TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30151 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 12:13 pm

Mas pela competência e hombridade da FAB, a meu ver, uma resposta favorável ja daria ao menos uma sensação de satisfação, principalmente a julgar pelas últimas decisões da força, não se deixando ser sobreposta pelo autoritarismo do GF.

Portanto, dentro da minha análise, a competência e seriedade da FAB não está em jogo, estão os interesses do GF, somente.[/quote]

Concordo!

Toda essa conversa sobre "parceria estratégia" e geopolítica esta envolta em uma nuvem de fumaça, não há o minimo de transparência em todo o processo.

O Sr. Sarkozy fica fazendo discurso público defendendo a incerção do Brasil no CS (fake sem precedentes) para alisar o ego do GF, pergunto :

- Alguém acredita aqui que há qualquer aplicabilidade prática nesses discursos (pra boi dormir)? O fato é que Sarkozy acredita que só há idiotas aqui para acreditar nisso.

- Alguém acredita que o Brasil possa ascender a uma cadeira permanente no CS contrapondo-se sistematicamente aos EEUU?

- Alguém acredita que o Brasil assume essa posição apoiando o programa nuclear do Irã? Posição contrária de todo o mundo civilizado, inclusive França? Será que o Brasil assumirá uma cadeira permanente alisando o Ahmadinedjad? Será que com essa política externa dúbia como no caso das Farc, dá autoridade ao Brasil para assumir quaisquer posição de comando no mundo?

Enquanto estivermos "acobertando" terroristas, não seremos absolutamente NADA no cenário internacional.

O Pres. Lula fez um dos melhores governos "daf histórif dessse paisf", e está jogando tudo fora no final de seu mandato, deixando-se ser manipulado por Dilma e seus asseclas com o (PNDH 3) e essa COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, e com as trapalhadas do MAG, fazendo asneira atrás de asneira. É lamentável. ESSA É MINHA OPINIÃO!

Sds
kirk[/quote]Assim não dá , Kirk . Você está plagiando meus argumentos... :wink: :mrgreen:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30152 Mensagem por talharim » Seg Jan 11, 2010 12:15 pm

A SAAB está a beira da falencia está sendo mantida a duras penas pelo governo sueco.

A TAB quer embarcar nessa de caça de papel ingenuidade absurda.

Esse Gripen nem deveria ter sido aceito na concorrencia.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30153 Mensagem por Dieneces » Seg Jan 11, 2010 12:15 pm

Fechando com os dois o Lula cala a boca de muitos . Inclusive a minha .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30154 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 12:18 pm

gomugomu escreveu:
Matheus escreveu:
Luz não! isto é um desastre! que decidam pelo Gripen então!
Não acho um desastre, uma mistura Hi-low seria ideal, mas ainda me preocupo com a verba para operação.
Gomugomu, Hi-lo a essa altura seria o desastre total e um risco ainda maior de que não haja verbas. Afinal, além do custo do Rafale, a FAB teria que arcar com mais um caudal logístico.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61105
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6513 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30155 Mensagem por Túlio » Seg Jan 11, 2010 12:18 pm

talharim escreveu:A SAAB está a beira da falencia está sendo mantida a duras penas pelo governo sueco.

A TAB quer embarcar nessa de caça de papel ingenuidade absurda.

Esse Gripen nem deveria ter sido aceito na concorrencia.

Curto e conciso.

