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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 11:37 pm
por Mapinguari
PRick escreveu:
Santiago escreveu:

Imagem

Falta pilone para 4 tanques nesta configuração.

Os dois pilones externos estão ocupados com as 4 LGBs (de 500lb cada)
Restam os dois internos e o central, o que da para 3 tanques.

[]s
Vou repetir:

Rafale C(ferry range)
A. > 2,100 km (*01)
B. 3,704 km+ (*02)

*01: clean fighter with internal fuel only.
*02: Ferry range of Rafale C with four tank (6,600 L) + MICA*8 --> 3,704 km


# Rafale C(combate radius):
A. 1,100 km with three tanks (4,300 L), four MICA AAMs, and twelve 1,000 Ib bombs.
B. 1,480 km with three tanks (6,000 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs
C. 1,830 km with two CFTs (2,300 L), three tanks (5,700 L), two SCALP-EG and two MICA AAMs.
D. 1,850 km with four tanques(6,600 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs.

Existem ainda outras configurações, com o tanque de 3000 litros e CFT´s. Segundo o fabricante, o Rafale pode decolar com até 10.800 litros de combustível!!!

[]´s
Mas com CFTs + tanques, não é?
Você sabe qual é a carga máxima de armas com essa quantidade de combustível, PRick?
Não é troça, é para saber, mesmo. Estou escrevendo um artigo sobre o caça escolhido pelo Brasil. :-)
E, por favor, cite a fonte.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 12:08 am
por Enlil
Justin Case escreveu:Amigos, boa noite.

Sou novo neste fórum, embora alguns provavelmente já tenham visto meus comentários em outros ambientes.
Além de aprender, espero contribuir com informações e comentários que possam alimentar discussões sadias.
Sobre a configuração de tanques externos do Rafale, sugiro verificar o link abaixo, que traz informações a respeito do assunto, incluindo a disponibilidade de "conformal tanks".

http://www.dassault-aviation.com/filead ... e_nr_2.pdf

Abraço a todos,

Justin
Seja bem-vindo Justin Case!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 12:32 am
por Matheus
Mapinguari escreveu:
Matheus escreveu:Faz tempo que bato na mesma tecla....americanos, ingleses, franceses, russos, alemães, italianos, etc....são tudo burrinho. Constroem grandes e caros bimotores que no fim são equivalente ou até piores que os pequenos monomoteres. Espertinhos estes suecos!
Sim, são muito espertos. Principalmente quando esse monomotor nada fica devendo em performance a esses bimotores, não acha?
Sim, tanto que estão vendendo aos tarros este avião...coitados dos outros engenheiros, devem ter se formado naquela faculdade da loira xingada....rsrsrsrs

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 12:35 am
por AlbertoRJ
Mapinguari escreveu:
PRick escreveu: Vou repetir:

Rafale C(ferry range)
A. > 2,100 km (*01)
B. 3,704 km+ (*02)

*01: clean fighter with internal fuel only.
*02: Ferry range of Rafale C with four tank (6,600 L) + MICA*8 --> 3,704 km


# Rafale C(combate radius):
A. 1,100 km with three tanks (4,300 L), four MICA AAMs, and twelve 1,000 Ib bombs.
B. 1,480 km with three tanks (6,000 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs
C. 1,830 km with two CFTs (2,300 L), three tanks (5,700 L), two SCALP-EG and two MICA AAMs.
D. 1,850 km with four tanques(6,600 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs.

Existem ainda outras configurações, com o tanque de 3000 litros e CFT´s. Segundo o fabricante, o Rafale pode decolar com até 10.800 litros de combustível!!!

[]´s
Mas com CFTs + tanques, não é?
Você sabe qual é a carga máxima de armas com essa quantidade de combustível, PRick?
Não é troça, é para saber, mesmo. Estou escrevendo um artigo sobre o caça escolhido pelo Brasil. :-)
E, por favor, cite a fonte.

