TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30046 Mensagem por kirk » Seg Jan 11, 2010 1:29 am

jp escreveu:kirk,

Pergunto :

Em que bendito sentido a divulgação do preferido da FAB fere a segurança nacional?


Salve comandante da NCC-1701 "Enterprise" (classe galatyc).
Documentos classificados só podem ser desclassificados em nível superior, daí...
Não é nem o que contém, apesar de a resposta ser sim, ou seja, contém, mas a classificação do documento. O fato de ter sido extraídas informações contidas nele, no todo (fora de cogitação) ou em parte, constitui-se na violação.

(ao fundo o assovio sintético de msg terminada no intercomunicador)
Grande JP Spock,

Como meu homem de confiança, deves ter razão!

Em tempo NOSSA NAVE NCC-1701 "Enterprise" - CONSTITUTION !

Forte Abraço
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30047 Mensagem por Booz » Seg Jan 11, 2010 1:30 am

alex escreveu:A NCC-1701 Enterprise é da classe Constitution.
A Galaxy é do idiota do Picard.... :D

Hãnhãmmmmmmm!!!!
Peguei um trekmaníaco!
Fiz uso do meu superestratagema para atrair e forçar a revelar a identidade de um :D

Pô! o Jean Luc não era um cara ruim não, canastrão era aquele seu imediato e aquele klingon que parecia um piloto de testes da SAAB. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30048 Mensagem por alex » Seg Jan 11, 2010 1:32 am

A estoria que a França nos levará ao CS da ONU é e será uma das maiores piadas e justificativas para este contrato.
O caça escolhido tem que ser escolhido por critério técnico seja lá de qual pais seja.
Chega por hoje. :D




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30049 Mensagem por Wardog » Seg Jan 11, 2010 1:33 am

cb_lima escreveu:
gomugomu escreveu: Não é somente pelo preço.
E a sua análise tem o mesmo significado dá mídia, ambas não possuem provas.
Pode ser uma ou outra, não da para afirmar.
Entao estamos no Zero a zero porque nao vale tambem chamar o governo de autoritario...

Ou seja... vamos de Rafale mesmo!

[]s
CB_Lima

Hahahah
Não vale nada chamar o Gripen de fusquinha.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30050 Mensagem por Wardog » Seg Jan 11, 2010 1:35 am

alex escreveu:A estoria que a França nos levará ao CS da ONU é e será uma das maiores piadas e justificativas para este contrato.
O caça escolhido tem que ser escolhido por critério técnico seja lá de qual pais seja.
Chega por hoje. :D
De acordo.




Editado pela última vez por Wardog em Seg Jan 11, 2010 1:36 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30051 Mensagem por alex » Seg Jan 11, 2010 1:35 am

Picard e sua turma não tinham roteiros bons. Só isso.
Vou dormir.
Vida longa e próspera :D :D




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30052 Mensagem por PRick » Seg Jan 11, 2010 1:39 am

knigh7 escreveu:
PRick escreveu: PRick,

Em momento algum a Cantanhêde disse que o Gripen está quase pronto. Falo isso porque sou umassíduo leitor dela na FSP, aliás desde a década de 90.
O que ela reportou sobre o relatório da FAB:

O problema é que ela não falou só isso, você está deixando de lado as outras matérias que ela escreveu, inclusive da estória do fusquinha. Não estava me referindo apenas essa matéria. Dessa matéria já temos o desmentido, esse relatório não falou isso, e ele não foi vazado.

Vou comentar em vermelho:

Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
Isso é óbvio. Nem precisa de ter infos privilegiadasO preço sim, porém, o suposto relatório da FAB é outra coisa, ela mistura informações reais, com suas informações, que já foram negadas!!
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Isso, ela deixa bem claro que é o que a SAAB diz, e não a FAB, portanto passível de dúvidas. Novamente, esses dados já aplamente divulgados são apenas propaganda, nada mais que isso, algo completamente dispensável.

Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Isso também é óbvio. Não existe nada de óbvio aqui, ela diz que a FAB escolhe caças pelos preços, por serem mais baratos, isso só ela diz, sem nenhuma prova.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer.
É óbvio tambémO Gripen NG é um projeto pronto, só não existe produção.
Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
Está sendo justa e imparcial.Nada haver, isso são alegações da SAAB que não se comprovam na prática, isso vai depender das propostas e do contrato.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
A confiabilidade das turbinas estão aumentando . A F414 é derivada de uma familia que tem mais de 50 milhões de horas de teste. O fato de ser monoturbina hoje em dia não é tão mais arriscado. Vide o F35B e C adotado pela U. S. Navy, tradicional usuária de biturbinas, mas que, por conta da confiabilidade de turbinas mais recentes, que avançaram continuamente ao longo do tempo adquiriu niveis de segurança necessárias paras operarem em P. As.O problema não é o Gripen ser monomotor, mas ser de uma classe muito mais leve.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:

1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
Nada de surpresa, pois com a diferença do Euro para o Dólar, hoje cerca de 45%, ou o tesouro francês bancava parte da conta, ou seria impossivel tornar o Rafale competitivo. O Santiago e eu batíamos nessa tecla aqui.Não interessa a diferença cambial, e sim o preço que será oferecido, o Rafale é mais caro, e mais capaz. O Gripen mais barato e menos capaz.


2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição Brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
A Dassault divulgou que a Embraer seria lider no oferecimento do Rafale para a América Latina. Mas com o preço estratosférico do Rafale, vc não acha mesmo que o Rafale é competitivo aqui na região? O Chile opta pelos EUA. A Venezuela, pelos Russos. Venderiamos o caro Rafale para quem? Para o Paraguai? Honduras?Olha isso nada tem haver, como já coloquei antes, os riscos do Gripen são muito maiores, e o mercado dele restrito porque dependemos de permissão dos EUA para vender ele a terceiros.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.

a resposta que dei acima já esclarece o porque da posição da Embraer. Já com o Gripen, com um custo barato, poderíamos vendê-lo a partir do Brasil, a não ser para países confrontadores dos EUA, como Venezuela, Irã, etc, que com certeza impediriam sues motores nos caças vendidos a esses países. Aliás, os EUA estão certos. Vou repetir sua opinião não é a realidae, a Embraer em nota oficial negou essa informação!!!



Portanto, em vista de tudo acima, não vejo de modo algum uma conduta leviana adotada pela Cantanhêde. Pelo mesnos aos olhos dos que acompanham as noticias do FX, sem paixonites.Grande Piada, você ignora tudo que ela falou, manipulando informações de forma descarada como nessa matéria e fazendo pior ainda em outras matérias.

[]´s



Atenciosamnete




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30053 Mensagem por kirk » Seg Jan 11, 2010 1:41 am

alex escreveu:A estoria que a França nos levará ao CS da ONU é e será uma das maiores piadas e justificativas para este contrato.
O caça escolhido tem que ser escolhido por critério técnico seja lá de qual pais seja.
Chega por hoje. :D
Oi Alex,

No FUNDO, bem no FUNDO acredito que até o mais árduo Rafaleiro SABE DISSO!

O que enoja é o Sarkozy insistir nesse FAKE, que em outras palavras está a chamar TODOS os Brasileiros de completos idiotas.[024]

Sds
kirk




Editado pela última vez por kirk em Seg Jan 11, 2010 1:43 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30054 Mensagem por Túlio » Seg Jan 11, 2010 1:41 am

Uma pequena dúvida: o NG segue sem nós? 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30055 Mensagem por PRick » Seg Jan 11, 2010 1:43 am

alex escreveu:A estoria que a França nos levará ao CS da ONU é e será uma das maiores piadas e justificativas para este contrato.
O caça escolhido tem que ser escolhido por critério técnico seja lá de qual pais seja.
Chega por hoje. :D

Olha mais um distorcendo opiniões e fatos, nós temos o apoio da França para entrar para o CS, isso é importante para a nosso aliança estratégica, o FX-2 é apenas um dos aspectos dessa aliança, a compra de armamento em troca de tecnologia e com produção local.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30056 Mensagem por kirk » Seg Jan 11, 2010 1:45 am

Túlio escreveu:Uma pequena dúvida: o NG segue sem nós? 8-]
Diferentemente da Boeing, o Brasil é de "vital" importância para Gripen e Rafale!

é minha opinião!




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30057 Mensagem por Penguin » Seg Jan 11, 2010 1:45 am

Túlio escreveu:Uma pequena dúvida: o NG segue sem nós? 8-]
Creio que sim. Ele começou sem nós e deverá seguir independente de nós.
Ele participa de outras concorrências além do F-X2. Além disso, ele pode ter um bom mercado em função de uma atrativa relação custo-beneficio.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30058 Mensagem por PRick » Seg Jan 11, 2010 1:51 am

Santiago escreveu:
Túlio escreveu:Uma pequena dúvida: o NG segue sem nós? 8-]
Creio que sim. Ele começou sem nós e deverá seguir independente de nós.
Ele participa de outras concorrências além do F-X2. Além disso, ele pode ter um bom mercado em função de uma atrativa relação custo-beneficio.

