, de superioridade aérea e de interceptação são conflitantes. É possível combinar os dois últimos, mas não com o primeiro, de forma eficiente.
César escreveu: Se o Meteor for realmente um projeto e não um protótipo em vias de se tonar operacional, ele deve, no mínimo, estar mais adiantado que o seu compadre Russo.
Eu diria que o Meteor é um PROJETO EM VIAS DE SE TORNAR UM PROTÓTIPO.
E, tem razão, ele está anos à frente de seu par russo, em termos de projeto.