Mapinguari,

Essas duas tabelas criadas pelo Sistemas de Armas ajudam a compreender como caças mais pesados levam vantagem na relação carga bélica/alcance:

Imagem
Imagem

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html


Abraços

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 12:47 am
por PRick
Mapinguari escreveu:
PRick escreveu: Vou repetir:

Rafale C(ferry range)
A. > 2,100 km (*01)
B. 3,704 km+ (*02)

*01: clean fighter with internal fuel only.
*02: Ferry range of Rafale C with four tank (6,600 L) + MICA*8 --> 3,704 km


# Rafale C(combate radius):
A. 1,100 km with three tanks (4,300 L), four MICA AAMs, and twelve 1,000 Ib bombs.
B. 1,480 km with three tanks (6,000 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs
C. 1,830 km with two CFTs (2,300 L), three tanks (5,700 L), two SCALP-EG and two MICA AAMs.
D. 1,850 km with four tanques(6,600 L), four MICA AAMs, and four 500 Ib GBU-12 LGBs.

Existem ainda outras configurações, com o tanque de 3000 litros e CFT´s. Segundo o fabricante, o Rafale pode decolar com até 10.800 litros de combustível!!!

[]´s
Mas com CFTs + tanques, não é?
Você sabe qual é a carga máxima de armas com essa quantidade de combustível, PRick?
Não é troça, é para saber, mesmo. Estou escrevendo um artigo sobre o caça escolhido pelo Brasil. :-)
E, por favor, cite a fonte.

Uma boa pergunta, não podemos esquecer que o fabricante diz que a célula atual tem a capacidade para elevar seu peso máximo para 27 toneladas, e atualmente está limitado em 24,5.

Considerando que o Rafale C F-3+ tem um peso vazio de por volta de 10,2 toneladas, para chegar até 24,5 seriam umas 14,3 toneladas. Os 10.800 litros de combustível dá cerca de 8,7 toneladas, assim seriam umas 19,2 toneladas= piloto+combustível, ainda sobram incríveis 5,3 toneladas de carga!

Seriam então 02 CFT´s + 5 pontos molhados(ocupados com tanques sub-alares) o Rafale ainda possui 8 pontos extras livres(dado que existem 02 pontos na linha central) do total de 14 sub-alares, com tudo isso de combustível.

Os 08 pontos restantes são; 02 nas pontas das asas, 02 debaixo das entradas de ar, 02 nas raízes das asas e 02 perto das pontas das asas. Desses 04 podem levar apenas mísseis ar-ar, outros 02 levam até 250 kgs de carga ou misseis ar-ar e 02 até 250 kgs ou pods. O que daria umas 1,6 toneladas de armamento, aproximadamente, então, teríamos um Rafale decolando com 04 Micas ou equivalentes, 04 MK 82 burras ou 03 Mk 82 guiadas e um pod, além dos 10.800 litros de combustível, com um peso total de apenas 20,8 toneladas ! Em modo ar-ar poderiam ser 06 Micas e 02 Meteors. Nunca foi divulgado o raio de combate com essa configuração, mas creio que estará acima de 2000 kms!

O alcance de translado(ferry range) com 10.800 litros e sem cargas externas, também nunca foi divulgado e nem sei se um Rafale fez algum teste assim. Creio que nesse caso daria para chegar a 4.500 kms ou mais! :shock: :shock:

Com 14 pontos duros, sendo 05 molhados e ainda 02 estações para CFT´s, o Rafale alcança números impressionantes nessa área, é um dos pontos mais significativos do projeto.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 1:38 am
por Mapinguari
Matheus escreveu:
Mapinguari escreveu: Sim, são muito espertos. Principalmente quando esse monomotor nada fica devendo em performance a esses bimotores, não acha?
Sim, tanto que estão vendendo aos tarros este avião...coitados dos outros engenheiros, devem ter se formado naquela faculdade da loira xingada....rsrsrsrs
A versão atual já vendeu mais do que o Rafale, Matheus.
Não se trata de se monomotor ou bimotor, mas de cumprir a missão. Achar que só porque um caça é maior e bimotor é automaticamente superior a um caça monomotor é um erro de avaliação grave. É disso que estou falando.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 1:44 am
por Mapinguari
PRick escreveu:
Mapinguari escreveu: Mas com CFTs + tanques, não é?
Você sabe qual é a carga máxima de armas com essa quantidade de combustível, PRick?
Não é troça, é para saber, mesmo. Estou escrevendo um artigo sobre o caça escolhido pelo Brasil. :-)
E, por favor, cite a fonte.

