TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Francoorp
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31441 Mensagem por Francoorp » Qua Jan 20, 2010 7:44 pm

Tem mais este:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ ... ia-pataca/

Eu postei um comentário que estava esperando moderação...e não vejo!!!! Cadê o meu post???? So rindo para estes "democratas"!!! :evil: :evil: :evil:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31442 Mensagem por G-LOC » Qua Jan 20, 2010 8:06 pm

Gilberto Rezende escreveu: O tijolo voador americano F-18 Hornet (mesmo na sua versão Super) padece do seu defeito CONGÊNITO de nascença, de ser um projeto pouco refinado e de BAIXO CUSTO que visava substituir o LOW da US Navy o A-4 Skyhawk. :shock:
quem substitiu os A-4 foram os A-7. o Hornet substitiu os A-7 e F-4.

Gilberto Rezende escreveu: O Super Hornet é um HIGH de emergência após a frustração do programa do F-22 Raptor Naval onde um caça de preço proibitivo da USAF caminhava a passos largos para se transformar num jato de custos OBSCENOS mesmo para o padrão americano do Pentágono e a US Navy pulou fora da viatura do Raptor... [004]
Sim o SH era uma solução de emergência para o caso do cancelamento do programa A/FX. O principal requisito era o "bring back weight" para operar sem restrição com armas guiadas. Nunca teve o objetivo de ser o top dos top.


Gilberto Rezende escreveu: A propósito, graças a seu perfil TIJOLAR, nem com a tinta usada no RAPTOR é possível disfarçar a assinatura radar do F-18 em qualquer de suas versões... :lol:
O SH nunca teve pretenção de ser furtivo. O objetivo sempre foi diminuir a assinatura para facilitar o trabalho dos sistemas de guerra eletrônica. Isso vale para qualquer caça convencional com tratamento furtivo.

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31443 Mensagem por G-LOC » Qua Jan 20, 2010 8:09 pm

PRick escreveu: A velocidade máxima real do F-18E é 1,6 Mach, a propaganda faz muito, porém milagres só os santos. :lol: :lol:
[]´s
para atingir esta velocidade o F-18E tem que estar voando bem alto e em uma configuração totalmente limpa, sem armas, bombas ou tanques extras. A esta velocidade a aeronave só consegue voar por alguns minutos e praticamente em linha reta. Em termos táticos é uma capacidade completamente inútil. Seria ainda mais inútil se voasse mais rápido. O resultado é que a especificação de velocidade do JSF era Mach 1,5.

Mas estamos em um fórum e plantar conhecimento inútil é muito mais importante. Então vamos comparar as velocidades máximas para ver que é "melhor".

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31444 Mensagem por Marino » Qua Jan 20, 2010 10:37 pm

Novidades no jornal das 10 da globo news, com o Merval Pereira.
1) o governo americano ofereceu garantias formais de ToT, aceitando inclusive uma multa de 5% do contrato se não cumprisse esse ítem (o que não deixa de ser estranho); e
2) O Merval disse que pelos mesmos 10 bilhões os franceses estão vendendo os 126 caças na Índia, com fabricação local de 100, e 66 para os EAU. Se perguntou como, para 3 países diferentes, o mesmo avião possui diferentes preços. Que o governo brasileiro estava questionando os franceses quanto a este ponto.
Deve ser colocado um link depois do término do jornal.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31445 Mensagem por PRick » Qua Jan 20, 2010 10:41 pm

Marino escreveu:Novidades no jornal das 10 da globo news, com o Merval Pereira.
1) o governo americano ofereceu garantias formais de ToT, aceitando inclusive uma multa de 5% do contrato se não cumprisse esse ítem (o que não deixa de ser estranho); e
2) O Merval disse que pelos mesmos 10 bilhões os franceses estão vendendo os 126 caças na Índia, com fabricação local de 100, e 66 para os EAU. Se perguntou como, para 3 países diferentes, o mesmo avião possui diferentes preços. Que o governo brasileiro estava questionando os franceses quanto a este ponto.
Deve ser colocado um link depois do término do jornal.

