TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31381 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 8:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, refaz esse cálculo com o M-88ECO. A potência máxima passa prá mais de 9 ton, se não me engano.
CM, vc se engana! Não posso fazer cálculo com o que não existe.

O Rafale F-3+ da FAB, da Força Aerea e Marinha Francesa terão turbinas M88 com 7.700kgf (pós-combustão) e 5.100kgf (seco). O M-88ECO não aumentará o empuxo. Melhorará a confiabilidade e um pouco o consumo.

Se vc quiser recalular, devo tb considerar a F414 enhanced performance engine (EPE), com 20% a mais de empuxo:
DATE:12/05/09
SOURCE:Flight International
Boeing's Super Hornet seeks export sale to launch 20% thrust upgrade
By Stephen Trimble


Boeing is seeking an international launch customer for a 20% higher thrust version of the General Electric F414 turbofan that powers the F/A-18E/F Super Hornet.
The F414 enhanced performance engine (EPE) includes an all new core and forward fan to dramatically increase the fighter's takeoff performance, said Bob Gower, Boeing vice president for F/A-18E/F.
The improvements would increase the F414 thrust rating from 22,000lbs to 26,600lbs. The baseline F414-GE-400, which also powers the Saab Gripen demonstration aircraft, is itself a 35% higher thrust version of the F404 and entered service with the Super Hornet fleet in 1998.
More recently, the US Navy, Boeing and GE have been developing durability improvements to reduce foreign object damage and specific fuel consumption, Gower told reporters participating in a Boeing media tour.
While the USN seeks a new engine core to make the F414 more durable, some international customers are interested in a new engine fan that enables higher thrust, Gower said.
"The 'enhanced durability engine' becomes the 'enhanced performance engine' when you put the fan on it," Gower said.
Although the core enhancements are already under contract with the USN, the programme is seeking an export customer to launch development of the F414 EPE, Gower said.
The international order would lead to follow-on sales for the USN, which would gradually replace its current inventory with the improved version, Gower said.
Several countries, including India, Brazil, Denmark, Greece and Kuwait, are considering the F/A-18E/F, with the Royal Australian Air Force already signed on as the first export customer. The RAAF has ordered 24 F/A-18E/Fs, including 12 provisioned to become EA-18G Growlers.
The improved thrust would likely be most welcomed among militaries operating in hot weather, which reduces engine performance especially at a takeoff.
Despite the dramatic thrust increase, the EPE would not require enlarging the F/A-18E/F's engine inlets to enable increased air flow, Gower said.
"We are not modifying the mould line of the aircraft," Gower said. "The current inlet gives us enough [air] in-take."
Gower also said the EPE would require changing the number of compressor stages, but he did not elaborate.
The USN is also planning to steadily improve the F/A-18E/Fs sensors, electronic warfare system, connectivity and weapons load-out over the next decade, Gower said.
"The US government and Boeing and our suppliers," said Gower, "continue to invest in the platform because we see opportunities both domestically and internationally for the platform."




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jan 19, 2010 8:37 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31382 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 19, 2010 8:36 pm

Santiago, Santiago...
O Prick vai te esfolar agora. :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31383 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 8:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, Santiago...
O Prick vai te esfolar agora. :lol:
Tô morrendo de meda [030] :lol:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31384 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 19, 2010 8:47 pm

Pudera, montado num caminhão FNM ou numa lambreta, até eu teria meda. :roll: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31385 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 19, 2010 8:52 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, refaz esse cálculo com o M-88ECO. A potência máxima passa prá mais de 9 ton, se não me engano.
Eco s'o melhora a confiabilidade e consumo.

Foi o que os caras la na Dassault me disseram.

Acho que isso faz dessa fonte um pouco confiavel :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31386 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 19, 2010 8:56 pm

A M-88-3 deve ir lá para as 9 ton.
A ECO realmente melhora consumo e confiabilidade.

Mas o F-18E é uma merda de qualquer jeito. :x :roll: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31387 Mensagem por Booz » Ter Jan 19, 2010 9:08 pm

Santiago, boa noite (ext a tds).

