EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3136 Mensagem por eligioep » Ter Set 18, 2012 7:21 pm

Projeto estratégico Guarani: VBR-MR 8x8


Exército terá blindado 8x8


Fonte: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=470




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3137 Mensagem por Clermont » Ter Set 18, 2012 9:01 pm

eligioep escreveu:Projeto estratégico Guarani: VBR-MR 8x8


Exército terá blindado 8x8


Fonte: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=470
Então, suponho que não existam mais tantas impossibilidades para desenvolver um futuro obuseiro autopropulsado 155 mm, já que o chassis 8x8 será uma realidade.

Agora, esta viatura 8x8 de reconhecimento será dotada de torreta 90 mm ou 105 mm?




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3138 Mensagem por Lywis » Ter Set 18, 2012 9:12 pm

Antes que alguém surja dizendo que esta versão 8x8 será apenas uma cópia do italiliano Iveco SuperAV http://areamilitar.net/DIRECTORIO/ter.aspx?NN=516 me antecipo em dizer que isto não faria sentido, pois esta nova versão deverá ter total comunalidade de componentes com o Guarani 6x6.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3139 Mensagem por Lywis » Ter Set 25, 2012 3:04 pm

15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebe primeiros blindados

Cascavel (PR) – No dia 18 de setembro, a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebeu os primeiros blindados que farão parte do embrião da Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

A Brigada recebeu 5 Viaturas Blindadas para Transporte de Pessoal “URUTU”, que foram completamente reformadas.

Esses carros inicialmente serão utilizados para realizar a Experimentação Doutrinária do Pelotão de Fuzileiro Mecanizado e serão essenciais no preparo da tropa de Infantaria que receberá o novo Blindado 6x6 “GUARANI”, desenvolvido pela Indústria Nacional.

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Fonte: http://migre.me/aRpEF




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3140 Mensagem por WalterGaudério » Ter Set 25, 2012 4:38 pm

Túlio escreveu:ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O GUARANI



Aprofundando as pesquisas sobre esta VTR (e temperando-as com a necessária reflexão) me deparei com novas questões. Por exemplo, qual a necessidade de elevar ainda mais o carro com aqueles trilhos embaixo? A razão alegada é a possibilidade de minas e IEDs. Até aí tudo bem mas...não encontrei nada nas Doutrinas Alfa, Gama e Delta que especifique guerra de conquista, onde essas ameaças são muito mais intensas do que na defesa de nosso território. Que eu saiba, constitucionalmente não temos a menor intenção de conquistar sequer 1 mm² de território estrangeiro, assim, quem teria de se preocupar com isso seria o inimigo, não nós. Então, vejo motivos muito pouco convincentes para elevar tanto o carro:

:arrow: Exportação para Países que tenham problemas com minas e IEDs, como a Colômbia. Num mercado saturado de modelos concorrentes e já firmemente estabelecidos, me parece no mínimo arriscado, pois estaríamos sacrificando as necessidades do nosso Exército em prol de exportações que dificilmente chegarão à quantidade de VTRs que pretendemos adquirir (a princípio, mais de duas mil).

:arrow: Participação em coalizões invasoras. Não vislumbro seriamente esta possibilidade. Os problemas políticos que seriam criados por uma ação assim seriam praticamente incontornáveis, a meu ver. Acabaríamos tendo o nosso Vietnã, temo...

:arrow: Guerra de conquista. Como disse acima, inconstitucional. Risco político igual ou maior que o da participação em coalizões invasoras/predatórias.

:arrow: Problemas internos gravíssimos, tipo alguma espécie de FARC brazuca. Nada indica que isso esteja sequer em formação, ainda que de modo embrionário.

Assim, as Doutrinas citadas nos colocam como primordialmente defensivos. E minas e IEDs são problema para quem está atacando, pois são colocadas por quem se defende.

