LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Senhores, eu estou chegando tarde no meu escritório (minha nova casa) pra poder LER e RESPONDER, sabem como é, alguém tem que trabalhar nessa terra; POR TANTO, simplesmente, não tenho a menor idéia de por onde começar a responder.
CONTINUEM SE MATANDO PARA QUE EU POSSA CONTINUAR APRENDENDO.
ABRAÇOS.
obs: Orestes, pq não entra mais no MSN?
ABRAÇOS.
Já pensou se os EUA nos oferecem os F-22? Não vamos poder pegar de jeito nenhum , né? Seriamos os únicos usuários.
Beraldi, o teu último texto foi perfeito, digno da tua capacidade e conhecimento. Como tú mesmo disseste, acidez não leva a nada. Um abraço de um forista que te admira e respeita, mesmo quando chuta a canela do perna-de-pau aqui.
Ainda sobre o que a Jane's diz, há muitas outras publicações que dizem o oposto. E agora? Eu fico com a lógica.
Bolovo, a tabela que eu coloquei é baseada em dados dos fabricantes. Também escrevi "já dá prá começar uma discussão", ou seja, não é uma tábua bíblica, mas um ponto de partida.
Precisamos estabelecer quais as informações vamos usar aqui, se vamos continuar a desmerecer fontes seletivamente. É claro que godoyadas num poooooode!
O Sintra mesmo colocou um texto onde eu apontei umas falhas grotescas, e ele sem nenhum problema concordou. Aliás, o comportamento dos colegas portugueses é um exemplo aqui.
Algumas frases do SAito foram emblemáticas na entrevista que está circulando.
-Só vale o escrito.
-Nem vem com oferta de Matusa, chega.
-Papai Noel vai trazer Su-35-1 + PAK com acessórios(essa foi omitida para não causar ataques cardíacos e chiliques perfumosos).

Beraldi, o teu último texto foi perfeito, digno da tua capacidade e conhecimento. Como tú mesmo disseste, acidez não leva a nada. Um abraço de um forista que te admira e respeita, mesmo quando chuta a canela do perna-de-pau aqui.

Ainda sobre o que a Jane's diz, há muitas outras publicações que dizem o oposto. E agora? Eu fico com a lógica.
Bolovo, a tabela que eu coloquei é baseada em dados dos fabricantes. Também escrevi "já dá prá começar uma discussão", ou seja, não é uma tábua bíblica, mas um ponto de partida.
Precisamos estabelecer quais as informações vamos usar aqui, se vamos continuar a desmerecer fontes seletivamente. É claro que godoyadas num poooooode!
O Sintra mesmo colocou um texto onde eu apontei umas falhas grotescas, e ele sem nenhum problema concordou. Aliás, o comportamento dos colegas portugueses é um exemplo aqui.
-Só vale o escrito.
-Papai Noel vai trazer Su-35-1 + PAK com acessórios(essa foi omitida para não causar ataques cardíacos e chiliques perfumosos).

Acontece que os EUA por exemplo vão conviver co as duas gerações por muuuuuuito tempo, a França vai levar os M-2K-5 até 2025(se não mais) e por aí vai. Então, o SU-35-1 é sim uma proposta perfeitamente viável.
Os F-15, EF e Rafale continuarão no mercado por muito tempo ainda. O PAK seria para uma substituição lenta e progressiva. Até lá, estaríamos muito bem armados.
Os F-15, EF e Rafale continuarão no mercado por muito tempo ainda. O PAK seria para uma substituição lenta e progressiva. Até lá, estaríamos muito bem armados.
-
- Sênior
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
MOVIDO
Jin Jones escreveu:Bomba ! , Bomba !, Bomba
Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB
(Da Redação, 19 de Dezembro de 2007)
Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional (leia reportagem completa sobre o Rafale na edição 40 de ASAS, já nas bancas).
http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 0&LE=atual
Será que agora vai ?
Foi essa a causa dos Russos terem oferecido um pacote tão atraente, desespero de causa ?
Jin

-
- Sênior
- Agradeceram: 7 vezes
- Contato:
Carlos Mathias escreveu:Acontece que os EUA por exemplo vão conviver co as duas gerações por muuuuuuito tempo, a França vai levar os M-2K-5 até 2025(se não mais) e por aí vai. Então, o SU-35-1 é sim uma proposta perfeitamente viável.
Você é um fanfarrão Carlos!

