Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Grifon
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#30961
Mensagem
por Grifon » Sex Jan 15, 2010 12:04 pm
Luiz Carlos Azedo
Caças
Os tucanos resolveram barrar a compra dos 36 novos caças da Força Aérea Brasileira. Ontem, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou requerimento solicitando informações sobre o Programa FX2, o concurso para aquisição dos caças.
Baptista Chagas de Almeida
Em dia com a política - PINGA FOGO
O presidente Lula decidirá sobre a compra dos caças e não vai deixar a decisão para seu sucessor. Resta saber se ele define antes ou depois das eleições.
Vai depender, já que o assunto é polêmico, de como estiver a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Se tiver decolada, os caças decolam juntos, mesmo antes do pleito de outubro.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
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xatoux
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#30962
Mensagem
por xatoux » Sex Jan 15, 2010 12:49 pm
ai, esses tucanos....
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PRick
#30963
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 1:13 pm
Grifon escreveu:
Luiz Carlos Azedo
Caças
Os tucanos resolveram barrar a compra dos 36 novos caças da Força Aérea Brasileira. Ontem, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou requerimento solicitando informações sobre o Programa FX2, o concurso para aquisição dos caças.
Baptista Chagas de Almeida
Em dia com a política - PINGA FOGO
O presidente Lula decidirá sobre a compra dos caças e não vai deixar a decisão para seu sucessor. Resta saber se ele define antes ou depois das eleições.
Vai depender, já que o assunto é polêmico, de como estiver a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Se tiver decolada, os caças decolam juntos, mesmo antes do pleito de outubro.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol
O deputado Hauly é um piadista, não existe nada que a opsição possa fazer no Congresso, o FX-2 é da competência do Presidente. E a escolha nada tem haver com as eleições. O galho é que o problema no Haiti pode adiar um pouco o anúncio, mais acho que ser forem adiar mais, creio que a data seria 07 de setembro de 2010.
[]´s
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Thor
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#30964
Mensagem
por Thor » Sex Jan 15, 2010 1:22 pm
Rodrigoiano escreveu:Parabéns aos posts dos prezados Prick e Thor, pois, antes de concluir serem conflitantes, são, sim, de extrema qualidade, podendo servir de contraponto de alto nível um ao outro!!
Grande abraço!
Valeu conterrâneo da terra do pequi.
Se o texto pegou uma conotação de conflitante, não foi meu objetivo, apenas procuro passar um pouco da experiência vivida ao longo de mais de 20 anos na FAB e umas 4000hs somente na área operacional. Cabe a cada um saber filtrar e absorver algum conhecimento que ache válido. Tenho certeza que se algum dia, por exemplo, o CM falar como funciona dentro da falecida, vai ter um carinho especial com a mensagem, bem como os advogados em sua área jurídica, os matemáticos em suas faculdades, o Marino quando fala da doutrina de Marinha, o Pifer quando fala da aviação no EB e por ai vai. Isso que é bom de ver nesse grande grupo que é o DB.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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gaitero
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#30965
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 2:12 pm
PRick escreveu:Mapinguari escreveu:
Os Rafale BR serão 8 bipostos e 28 monopostos.
O Rafale F3 do Armée de L'Air possuem as duas versões: bipostos (Rafale B) e monopostos (Rafale A). Mas, pelo o que lembro, todos os Rafale M (Marine) são monopostos.
Bem, não sei a proporção que a FAB encomendaria de Rafales monopostos(Rafale C) e bipostos(Rafale B), todos os Rafale M, são monopostos. A AdLA aumentou a proporção de Rafales B em relação aos C. Isso se deveu a uma série de fatores, como o uso intensivo dos Rafales como atacante de longa distância e WSO. O Rafale A foi apenas um demonstrador de tecnologia.
[]´s
A possibilidade de utilizar o segundo piloto como um controlador de UCAVs no futuro proximo, foi um dos motivos da compra em maior quantidade dos Rafales B.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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PRick
#30966
Mensagem
por PRick » Sex Jan 15, 2010 2:21 pm
gaitero escreveu:PRick escreveu:
Bem, não sei a proporção que a FAB encomendaria de Rafales monopostos(Rafale C) e bipostos(Rafale B), todos os Rafale M, são monopostos. A AdLA aumentou a proporção de Rafales B em relação aos C. Isso se deveu a uma série de fatores, como o uso intensivo dos Rafales como atacante de longa distância e WSO. O Rafale A foi apenas um demonstrador de tecnologia.
[]´s
A possibilidade de utilizar o segundo piloto como um controlador de UCAVs no futuro proximo, foi um dos motivos da compra em maior quantidade dos Rafales B.
Também, creio que isso estava sendo desenvolvido para o NEURON, um dos motivos pelos quais a França não estava muito interessada e caças de 5ª geração, seria a combinação de caças de 4ª geração com UCAV´s ou caças de 6ª geração em um mesmo pacote, sendo que cada Rafale poderia controlar alguns NEURONs.
