LeandroGCard escreveu:
imagine um SSN de 6000 toneladas ou mais operando em locais com apenas 100 ou 200 metros de profundidade
Apenas um comentário:
Imaginei um avião sobrevoando um tubo de 6000 toneladas com uma "lâmina d'água" cobrindo.
Sei não, mas acho que não é uma boa pro sub.
Este é um dos motivos que restringem a utilização de grandes submarinos no Báltico. E creio que seja também por isto que a MB permanece pensando em continuar utilizando submarinos convencionais juntamente co os nucleares.
Cada um tem seu campo de atuação e sua destinação estratégica.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Sinceramente, tem uma má notícia nesse link que o Marino passou aí.
Não gostei muito de saber que o nosso 1º submarino nuclear vai ter de ser abastecido a cada 7 anos, contra mais de 30 anos no caso dos submarinos americanos.
Ou seja, docar o submarino, cortar o metal e trocar o combustível nuclear. A cada 8 anos de serviço, 1 vai ser parado na 'mesa de cirurgia'.
Mas isso já era público, se bem que estimado, entre 4 e 8 anos, para a troca total de combustível, tudo vai depender do desempenho do reator.
De qualquer jeito diversos outros sistemas precisam de manuteção, como motores, alternadores, turbinas, sistemas elétricos, acústicos e eletrônicos.
eu pessoalmente não acho errado um parada geral de manutenção, gosto da economia em recursos e da possibilidade de modernização que isso permite e do maior tempo entre falhas dos componentes
Brasileiro, não posso afirmar com certeza, e solicito ajuda aos universitários (ou marinheiros ), mas acho que o período de manutenção geral é por volta de 6 anos.
Acredito que isso dependa da utilização também, como tempo submerso, mn navegadas, etc.
Brasileiro escreveu:Sinceramente, tem uma má notícia nesse link que o Marino passou aí.
Não gostei muito de saber que o nosso 1º submarino nuclear vai ter de ser abastecido a cada 7 anos, contra mais de 30 anos no caso dos submarinos americanos.
Ou seja, docar o submarino, cortar o metal e trocar o combustível nuclear. A cada 8 anos de serviço, 1 vai ser parado na 'mesa de cirurgia'.
abraços]
Cara, isso tem a ver com o teor de enriquecimento do urânio usado para o abastecimento.
Por OPÇÃO do Governo do Brasileiro, o combustível que será utilizado nos nossos submarinos nucleares terá baixo teor de enriquecimento (de 3 a 7%, se eu não me engano), contra alto teor usado nos submarinos norte-americanos.
Este tempo tem razão de ser em virtude do tipo de arquitetura desenvolvida para o reator e pelo teor de urânio físsil nas pastilhas. Para quem sabe diz um bocado sobre como será o bichinho...
[]'s