A "ECO" é a expressão das melhorias requistadas pelos árabes ou é somente um seguimento natural do projeto da M88?
Lembro-me que eles requisitaram mais potência às turbinas, mas não li mais nada sobre isto.
Abçs.




Imagem
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31388 Mensagem por Bender » Ter Jan 19, 2010 9:29 pm

Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Santiago, refaz esse cálculo com o M-88ECO. A potência máxima passa prá mais de 9 ton, se não me engano.
CM, vc se engana! Não posso fazer cálculo com o que não existe.

O Rafale F-3+ da FAB, da Força Aerea e Marinha Francesa terão turbinas M88 com 7.700kgf (pós-combustão) e 5.100kgf (seco). O M-88ECO não aumentará o empuxo. Melhorará a confiabilidade e um pouco o consumo.

Se vc quiser recalular, devo tb considerar a F414 enhanced performance engine (EPE), com 20% a mais de empuxo:
Santiago,é só um exercício hipótético de super trunfo,aliás o que voce acha que a FAB(do copac) está fazendo desde que ela lançou esta short list? "Calculos com o que não existe" ,ela está até querendo comprar o que não existe.

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31389 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jan 19, 2010 9:43 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Quanto essa configuração da foto, são 04 tanques e um pod buddy-buddy, e não a citada de 05 tanques e mais cargas, que daria exatamente a capacidade máxima de carga do F-18E ou até um pouco acima. O F-18E já um aeronave com sérios problemas com carga alar alta, ainda ainda mais com tanques, queria saber qual seria a velocidade máxima assim, e como ficaria a capacidade de manobra. É evidente que na foto os tanques estarão quase vazios, caso contrário o catrapo seria impossível.

[]´s
Prick,

O Rafale com 4 ou 5 tanques teria as mesmas limitações ou ainda mais.

Imagem


Pesos máximos:

Rafale: 24.500kg = 53.965lb
Relação potência/peso (seco): 0,42
Relação potência/peso (pós-combustão):0,63


F/A-18E/F: 29.900kg = 65.859lb
Relação potência/peso (seco): 0,46
Relação potência/peso (pós-combustão): 0,67

Como vc pode ver, quando totalmente carregado, o Super Hornet possui melhor relação potência/peso do que o Rafale totalmente carregado, tanto em empuxo seco (militar), como com pós-combustão.

[]s

O que quer mostrar com isso???

É óbvio que isto ocorre porque o Rafale tem uma capacidade de LEVAR CARGA IMPRESSIONANTE.
Mesmo pesando apenas 10T contra +14T do SH, ele consegue levar praticamente a mesma carga.

A análise de relação potência/peso deve ser considerada com o peso da aeronave PELADA ou preparada para a mesma missão.

O Rafale pelado = 1,51
O SH pelado = 1,41

Ambos com tanque cheio e com 1T de mísseis para superioridade aérea:
Rafale = 0,98
SH = 0,91




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31390 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 9:43 pm

jp escreveu:Santiago, boa noite (ext a tds).

A "ECO" é a expressão das melhorias requistadas pelos árabes ou é somente um seguimento natural do projeto da M88?
Lembro-me que eles requisitaram mais potência às turbinas, mas não li mais nada sobre isto.
Abçs.
JP,

Não. A atual M-88-2E4 incorporou desenvolvimentos do demostrador ECO, melhorando como disse CB, que esteve por lá, a confiabilidade e um pouco o consumo (2 a 4% em relação a E1).

O que os EAU pediram é uma outra história. Uma turbina mais potente ainda a ser desenvolvida se o contrato de aquisição do Rafale for assinado com esse país.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31391 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 9:51 pm

Bender escreveu:
Santiago escreveu: CM, vc se engana! Não posso fazer cálculo com o que não existe.

O Rafale F-3+ da FAB, da Força Aerea e Marinha Francesa terão turbinas M88 com 7.700kgf (pós-combustão) e 5.100kgf (seco). O M-88ECO não aumentará o empuxo. Melhorará a confiabilidade e um pouco o consumo.

