Immortal Horgh escreveu:PRick escreveu:Sintra escreveu:PRick escreveu:Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:E porque seria o F-15E e não o F-18E???
Gostaria de saber se o F-18E tem chance.
Gosto do Eagle, é excelente, mas parece que não deram continuidade ao seu desenvolvimento.
O seu RCS foi alterado? É pequeno?
Não tenho essas informações mas gostaria de ter.
Sei que o F-16 tem Reduced RCS, modernização Sky Glass, etc e fica com 1,2 m² de RCS frontal.
Sei que o F-18E tem RCS bem baixo. Equivalente aos eurocanards e se bobear, até melhor.
Mas sobre o Eagle não sei muito.
Sobre o seu radar também não sei muito.
Sei que o F-18E tem uma encomenda de + de 500 caças e estará em produção para a US Navy até 2012 ou mais.
Isso garante o APG-79 AESA e outras coisas que surgirão com o tempo.
Ja o Eagle não esta sendo mais comprado pela USAF, assim as prioridades estão nos F-22.
O radar do Eagle??? o RCS do eagle??? as turbinas do Eagle???
Quais as melhorias?
Ele tem um alcance impressionante e leva 10,5T de armamentos.
Isso é fantástico, mas ja que esta sendo cogitado, gostaria de mais informações sobre a criança.
Se alguém tiver informações seria bom para podermos debater sobre isso.
Segundo dados que andei vendo: o SH tem o mesmo RCS que os Eurocanards, já o Eagle tem um RCS 100 vezes maior, porém o APG-63 é bem superior, ele consegue "enxergar" aeronaves com 0,1 de RCS à distância de 104 km, o APG-79 à 70 km. Em razão de subida o Eagle faz 15300 m/min contra 14500 m/min do SH, só para comparação o SU-35 tem razão de subida da ordem de 16800 m/min![]()
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Um Eagle antigo tem RCS muito grande. Mas pelo o que eu andei pesquisando os F-15 atuais também recebem tratamentos visando a redução de RCS.
Eles tem reduced RCS.
Eles têm RCS maior que os eurocanards mas a diferença é pequena.
É algo semelhante aos F-16 e F-18 antigos com Sky Glass que ficam com 1,2 m² de RCS frontal.
Eñtão ao meu ver, uma aeronave furtiva (very low observable) leva vantagem, mas aeronaves LO como o Rafale e o Eurofighter sofreriam na mão do Eagle....
Outro dado interessante é que o Eagle tem MAIS QUE O DOBRO do alcance do Rafale...
O alcance do Rafale é exatamente igual ao raio de ação do Eagle.
E isso eu peguei nos respectivos sites oficiais.
Interessante que os dados que vocês andaram vendo, já foram postados aqui.
O RCS do F-16, F-15 ou F-18C ficam na faixa de acima de 01 m², os F-18E fica na faixa de 0,75 m², o Typhoon fica na faixa de 0,5 m². Os 02 últimos podem ser considerados caças LOW, em matéria de RCS.
O Rafale é Very Low em RCS, fica na faixa de 0,1 até 0,2 m².
Enquanto a taxa de subida e giro de curva, o Rafinha chega a 18.880m/ms! E tem taxa de giro sustentada de mais de 35° por segundo!![]()
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Daí o perigo que os Eurocnards representam aos seus pilotos. Algo que os EUA só igualam com F-22, e talvez, F-35.
Isto quer dizer, não existe comparação de manobrabilidade e furtividade entre os EuroCanards em face aos F-16, F-15 e F-18. O F-18E possui alguns números competitivos, mas ainda assim, é muito mais LENTO e muito menos furtivo.
Quanto ao combate aéreo o que definirá o mesmo, é muito mais que apenas comparar as plataformas, teremos que comparar os mísseis. Eu diria que neste caso, MICAS IR são os melhores da classe no mundo. E os Meteor´s serão superiores aos AIM-120C, qualquer versão deles.
Já se fala em fazer um METEOR com o seeker do MICA IR.
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Aonde tirou essas conclusões??
O Rafale é VLO???![]()
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só se for piada....
PRick, vc tem um bom conhecimento, mas afirmar que o Rafale é furtivo acho que nem a Dassault tem essa coragem..![]()
Uma aeronave VLO para início de conversa tem que levar os armamentos internamente. Apenas F-22 operacional, F-35 em breve e Pak-Fa um pouco mais distante.
Os eurocanards foram feitos para serem discretos e não furtivos.
Comparando com aeronaves antigas, eles levam uma boa vantagem.
Mas se pegarmos aeronaves de terceira geração e aplicarmos modernizações estilo Sky Glass ou algo parecido, ou melhor ainda, se forem aeronaves novas, como F-16E, F-15E as reduções de assinatura radar, térmica, etc chegam muito perto do que se encontra nas aeronaves de 4ª geração.
Existe algo na matemática que se chama ordem de grandeza que o Orestes poderia explicar melhor para todos nós.
Uma aeronave furtiva tem RCS em outra ordem de grandeza.
1m² ou 0,5m² ou 0,2m² estão na mesma ordem de grandeza.
A vantagem entre estes três é muito pequena, para não falar insignificante.
Uma aeronave com 0,001m² de RCS que se enquadra como furtiva ou VLO (Very Low Observable), ai sim temos outra ordem de grandeza e uma diferença significativa na sobrevivência da aeronave por ser bem mais difícil de ser detectada.
Podemos continuar o debate com alguns número. (obviamente aproximações), mas é fácil perceber que de 0,2 ou 0,5 para 1,0 ou 1,2m² de RCS frontal, a diferença de detecção é muito pequena e uma pequena diferença na performance do radar pode alterar esta aparente vantagem facilmente.
Sobre os radares que citou:
RCS de 1 m²(alcande de detecção): APG-63, 185 km, Captor, 124 km, RBE-2, 87 km
RCS de 0,1 m²(alcande de detecção): APG-63, 104 km, Captor, 70 km, RBE-2, 49 km
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Caça Very Low de RCS não é furtiva, tem um RCS mais baixo, e foi o Rafinha que inaugurou esta nova classe. Gente fina é outra coisa.![]()
Como falei o RCS do Rafale é estimado entre 0,01 e 0,02 M². Discretio e bunitio.![]()
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È altamente duvidoso que um avião de combate tenha um RCS menor que o equivalente a um AAM WVR mais o seu "pylon"...
Estas estimativas que andam pela internet são... um bom bocado especulativas.
A estimativa é a que estão na internet, ninguém diz qual seria a configuração de nenhum dos caças, alguns acham que o F-18E tem 0,75 M² de RCS, se isto é fato, o RCS de 0,02 do Rafale e bem provável.
A propósito, o Rafale pode levar até 06 Micas sem usar pilones, colocando 02 nas pontas das asas e os 04 na fuzelagem.
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Os dados que achei, mostram que o RCS do Rafale gira em torno de 0,1
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Você está correto, coloquei um zero a mais

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