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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 6:04 am
por lorp
Olá a todos!

Não sei se aqui é o local ideal para postar isso, mas la vai.

Depois de tanta discussão acerca dos valores dos novos caças, eu fui pesquisar no orçamento da União e fiz uma tabelinha com a evolução do orçamento ano a ano.Também fiz uma pequena projeção do PIb até o ano 2020, para assim, podermos estimar o montante de verbas que nós teremos para as nossas Forças Armadas.

Obs: Todos os números são de fontes oficiais (Câmara dos Deputados e IBGE) e a projeção foi feita com base em estimativas do próprio Governo (inflação de 4,5 % e cresc. do PIB Também de 4,5 % ao ano).
Espero que seja útil!


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 8:11 am
por guilhermecn
lorp escreveu:Olá a todos!

Não sei se aqui é o local ideal para postar isso, mas la vai.

Depois de tanta discussão acerca dos valores dos novos caças, eu fui pesquisar no orçamento da União e fiz uma tabelinha com a evolução do orçamento ano a ano.Também fiz uma pequena projeção do PIb até o ano 2020, para assim, podermos estimar o montante de verbas que nós teremos para as nossas Forças Armadas.

Obs: Todos os números são de fontes oficiais (Câmara dos Deputados e IBGE) e a projeção foi feita com base em estimativas do próprio Governo (inflação de 4,5 % e cresc. do PIB Também de 4,5 % ao ano).
Espero que seja útil!


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Rapaz , muito bacana a tabela :)

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 8:15 am
por Franz Luiz
Caro lorp

Então mesmo no cenário 1 vai haver bem mais verba em 2014 e 2020.
Agora entendo porquê o SNB saiu. Então bimotor também pode.
Um abraço
Franz

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:03 am
por Franz Luiz
Mais que "Ter ou não ter", "Ser ou não ser" é hoje o verdadeiro dilema existencial de nossa FAB.

Todos os caças atendem os requisitos da FAB, foi o que li em todos os lugares.
"Penduremos" então 6 ton de armamento nos cabides dos dois caças e vejamos quem irá mais longe.
Qual degradará menos seu desempenho? Quem irá mais longe na falta do REVO? Em combate
pode ser que não tenhamos sempre o REVO disponível.
Quanto aos motores atuais serem muito mais confiáveis que outrora, concordo mesmo.
Mas coloquemos um bi e um mono em combate e vejamos quem volta após um dos motores ser
atingido por flak ou por estilhaços de um AAM que detone próximo. Ou mesmo por falha do motor
que estará sendo utilizado e manutenido de forma bastante diferente do que em tempos de paz.
Qualquer avião que volte e traga seu piloto é imprescindível para o próximo combate.
Por isso, quando ouço dizer que a FAB vai comprar o avião que ela "poderá" voar pelo custo, fico
muito confuso. Vai adquirir o avião pensando em usá-lo como treinador? Eternamente em paz?
Como aquela junta militar que se preparou para o conflito das Malvinas pensando que os ingleses não viriam?
Então esquece FX3 e compra LIFTs em um TX-1.
Caso haja combate um dia não quero ficar emocionado ao ver fotos de nossos pilotos heróis que deram
a vida pela pátria. Prefiro ler seus relatos de como venceram o inimigo em uma RFA ou ASAS e documentários do Discovery. Como os israelenses.
Por isso, quando dizem que que os três atendem os requisitos da força, me pergunto se estes requisitos
não foram feitos com base na penúria dos anos 90 e não no uso operacional verdadeiro.
Mas será que agora, na hora de escolher, tendo um verdadeiro caça multirole e potente como o RAFALE não
podemos sanar esta visão
inicial limitada e adquirir finalmente algo top de linha, mesmo pagando mais, para implantar finalmente
no país uma defesa efetiva? Algo que vá além de apenas estar montada a doutrina para "quando pudermos
pagar para ter"?
Não estou diminuindo o Gripen NG. Será um caça fantástico quando voar (DEMO ainda não vale, mas por ele já
podemos ver que o avião será muito bom mesmo).
Não estaremos adquirindo um sistema de defesa para o cenário europeu, onde os países têm o tamanho dos menores
estados do Brasil. E ainda temos o Atlântico todo para voarmos.
Agora por favor. Vamos parar com esta história de avião brasileiro. De avião construído no país. Os representantes da SAAB
já deixaram bem claro e de forma honesta no congresso que nada será fabricado aqui com apenas 36.
Nem Rafale, nem F-18. Vamos falar a verdade e pronto. Todos serão montados (no máximo) em alguma porcentagem.
Ou então que se anuncie logo os 120 e acabemos com esta história. Aí sim poderá se falar em fabricação. Sem isto, por
favor, sejamos mais realistas na propaganda senão o CONAR pega os Srs.
Abraços
Franz

