Alexandre Beraldi escreveu:Se for pensar em aeronaves novas acho que o A/T-50 (aquele sul-coreano) seria uma boa opção para a FAB. Ele é uma aeronave de desempenho e capacidades similares ao F-5, sendo por este motivo que chamou atenção da FAB, motivando até uma visita para conhecer o avião. Ele entraria no lugar dos Xavante e Impala, cumprindo a principal fução destas aeronaves: fazer nossos pilotos voarem jato de forma barata. Dado seu desempenho superior, poderia também cumprir as tarefas mais básicas dos F-5 e A-1. Fiacaria uma FAB assim:
T-27: treinamento primário
A/T-29: treinamento básico, anti-guerrilha, ataque leve e polícia aérea (SIPAM)
A/T-50: treinamento avançado, ataque leve, interdição (CAS) e caça leve
FX-2: defesa/superioridade aérea; e ataques estratégico, de precisão e anti-navio
Bom dia, Beraldi!
Não sei se entendi bem seu conceito de T27 como básico. Se for a nível de treinamento militar, tudo bem. Mas num conceito geral, ele é avançado. Ele é muito caro e sofisticado p/ser o básico, aquele que o camarada começa a voar. Isso hoje é no T25, mas que já tá ficando velho. E olha que muitos o consideram ainda caro (60l/h de consumo).
Daí a sugestão dos Guarás, Pillan, etc...O t27 entra depois.
Abs!