Só te pergunto uma coisa: Quantas unidades do SU-35 foram encomendadas pela Força Aérea Russa?
Isto mostra o quão "perfeitamente viável" esse projeto é...

- Immortal Horgh
- Sênior
Carlos Mathias escreveu:Já pensou se os EUA nos oferecem os F-22? Não vamos poder pegar de jeito nenhum , né? Seriamos os únicos usuários.![]()
Beraldi, o teu último texto foi perfeito, digno da tua capacidade e conhecimento. Como tú mesmo disseste, acidez não leva a nada. Um abraço de um forista que te admira e respeita, mesmo quando chuta a canela do perna-de-pau aqui.![]()
-Só vale o escrito.
F-22 por aqui? Nem pra Israel e Japão eles quiseram vender...
Bom, só se fizemos um acordo pra vender petróleo para eles

[ ]s
PRick escreveu:orestespf escreveu:PRick escreveu:Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:E porque seria o F-15E e não o F-18E???
Gostaria de saber se o F-18E tem chance.
Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.
O seu RCS foi alterado? É pequeno?
Não tenho essas informações mas gostaria de ter.
Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.
Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.
Mas sobre o Eagle não sei muito.
Sobre o seu radar também não sei muito.
Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.
Isso garante o APG-79 AESA e outras coisas que surgirão com o tempo.
Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.
O radar do Eagle??? o RCS do eagle??? as turbinas do Eagle???
Quais as melhorias?
Ele tem um alcance impressionante e leva 10,5T de armamentos.
Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.
Se alguém tiver informações seria bom para podermos debater sobre isso.
Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min![]()
[ ]s
Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.
Eles tem reduced RCS.
Eles têm RCS maior que os eurocanards mas a diferença é pequena.
É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.
Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....
Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...
O alcance do Rafale é exatamente igual ao raio de ação do Eagle.
E isso eu peguei nos respectivos sites oficiais.
Interessante que os dados que vocês andaram vendo, já foram postados aqui.
O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.
O Rafale é Very Low em RCS, fica na faixa de 0,1 até 0,2 m².
Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo!![]()
![]()
Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.
Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.
Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.
Já se fala em fazer um METEOR com o seeker do MICA IR.
[ ]´s![]()
![]()
![]()
Aonde tirou essas conclusões??
O Rafale é VLO???![]()
![]()
![]()
![]()
só se for piada....
PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem..![]()
Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.
Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.
Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.
Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.
Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.
Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.
Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.
Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.
Sobre os radares que citou:
RCS de 1 m²(alcande de detecção): APG-63, 185 km, Captor, 124 km, RBE-2, 87 km
RCS de 0,1 m²(alcande de detecção): APG-63, 104 km, Captor, 70 km, RBE-2, 49 km
[ ]s
Caça Very Low de RCS não é furtiva, tem um RCS mais baixo, e foi o Rafinha que inaugurou esta nova classe. Gente fina é outra coisa.![]()
Como falei o RCS do Rafale é estimado entre 0,01 e 0,02 M². Discretio e bunitio.![]()
![]()
[ ]´s
PelaamordeDeus, PRick!
Pára com este negócio de RCS do Rafale!!!! A coisa só "piora", a cada semana você bota um zero à esquerda do RCS, assim não dá! Não tem 15 dias que o RCS do Rafale era 0,75, depois caiu para 0,5 e agora está em 0,1 m2. Putz!!!
Dá um golim disso aé qui vosmecê tá tomanu qui tá bão dimais!!!!![]()
![]()
![]()
Abração,
Orestes
Se você procurar num post antigo, que trouxe de um fórum gaulês, este dado de 0,1 a 0,2 M². RCS de 0,75m² é do F-18E, o do Typhoon deve ser algo de 0,5 m².
Vocês estão me pertubando, eu aqui comemorando a dobradinha da EMBRAER/AVIBRÁS para fabricar o Rafinha
