Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Hader
Mensagem
por Hader » Sex Set 02, 2011 9:02 am
Pablo Maica escreveu:Alguém sabe o que é isso em cima do PZH?
Um abraço e t+
Pablo, estas placas são blindagem add-on, feitas de material polimérico (uma espécie de borracha) composta de sticks (palitos ou pinos...como preferirem...) que visam dissipar a energia de uma carga HEAT leve. Esta energia dissipada seria suficientemente grande para garantir que não haveria penetração da blindagem original, mais fina nestas áreas. Olhando esta placas de perto elas parecem com uma cama de faquir...
[]s
-
helio
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Mensagem
por helio » Sex Set 02, 2011 9:18 am
Reginaldo Bacchi escreveu:helio escreveu:Bacchi
Um detalhe
O EB recebeu os primeiros EE-9 (talvez meia centena ou mais) equipados com canhão de 37mm, os quais posteriormente foram repotenciados no Pq de Santa Maria-RS, recebendo canhões 90mm.
Abraços
Hélio
Helio, outro detalhe: no seu excelente livro "Os blindados brasileiros" o Sr. Expedito Carlos menciona 100 "Cascaveis magros".
Bacchi
Bacchi
Se não me engano o termo "Cascavel Magro" se refere aos 8 primeiros equipados com canhão 37mm, que tinham o chassis mais estreito. Os outros Cascavéis equipados com canhão de 37mm não são considerados "magros", pois o chassis já tinha a dimensão normal, portanto há um erro
neste texto.
Abraços
Hélio
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sex Set 02, 2011 10:19 am
helio escreveu:Reginaldo Bacchi escreveu:
Helio, outro detalhe: no seu excelente livro "Os blindados brasileiros" o Sr. Expedito Carlos menciona 100 "Cascaveis magros".
Bacchi
Bacchi
Se não me engano o termo "Cascavel Magro" se refere aos 8 primeiros equipados com canhão 37mm, que tinham o chassis mais estreito. Os outros Cascavéis equipados com canhão de 37mm não são considerados "magros", pois o chassis já tinha a dimensão normal, portanto há um erro
neste texto.
Abraços
Hélio
Tudo indica isto.
Eu estou tentando confirmar este fato, inclusive quantos Cascaveis de chassi aumentado receberam as torres com canhão de 37 mm (É claro que com exclusão dos 8 Cascaveis magros).
Tenho os seguintes numeros que vou confirmar:
46 Cascaveis foram encomendados pelo EB em 1974. Acredito que com a torre de 37 mm.
56 Cascaveis foram encomendados pelo EB em 1976. Não tenho certeza se já com a torre de 90 mm.
Pretendo confirmar os numeros.
Bacchi
-
helio
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Mensagem
por helio » Sex Set 02, 2011 11:26 am
Reginaldo Bacchi escreveu:helio escreveu:
Bacchi
Bacchi
neste texto.
Abraços
Hélio
Tudo indica isto.
Eu estou tentando confirmar este fato, inclusive quantos Cascaveis de chassi aumentado receberam as torres com canhão de 37 mm (É claro que com exclusão dos 8 Cascaveis magros).
Tenho os seguintes numeros que vou confirmar:
46 Cascaveis foram encomendados pelo EB em 1974. Acredito que com a torre de 37 mm.
56 Cascaveis foram encomendados pelo EB em 1976. Não tenho certeza se já com a torre de 90 mm.
Pretendo confirmar os numeros.
Bacchi[/quote]
Beleza Bacchi!!!
Hélio
-
Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 291 vezes
- Agradeceram: 526 vezes
Mensagem
por Pablo Maica » Sex Set 02, 2011 12:55 pm
Hader escreveu:Pablo, estas placas são blindagem add-on, feitas de material polimérico (uma espécie de borracha) composta de sticks (palitos ou pinos...como preferirem...) que visam dissipar a energia de uma carga HEAT leve. Esta energia dissipada seria suficientemente grande para garantir que não haveria penetração da blindagem original, mais fina nestas áreas. Olhando esta placas de perto elas parecem com uma cama de faquir...