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:04 am
por P44
cabeça de martelo escreveu:Soul... não te stresses pá! O homem quer falar; tu já deste a tua opinião sobre ele, agora quem quer comer o que ele quer dar, que a g u e n te. Eu do pouco que li, já deu para tirar as minhas ilações em relação ao individuo em questão.

x2

não se deve dar importância a gente que não a merece.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:11 am
por Franz Luiz
Esta é para vermos com quem teremos mais chances de nos embatermos e quem está disposto a nos apoiar.
Os tempos estão a mudar, mas muito será como sempre vimos.
Um abraço
Franz
______________________________________________________
Brasil vai ficar ao menos mais cinco anos no Haiti, diz Jobim

O ministro Nelson Jobim (Defesa) informou neste sábado que o Brasil deverá ficar por ao menos mais cinco anos no Haiti, já que os brasileiros deverão colaborar com a reconstrução do país caribenho após o terremoto que o devastou na terça-feira.

Segundo Jobim, é certo que o Brasil permanecerá mesmo após terminar o período pelo qual o país se comprometeu a compor a Minustah (Missão de Paz da ONU no Haiti), que se encerra em 2011.

“Não vejo menos de cinco anos [de extensão da permanência das tropas], tem que se reconstruir o país”, disse o ministro durante visita ao Ciop (Centro de Instrução de Operações de Paz) da Vila Militar, na zona Oeste do Rio, onde se encontrou com militares que estão em treinamento para poderem embarcar para o Haiti.

Jobim afirmou ainda que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentar as atribuições das tropas brasileiras no Haiti. Jobim citou como exemplo aumentar as atribuições de engenharia das tropas, para que possam ajudar no processo de reconstrução do país após o terremoto de magnitude 7 que devastou a capital Porto Príncipe e matou milhares de pessoas, incluindo 17 brasileiros.

O ministro disse que as tropas brasileiras no país, cerca de 1.300, precisam de maior poder de ação para execução de obras no país caribenho. Ele não citou quais seriam outras atribuições que as tropas brasileiras ganhariam, mas disse que não há previsão para o envio de mais soldados ao Haiti –mesmo diante do anúncio de Washington de que enviará entre 9.000 e 10 mil militares para trabalhar na distribuição de medicamentos e na manutenção da ordem pública no país –uma tarefa que estava, até então, a cargo das tropas da ONU e sob o comando dos militares brasileiros.

“Se houver a mudança no mandato, a parte de engenharia terá muito mais atribuições”, explicou Jobim. “O orçamento da Minustah é voltado para a segurança, e uma das alterações que vamos pedir na ONU é pela destinação de verbas para obras de engenharia. Queremos participar do processo de reconstrução.”

Segundo previsões feitas pela CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e pelo governo haitiano, entre 70% e 75% das edificações de Porto Príncipe foram destruídas pelo terremoto.
Comando

Jobim (Defesa) disse disse que, a despeito do envio de 10 mil militares americanos, o Brasil permanecerá no comando da missão de paz no Haiti.

Ele admitiu que as tropas americanas têm como princípio não aceitar ordens de outro país, mas ressaltou que um memorando firmado com os Estados Unidos reitera o Brasil no controle da missão de pacificação no Haiti.

“Nossas tropas seguem coordenando, embora os americanos não aceitem ser comandados por outro país. Isso foi definido no memorando. O Brasil mantém o controle”, disse.

