Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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deschamps
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Re: Aviação do Exército

#301 Mensagem por deschamps » Sáb Out 25, 2008 2:07 pm

o pantera sempre sai bonito na foto.




Piffer
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Re: Aviação do Exército

#302 Mensagem por Piffer » Dom Out 26, 2008 7:25 pm

henriquejr escreveu:
Piffer escreveu:Só como detalhe, aquele não é um HB350L1; é um AS550A3. :wink:
Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,




Carpe noctem!
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Re: Aviação do Exército

#303 Mensagem por henriquejr » Dom Out 26, 2008 7:55 pm

Piffer escreveu:
henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,
Muito obrigado pela explicação comandante!
Só mais uma dúvida, a versão mais potente dos Esquilos/Fennec não é a versão B3??? O EB já opera essa versão?




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Piffer
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Re: Aviação do Exército

#304 Mensagem por Piffer » Dom Out 26, 2008 9:02 pm

A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.




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Re: Aviação do Exército

#305 Mensagem por henriquejr » Seg Out 27, 2008 1:03 am

Piffer escreveu:A do EB é a mais potente entre as FA. Mas não deixa de ser um modelo de 20 anos atrás. O B3 é mais moderno.
Mais uma vez agradeço pelas informações.




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Re: Aviação do Exército

#306 Mensagem por knigh7 » Seg Out 27, 2008 1:14 am

Piffer escreveu:
henriquejr escreveu: Desculpe a ignorância comandante mas qual sãos as principais diferenças entre as variantes do Esquilo usados pelas FAs brasileiras?
Faço essa pergunta porque quando vejo um heli do tipo pra mim é tudo Esquilo!
Eu posso falar da AvEx, não de todas as FA.

O EB tem Esquilos (HB350L1), numerados de 1001 a 1016 e Fennecs (AS550A3 AvEx), numerados de 1017 a 1036.

Os Esquilos são aeronaes civis usadas para instrução no CIAvEx e os Fennecs são a versão militar, usados nas unidades operacionais (houve algumas trocas entre as unidades e o CIAvEx, para atender algumas necessidades específicas).

O Fennec, de maneira geral, é mais rústico, tem menos instrumentos (o painel é mais vazio), mas é mais modular, possibilitando a adaptação de novos acessórios mais facilmente. Tem também uns 10% de potência a mais, uma caixa de transmissão mais porruda e leva 200 kg a mais de carga. Externamente, pode ser identificado pelos quatro "bigodes" da antena do Homing no nariz.

Quanto à FAB e à MB, eu não sei exatamente quais são as versões utilizadas. Os do EB são os mais novos e mais potentes. Os da FAB são os mais antigos. Sei que eles não têm acumuladores nos servos traseiros, o que dificulta um pouco (ou muito) a execução do pouso com pane hidráulica. Os da MB não são novos como os do EB, mas são mais "tunados", com os equipamentos de sobrevivência marítima, bancos melhorzinhos (parecem um Recaro, daqueles de competição). Ouvi falar que os Esquilos de Rio Grande estão com instrumentos digitais também, mas não só ouvi falar mesmo.

A FAB e a MB atiram com foguetes 70 mm e duas MAG 7,62. O EB usa .50 no lugar das MAG.

Mas apenas os do EB voam com OVN. 8-]

Abraços,
Piffer,

Os Fennecs não tem vidros blindados, né?
Eles são helis para apoio e atque, não? E aí? Antes da ação, tem que combinar com o inimigo para ele não atirar?




Piffer
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Re: Aviação do Exército

#307 Mensagem por Piffer » Seg Out 27, 2008 9:42 am

Assim é a vida.

Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.

Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.

A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.

Abraços,




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Re: Aviação do Exército

#308 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 01, 2008 10:57 pm

Piffer escreveu:Assim é a vida.

Mas os helicópteros pequenos sempre foram pro combate assim. O OH-58D voa mais qe o dobro de horas que os Apaches no Iraque (e muito mais perto do inimigo) e não tem blindagem nenhuma. O ARH-70 também não terá.

Os M/AH-6 do 160º SOAR também não tem. Os Fennecs, Gazelles e BO-105 que foram usados na Europa por décadas nunca tiveram vidros blindados.

A sobrevivência do helicóptero se deve muito mais à técnica de emprego do que a resistência a impactos.

Abraços,
Piffer,

Você tocou num assunto interessantíssimo:
Você poderia dar exemplo sobre as técnicas de emprego para a sobrevivência dos helicópteros (como por exemplo dos Fennecs)?

Abraços




MarceloSP
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Re: Aviação do Exército

#309 Mensagem por MarceloSP » Ter Nov 04, 2008 2:03 pm

Prezados,

Minha “estreia” neste forum...

Acabo de ler na Revista ASAS n.º 45 que a FAB até o fim do ano anuncia a aquisição do Mil Mi-35M como vetor da AVEx...

Isso é real? Pensei que era contra a doutrina da AVex possuir este tipo de vetor...

Abs,




brisa

Re: Aviação do Exército

#310 Mensagem por brisa » Ter Nov 04, 2008 2:07 pm

Bem vindo MarceloSP.....acho que a maioria dos colegas aqui do DB sao contra o emprego deste vetor na FAB e a favor de seu emprego na AvEx.




MarceloSP
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Re: Aviação do Exército

#311 Mensagem por MarceloSP » Ter Nov 04, 2008 5:03 pm

Correção: A matéria diz que é a FAB quem está adquirindo...




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Re: Aviação do Exército

#312 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Nov 05, 2008 9:24 am

O Z-9 Chinês é a versão de ataque dos nossos pantera......existe a possibilidade de a AVEX fazer algo semelhante???




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: Aviação do Exército

#313 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 05, 2008 9:35 am

Creio que não... e nem ha por que, se alguma aéronave da Avex for modificada ou otimizada para ataque, eu acho que a opção mais viavel serão os Fennecs.


Um abraço e t+ :D




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Re: Aviação do Exército

#314 Mensagem por alex » Qua Nov 05, 2008 2:15 pm

Na ASAS aparece que estão testando um lançador de foguetes no Pantera.




binfa
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Re: Aviação do Exército

#315 Mensagem por binfa » Dom Nov 23, 2008 5:26 pm

credito: Guilherme Wiltgen
HM-2 (Black Hawk)
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obs. impressionante a limpeza!

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