Uma boa pergunta, não podemos esquecer que o fabricante diz que a célula atual tem a capacidade para elevar seu peso máximo para 27 toneladas, e atualmente está limitado em 24,5.

Considerando que o Rafale C F-3+ tem um peso vazio de por volta de 10,2 toneladas, para chegar até 24,5 seriam umas 14,3 toneladas. Os 10.800 litros de combustível dá cerca de 8,7 toneladas, assim seriam umas 19,2 toneladas= piloto+combustível, ainda sobram incríveis 5,3 toneladas de carga!

Seriam então 02 CFT´s + 5 pontos molhados(ocupados com tanques sub-alares) o Rafale ainda possui 8 pontos extras livres(dado que existem 02 pontos na linha central) do total de 14 sub-alares, com tudo isso de combustível.

Os 08 pontos restantes são; 02 nas pontas das asas, 02 debaixo das entradas de ar, 02 nas raízes das asas e 02 perto das pontas das asas. Desses 04 podem levar apenas mísseis ar-ar, outros 02 levam até 250 kgs de carga ou misseis ar-ar e 02 até 250 kgs ou pods. O que daria umas 1,6 toneladas de armamento, aproximadamente, então, teríamos um Rafale decolando com 04 Micas ou equivalentes, 04 MK 82 burras ou 03 Mk 82 guiadas e um pod, além dos 10.800 litros de combustível, com um peso total de apenas 20,8 toneladas ! Em modo ar-ar poderiam ser 06 Micas e 02 Meteors. Nunca foi divulgado o raio de combate com essa configuração, mas creio que estará acima de 2000 kms!

O alcance de translado(ferry range) com 10.800 litros e sem cargas externas, também nunca foi divulgado e nem sei se um Rafale fez algum teste assim. Creio que nesse caso daria para chegar a 4.500 kms ou mais! :shock: :shock:

Com 14 pontos duros, sendo 05 molhados e ainda 02 estações para CFT´s, o Rafale alcança números impressionantes nessa área, é um dos pontos mais significativos do projeto.

[]´s
Nisso eu tenho que concordar, PRick. Um ponto em que o Rafale, por ser maior e bimotor leva vantagem sobre o Gripen NG é o fato de ter mais folga para crescimento. Isso não significa que um monomotor não possa crescer. O próprio NG é um evolução de um caça monomotor com motor mais potente e maiores capacidades, mas o exemplo mais notável que me vem à mente é o caso do F-16, que passou de um caça leve no caso do F-16A/B dos primeiros Blocks, para um caça médio, nas últimas versões F-16C/D (Blocks 40 em diante e, principalmente, 50/52/60).

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 1:55 am
por Mapinguari
AlbertoRJ escreveu:
Mapinguari,

Essas duas tabelas criadas pelo Sistemas de Armas ajudam a compreender como caças mais pesados levam vantagem na relação carga bélica/alcance:

Imagem
Imagem

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... intro.html


Abraços
Alberto,

Esse tipo de comparação não tem valor prático. Serve apenas para conhecer alguns dados sobres os caças de modo tabulado.
Para que seja uma comparação válida, é preciso estabelecer um carga padrão, e uma missão comum, como por exemplo uma missão de interdição com 4 LGB de 500 kg+4 Mísseis+POD de Orientação+Munição para canhão, comparando os valores entre as aeronaves diferentes.
Ou então especificar uma carga de mísseis ar-ar numa missão de Patrulha Aérea de Combate a determinada distância da Base e saber qual é o tempo sobre o alvo.
Do jeito que a tabela do site está estruturada, fica parecendo uma tabela comparando banana com maçã, com laranja e com melancia.
É preciso ter cuidado com esse tipo de comparação, senão fica parecendo Super Trunfo.
Mas concordo que o Rafale ganhará muito quando estiver com novos motores, mais potentes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 3:20 am
por bcorreia
Mapinguari escreveu:
Nisso eu tenho que concordar, PRick. Um ponto em que o Rafale, por ser maior e bimotor leva vantagem sobre o Gripen NG é o fato de ter mais folga para crescimento. Isso não significa que um monomotor não possa crescer. O próprio NG é um evolução de um caça monomotor com motor mais potente e maiores capacidades, mas o exemplo mais notável que me vem à mente é o caso do F-16, que passou de um caça leve no caso do F-16A/B dos primeiros Blocks, para um caça médio, nas últimas versões F-16C/D (Blocks 40 em diante e, principalmente, 50/52/60).
Acho meio complicado comparar só pela quantidade de motores sem levar em consideração a potência desses motores também, o motor do Gripen tem uma potência bem próxima da de cada motor to F18 e Rafale, enquanto o motor do F16 sozinho deve ter coisa de ~80% da potência combinada dos dois motores do F18 ou Rafale, enquanto o motor do F35 sozinho tem potência maior do que essas duas, levando em conta que esses dois não possuem o dobro do peso do Gripen, creio que essa relação peso/potência seja um fator importante na comparação.

Creio que você citaria que o NG viria com um motor 20% mais forte, mas dai também existiria a questão dos M88-3 (ou -4, não lembro agora :oops: ), que também teria coisa de 20% a mais de potência que os atuais.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 5:49 am
por Rodrigoiano
Skyway escreveu:Não gente, não vale a pena.

Quem está aqui nesse fórum a anos, assim como eu, percebe facilmente o clima atual, percebe tambem como o pessoal de fora está vendo o nosso DB.

Bom..nosso normal era ter discussões de alto nível, levando aos tópicos não nossa opinião pessoal, mas fatos ou indícios de fatos colhidos na internet ou na vida pessoal, juntar todo esse conhecimento aqui e tentar chegar a um conhecimento maior sobre o assunto. Isso começou a se perder quando nessa equação foi inserida a "torcida" acima de tudo. Até aí tudo bem...afinal vivíamos sempre com a certeza de que o FX podia no final pender para qualquer direção, e isso "justificava" as discussões entre torcidas, onde uma tentava sempre mostrar como seu caça era melhor, como se o governo comprasse o vetor com base no nosso fórum.

Enquanto essas discussões estavam no mesmo nível do resto do fórum, estavam sendo conduzidas com respeito, tudo estava bem. Aí alguem puxou a descarga e a coisa toda desceu.

Discussões entre torcidas agora eram acompanhadas de xingamentos, ironias e sarcasmos a perder de vista, e conseqüentemente letras verdes.

E o nível foi baixando...

Membros foram expulsos, membros se retiraram por vontade própria e outros simplesmente passaram a ser ignorados, por tão ocupadas que estavam as torcidas(panelinhas) em discutir entre si.

E junto com o nível, a reputação do FDB foi baixando...

Até que um dia, igual aquela criança que enche o saco, grita e esperneia que quer por que quer ver TV a meia noite acaba cansando de tanto berrar e invariavelmente dorme feito uma pedra...as panelinhas cansaram. As discussões pararam. O que parecia ser o fim de um problema para o DB, era na verdade a pedra em cima da reputação. O silêncio vinha da falta de idéia, da falta de rumo.