O ponto que mais irritou os brasileiros em relação à ação americana foi o controle do aeroporto de Porto Príncipe. Os EUA controlam o local desde quinta-feira –ontem o governo haitiano repassou oficialmente o controle aos americanos– e desde então os pousos no local foram restringidos.


Devido ao problema, cinco aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) que chegariam ontem ao Haiti com mantimentos não receberam autorização para pousar –três deles ficaram em Santo Domingo (República Dominicana), enquanto outros dois ficaram em Boa Vista (RR). Apenas hoje eles conseguiram chegar a Porto Príncipe.

FONTE: Folha Online

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:15 am
por Franz Luiz
Para completar:

______________________________________________
Brasil quer manter comando nas operações da ONU no Haiti

Após a tragédia que atingiu o país caribenho, o Itamaraty trabalha agora para que o Brasil continue na liderança da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah). Prevista para acabar em outubro do ano passado, a missão foi estendida até o próximo mês de outubro. Se previsão do Ministério das Relações Exteriores se confirmar, com o terremoto de 7.3 na escala Richter que devastou o país na última terça-feira, a missão será estendida por tempo indeterminado. Na leitura da diplomacia brasileira, o país já demonstrou que está apto para comandar os esforços internacionais de auxílio ao Haiti. A afirmação foi feita ao JB por interlocutor de elevado posto no Itamaraty.

O reconhecimento francês, comprovado pelo pedido do presidente Nicolas Sarkozy para que o Brasil reconstrua o Haiti, juntamente com a França, os Estados Unidos e o Canadá, é um dos exemplos apontados pela diplomacia brasileira como sinal do respeito internacional que o Brasil conquistou desde que assumiu o comando da força de segurança no Haiti. Na visão da chancelaria brasileira, o fato de que as missões internacionais não se concentram mais apenas na questão da manutenção da ordem pode alavancar ainda mais o papel desempenhado pelo país no cenário internacional..........

Link completo:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... Haiti.html


Um abraço
Franz

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:17 am
por P44
IAG Podcast: Review of Current Combat Aircraft Markets

- Brazil and UAE look good for Rafale.
- Kuwait chief staff air force is very pro-Rafale.
- In Switzerland , the Rafale is on top of the technical selection.
- F18 is the leading contender in India.

http://iagblog.podomatic.com/player/web ... 2_44-08_00

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:39 am
por kirk
Ilya Ehrenburg escreveu:
kirk escreveu: BELA PERGUNTA, Luiz Bastos !!!

NÃO TENHO DÚVIDAS :

Considerando,

- que o Gripen-BR foi fabricado no Brasil, já com todo o armamento do nosso inventário TOTALMENTE integrado, "nasceu" tbm integrado aos nossos EW´s, ao Link-BR, com um Superior Data-Link cujos rádios alcançam cerca de 500 kms, em comunicação de dados, inclusive transmissão de imagens em tempo real, dando ao piloto TOTAL conciencia situacional do teatro, proporcionando superior interoperalidade entre os Gripens e os demais caçadores da FAB, linkados também com radares em terra (móveis e fixos), integrados tbm ao sistema de defesa anti-aérea, bem como com sistema de defesa naval da amazônia e o EB ... um verdadeiro NCW, com robusto sistema de autoproteção IR, IFF, etc ...

- que os pilotos treinaram o DOBRO de horas ou mais, em razão dos adequados custos operacionais, bem como, temos uma quantidade de aeronaves suficientes para o nosso tamanho tambem em razão dos custos de aquizição do equipamento ...

- que não necessita de "trocentos" tanques subalares para chegar ao objetivo, mantendo em toda a operação baixo índice de RCS, em supercruise sem chamar a atenção dos bolivarianos com queima de pós-combustores, sendo também uma máquina de fácil operacionalidade e rápido rearmamento ...

- que é BRASILEIRO Made-in-Brazil, by Embraer ...e que os Sukoys do Chaveco não são páreo para os GRIFOS ...

