Flávio Rocha Vieira escreveu:[ quote="Santiago"]
Flávio Rocha Vieira escreveu:
Essas duas afirmativas de pessoas ligadas ao GF e ao Programa FX-2, na minha interpretação deixam claro que:
1 - Gripen e SH estão descartados, definitivamente.
2 - O Rafale é o escolhido e poooode de fato vir a ser comprado.
3 - A proposta do Brasil ainda está sobre a mesa da Dassault e do governo francês ($$$ e outras coisas mais).
4 - A pressão ($$$) sobre os franceses nunca foi tão forte e declarada.
5 - Encerrar o Programa sem comprar nada é uma possibilidade para o GF.
Na minha interpretação, declarar o Rafale vencedor, longe de ser um fator favorável a França foi na verdade a pressão final (e fatal) sobre os franceses. "Ou dá Rafale ou nada"..."A bola está com vocês"... A França e a Dassault estão a um passo de se verem livres da urucubaca comercial chamada Rafale, e sabem que dessa vez só depende deles. Está na mão. Vencer e vender significa abrir o mundo para o Rafale, derrubando o maior e pior argumento contra o caça, que é o de ter somente um único operador (custos não diluídos, etc). Vencer e não vender, pode significar a sepultura comercial do bom projeto Rafale.
Imagino ser glacial o frio na barriga dos franceses.
Um fraternal abraço,
Maneira estranha de se fazer pressão, eliminando a concorrência
O que li é: "
ou compramos Rafale ou melamos o processo".
Muito patriótico.
[]s
Não Santiago, o certo seria "ou eles nos compram o Rafale ou não vendemos para mais ninguém, a mercadoria vai encalhar..." E se a nossa
pressão é para baixar o preço e ter outras vantagens é patriótico sim. As vezes abrir o jogo gera mais pressão em uma negociação do que aparentar dúvida.
Pensemos assim sobre o caso (de uma forma bem humorada): Um cara e seu vizinho estão querendo vender seus carros. O comprador chega, olha os dois, analisa, faz um test drive e diz pro cara: Eu decidi comprar o seu carro, só me serve o seu e de mais ninguém, o do seu vizinho está descartado. Mas o preço está um pouco alto. Se você fizer um descontinho...
O cara, que está precisando vender o carro para pagar a hipoteca da casa não fecha mas fica pensativo (tremenos dos pés à cabeça) e resolve trocar uma idéia com a mulher, que depois de ouvir a história diz sutilmente para o cara: "Vende logo essa p@$#orra e paga a hipoteca da casa seu FDP...
É mais ou menos isso.
Um fraternal abraço,[/quote]
----------------------------------------------
Quem está comprando algo e ainda está negociando preço e melhores condições nunca diz "
só me serve o seu e de mais ninguém". No máximo vai dizer, "
gostei muito do seu produto, mas..."