PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#316 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 17, 2014 6:03 pm

Se formos falar em termos mercadológicos, a proposta da CMI é bem mais interessante, visto que as alternativas de torres, inclusive para os modelos 6x6, do Guarani dão a ela uma característica diferenciada a este projeto.

Indo do 90 aos 120, basicamente usando apenas duas torres, é uma vantagem bastante significativa para um exército em termos logísticos e de manutenção.

Torço pela CMI. Mas estou curioso por saber qual seria a torre proposta pela Ares/IMI, já que se passaram mais de 6 meses e não se tem notícias sobre nenhum desenvolvimento neste sentido.

Salvo engano, a fase de RFP já foi ultrapassada, restando um decisão por parte do EB. E espera-se que seja ainda neste primeiro semestre, caso queira-se entregar o primeiro protótipo este ano.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#317 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 17, 2014 6:39 pm

Lembrando que a torre ofertada seria uma versão da XC-8 com canhão 105 mm, possivelmente da CT-CV.

Ela seria mais versátil, pois precisaria apenas trocar o canhão para mudar o calibre, para 120 mm, apesar de ser muito para esta viatura. Também a torre possui um grande ângulo vertical, sendo muito efetivo em áreas urbanas, usado como peça de artilharia e, a empresa, ainda diz que o Falarick poderia atingir helicópteros.

Na minha opinião, é uma proposta superior a da Oto Melara.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#318 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 18, 2014 10:36 am

Tecnicamente, eu creio também que ela seja superior à Oto Melara. Mas precisamos saber até onde esta superioridade técnica será suficiente para apor uma vitória da CMI neste certame.

Os italianos tem a vantagem da preferência do produtor original destes bldos. E isto torna a vida da CMI bem mais difícil do que se pensa.

Mas vamos ver. Como disse, além da parte técnica, a proposta da CMI também oferece uma vantagem comercial bastante atrativa, se nos pretendermos exportar estes veículos, ao dispor-nos da possibilidade de produzir ao invés de um, mas de três modelos de VBR com torres no calibre de 90 a 120.

Bem, teremos, ou teríamos, torres e blindados para todos os gostos e necessidades para vender.

Resta saber se o EB topa pagar por esta capacidade extra. :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Felipe CN
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Fev 16, 2014 12:52 pm
Localização: Resende-RJ

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#319 Mensagem por Felipe CN » Qua Mar 19, 2014 9:18 pm

Galera eu tinha lido ano passado na revista Tecnologia&Defesa que estava em andamento a obra para a expansão da fabrica da Iveco para a produção do Guarani 8x8 e do LMV da Iveco tambem. Alguem sabe do andamento da obra?




Naval, naval, naval!!!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#320 Mensagem por Túlio » Qui Mar 20, 2014 12:42 pm

Só sei que tem mais gente estudando os ROB e apresentando ou em vias de apresentar seus 4 x 4 blindados ao EB...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#321 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 20, 2014 4:27 pm

A IVECO está planejando esta expenção desde o projeto inicial da fábrica em relação ao VBTP Guarani, tanto na versão 6x6, como na 8x8, previstas também desde o inicio.

Se eles levarem o VBMT-LR de lambuja, usando este "dote", melhor para eles. Mas não creio que o EB irá dar essa colher de sopa para os italianos não. Eles não são os únicos com planos e ações para fábricas no Brasil.

As opções 4x4 podem até ser muitas, mas as escolhas reais para o EB são bem poucas, segundo as regras vigentes.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#322 Mensagem por eligioep » Qui Mar 20, 2014 10:01 pm

Hoje revi o Guarani de perto, e assisti ao desfile motorizado no CIBld.
Iniciou por Leopard, e terminou com Urutu..... Realmente, nada a ver com o Urutu. É muito maior, e impressiona.
Também foi hora de ver o Osório, parado e em movimento,,,,,,,,,




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#323 Mensagem por Túlio » Qui Mar 20, 2014 11:30 pm

Era a info que me faltava para voltar à C I Bld, tenho uma matéria quase pronta sobre o EE-TII... :wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#324 Mensagem por eligioep » Sex Mar 21, 2014 9:55 pm

Quando vieres, me avisa, que te acompanho, bagual..... [009]




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3191
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#325 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Mar 21, 2014 10:19 pm

Túlio escreveu:Só sei que tem mais gente estudando os ROB e apresentando ou em vias de apresentar seus 4 x 4 blindados ao EB...

Nacional, estrangeira ou as duas?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#326 Mensagem por Túlio » Sex Mar 21, 2014 11:34 pm

eligioep escreveu:Quando vieres, me avisa, que te acompanho, bagual..... [009]
Se vais estar nas Bocas do Monte, uma semana de aviso antecipado tá bueno? Se é, então estás avisado, pois vou a SM provavelmente semana que vem ou, no pior dos casos, na seguinte. Tenho de completar as matérias do GUARANI - só umas fotos - e do Osório - filme dele rodando - e seria barbada com o TC Ribeiro, com o atual não sei, não o conheço AINDA. E não babo ovo de general, que normalmente não sabe nada mesmo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De resto, apenas para variar, vou FURAR O ZÓIO da mídia comum - bobear e até da ESPECIALIZADA - num outro lance aí... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De resto, se der, transmitas um abração ao Cap Cav Wilemberg, gente da gente, PRO até a medula!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#327 Mensagem por denilson » Sáb Mar 22, 2014 12:07 am

Túlio escreveu:
eligioep escreveu:Quando vieres, me avisa, que te acompanho, bagual..... [009]
Se vais estar nas Bocas do Monte, uma semana de aviso antecipado tá bueno? Se é, então estás avisado, pois vou a SM provavelmente semana que vem ou, no pior dos casos, na seguinte. Tenho de completar as matérias do GUARANI - só umas fotos - e do Osório - filme dele rodando - e seria barbada com o TC Ribeiro, com o atual não sei, não o conheço AINDA. E não babo ovo de general, que normalmente não sabe nada mesmo... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De resto, apenas para variar, vou FURAR O ZÓIO da mídia comum - bobear e até da ESPECIALIZADA - num outro lance aí... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De resto, se der, transmitas um abração ao Cap Cav Wilemberg, gente da gente, PRO até a medula!
Tô esperando.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#328 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 22, 2014 12:13 am

Não vai prestar, vai juntar a tigrada toda em SM, vou avisar o PABLO... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#329 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Mar 22, 2014 9:14 am

eligioep escreveu:Quando vieres, me avisa, que te acompanho, bagual..... [009]
Por favoir, egidio, eu não falo gauchês - você poderia traduzir "bagual".

Procurei no dicionario, mas o mesmo fala em animal selvagem, potro etc, que evidentemente não é o caso!!!

Por favor

Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#330 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 22, 2014 4:54 pm

Mestre Bacchi, bagual ou baguale é bem o que disseste ou, mais precisamente, um cavalo não castrado. Aqui no RS usamos este termo para designar uma pessoa do sexo masculino por quem temos apreço.

Pronto, baguale, saíste do pialo... :mrgreen:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Responder