Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA
Enviado: Dom Ago 12, 2012 9:18 pm
Isso definitivamente não é verdade!marcelo l. escreveu:Então, só é viável com tudo já relativamente feito até por que o TAV é a última peça para ligar, no Brasil vai deixar tudo de lado e faze-lo...nveras escreveu:Trem bala é viável sim . mas vem bem depois de uma boa rede de transporte ferroviário rodoviário, marítimo e fluvial de cargas. Isto é o custo Brasil e não é um term bala que vai fazer com que este custo baixe. No final, é uma palhaçada. Basta pegar uma estrada brasileira qualquer pra saber que trem bala é um mais um projeto que demonstra a falta de visão e de metas de nossos governantes.
Não consigo imaginar alguém trazendo aqui uma lista de projetos de transporte parados ou que parariam ou seriam postergados 'por causa do TAV'.
O Governo de São Paulo, bem como de outros estados, já têm seus próprios planejamentos de curto, médio e longo prazo, independente do trem de alta velocidade saindo ou não. Basta olhar no site do Metrô-SP, por exemplo. Lá há de forma aberta e transparente os planos de longo prazo e com as datas planejadas de execução, com verbas estaduais, de onde o governo federal não pode tirar um centavo!
A própria CPTM já tem seus projetos de trens regionais, que não interferem, não atrapalham e não são prejudicados em nenhum momento por causa do TAV. Têm destinos e demandas completamente diferentes, bem como a origem das verbas.
Criticar o projeto do TAV com estes argumentos é meio que como criticar o EB por introduzir um blindado sobre rodas de última geração enquanto que seus soldados que embarcarão nestes mesmos blindados ainda portam armas dos anos 60.
Não tem como escolher entre um e outro, mutuamente exclusivos. O Exército precisa de um blindado moderno ao mesmo tempo em que precisa de uma nova família de fuzis. Ou vão mandar uma cartinha à IVECO dizendo "parem imediatamente de fabricar os Guaranis até que terminemos de desenvolver o IA-2"?
O TAV é viável, tem sua própria demanda, será tocado pela iniciativa privada e financiado pelo BNDES.
E por falar em BNDES, só este ano, a expectativa é que financie ao todo cerca de 150 bilhões de reais, ainda menos que os 160 bi registrados em 2010, no pico de uma expansão exponencial.
Veja bem: 150 bilhões de reais em um ano!
Não é difícil perceber que uma obra, no caso o TAV, de 40 bilhões, financiada em um prazo de 20 a 30 anos, não faz nem cócegas na capacidade de investimento do banco. Vai continuar sobrando dinheiro para quem quer investir em estradas, ferrovias, metrôs, trens regionais, TAV, etc.
abraços]