[]s
O problema do Gripen NG é não ter encomendas do país produtor. Depende de exportações entrar em produção.

[]´s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30059 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 11, 2010 1:51 am

Carlos Mathias escreveu:E a babacaiada do relatório NG, o que não existe, não deu em porra nenhuma, senão mais convicção ainda na escolha da França como parceira estratégica.

O próprio Jobim,em entrevista a Folha de São Paulo , datado do dia 26/12 disse que recebera um relatório da END e mandou devolvê-lo porque não estava de acordo com a END.


Outras matérias relacionadas ao que eu disse, inclusive com declarações de quem é acessor direto do Lula.

Nova versão de relatório da FAB agrada ao Planalto

FAB entrega relatório sobre caças que agrada ao Planalto - Nova avaliação, que lista características, permite apontar caça francês como melhor

Denise Chrispim Marin

O Comando da aeronáutica entregou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, nova versão do relatório sobre a compra de 36 caças. Inicialmente, a FAB indicaria a preferência pelo avião sueco Gripen. Modificado por pressão do Planalto, o parecer final agora apenas lista características técnicas dos jatos, permitindo apontar o francês Rafale como o melhor.

O relatório final do Comando da aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e F-18 Super Hornet, da americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado. A publicação dessa versão pela Folha de S. Paulo, no início da semana, irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional".

"Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores.

Parlamentares que acompanham essa concorrência para a renovação da frota da Força Aérea consideram que o documento final apenas alivia a saia-justa entre a aeronáutica e a Presidência.

Mesmo que o relatório viesse a apontar o Rafale como a escolha perfeita, as sucessivas tentativas da aeronáutica de constranger o governo a recuar em sua preferência foram registradas pelo Palácio do Planalto e devem resultar em punição. Em outubro, a cúpula da aeronáutica apresentou a deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional as razões pelas quais considerava os caças Gripen NG mais apropriados.

O próprio comandante da aeronáutica, Juniti Saito, alegara a um parlamentar que o fato de o projeto do caça sueco ainda estar em fase de desenvolvimento aumentaria a chance de absorção de tecnologia pela Embraer. Além disso, Saito reforçara as vantagens dos Gripen NG em termos de custo e de manutenção. O ápice, entretanto, foi o vazamento do relatório anterior, quando a nova versão estava prestes a ser concluída.



http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... notimpol#6



Caça Ao Vazamento
Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa

Claudio Dantas Siqueira
m compromisso delicado aguarda o presidente Lula na volta de suas férias, nos próximos dias. Da praia do Guarujá, no litoral paulista, onde passou a semana passada, ele convocou para uma reunião o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o brigadeiro Dirceu Tondolo Nolo, responsável pela Copac, comissão que coordena o programa FX-2, que resultará na bilionária compra de 36 jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Lula e Jobim querem saber como um relatório indicando o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o favorito dos militares para vencer a concorrência – disputada também pelo francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing – vazou para a imprensa no início da semana passada, constrangendo o presidente e o ministro e acirrando uma crise entre eles e os comandos das Forças Armadas. A julgar pelo relatório divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a Copac fez ouvidos moucos à recomendação de Jobim para que a análise técnica não hierarquizasse os três aviões finalistas e apresentou uma classificação em que prioriza o preço em detrimento de requisitos técnicos, logísticos, de transferência tecnológica e contrapartidas industriais (off-set). O episódio pode terminar com a punição dos membros da Copac e ainda precipitar a decisão pela escolha do avião francês, favorito do governo. Na Defesa, o descumprimento da ordem de Jobim está sendo tratada como insubordinação. E o vazamento de informações, consideradas segredo de Estado, pode até ser enquadrado como crime de segurança nacional. De uma forma ou de outra, Lula já mandou avisar que não vai se submeter às pressões. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim. “A decisão será política. É o presidente, com a ajuda de seu Conselho de Defesa, que tomará a decisão final”, disse. Segundo Amorim, “às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro”. Jobim, por sua vez, disse que encaminhará a Lula um relatório próprio. “Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculo e levar as minhas conclusões para o presidente”, afirmou. Como ISTOÉ revelou em dezembro, o relatório completo do programa FX- 2, com 30 mil páginas, traz diversas tabelas mostrando os pontos positivos e negativos de cada avião, usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, por exemplo, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente, enquanto o sueco é o mais barato. De posse dessa papelada, a Copac resolveu fazer um sumário executivo e tentou emplacar a classificação: o Gripen NG apareceu em 1º lugar, seguido do F-18 e do Rafale, em terceiro.