Eu vi a entrevista, mais uma vez algo completamente absurdo, é preciso pararmos de postar coisas do gênero aqui. Isso é um abuso ao cérebro alheio. 8-] 8-]

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31446 Mensagem por Marino » Qua Jan 20, 2010 10:43 pm

PRick escreveu:
Marino escreveu:Novidades no jornal das 10 da globo news, com o Merval Pereira.
1) o governo americano ofereceu garantias formais de ToT, aceitando inclusive uma multa de 5% do contrato se não cumprisse esse ítem (o que não deixa de ser estranho); e
2) O Merval disse que pelos mesmos 10 bilhões os franceses estão vendendo os 126 caças na Índia, com fabricação local de 100, e 66 para os EAU. Se perguntou como, para 3 países diferentes, o mesmo avião possui diferentes preços. Que o governo brasileiro estava questionando os franceses quanto a este ponto.
Deve ser colocado um link depois do término do jornal.

Eu vi a entrevista, mais uma vez algo completamente absurdo, é preciso pararmos de postar coisas do gênero aqui. Isso é um abuso ao cérebro alheio. 8-] 8-]

[]´s
Prick, podemos criticar a vontade o que o Merval falou, mas instituir a censura no DB não parece ser um dos objetivos a serem alcançados por todos nós.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31447 Mensagem por PRick » Qua Jan 20, 2010 10:46 pm

Marino escreveu:
PRick escreveu:
Eu vi a entrevista, mais uma vez algo completamente absurdo, é preciso pararmos de postar coisas do gênero aqui. Isso é um abuso ao cérebro alheio. 8-] 8-]

[]´s
Prick, podemos criticar a vontade o que o Merval falou, mas instituir a censura no DB não parece ser um dos objetivos a serem alcançados por todos nós.

Não se trata de censura, mas proteção aos cérebros dos Debistas! Já chega a Veja :lol: :lol:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31448 Mensagem por Penguin » Qua Jan 20, 2010 10:48 pm

Marino escreveu:
PRick escreveu:
Eu vi a entrevista, mais uma vez algo completamente absurdo, é preciso pararmos de postar coisas do gênero aqui. Isso é um abuso ao cérebro alheio. 8-] 8-]

[]´s
Prick, podemos criticar a vontade o que o Merval falou, mas instituir a censura no DB não parece ser um dos objetivos a serem alcançados por todos nós.
Perfeito Marino! É essa a postura de deve prevalecer.

[009]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31449 Mensagem por GDA_Fear » Qua Jan 20, 2010 10:54 pm

Mas qual a vantagem de voar na velocidade máxima se num T.O não chega nem a Mach 1+, isso só serve para exibições, uma vez ou outra ele vai voar nessa velocidade, algo bem esporádico.

Volta Super-Trunfo, discutindo até velocidade e a vel. máx do SH é Mach 1.8+ e é lógico que é limpo, tá pra nascer o caça que não utiliza armamento interno atingir sua velocidade máxima carregado, primeira puxada que o cara der a chance de danificar alguns componentes da aeronave é grande.

1° por causa do arrasto que influência diretamente na aerodinâmica e no perfil de vôo,limitação de Gs.
2° que um caça voando por exemplo com 2 tanques extras,estão limitados a certo Gs,se passar disso há chance de danficar os aviônicos,entre outros,
3° todos os caças que se utilizam de tanques extras e armamentos(externos) estão sujeitos a isso a limitações.Só falta falarem que um caça carregado pode fazer uma curva a 9.0G, [003] [003] [003]
4°O F-18 nunca foi projetado para ser furtivo e o Rafale também não, entupir um caça de RAM não é a solução, foi projetado para ter um RCS baixo mas nada que chegue ao RCS de uma aeronave furtiva, o único ponto que PODE levar o Rafale a diminuir ainda mais seu RCS é o SPECTRA, mas até onde se sabe, não se conhece todas as suas funcionalidades em ação e




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31450 Mensagem por soultrain » Qua Jan 20, 2010 11:06 pm

gomugomu escreveu:A veja contra-ataca:

A negociata com os Rafales: eis o grande escândalo



Não fosse essa espécie de abdução coletiva a que estamos todos submetidos, com “O Cara” deitando e rolando sobre as instituições — e a moralidade pública — , o caso dos caças Rafale seria tratado como aquilo que é: UM ESCÂNDALO, talvez o maior do governo Lula. Não é assim porque eu quero. É assim porque é. A Índia abriu uma concorrência internacional para a compra — ATENÇÃO!!! — de 126 caças. Valor que se dispõe a pagar a Força Aérea Indiana: US$ 10 bilhões. Seis modelos participaram da primeira rodada de seleção: os americanos F 18 e F 16, o Eurofighter Typhoon, o russo MiG 35, o sueco Gripen NG e o Rafale. Só um caça foi descartado no começo da disputa: o Rafale. Justificativa: não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos pela Força Aérea Indiana.
Como vocês sabem, o Rafale é o caça que Lula decidiu comprar ao arrepio da recomendação da Aeronáutica, que é quem entende da área no Brasil. Lula, o Homem com o Isopor na Cabeça, é especialista em outros assuntos. Muitos indagarão: “Mas o escândalo está em ter a Força Aérea da Índia rejeitado o Rafale, que Lula quer comprar?” Não! Já contei onde está. É que a abdução em curso está nos impedindo de ver as coisas com a rapidez necessária. Já chego lá. Antes, algumas outras considerações. Ah, sim: depois de ler este post, você pode obter mais detalhes na concorrência indiana no site India Defence. Sigamos.
Enquanto o Rafale esteva na concorrência, Nicolas Sarkozy, o camelô de aviões e marido de Carla Bruni, fez o mesmíssimo lobby que vem fazendo no Brasil. A diferença é que, na Índia, a avaliação é realmente técnica. Por lá, não basta apenas adular o imperador absolutista, dispensar-lhe rapapés, elegê-lo “o homem do ano”, para embolsar alguns bilhões. Desde o começo da concorrência, informam os sites indianos que trataram do assunto, o Rafale era considerado a pior alternativa entre — atenção! — SETE MODELOS.
A chamada grande imprensa, que a canalha petralha acusa de ser “antigovernista” (podem rolar de rir), se interessou pelo assunto? Que eu tenha achado, só o Estadão Online publicou um despacho da Reuters no dia 16 de abril de ano passado. Depois o assunto sumiu. Como vocês sabem, a Força Aérea Brasileira também não quer o Rafale. Entre os três caças que avaliou, preferiu o sueco Gripen NG. Em segundo lugar, ficou o F-18. Em último, o avião francês. Como reagiu o governo do Homem do Ano do Le Monde? Considerou a hipótese de punir o que chamou de “vazamento” do relatório. Onde já se viu a Aeronáutica ficar se metendo com caças?
Celso Amorim, um gigante da filosofia, ainda maior por dentro do que por fora, deu-se a especulações metafísicas: “Às vezes, o barato sai caro”. Samuel Pinheiro Guimarães, o chefe da banda antiamericana do governo e da Sealopra, indagou se a gente compra um carro só pensando no preço… A mediocridade dessa gente é espantosa, especialmente quando tenta mimetizar Lula nas suas filosofadas e metáforas. O que, nele, aspira a um saber popular revela-se pelo que é na boca dos doutores: BOÇALIDADE PURA E SIMPLES.
E o escândalo, além do fato de que Lula anunciou o vitorioso quando a avaliação estava em curso??? Vamos lá. A Dassault, que fabrica os Rafales, se ofereceu para vender 126 caças à Índia por US$ 10 bilhões. Preço médio de cada avião: US$ 79.365.079,36. O Brasil está disposto a pagar R$ 10 bilhões por 36 aviões — ou US$ 5.681.818.181. Dividindo-se esse valor em dólar pelo número de aparelhos, chega-se ao custo unitário: US$ 157.828.282,82. Cada Rafale para o Brasil custa quase o que o dobro do que custaria para a Índia. Atenção: ESTAMOS FALANDO DO MESMO MODELO DE AVIÃO E DE CONCORRÊNCIAS FEITAS AO MESMO TEMPO.
Agora entendo o que o sr. Samuel Pinheiro Guimarães quer dizer quando afirma que a gente não compra um carro só pelo preço. No caso, parece que se compra também para agradar o fornecedor, não é mesmo? Que, sei lá, se não tiver o coração tão duro quanto o do faraó, dá ao menos um chaveiro de presente ao comprador. Já quanto a Amorim, o que pensar? Nem uma antítese tornada um clichê popular resiste a este monumento, logo involuindo para a tautologia: O CARO SAI CARO!
É incrível que um dos maiores negócios do governo Lula, com jeito, história e números de negociata, se faça sob o silêncio cúmplice de boa parte da imprensa e, como não poderia deixar de ser, da oposição.
FONTE: Veja.com