NÃO HÁ A MENOR DÚVIDA ... MINHA EQUIPE DECOLARÁ DE ... GRIPEN-BR !!!

http://translate.google.com/translate?h ... m.br&twu=1

Sds
kirk

É por isso que aposto nos Romulanos...

Sr. Kirk,
o senhor deu a vitória aos inimigos que nos atacavam, ao escolher uma aeronave fantasma.
Aliás, a versão existente, seria incapaz de barrar o enorme interceptador dos Urais... A única aeronave com chance de vitória, na simulação proposta, é a gaulesa.
O ENORME interceptador dos Urais, tem um ENORME RCS e um radar deficiente que utiliza excesso de energia para "enxergar" parecendo aos radares brasileiros e aos E-99 como uma "arvore de natal", serão alvos voadores do Gripen-BR, e cairão como pipoca.

Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:47 am
por Matheus
Faz tempo que bato na mesma tecla....americanos, ingleses, franceses, russos, alemães, italianos, etc....são tudo burrinho. Constroem grandes e caros bimotores que no fim são equivalente ou até piores que os pequenos monomoteres. Espertinhos estes suecos!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:57 am
por Penguin
P44 escreveu:IAG Podcast: Review of Current Combat Aircraft Markets

- Brazil and UAE look good for Rafale.
- Kuwait chief staff air force is very pro-Rafale.
- In Switzerland , the Rafale is on top of the technical selection.
- F18 is the leading contender in India.

http://iagblog.podomatic.com/player/web ... 2_44-08_00
No processo mais exaustivo e complexo, onde as aeronaves são testadas in loco, nos mais diversos ambientes, em áreas deserticas, em áreas tropicais humidas e em zonas de altitude elevada, com cargas de armamentos, qual é o proferido?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 9:59 am
por P44
Santiago escreveu:
P44 escreveu:IAG Podcast: Review of Current Combat Aircraft Markets

- Brazil and UAE look good for Rafale.
- Kuwait chief staff air force is very pro-Rafale.
- In Switzerland , the Rafale is on top of the technical selection.
- F18 is the leading contender in India.

http://iagblog.podomatic.com/player/web ... 2_44-08_00
No processo mais exaustivo e complexo, onde as aeronaves são testadas in loco, nos mais diversos ambientes, em áreas deserticas, em áreas tropicais humidas e em zonas de altitude elevada, com cargas de armamentos, qual é o proferido?
por essa ordem de ideias o gripen NÃO SERÁ DE CERTEZA!

Mas oiça o que o fulano diz , carregando no link

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 10:03 am
por kirk
P44 escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Soul... não te stresses pá! O homem quer falar; tu já deste a tua opinião sobre ele, agora quem quer comer o que ele quer dar, que a g u e n te. Eu do pouco que li, já deu para tirar as minhas ilações em relação ao individuo em questão.

x2

não se deve dar importância a gente que não a merece.
Você também é Português ?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 10:26 am
por kirk
Franz Luiz escreveu:Mais que "Ter ou não ter", "Ser ou não ser" é hoje o verdadeiro dilema existencial de nossa FAB.