img2.jpg

O documento passou nas mãos de Saito e Jobim, que mandou os militares elaborarem uma nova versão, sem o ranking. Isso foi feito, mas o documento anterior, em vez de ser destruído, acabou vazando. Para o consultor de segurança nacional Salvador Ghelfi Raza, da Universidade de Defesa dos EUA, braço acadêmico do Pentágono, vazamentos como esse devem ser apurados. “É preciso investigar para saber se há uma manipulação do resultado da concorrência por interesses escusos”, afirma. O fato é que está em curso uma poderosa guerra de lobbies, envolvendo os maiores fabricantes mundiais, para abocanhar um contrato de até R$ 10 bilhões. Até que se prove o contrário, não há nada de ilegal na atuação desses grupos de pressão. No entanto, algumas vezes os interesses parecem difusos. Para tentar emplacar o Gripen NG, a Saab contratou o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da Copac na primeira edição do FX. Com ascendência sobre muitos oficiais, Cima é sempre recebido na FAB com a reverência que sua patente impõe, com direito até a continência dos próprios membros da comissão. Outro contratado pelo fabricante sueco é o engenheiro Anastácio Katsanos, que foi vice-presidente militar da Embraer. A Embraer chegou a analisar a compra de parte da Saab por meio de um swap de ações, considerando a eventual escolha do Gripen NG. Dentro da companhia, há o entendimento de que o caça sueco dá a oportunidade de um desenvolvimento conjunto do projeto. Mas é exatamente o fato de ser apenas um projeto que traz insegurança para o governo. Não há como saber quando o avião estará operacional. Da mesma forma, é impossível definir qual será seu preço final. O valor de US$ 50 milhões, anunciado pela Saab, é uma estimativa. Bem diferente do que ocorre com o Super Hornet (US$ 55 milhões) e o Rafale (64 milhões de euros, US$ 91,6 milhões), aviões totalmente operacionais e com preço estabilizado. “Não dá para comparar o Rafale, que já é operacional, com o Gripen, um avião que não existe”, reagiu o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Essa lógica também embala as discussões sobre o custo da hora-voo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil. A divergência de informações pesa contra a opção sueca. Um outro dado importante parece ter sido esquecido no sumário que foi vazado à imprensa: o teste de pilotagem. Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão final. Como alertou Amorim, o barato pode sair caro.


http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO


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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#30060 Mensagem por kirk » Seg Jan 11, 2010 1:58 am

knigh7 escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E a babacaiada do relatório NG, o que não existe, não deu em porra nenhuma, senão mais convicção ainda na escolha da França como parceira estratégica.

O próprio Jobim,em entrevista a Folha de São Paulo , datado do dia 26/12 disse que recebera um relatório da END e mandou devolvê-lo porque não estava de acordo com a END.


Outras matérias relacionadas ao que eu disse, inclusive com declarações de quem é acessor direto do Lula.

Nova versão de relatório da FAB agrada ao Planalto

FAB entrega relatório sobre caças que agrada ao Planalto - Nova avaliação, que lista características, permite apontar caça francês como melhor

Denise Chrispim Marin

O Comando da aeronáutica entregou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, nova versão do relatório sobre a compra de 36 caças. Inicialmente, a FAB indicaria a preferência pelo avião sueco Gripen. Modificado por pressão do Planalto, o parecer final agora apenas lista características técnicas dos jatos, permitindo apontar o francês Rafale como o melhor.

O relatório final do Comando da aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e F-18 Super Hornet, da americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado. A publicação dessa versão pela Folha de S. Paulo, no início da semana, irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional".

"Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.

O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores.

Parlamentares que acompanham essa concorrência para a renovação da frota da Força Aérea consideram que o documento final apenas alivia a saia-justa entre a aeronáutica e a Presidência.

Mesmo que o relatório viesse a apontar o Rafale como a escolha perfeita, as sucessivas tentativas da aeronáutica de constranger o governo a recuar em sua preferência foram registradas pelo Palácio do Planalto e devem resultar em punição. Em outubro, a cúpula da aeronáutica apresentou a deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional as razões pelas quais considerava os caças Gripen NG mais apropriados.

O próprio comandante da aeronáutica, Juniti Saito, alegara a um parlamentar que o fato de o projeto do caça sueco ainda estar em fase de desenvolvimento aumentaria a chance de absorção de tecnologia pela Embraer. Além disso, Saito reforçara as vantagens dos Gripen NG em termos de custo e de manutenção. O ápice, entretanto, foi o vazamento do relatório anterior, quando a nova versão estava prestes a ser concluída.