[]s
Muito obrigado Hader!!
Eu imaginava que seria algum tipo de blindagem adicional mesmo, contra morteiros. Mas também achei que poderia ser algum tipo de proteção térmica.
Um abraço e t+
-
joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Mensagem
por joao fernando » Sex Set 02, 2011 1:56 pm
Valeu pessoal!
Aqui no DB, dá pra gente levantar com fatos (e algumas fotos) a real historia da industria militar Brasileira
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sex Set 02, 2011 6:35 pm
Entrei em contato com alguns colegas meus da ENGESA, mas não chegamos a uma conclusão final.
Com certeza podemos afirmar:
Cascaveis “magros” = 8 carros
Cascaveis com chassi alargado e encompridado (padronizado após os 8 Cascaveis “magros), do pedido 137/74, tiveram torre com canhão de 37 mm (pedido 137/74) = 46 carros.
Existe uma possibilidade de que os 56 carros do pedido seguinte (pedido 033/76) tenham sido montados também com a torre com canhão de 37 mm. Mas não se chegou a uma conclusão. Pode ser que estes 56 carros tenham sido os primeiros com canhão de 90 mm para o EB.
Voltando a São Paulo após o dia 12 vou consultar os documentos que tenho na minha casa, para ver se descubro algo mais.
Desculpem
Bacchi
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sex Set 02, 2011 9:25 pm
cb_lima escreveu:Desculpem a Ignorância:
O EB ainda utiliza Cascaveis com o canhão de 37mm?
[]s
CB_Lima
Não. Todas as torres de 37 mm foram trocadas pelas torres de 90 mm.
Bacchi
-
Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Sáb Set 03, 2011 4:58 am
Reginaldo Bacchi escreveu:cb_lima escreveu:Desculpem a Ignorância:
O EB ainda utiliza Cascaveis com o canhão de 37mm?
[]s
CB_Lima
Não. Todas as torres de 37 mm foram trocadas pelas torres de 90 mm.
Bacchi
Obrigado Bacchi!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
joao fernando
- Sênior
Mensagem
por joao fernando » Sáb Set 03, 2011 9:25 am
Que são os tais primeiros, com o anel de torre intercambiavel, correto???
Que fim levou os primeiros 8 prototipos? Prensa?
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sáb Set 03, 2011 9:39 am
joao fernando escreveu:Que são os tais primeiros, com o anel de torre intercambiavel, correto???
Que fim levou os primeiros 8 prototipos? Prensa?
Não sei como era feito. Uma das pessoas com quem conversei falou em teto removivel (ou: postiço?).
Quando voltar a São Paulo, vou tentar descobrir exatamente como era feito.
Parece que todos foram escrapeados. Eu me lembro que um dos 8 Cascaveis magros era usado pela ENGESA como ornamento em 1977, na entrada da antiga escola de treinamento de mecanicos.
Bacchi
-
joao fernando
- Sênior
Mensagem
por joao fernando » Sáb Set 03, 2011 9:41 am
Bacchi, já que vc manja, tem as ordens de pedidos da Engesa para o EB? Acho que todo mundo gostaria de saber como eram os pedidos, e quantos o EB efetivamente, recebeu
Se possivel, as versões recebidas
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sáb Set 03, 2011 10:32 am
joao fernando escreveu:Bacchi, já que vc manja, tem as ordens de pedidos da Engesa para o EB? Acho que todo mundo gostaria de saber como eram os pedidos, e quantos o EB efetivamente, recebeu
Se possivel, as versões recebidas
Não, não tenho. Só descobri estas.
Vamos tentar (Helio, Paulo e eu) achar tudo isto para o futuro livro sobre o Cascavel e Urutu.
Bacchi