Acho impossível uma revista de informação escrever uma coisa destas cheia de mentiras e distorções, a não ser que seja artigo pago.


Importa-se de colocar de onde retirou este texto? Foi um comentário de um leitor, certo?





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31451 Mensagem por Penguin » Qua Jan 20, 2010 11:14 pm

Imagem

O Rafale na configuração acima está limitado ao seguinte envelope de vôo:

Velocidade máxima: Mach 0,9
G-load máxima: 5,5G


Fonte: FOXTHREE N°9, página 3 (Revista oficial da D A S S A U L T A V I A T I O N - S N E C M A - T H A L E S)




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31452 Mensagem por mandalacabla » Qua Jan 20, 2010 11:14 pm

Se não me engano, neste mesmo blog o jornalista reconheceu que a informação estava errada e que o Rafale não tinha sido retirado da concorrência indiana, e esta se concentrando em saber pq o valor para o avião na India é um e para o Brasil é 74% maior, não tive saco de ler se isso confere, mas alguém ai poderia conferir os dados para saber se seria essa a diferença do preço?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31453 Mensagem por DELTA22 » Qua Jan 20, 2010 11:16 pm

Não é por nada não... mas discutir "super trunfo" nesta altura do campeonato é estritamente necessário?????? :? :lol:

[]'s a todos.




Editado pela última vez por DELTA22 em Qua Jan 20, 2010 11:21 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31454 Mensagem por Penguin » Qua Jan 20, 2010 11:16 pm

soultrain escreveu:
gomugomu escreveu:A veja contra-ataca:

A negociata com os Rafales: eis o grande escândalo



Não fosse essa espécie de abdução coletiva a que estamos todos submetidos, com “O Cara” deitando e rolando sobre as instituições — e a moralidade pública — , o caso dos caças Rafale seria tratado como aquilo que é: UM ESCÂNDALO, talvez o maior do governo Lula. Não é assim porque eu quero. É assim porque é. A Índia abriu uma concorrência internacional para a compra — ATENÇÃO!!! — de 126 caças. Valor que se dispõe a pagar a Força Aérea Indiana: US$ 10 bilhões. Seis modelos participaram da primeira rodada de seleção: os americanos F 18 e F 16, o Eurofighter Typhoon, o russo MiG 35, o sueco Gripen NG e o Rafale. Só um caça foi descartado no começo da disputa: o Rafale. Justificativa: não cumpria os requisitos mínimos de desempenho técnico exigidos pela Força Aérea Indiana.
Como vocês sabem, o Rafale é o caça que Lula decidiu comprar ao arrepio da recomendação da Aeronáutica, que é quem entende da área no Brasil. Lula, o Homem com o Isopor na Cabeça, é especialista em outros assuntos. Muitos indagarão: “Mas o escândalo está em ter a Força Aérea da Índia rejeitado o Rafale, que Lula quer comprar?” Não! Já contei onde está. É que a abdução em curso está nos impedindo de ver as coisas com a rapidez necessária. Já chego lá. Antes, algumas outras considerações. Ah, sim: depois de ler este post, você pode obter mais detalhes na concorrência indiana no site India Defence. Sigamos.
Enquanto o Rafale esteva na concorrência, Nicolas Sarkozy, o camelô de aviões e marido de Carla Bruni, fez o mesmíssimo lobby que vem fazendo no Brasil. A diferença é que, na Índia, a avaliação é realmente técnica. Por lá, não basta apenas adular o imperador absolutista, dispensar-lhe rapapés, elegê-lo “o homem do ano”, para embolsar alguns bilhões. Desde o começo da concorrência, informam os sites indianos que trataram do assunto, o Rafale era considerado a pior alternativa entre — atenção! — SETE MODELOS.
A chamada grande imprensa, que a canalha petralha acusa de ser “antigovernista” (podem rolar de rir), se interessou pelo assunto? Que eu tenha achado, só o Estadão Online publicou um despacho da Reuters no dia 16 de abril de ano passado. Depois o assunto sumiu. Como vocês sabem, a Força Aérea Brasileira também não quer o Rafale. Entre os três caças que avaliou, preferiu o sueco Gripen NG. Em segundo lugar, ficou o F-18. Em último, o avião francês. Como reagiu o governo do Homem do Ano do Le Monde? Considerou a hipótese de punir o que chamou de “vazamento” do relatório. Onde já se viu a Aeronáutica ficar se metendo com caças?
Celso Amorim, um gigante da filosofia, ainda maior por dentro do que por fora, deu-se a especulações metafísicas: “Às vezes, o barato sai caro”. Samuel Pinheiro Guimarães, o chefe da banda antiamericana do governo e da Sealopra, indagou se a gente compra um carro só pensando no preço… A mediocridade dessa gente é espantosa, especialmente quando tenta mimetizar Lula nas suas filosofadas e metáforas. O que, nele, aspira a um saber popular revela-se pelo que é na boca dos doutores: BOÇALIDADE PURA E SIMPLES.
E o escândalo, além do fato de que Lula anunciou o vitorioso quando a avaliação estava em curso??? Vamos lá. A Dassault, que fabrica os Rafales, se ofereceu para vender 126 caças à Índia por US$ 10 bilhões. Preço médio de cada avião: US$ 79.365.079,36. O Brasil está disposto a pagar R$ 10 bilhões por 36 aviões — ou US$ 5.681.818.181. Dividindo-se esse valor em dólar pelo número de aparelhos, chega-se ao custo unitário: US$ 157.828.282,82. Cada Rafale para o Brasil custa quase o que o dobro do que custaria para a Índia. Atenção: ESTAMOS FALANDO DO MESMO MODELO DE AVIÃO E DE CONCORRÊNCIAS FEITAS AO MESMO TEMPO.
Agora entendo o que o sr. Samuel Pinheiro Guimarães quer dizer quando afirma que a gente não compra um carro só pelo preço. No caso, parece que se compra também para agradar o fornecedor, não é mesmo? Que, sei lá, se não tiver o coração tão duro quanto o do faraó, dá ao menos um chaveiro de presente ao comprador. Já quanto a Amorim, o que pensar? Nem uma antítese tornada um clichê popular resiste a este monumento, logo involuindo para a tautologia: O CARO SAI CARO!
É incrível que um dos maiores negócios do governo Lula, com jeito, história e números de negociata, se faça sob o silêncio cúmplice de boa parte da imprensa e, como não poderia deixar de ser, da oposição.
FONTE: Veja.com

Acho impossível uma revista de informação escrever uma coisa destas cheia de mentiras e distorções, a não ser que seja artigo pago.


Importa-se de colocar de onde retirou este texto? Foi um comentário de um leitor, certo?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Azevedo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31455 Mensagem por soultrain » Qua Jan 20, 2010 11:22 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:
Acho impossível uma revista de informação escrever uma coisa destas cheia de mentiras e distorções, a não ser que seja artigo pago.


Importa-se de colocar de onde retirou este texto? Foi um comentário de um leitor, certo?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Azevedo
Tks Santiago,

Um ex trotskista que apoiou a Guerra do Iraque e o McCain...

Ainda disse:
"Tudo o que é bom para o PT é ruim para o Brasil"

Deve ser mesmo um frustrado a soldo.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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