[]´s
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Paulo Pantanal
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#30967
Mensagem
por Paulo Pantanal » Sex Jan 15, 2010 2:38 pm
..... SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL ADQUIRIR UNS A400, VEJA AGORA NOSSA DIFICULDADE EM AJUDAR EM CALAMIDADES...
SERÁ QUE PREJUDICARIA O NOSSO KC 390
O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS A GENTE Vê...
DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....
VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
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Carlos Lima
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#30968
Mensagem
por Carlos Lima » Sex Jan 15, 2010 2:46 pm
Paulo Pantanal escreveu:..... SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL ADQUIRIR UNS A400, VEJA AGORA NOSSA DIFICULDADE EM AJUDAR EM CALAMIDADES...
SERÁ QUE PREJUDICARIA O NOSSO KC 390
O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS A GENTE Vê...
Oi Paulo,
Esse é o tópico do F-X e existe um tópico do A400 e um do KC-390 para as suas perguntas. Além disso gostaria de pedir que as suas mensagens não viessem todas em Maíusculas pois parece que você está gritando.
Para completar o A-400 está mais prejudicado do que o KC390 e o programa corre riscos de ir para frente... nessas circunstâncias o Il-76 ou o C-17 seriam sem dúvida mais adequados.
[]s e conto com a sua colaboração
CB_Lima
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gaitero
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#30969
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 2:59 pm
Paulo Pantanal escreveu:..... SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL ADQUIRIR UNS A400, VEJA AGORA NOSSA DIFICULDADE EM AJUDAR EM CALAMIDADES...
SERÁ QUE PREJUDICARIA O NOSSO KC 390
O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS A GENTE Vê...
A-400??
O avião nem mesmo esta a venda...
Se for para comprar algo agora, será o C-17, por 180 milhões de dólares a unidade.. Topa???
É eu espero o KC-390... E se for para ter um avião para fazer dupla, que seja uns 767 ou A-330, para então aposentar os KC-137...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Penguin
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#30970
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:00 pm
Mapinguari escreveu:Thor escreveu:
Muito bom o seu texto e concordo, digo, sonho com isso desde que entrei nas Forças Armadas e jurei minha vida em servir nossa Nação.
Se a MB tem a necessidade de um SNA, parabéns que está conseguindo. A FAB já teve suas necessidades de aeronave de ataque, de ataque leve/transição, de AEW, de sensoriamento remoto, de REVO (ainda está esperando na fila $), de transporte na amazônia, de patrulha, de helicóptero de ataque e agora está com necessidade de uma aeronave de caça mais capaz que o F-5M e que o F-2000 e que possa operar por uns 30 anos com os armamentos e nossa doutrina de operação.
Embora seja essa a projeção para o "Brasil potência", que Deus ajude, não podemos chamar os homens de azul de burros e incompetentes porque não pediram 100 F-22 e 200 F-35. E quem garante que a avaliação da FAB aponta somente para o preço? Você acha mesmo que o Gripen NG será tão inferior assim aos demais concorrentes? Eu não posso afirmar isso. E se o Rafale for realmente tão superior assim ganhará fácil. Eu confio na competência das pessoas que foram lá avaliar e estão no grupo de análise.
Você assina embaixo que teremos um maior investimento em custeio de operação da FAB nos próximos governos? Seja ele do Serra, Dilma ou quem quer que seja? Será que não vai aparecer outro e dizer: vou dar prioridade para acabar com a fome, quando sabemos que as verbas para contratos de financiamento no exterior a longo prazo nada afetariam um programa popular? Se você afirmar isso agora eu dou um jeito de avisar ao Brig Noro para que mude o relatório e coloque uma bolinha azul no quesito custo operacional, pois poderemos comprar sobressalentes de todas os componentes em grandes quantidades.
Que venha o melhor para o Brasil e para a FAB, pois é, em tese, uma coisa só. Se o governo já tivesse definido esse alinhamento com a França desde o início, já podíamos estar voando os Rafales por aqui, como fizeram com o EC-725 e até mesmo com os F-2000, que foram comprados rapidamente e em um ano já tinhamos pilotos que se qualificaram em esquadrôes franceses até mesmo em combates BVR. Será mesmo que a FAB pensa pequeno? Descubra como são as operações da FAB, quem está mais avançado em C2, quem teve suas necessidades operacionais atendidas e verás que não é bem assim.
Deixo novamente bem claro que é minha opinião pessoal e espero que venha logo qualquer uma das 3 aeronaves, pois saberemos como usá-la da melhor maneira possível.
Talvez se não fosse essa novela de F/X-1 e 2 estaríamos demonstrando nossos novos vetores na Cruzex do fim do ano, que por sinal contará com os Rafales e algum Esquadrão de F-15 ou F-16 da USAF. Será que a FAB é tão atrasada assim? Por que será que na maioria das operações que passamos somos referência, mesmo que com equipamentos inferiores (Cruzex, Salitre, Combates BVR com França, Red Flag, etc...)?