Isso posto, passo a questionar mesmo a torre LCTS90 e seu uso em combate convencional. Ela pesa menos que a CT CV (que pesa 4 ton "pelada", ou seja, sem tripulantes, munição e blindagens adicionais) mas chegará a isso ou provavelmente mais quando completa, com os itens citados. Então, teremos um 6 x 6 bem alto que já parte de umas 18 ton e picos pronto para o combate acrescentando no mínimo mais de 4 ton extras e grande parte deste peso lá em cima. A meu ver, fica alto pra burro - vulnerabilidade - e desequilibrado, pois a estabilidade lateral é primordialmente a razão entre altura x largura mais a capacidade/resistência/curso da suspensão. Não me consta que se pensa em usar uma suspensão "inteligente" nesta VTR, capaz de "compreender" que o CG está se movendo perigosamente rumo a uma capotagem e compensar elevando um dos lados e rebaixando o outro. Aliás, esta suspensão encareceria bastante o veículo e sua manutenção, além de complicar substancialmente este último item. E uma VTR 6 x 6 de vinte e tantas ton me parece meio exagerada em pressão sobre o solo, o que causará ainda maior restrição ao uso em condições QT, fora o fato de aumentar bastante os esforços da suspensão (reduzindo sua durabilidade/confiabilidade) e reduzir a vida útil dos pneus.

Aliás, mesmo uma possível versão 8 x 8 ainda teria o problema de estabilidade, pois a razão altura x largura permaneceria a mesma, com o complicador de ser um veículo mais longo. Seria um carro primordialmente para uso em estradas e com grandes restrições de velocidade e ângulo em curvas. Novamente os benditos trilhos. E vendo um diagrama interno do carro, notei que o motorista fica com a cabeça quase encostada no teto do veículo, ou seja, sem chance de rebaixamento sem grandes modificações internas, trocando altura por comprimento (algo como colocar o motorista numa posição tipo piloto de F1) e levando a torre mais para trás, o que causaria ainda maiores problemas de estabilidade, agora também no nível longitudinal. Lembram do Opala 6 cil? O motor dianteiro mais pesado deixava a traseira tão leve que ela deslizava em curvas mais fechadas e com maior velocidade, antevejo o problema de modo inverso num Guarani com torre deslocada mais para trás, as rodas diretoras (dianteiras) perderiam aderência, ou seja, temo que afetaria a dirigibilidade em terreno esburacado e barrento e/ou curvas fechadas, mesmo em estradas.

Assim, tanto uma versão 6 x 6 quanto uma 8 x 8 artilhadas me parecem uma aposta muito perigosa...

Para mim o subchassis antiminas deveria vir como OPCIONAL e não como item de série, quem o julgasse necessário que o encomendasse...
Camarada(!!!!????) Túlio Gaudério seu COMUNAZZZZZ

Esqueceste das missões de IMPOSIÇÃO da Paz, e de missões de MANUTENÇÃO da Paz, onde as colunas mecanizadas entrariam fatalmente em territórios/áreas urbanizadas.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3141 Mensagem por Leandro RQ » Ter Set 25, 2012 11:30 pm

Lywis escreveu:15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebe primeiros blindados

Cascavel (PR) – No dia 18 de setembro, a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada recebeu os primeiros blindados que farão parte do embrião da Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

A Brigada recebeu 5 Viaturas Blindadas para Transporte de Pessoal “URUTU”, que foram completamente reformadas.

Esses carros inicialmente serão utilizados para realizar a Experimentação Doutrinária do Pelotão de Fuzileiro Mecanizado e serão essenciais no preparo da tropa de Infantaria que receberá o novo Blindado 6x6 “GUARANI”, desenvolvido pela Indústria Nacional.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3142 Mensagem por Hermes » Qua Set 26, 2012 12:09 am

Ou seja, pela doutrina Túlio, se algum dia invadissem nosso território nunca poderíamos retomar o terreno, pois nossas forças armadas são somente defensivas. Brincadeira, meu camarada :) . Sei que pelas doutrinas elencadas não há intenção ofensiva contra nenhum país, mas no terreno táctico acções ofensivas são necessárias em algum momento da defensiva e nesse caso a protecção contra minas tEm seu uso. Quanto a altura e estabilidade, creio que não são tão problemáticas, senão o veículo não teria sido aceito, acho eu




...
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3143 Mensagem por Túlio » Qua Set 26, 2012 11:21 am

Dois detalhes:


:arrow: A versão 8 x 8 melhora a estabilidade longitudinal, particularmente no caso de emprego de torre.

