Assim, não rejeitaria a priori a hipótese bíblica mas a consideraria como perfeitamente válida até prova concreta de outra, como macacos e ETs ou sei lá o quê...

Moderador: Conselho de Moderação
A evolução das espécies é inegável. A questão aqui é se o homem faz parte deste mundo como um ente qualquer ou se simplesmente foi colocado pelado num jardim em determinado momento.Túlio escreveu:Para mim Adão e Eva podem ou não ser uma mera alegoria. Há argumentos estranhos, como 'se eram brancos, de onde vieram os pretos' e 'se eram Judeus, de onde viemos nós, goyin'? Não me parece uma buena linha de argumentação, até porque onde Deus estiver envolvido diretamente a nossa lógica falha miseravelmente. Ele faz o que Ele quiser, e se quiser que de pais negros nasça uma criança lourinha de olho azul - e sem nenhum carteiro envolvido na história- Ele faz e fim.
Assim, não rejeitaria a priori a hipótese bíblica mas a consideraria como perfeitamente válida até prova concreta de outra, como macacos e ETs ou sei lá o quê...
O antigo testamento é quase todo mitologico. Se vc comprar o deus do antigo tstamento com o do novo vai ver uma diferença enorme.Túlio escreveu:Para mim Adão e Eva podem ou não ser uma mera alegoria. Há argumentos estranhos, como 'se eram brancos, de onde vieram os pretos' e 'se eram Judeus, de onde viemos nós, goyin'? Não me parece uma buena linha de argumentação, até porque onde Deus estiver envolvido diretamente a nossa lógica falha miseravelmente. Ele faz o que Ele quiser, e se quiser que de pais negros nasça uma criança lourinha de olho azul - e sem nenhum carteiro envolvido na história- Ele faz e fim.
Não. Os animais não tem alma. Não existe nenhuma prova da inteligência dos animais. Alguns animais conseguem se comunicar com o homem se assim for ensinado, mas não existe registro de nenhuma raça que tenha desenvolvido essa mesma capacidade naturalmente. O elefante sente a morte de outro elefante e até de outros animais. Toda vez que encontram algum animal morto eles param e ficam horas envolta da carcaça, mas isso não quer dizer nada.GustavoB escreveu:Uma dúvida. Os animais são criaturas de Deus e, portanto, sagrados. Eles têm alma?
O raciocínio é: se eles foram criados tal qual o homem, alguns inclusive fisiologicamente muito parecidos conosco, comprovadamente inteligentes, por que não teriam também uma perspectiva após a morte? Ou Dante esqueceu deste detalhe?
OK, não podemos confundir com instinto ou fazer suposições. Mas creio que gerações de chimpanzés que usam ferramentas para quebrar nozes têm alguma inteligência, não? E que dizer dos testes em laboratório, onde eles aprendem a associar a figura com as palavras? E o peixinho dourado que encontra o caminho para nadar entre os compartimentos do aquário?Guerra escreveu:Não. Os animais não tem alma. Não existe nenhuma prova da inteligência dos animais. Alguns animais conseguem se comunicar com o homem se assim for ensinado, mas não existe registro de nenhuma raça que tenha desenvolvido essa mesma capacidade naturalmente. O elefante sente a morte de outro elefante e até de outros animais. Toda vez que encontram algum animal morto eles param e ficam horas envolta da carcaça, mas isso não quer dizer nada.GustavoB escreveu:Uma dúvida. Os animais são criaturas de Deus e, portanto, sagrados. Eles têm alma?
O raciocínio é: se eles foram criados tal qual o homem, alguns inclusive fisiologicamente muito parecidos conosco, comprovadamente inteligentes, por que não teriam também uma perspectiva após a morte? Ou Dante esqueceu deste detalhe?
A alma do homem vem da inteligência.
Eu acredito nas duas coisas. O homem é uma especie que evoluiu. Talvez seja parente do macaco (não acredito que tenha vindo dele, são especies com memso parente). Acredito na criação. Na criação espiritual.GustavoB escreveu:A evolução das espécies é inegável. A questão aqui é se o homem faz parte deste mundo como um ente qualquer ou se simplesmente foi colocado pelado num jardim em determinado momento.Túlio escreveu:Para mim Adão e Eva podem ou não ser uma mera alegoria. Há argumentos estranhos, como 'se eram brancos, de onde vieram os pretos' e 'se eram Judeus, de onde viemos nós, goyin'? Não me parece uma buena linha de argumentação, até porque onde Deus estiver envolvido diretamente a nossa lógica falha miseravelmente. Ele faz o que Ele quiser, e se quiser que de pais negros nasça uma criança lourinha de olho azul - e sem nenhum carteiro envolvido na história- Ele faz e fim.
reditoGustavoB escreveu: OK, não podemos confundir com instinto ou fazer suposições. Mas creio que gerações de chimpanzés que usam ferramentas para quebrar nozes têm alguma inteligência, não? E que dizer dos testes em laboratório, onde eles aprendem a associar a figura com as palavras? E o peixinho dourado que encontra o caminho para nadar entre os compartimentos do aquário?
Há de se entender que os animais não têm uma inteligência no nível do "evoluído" homem.
Já eu penso que o que nos faz diferentes deles é apenas uma coisa: o aprimoramento da linguagem.
Basta olhar para a história da Europa para constatar que os países mais avançados sempre foram os que abraçaram o Protestantismo, ao passo que os que permaneram católicos sempre foram (e continuam a ser) dos mais atrasados e mal-governados do continente (Portugal, Espanha, Itália, Irlanda)a Igreja foi culpada de muito do atraso da sociedade