Não considero justo insinuar que a FAB é involutiva ou incompetente se por acaso indicar como melhor opção alguma aeronave outra que o Rafale. Não existe ninguém aqui mais capaz que os técnicos que participaram do processo, ou será que tem?
Abraços
Muito bom, Thor!
Eu ia colocar alguns comentários em relação a exatamente esses pontos no texto do PRick, mas você o fez muito melhor. Parabéns!
Thor,
Excelente post!
[]s
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Carlo M. Cipolla
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#30971
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:02 pm
gaitero escreveu:Paulo Pantanal escreveu:..... SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL ADQUIRIR UNS A400, VEJA AGORA NOSSA DIFICULDADE EM AJUDAR EM CALAMIDADES...
SERÁ QUE PREJUDICARIA O NOSSO KC 390
O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS A GENTE Vê...
A-400??
O avião nem mesmo esta a venda...
Se for para comprar algo agora, será o C-17, por 180 milhões de dólares a unidade.. Topa???
É eu espero o KC-390... E se for para ter um avião para fazer dupla, que seja uns 767 ou A-330, para então aposentar os KC-137...
As vantagens de um punhado de C-17 ou IL-76: grande alcance, tampa traseira e a possibilidade de operar em pistas não pavimentadas.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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#30972
Mensagem
por Mapinguari » Sex Jan 15, 2010 3:13 pm
Grifon escreveu:
Luiz Carlos Azedo
Caças
Os tucanos resolveram barrar a compra dos 36 novos caças da Força Aérea Brasileira. Ontem, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) apresentou requerimento solicitando informações sobre o Programa FX2, o concurso para aquisição dos caças.
Esse Hauly não vai barrar nada (e nem pode fazer isso) . Ele é lobbysta pró-França. Só faria muito barulho se o escolhido for o Gripen NG.
A matéria está falando daquele requerimento dele que postei aqui, alguma páginas atrás. O requerimento é claramente direcionado para prejudicar o Gripen NG e favorecer o Rafale. Então, ele não tem o menor interesse em prejudicar o Rafale.
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#30973
Mensagem
por Mapinguari » Sex Jan 15, 2010 3:15 pm
Paulo Pantanal escreveu:..... SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DO BRASIL ADQUIRIR UNS A400, VEJA AGORA NOSSA DIFICULDADE EM AJUDAR EM CALAMIDADES...
SERÁ QUE PREJUDICARIA O NOSSO KC 390
O BRASIL ACIMA DE TUDO O RESTO DEPOIS A GENTE Vê...
PAULO, POR FAVOR, NÃO ATIVE A TECLA CAPS LOCK AO ESCREVER!
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#30974
Mensagem
por gaitero » Sex Jan 15, 2010 3:16 pm
Santiago escreveu:gaitero escreveu:
A-400??
O avião nem mesmo esta a venda...
Se for para comprar algo agora, será o C-17, por 180 milhões de dólares a unidade.. Topa???
É eu espero o KC-390... E se for para ter um avião para fazer dupla, que seja uns 767 ou A-330, para então aposentar os KC-137...
As vantagens de um punhado de C-17 ou IL-76: grande alcance, tampa traseira e a possibilidade de operar em pistas não pavimentadas.
Estas missões ficariam a par dos KC-390 e dos C-295...
Vale lembrar que o C-17, não tem capacidade de reabastecer ou ser reabastecido.
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#30975
Mensagem
por Penguin » Sex Jan 15, 2010 3:20 pm
PRick escreveu:gaitero escreveu:
A possibilidade de utilizar o segundo piloto como um controlador de UCAVs no futuro proximo, foi um dos motivos da compra em maior quantidade dos Rafales B.
Também, creio que isso estava sendo desenvolvido para o NEURON, um dos motivos pelos quais a França não estava muito interessada e caças de 5ª geração, seria a combinação de caças de 4ª geração com UCAV´s ou caças de 6ª geração em um mesmo pacote, sendo que cada Rafale poderia controlar alguns NEURONs.
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Prick,
A preferência por biplaces ocorre não só com o Rafale, mas tb nos EUA com os SH Block II e provavelmente com o Typhoon. A introdução de radares AESA (que permite o desenvolvimento de tarefas ar-ar e ar-terra simultaneamente), do emprego simultâneo de dois HMD e da introdução de sistemas EW avançados e no futuro a operação em pacote com UCAVs expandiram e muito as possibilidades operacionais. Neste contexto, com dois tripulantes se aproveita melhora o potencial entregue pelos sistemas. O F-35 aposta em uma maior automatização e está planejado para apenas um tripulante, pois nasceu neste contexto.
O Neuron é um demostrador de tecnologia cuja orientação de missão é ar-terra, assim como os analogos em desenvolvimento nos EUA, Reino Unido e outros países, e se prevê a capacidade de operar em pacotes com caças tripulados.
X-45 Block 2 demonstrations will concentrate on the co-ordination of multiple air vehicles.
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