Se vc quiser recalular, devo tb considerar a F414 enhanced performance engine (EPE), com 20% a mais de empuxo:
Santiago,é só um exercício hipótético de super trunfo,aliás o que voce acha que a FAB(do copac) está fazendo desde que ela lançou esta short list? "Calculos com o que não existe" ,ela está até querendo comprar o que não existe.

Sds.
Considerando desenvolvimentos futuros...

A situação ficará ainda mais favorável ao SH. Levemente.

A F414 EPE entregará 20% a mais de potência: 22.000 lbf para 26.400lbf

Uma suposta M88-3 (que nem ao menos é citada no site da Snecma) teria um incremento de 17.000lbf para 20.000lbf ou pouco menos 17,6%.

Não afetaria a desvantagem da razão T/W do Rafale em relação ao SH com carga máxima (missão de interdição a longa distância por exemplo).

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31392 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 19, 2010 9:52 pm

O sonho é livre.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31393 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 10:01 pm

Luís Henrique escreveu:[ quote="Santiago"]
PRick escreveu:
Quanto essa configuração da foto, são 04 tanques e um pod buddy-buddy, e não a citada de 05 tanques e mais cargas, que daria exatamente a capacidade máxima de carga do F-18E ou até um pouco acima. O F-18E já um aeronave com sérios problemas com carga alar alta, ainda ainda mais com tanques, queria saber qual seria a velocidade máxima assim, e como ficaria a capacidade de manobra. É evidente que na foto os tanques estarão quase vazios, caso contrário o catrapo seria impossível.

[]´s
Prick,

O Rafale com 4 ou 5 tanques teria as mesmas limitações ou ainda mais.

Imagem


Pesos máximos:

Rafale: 24.500kg = 53.965lb
Relação potência/peso (seco): 0,42
Relação potência/peso (pós-combustão):0,63


F/A-18E/F: 29.900kg = 65.859lb
Relação potência/peso (seco): 0,46
Relação potência/peso (pós-combustão): 0,67

Como vc pode ver, quando totalmente carregado, o Super Hornet possui melhor relação potência/peso do que o Rafale totalmente carregado, tanto em empuxo seco (militar), como com pós-combustão.

[]s

O que quer mostrar com isso???

É óbvio que isto ocorre porque o Rafale tem uma capacidade de LEVAR CARGA IMPRESSIONANTE.
Mesmo pesando apenas 10T contra +14T do SH, ele consegue levar praticamente a mesma carga.

A análise de relação potência/peso deve ser considerada com o peso da aeronave PELADA ou preparada para a mesma missão.

O Rafale pelado = 1,51
O SH pelado = 1,41

Ambos com tanque cheio e com 1T de mísseis para superioridade aérea:
Rafale = 0,98
SH = 0,91[/quote]

-------------------------------------------

O SH com carga máxima externa (tanques e armamentos) possui melhor relação potência/peso (e tb possui maior raio de combate).




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31394 Mensagem por Penguin » Ter Jan 19, 2010 10:21 pm

Imagem
2 suportes nas asas que podem lavar cargas de mais de 1000lb.

Imagem
Não dá para carregar cargas de 1.000lb nos suportes restantes.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#31395 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 19, 2010 10:29 pm

Santiago escreveu:
jp escreveu:Santiago, boa noite (ext a tds).

A "ECO" é a expressão das melhorias requistadas pelos árabes ou é somente um seguimento natural do projeto da M88?
Lembro-me que eles requisitaram mais potência às turbinas, mas não li mais nada sobre isto.
Abçs.
JP,

Não. A atual M-88-2E4 incorporou desenvolvimentos do demostrador ECO, melhorando como disse CB, que esteve por lá, a confiabilidade e um pouco o consumo (2 a 4% em relação a E1).

O que os EAU pediram é uma outra história. Uma turbina mais potente ainda a ser desenvolvida se o contrato de aquisição do Rafale for assinado com esse país.

[]s
Exatamente!

Os Franceses queriam tamb'em mais potencia (especialmente diante das limitacoes em climas deserticos), mas isso iria custar $$$$ entao algumas melhorias foram feitas. Olha... foi isso que eu ouvi la...

Inclusive o que o Santiago falou a respeito dos EAU/Kwait.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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