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Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa

Claudio Dantas Siqueira
m compromisso delicado aguarda o presidente Lula na volta de suas férias, nos próximos dias. Da praia do Guarujá, no litoral paulista, onde passou a semana passada, ele convocou para uma reunião o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o brigadeiro Dirceu Tondolo Nolo, responsável pela Copac, comissão que coordena o programa FX-2, que resultará na bilionária compra de 36 jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Lula e Jobim querem saber como um relatório indicando o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o favorito dos militares para vencer a concorrência – disputada também pelo francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing – vazou para a imprensa no início da semana passada, constrangendo o presidente e o ministro e acirrando uma crise entre eles e os comandos das Forças Armadas. A julgar pelo relatório divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a Copac fez ouvidos moucos à recomendação de Jobim para que a análise técnica não hierarquizasse os três aviões finalistas e apresentou uma classificação em que prioriza o preço em detrimento de requisitos técnicos, logísticos, de transferência tecnológica e contrapartidas industriais (off-set). O episódio pode terminar com a punição dos membros da Copac e ainda precipitar a decisão pela escolha do avião francês, favorito do governo. Na Defesa, o descumprimento da ordem de Jobim está sendo tratada como insubordinação. E o vazamento de informações, consideradas segredo de Estado, pode até ser enquadrado como crime de segurança nacional. De uma forma ou de outra, Lula já mandou avisar que não vai se submeter às pressões. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim. “A decisão será política. É o presidente, com a ajuda de seu Conselho de Defesa, que tomará a decisão final”, disse. Segundo Amorim, “às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro”. Jobim, por sua vez, disse que encaminhará a Lula um relatório próprio. “Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculo e levar as minhas conclusões para o presidente”, afirmou. Como ISTOÉ revelou em dezembro, o relatório completo do programa FX- 2, com 30 mil páginas, traz diversas tabelas mostrando os pontos positivos e negativos de cada avião, usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, por exemplo, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente, enquanto o sueco é o mais barato. De posse dessa papelada, a Copac resolveu fazer um sumário executivo e tentou emplacar a classificação: o Gripen NG apareceu em 1º lugar, seguido do F-18 e do Rafale, em terceiro.

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O documento passou nas mãos de Saito e Jobim, que mandou os militares elaborarem uma nova versão, sem o ranking. Isso foi feito, mas o documento anterior, em vez de ser destruído, acabou vazando. Para o consultor de segurança nacional Salvador Ghelfi Raza, da Universidade de Defesa dos EUA, braço acadêmico do Pentágono, vazamentos como esse devem ser apurados. “É preciso investigar para saber se há uma manipulação do resultado da concorrência por interesses escusos”, afirma. O fato é que está em curso uma poderosa guerra de lobbies, envolvendo os maiores fabricantes mundiais, para abocanhar um contrato de até R$ 10 bilhões. Até que se prove o contrário, não há nada de ilegal na atuação desses grupos de pressão. No entanto, algumas vezes os interesses parecem difusos. Para tentar emplacar o Gripen NG, a Saab contratou o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da Copac na primeira edição do FX. Com ascendência sobre muitos oficiais, Cima é sempre recebido na FAB com a reverência que sua patente impõe, com direito até a continência dos próprios membros da comissão. Outro contratado pelo fabricante sueco é o engenheiro Anastácio Katsanos, que foi vice-presidente militar da Embraer. A Embraer chegou a analisar a compra de parte da Saab por meio de um swap de ações, considerando a eventual escolha do Gripen NG. Dentro da companhia, há o entendimento de que o caça sueco dá a oportunidade de um desenvolvimento conjunto do projeto. Mas é exatamente o fato de ser apenas um projeto que traz insegurança para o governo. Não há como saber quando o avião estará operacional. Da mesma forma, é impossível definir qual será seu preço final. O valor de US$ 50 milhões, anunciado pela Saab, é uma estimativa. Bem diferente do que ocorre com o Super Hornet (US$ 55 milhões) e o Rafale (64 milhões de euros, US$ 91,6 milhões), aviões totalmente operacionais e com preço estabilizado. “Não dá para comparar o Rafale, que já é operacional, com o Gripen, um avião que não existe”, reagiu o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Essa lógica também embala as discussões sobre o custo da hora-voo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil. A divergência de informações pesa contra a opção sueca. Um outro dado importante parece ter sido esquecido no sumário que foi vazado à imprensa: o teste de pilotagem. Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão final. Como alertou Amorim, o barato pode sair caro.


http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO


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Só poderia ser da "Quantoé".

Em tempo os Homens de Azul juraram LEALDADE AO PAÍS e não a seus superiores hierárquicos que demonstram atitudes ACIMA DE DÚBIAS!

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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