Todos os caças atendem os requisitos da FAB, foi o que li em todos os lugares.
"Penduremos" então 6 ton de armamento nos cabides dos dois caças e vejamos quem irá mais longe.
Qual degradará menos seu desempenho? Quem irá mais longe na falta do REVO? Em combate
pode ser que não tenhamos sempre o REVO disponível.
Quanto aos motores atuais serem muito mais confiáveis que outrora, concordo mesmo.
Mas coloquemos um bi e um mono em combate e vejamos quem volta após um dos motores ser
atingido por flak ou por estilhaços de um AAM que detone próximo. Ou mesmo por falha do motor
que estará sendo utilizado e manutenido de forma bastante diferente do que em tempos de paz.
Qualquer avião que volte e traga seu piloto é imprescindível para o próximo combate.
Por isso, quando ouço dizer que a FAB vai comprar o avião que ela "poderá" voar pelo custo, fico
muito confuso. Vai adquirir o avião pensando em usá-lo como treinador? Eternamente em paz?
Como aquela junta militar que se preparou para o conflito das Malvinas pensando que os ingleses não viriam?
Então esquece FX3 e compra LIFTs em um TX-1.
Caso haja combate um dia não quero ficar emocionado ao ver fotos de nossos pilotos heróis que deram
a vida pela pátria. Prefiro ler seus relatos de como venceram o inimigo em uma RFA ou ASAS e documentários do Discovery. Como os israelenses.
Por isso, quando dizem que que os três atendem os requisitos da força, me pergunto se estes requisitos
não foram feitos com base na penúria dos anos 90 e não no uso operacional verdadeiro.
Mas será que agora, na hora de escolher, tendo um verdadeiro caça multirole e potente como o RAFALE não
podemos sanar esta visão
inicial limitada e adquirir finalmente algo top de linha, mesmo pagando mais, para implantar finalmente
no país uma defesa efetiva? Algo que vá além de apenas estar montada a doutrina para "quando pudermos
pagar para ter"?
Não estou diminuindo o Gripen NG. Será um caça fantástico quando voar (DEMO ainda não vale, mas por ele já
podemos ver que o avião será muito bom mesmo).
Não estaremos adquirindo um sistema de defesa para o cenário europeu, onde os países têm o tamanho dos menores
estados do Brasil. E ainda temos o Atlântico todo para voarmos.
Agora por favor. Vamos parar com esta história de avião brasileiro. De avião construído no país. Os representantes da SAAB
já deixaram bem claro e de forma honesta no congresso que nada será fabricado aqui com apenas 36.
Nem Rafale, nem F-18. Vamos falar a verdade e pronto. Todos serão montados (no máximo) em alguma porcentagem.
Ou então que se anuncie logo os 120 e acabemos com esta história. Aí sim poderá se falar em fabricação. Sem isto, por
favor, sejamos mais realistas na propaganda senão o CONAR pega os Srs.
Abraços
Franz
Franz, Bom Dia!

Gostei de seu comentário, não concordo, porém respeito!

Me permita 2 pitacos!

"Não estaremos adquirindo um sistema de defesa para o cenário europeu"

O Rafa tbm foi construído para o cenário Europeu, o NG foi idealizado a partir do FX-1, ocasião em que foi bem avaliado e a FAB apontou a deficiencia de autonomia, o alcance do Rafa não está oficialmente divulgado, não aos detalhes (como é de praxe os franceses não divulgam nada), somente sabemos sobre um alegado raio de combate de 1.850 km, não sabemos com que configuração QUANTOS tanques sub-alares, qual o tempo "on-station", não sabemos nada, diferentemente da proposta suéca que sabemos :

-Raio de combate de 1300 km (700mn)
-Configuração de combate aéreo e patrulha
-30 Min "on-station"
-4 BVR
-2 WVR
-1 tank subalar (central)

Alcace 4000 km (2200 mn)

Veja nos slides abaixo do link

http://www.defesabrasil.com.br/site/not ... z-saab.php

"Os representantes da SAAB já deixaram bem claro e de forma honesta no congresso que nada será fabricado aqui com apenas 36."

Não foi isso que o repres da SAAB disse, veja :

A proposta da SAAB prevê que a fabricação e montagem das 36 aeronaves Gripen NG Brasil serão feitas no Brasil. A produção no Brasil está prevista no processo de desenvolvimento da aeronave, com os custos dessa instalação já incluídos no valor da oferta apresentada.


http://www.defesabrasil.com.br/site/not ... brasil.php

Se estiver na proposta, fica CLARO porque a FAB o escolheu!

Sds
kirk

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 17, 2010 10:31 am
por kirk
Matheus escreveu:Faz tempo que bato na mesma tecla....americanos, ingleses, franceses, russos, alemães, italianos, etc....são tudo burrinho. Constroem grandes e caros bimotores que no fim são equivalente ou até piores que os pequenos monomoteres. Espertinhos estes suecos!
Quantos motores os "burrinhos" dos americanos estão colocando no seu mais novo projeto MUNDIAL o F-35-JSF?