CONGRATZ!!! :D :D :D :D




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30156 Mensagem por Edu Lopes » Seg Jan 11, 2010 12:24 pm

FAB entrega parecer sobre caças que agrada ao Planalto

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

A publicação dessa versão pelo jornal "Folha de S.Paulo" no início da semana irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional". "Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2448,0.htm




ImagemImagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55039
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2370 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30157 Mensagem por P44 » Seg Jan 11, 2010 12:24 pm

agora o talha falou bem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30158 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 11, 2010 12:25 pm

Fala-se que o país não poderia, ou teria condiçoes de absorver toda a tecnologia que poderia ser repassada pelo vencedor.
Como ficaria então com dois vencedores? Seria impossível e anti-econômico gerenciar dois projetos caros
e sofisticados ao mesmo tempo.
Aí sim seria desperdiçar muito dinheiro público para tentar agradar à quem quer que seja que está ameaçando
retaliar. Além do que seria garantido que nenhum dos dois projetos seria absorvido à contento e provavelmente
seriam desastres para nossa ainda "engatinhante" indústria. Já há projetos simultâneos demais em nossas
3 Armas (Aérea, Terrestre e Naval) para termos condições e dinheiro para dois caças. Idéia absurda
a ser ventilada pelos que já se viram derrotados e estão a tentar salvar o bote que faz água.
Compre-se logo apenas um e fecha logo esta conta, antes que mais idéias absurdas surjam.
Aposto que nem a FAB aceita uma idéia destas, pois é a primeira a dizer que não tem verba para o que precisa, mesmo com apenas um vencedor.
Dois projetos simultâneos então....
Um abraço
Franz




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30159 Mensagem por talharim » Seg Jan 11, 2010 12:26 pm

Se por acaso essa compra for adiada mais uma vez.................para mim é quase certo que todo o alto comando da TAB vai pro olho da rua..........um por um............no momento certo.

O que a TAB fez foi molecagem birra de criança..............

Pelo menos se eu fosse o presidente faria isso.

Não compraria mais merda nenhuma agora só no fim de ano com o alto comando todo trocado por novos brigadeiros sintonizados com o MinDef e o governo.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30160 Mensagem por alex » Seg Jan 11, 2010 12:26 pm

Ei, vamos ver os dois lados da moeda, Tulio.
A Dessault não está em posição muito boa também. Os Falcon foram varridos dos ceus das compras no ano passado. E o Chuck Norris Rafale só foi vendido para a própria França.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30161 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 11, 2010 12:28 pm

gaitero escreveu:
WalterGaudério escreveu:A possibilidade de se adquirir Rafa F 3 e NG é real.
Nossa.. isto seria no minimo estranho...

E como ficaria?

36 Rafales e 36 Gripens??
12 Rafale (GDA) e 24 Gripen NG.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30162 Mensagem por gaitero » Seg Jan 11, 2010 12:29 pm

Mapinguari escreveu:
gaitero escreveu: Nossa.. isto seria no minimo estranho...

E como ficaria?

36 Rafales e 36 Gripens??
12 Rafale (GDA) e 24 Gripen NG.
Não faz sentido...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Gandalf
Júnior
Júnior
Mensagens: 75
Registrado em: Sex Dez 04, 2009 6:06 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30163 Mensagem por Gandalf » Seg Jan 11, 2010 12:29 pm

Quanto mais o leite derrama mais eu choro...
Vida longa à República das Bananas...

PS: pagina 2012 :shock: número bem sugestivo....dá até medo do que pode chegar de notícia agora..




Editado pela última vez por Gandalf em Seg Jan 11, 2010 12:33 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30164 Mensagem por Marino » Seg Jan 11, 2010 12:32 pm

PERAÍ, o problema não é comprar o mais barato?
Então teria dinheiro para comprar o mais caro e ainda gastar no desenvolvimento do outro?
Aí aceitariam o elevado custo de manutenção e operação de um, e sobraria para o desenvolvimento do AMX-2?
É isso que eu estou lendo?




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30165 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jan 11, 2010 12:35 pm

Seria melhor comprar o Rafale F3, com tecnologia de mísseis por exemplo, para a MB (incluídos em um pacote de PA) e deixar a FAB continuar muquirana.
Se em caso de guerra houvesse necessidade de ataques estratégicos, por exemplo, os esquadrões da MB fariam o serviço.

[]'s




Alberto -
Responder