Mas algo começou a acontecer..as pessoas começaram a aproveitar o espaço vazio para raciocinar de acordo com a realidade atual do assunto, e do zero as boas discussões começaram a voltar e dessa vez acompanhadas de uma noção melhor fundamentada. E as panelinhas se mostraram sem força, quase moribundas. Criou-se um senso comum parecido com a famosa frase "Não importa se a mula manca eu quero é rosetar", não precisamos nos matar pra torcer que o FX acabe escolhendo esse ou aquele avião, precisamos nos matar pra torcer que o FX acabe escolhendo ALGUM AVIÃO!

Notícias passaram a ser discutidas com um comprometimento incrível por muitos daqui do DB, e a coisa parecia querer voltar ao bom rumo.

Mas tem gente que nem botando uma Juliana Paes nua na frente em um quarto de motel entende o que se passa.

E insistem nessa visão limitada de "meu pinto é maior!", ou "meu pinto é menor mas é mais eficiente!"...Trava todas as discussões importantes, trava tópicos. Semeia uma "briguinha" ridícula de 4ª série em um espaço digno de faculdade. E isso mancha, e isso queima.

A reputação do DB, ao contrário do nível interno, não tem subido sob os olhos de quem nos observa de fora. Simplesmente por que esse alto nível interno não consegue ser desenvolvido por mais de duas páginas por tópico. Nós, que estamos aqui todo dia a anos, sabemos que essa vontade de elevar o DB existe, conseguimos ver essa determinação dos membros mais ativos em trazer de volta discussões relevantes e reais, mas é extremamente broxante ver mensagens tão ridículas contestando pensamentos tão elevados.

Não me importa se são pessoas da SAAB, Boeing, FAB, de outros fóruns/blogs ou até pessoas desocupadas que passam o dia enfiadas na frente de uma tela com o único propósito de atrapalhar a obra dos outros por puro prazer infantil...o que me incomoda é ver pessoas dando atenção a esse tipo de gente!

Porra gente, nós somos maiores que isso. Nós não precisamos sequer responder certas coisas...somos o Fórum Defesa Brasil, espaço visitado e observado por gente grande e que faz diferença. Nós podemos nos sentir no direito de ignorar essa gente.

Nós temos é que dar o valor necessário a esse espaço, reconhecer a projeção que o Fórum Defesa Brasil tem e com isso manter sempre nosso nível lá em cima. Não existe outro espaço na internet brasileira com esse potencial, não existe outro lugar que tenha mais de 2mil páginas de discussão só sobre um assunto! Vamos abrir os olhos pro tamanho do DB, e passar a agir de acordo com isso.

Dessa forma, naturalmente essas pessoas que só estão aqui para atrapalhar vai desaparecer, afinal não vão conseguir acompanhar nosso ritmo. :wink:

Meus 1 centavo e meio...

Um abraço!
Parabéns Leonardo!

Grande abraço!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 5:54 am
por Rodrigoiano
Marino escreveu:
Santiago escreveu:Se o que ele diz é verdade e grave, entende-se as razões da FAB...

Conectado ele parece ser...
Professor DO ALTO-COMANDO DA MARINHA... :lol: :lol: :lol:
Prezado Marino, tá aprendendo muito com as aulas?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

É cada uma... :twisted: :mrgreen:

Grande abraço comandante!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 6:22 am
por P44
bcorreia escreveu:Acabei de pegar a Veja dessa semana aqui para ler, e veio na contra capa uma propaganda da Saab/Gripen NG
Impressionante! COmo é possivel, numa publicação tão edónea e independente 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 6:53 am
por Rodrigoiano
Thor escreveu:
Rodrigoiano escreveu:Parabéns aos posts dos prezados Prick e Thor, pois, antes de concluir serem conflitantes, são, sim, de extrema qualidade, podendo servir de contraponto de alto nível um ao outro!!