![]()
, e ficam se prendendo a esses detalhes insignificantes. Já estou fazendo um arte com o Rafinha nas cores da FAB, vai ficar lindinho.
![]()
![]()
[ ]´s
Será que a MB pode levar alguma vantegem nessa historia ?
jin
- Immortal Horgh
- Sênior
Sniper escreveu:Carlos Mathias escreveu:Acontece que os EUA por exemplo vão conviver co as duas gerações por muuuuuuito tempo, a França vai levar os M-2K-5 até 2025(se não mais) e por aí vai. Então, o SU-35-1 é sim uma proposta perfeitamente viável.
Você é um fanfarrão Carlos!
Só te pergunto uma coisa: Quantas unidades do SU-35 foram encomendadas pela Força Aérea Russa?
Isto mostra o quão "perfeitamente viável" esse projeto é...
Podemos responder essa pergunta no melhor estilo Professor Orestes: o número de vendas do SU-35 é o mesmo que analisar o gráfico da função 1/X², tende a zero rapidinho
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
[ ]s
- Immortal Horgh
- Sênior
Carlos Mathias escreveu:Acontece que os EUA por exemplo vão conviver co as duas gerações por muuuuuuito tempo, a França vai levar os M-2K-5 até 2025(se não mais) e por aí vai. Então, o SU-35-1 é sim uma proposta perfeitamente viável.
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)
Só um adendo: segundo a nova orientação do MD, deve existir um maior índice de comunalidade entre as forças, assim o PAK precisaria ter uma versão naval para o futuro NAe da Marinha.
[ ]s
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Sniper escreveu:MOVIDOJin Jones escreveu:Bomba ! , Bomba !, Bomba
Acordo com Embraer e Avibrás pode definir Rafale para a FAB
(Da Redação, 19 de Dezembro de 2007)
Comenta-se, não oficialmente, que um acordo entre a fabricante francesa Dassault Aviation, e as empresas brasileiras Embraer e Avibrás, com a chancela do Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira, FAB), pode vir a definir o jato Dassault Rafale como o futuro caça multifuncional da FAB.
Pelo acordo, a Embraer ficaria responsável por todo o apoio técnico de pós-venda, assistência e mesmo manutenção "pesada"; enquanto a Avibrás teria contratos para fabricar sob licença os mísseis e outras armas que dotariam os Rafale brasileiros. Segundo ainda os comentários ouvidos pela equipe de ASAS, conseguindo-se "costurar" este acordo multi-partes, o Comando da Aeronáutica encaminharia o pedido de aquisição dos Rafale, de modo direto, sem necessidade de abertura de licitação (a já chamada "FX 2") - como prevê a Constituição brasileira.
O caça a ser adquirido pelo Brasil seria da variante "definitiva" do Rafale, a F3, que estará disponível à partir de 2009, possuindo total capacidade multifuncional (leia reportagem completa sobre o Rafale na edição 40 de ASAS, já nas bancas).
Será que agora vai ?
Foi essa a causa dos Russos terem oferecido um pacote tão atraente, desespero de causa ?
Jin
Sniper,
supondo que nesta notícia a coisa seja séria(tem realmente essa proposta), fala-se em que a Avibrás fabricaria os mísseis, pergunto.
Não temos já uma empresa(Mectron) que poderia ser mais indicada para esse empreendimento?(misseis).
não duvido da capacidade da Avibras para tal empreitada, por suposição a participação da Mectron seria quase uma coisa "lógica" , dada sua principal atividade na área de defesa, e até agora a Avibras, até onde sei não finalizou ou entregou nenhum míssil.
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
morcego escreveu:Senhores, eu estou chegando tarde no meu escritório (minha nova casa) pra poder LER e RESPONDER, sabem como é, alguém tem que trabalhar nessa terra; POR TANTO, simplesmente, não tenho a menor idéia de por onde começar a responder.
ABRAÇOS.
O ilustrícimo chupa cabra !

Como fala o nosso grande lider metalurgico ( que vc votou ).
" Agora nois vai.... "
A AVIBRAS mudou a casaca e se vendeu pros franceses, agora eles vão de Rafale.
Custou mas o lobby q. levou, foi da Dassault, mesmo após da palhaçada das ações ( 20% da EMBRAER ).
Lhe pergunto, nobre oraculo.....
Isso tudo é pra 24 caças ?
Duvido muito.
Isto tá com cara com um acordo bem maior, isso é só a cabecinha ( ai ! ), de uma sacanagem bem maior, que pode incluir algumas dezenas, de Rafales ou até mesmo de M-2000BR 2, para substituir os vovôs do F-e e AMX.
Isse papo de F-16I era lenda urbana.
Abraços
Jin