:arrow: Na dita versão o tale de subchassis será eliminado, o que rebaixará a VTR e portanto melhorará também a estabilidade lateral.


É, talvez a tale de "Doutrina Túlio" não esteja tão errada assim... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3144 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Set 26, 2012 12:51 pm

Túlio escreveu:Dois detalhes:
:arrow: A versão 8 x 8 melhora a estabilidade longitudinal, particularmente no caso de emprego de torre.
:arrow: Na dita versão o tale de subchassis será eliminado, o que rebaixará a VTR e portanto melhorará também a estabilidade lateral.
Estabilidade longitudinal: isto não é um problema.

Um 8X8 tem as seguintes vantagens em relação a um 6X6 (considerando uma mesma familia de veiculos):

melhor capacidade QT (pode se deslocar sobre terreno ruim a maior velocidade);

maior capacidade de carga.

Gostaria de saber de onde você tirou a informação da remoção do sub chassis!!!

Se se remove do 8X8, porque não do 6X6?

Em sumo: estou totalmente confuso com suas opiniões!

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3145 Mensagem por Túlio » Qua Set 26, 2012 1:33 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Túlio escreveu:Dois detalhes:
:arrow: A versão 8 x 8 melhora a estabilidade longitudinal, particularmente no caso de emprego de torre.
:arrow: Na dita versão o tale de subchassis será eliminado, o que rebaixará a VTR e portanto melhorará também a estabilidade lateral.
Estabilidade longitudinal: isto não é um problema.

Um 8X8 tem as seguintes vantagens em relação a um 6X6 (considerando uma mesma familia de veiculos):

melhor capacidade QT (pode se deslocar sobre terreno ruim a maior velocidade);

maior capacidade de carga.

Gostaria de saber de onde você tirou a informação da remoção do sub chassis!!!

Se se remove do 8X8, porque não do 6X6?

Em sumo: estou totalmente confuso com suas opiniões!

Bacchi

Também me enrolei agora: tinha lido isso em algum lugar mas não salvei, pesquisei e necas. Assim, retiro o que disse, apresentando minhas desculpas aos colegas, já que não posso provar o que disse... :oops: :oops: :oops: :oops:




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3146 Mensagem por jauro » Qua Set 26, 2012 6:07 pm

Uma pergunta aos amigos...
Aonde esses Urutus foram reformados? São aqueles da Engemotors?
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3147 Mensagem por irlan » Qua Set 26, 2012 6:23 pm

OS URUTUS passaram por quais mudanças?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3148 Mensagem por jauro » Qua Set 26, 2012 7:29 pm

irlan escreveu:OS URUTUS passaram por quais mudanças?
Mudança nenhuma, só revisão e manutenção.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3149 Mensagem por Lywis » Qua Set 26, 2012 8:25 pm

jauro escreveu:
irlan escreveu:OS URUTUS passaram por quais mudanças?
Mudança nenhuma, só revisão e manutenção.
Foram acrescentadas as lâminas do tipo "bulldozer" e uma das viaturas foi convertida em ambulância. Fora isto é o que o amigo disse (revisão e manutenção) e claro uma pintura novinha :D




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3150 Mensagem por Leandro RQ » Qui Set 27, 2012 12:17 am

Lywis escreveu:
jauro escreveu: Mudança nenhuma, só revisão e manutenção.
Foram acrescentadas as lâminas do tipo "bulldozer" e uma das viaturas foi convertida em ambulância. Fora isto é o que o amigo disse (revisão e manutenção) e claro uma pintura novinha :D
Obrigado pelas informações.
A pintura novinha me enganou. hehehe




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