Grande abraço!
Valeu conterrâneo da terra do pequi.
Se o texto pegou uma conotação de conflitante, não foi meu objetivo, apenas procuro passar um pouco da experiência vivida ao longo de mais de 20 anos na FAB e umas 4000hs somente na área operacional. Cabe a cada um saber filtrar e absorver algum conhecimento que ache válido. Tenho certeza que se algum dia, por exemplo, o CM falar como funciona dentro da falecida, vai ter um carinho especial com a mensagem, bem como os advogados em sua área jurídica, os matemáticos em suas faculdades, o Marino quando fala da doutrina de Marinha, o Pifer quando fala da aviação no EB e por ai vai. Isso que é bom de ver nesse grande grupo que é o DB.
Abraços
Prezado Thor, o conflitante não foi no sentido de divergência. Foi na interpretação que fiz de que o do nobre Prick ter defendido que a questão custo não deve ser crucial pelo que o país deve se tornar, ao passo que o seu, justamente pela experiência fabiana, se mostrou mais preocupado com a questão custos. Não foi, destarte, conflitante no sentido de gerar briga/conflito, mas de mostrarem soluções/perspectivas por um prisma diferente.

Grande abraço!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 7:52 am
por Túlio
Essa tabela para mim é nitidamente pró-Flanker (parcial, portanto) e despreza vários outros caças, que aparentemente estão ali só como figurantes. O Gripen ali é A ou C e perde até para o F-5 em raio de ação x carga de bombas, é só ver, o F-5 leva quatro vezes mais bombas (na tabela diz que são 4000 lbs para CINCO Mk-83 de 1000 lbs) e incrivelmente não leva o seu indefectível tanque ventral (a quinta bomba de 1000 lbs que não pesa nada aparentemente ocupou o seu lugar). A intenção de comparação me leva a crer que é entre Flanker, Typhoon e Rafale. Ah, este último tem apenas um canhão, como os outros dois mas o peso piloto + munição é mais de cem quilos maior. Deve ser um Rafale BIPLACE com um 2P balofo necessitando urgentemente de uma dieta: mais de cem quilos, POWS!!!

O Flanker decola sem nenhum combustível externo, claro. O Typhoon com dois tanques e o Rafale com três, maiores, mais pesados e com maior arrasto que os do EFA. Só que, enquanto os outros dois conduzem 4 bombas de 1000 lbs o Rafale conduz DOZE de 500 lbs: mais 50% de carga e sei lá quanto arrasto extra, mas deve ser um bocado. Assim, o Flanker, praticamente limpo, só com 4 bombas e dois AAMs, despeja sua carga AS a 840 nm, o Typhoon despeja sua carga idêntica 40 nm antes e leva seus dois tanques de volta para casa e o Rafale, muito mais carregado, despeja suas doze bombas a 240 nm antes do Flanker e leva seus três tanques de volta. Seria tentador especular:

:arrow: Por que o Rafale que tinha de concorrer em alcance era um biplace com um 2P gordão enquanto seus contendores eram monoplaces?

:arrow: Além disso, por que o Rafale não usou CFTs para reduzir o arrasto? É o único dos três que dispõe disso...

:arrow: Finalmente, por que, mesmo a 'competição' sendo de alcance, o Rafale recebeu uma quantidade três vezes maior de bombas menores, com o consequente maior arrasto, que ainda assim lhe deram uma carga 50% maior que a dos outros dois? Como ficariam os números se ele fosse monoplace e estivesse apenas com seus CFTs e as mesmas quatro Mk-83 dos outros?

Nas buenas, sou Flankeiro mas isso me parece forçar demais e o Flanker NÃO precisa de recursos assim... 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 18, 2010 8:49 am
por AlbertoRJ
A tabela é sim pró-Flanker e contém algumas distorções mas eu a coloquei no intuito de ilustrar que caças menores têm mais restrições na relação carga militar / alcance, o que, na minha opinião, é algo óbvio.
Não encontrei as especificações do Gripen NG, mas Gripen C/D tem um peso máximo de decolagem da ordem de 14t e são 10t a mais no caso do Rafale, quase um outro Gripen! A questão não é ter um ou dois motores, mas que são aeronaves de classes diferentes pelo peso máximo.
Gostaria de saber as especificações técnicas do Gripen NG.

[]'s