Projeto VANT
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Re: Projeto VANT
AEL já desenvolve para FAB veículo aéreo não tripulado
Virgínia Silveira
A AEL-Aeroeletrônica, de Porto Alegre (RS), deu partida a seu projeto de desenvolvimento e fabricação de um Veículo Aéreo Não Tripulado totalmente nacional. Ontem, a empresa anunciou uma parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que irá utilizar dois VANTs Hermes 450 cedidos pela AEL, sem custo, durante o período de um ano. O veículo é fabricado pela Elbit System, de Israel, controladora da Aeroeletrônica. Os veículos cedidos pela AEL também serão testados pela Marinha e pelo Exército, em missões de reconhecimento tático e vigilância de fronteira. As operações, diz o diretor executivo da AEL, Vitor Jaime Neves, contarão com apoio técnico da AEL e da Elbit.
O primeiro Hermes 450, cedido pela Elbit, chegou ao país em 9 de dezembro e começou a ser testado em janeiro, na Base Aérea de Santa Maria (RS), onde fica sediado o Esquadrão de VANT da Aeronáutica. A fase de avaliação das aeronaves, segundo a FAB, deverá se estender até o fim desse ano. No começo de 2009, a FAB fez um pedido de informações (Request For Information- RFI) para as empresas interessadas em fornecer os sistemas.
O processo de compra dos VANTs, de acordo com o diretor da AEL, foi interrompido com a decisão de utilizar os sistemas da Elbit. Segundo a Aeronáutica, a FAB decidiu avaliar todas as possibilidades de emprego no país, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave antes de iniciar um processo de aquisição.
Maior fabricante mundial de VANTs, o grupo Elbit/AEL já encaminhou à FAB uma proposta de transferência de tecnologia e a intenção de construir no país um centro de excelência para esse sistema. "Selecionamos um grupo de nove técnicos brasileiros, que já está participando de um programa de desenvolvimento de tecnologia na Elbit, em Israel". O grupo é o segundo enviado ao país.
O Hermes 450 é um VANT de alto desempenho multimissão, que opera em qualquer condição climática, sem a necessidade de alocar tropas em áreas de risco. Pode permanecer em voo totalmente carregado por mais de 15 horas, realizando missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos. Tem 6 metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km por hora e pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude.
Com o programa de nacionalização de tecnologias de ponta da Elbit para a AEL, diz Neves, a empresa gaúcha vem se capacitando para participar dos projetos brasileiros na área de defesa, como a aquisição dos caças F-X2, dos helicópteros para uso das Forças Armadas e do cargueiro KC-390, da Embraer. Além da frota de Bandeirante da FAB, já participa da modernização dos AMX e F-5. O Super Tucano também é equipado com sistemas aviônicos da AEL.
Virgínia Silveira
A AEL-Aeroeletrônica, de Porto Alegre (RS), deu partida a seu projeto de desenvolvimento e fabricação de um Veículo Aéreo Não Tripulado totalmente nacional. Ontem, a empresa anunciou uma parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que irá utilizar dois VANTs Hermes 450 cedidos pela AEL, sem custo, durante o período de um ano. O veículo é fabricado pela Elbit System, de Israel, controladora da Aeroeletrônica. Os veículos cedidos pela AEL também serão testados pela Marinha e pelo Exército, em missões de reconhecimento tático e vigilância de fronteira. As operações, diz o diretor executivo da AEL, Vitor Jaime Neves, contarão com apoio técnico da AEL e da Elbit.
O primeiro Hermes 450, cedido pela Elbit, chegou ao país em 9 de dezembro e começou a ser testado em janeiro, na Base Aérea de Santa Maria (RS), onde fica sediado o Esquadrão de VANT da Aeronáutica. A fase de avaliação das aeronaves, segundo a FAB, deverá se estender até o fim desse ano. No começo de 2009, a FAB fez um pedido de informações (Request For Information- RFI) para as empresas interessadas em fornecer os sistemas.
O processo de compra dos VANTs, de acordo com o diretor da AEL, foi interrompido com a decisão de utilizar os sistemas da Elbit. Segundo a Aeronáutica, a FAB decidiu avaliar todas as possibilidades de emprego no país, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave antes de iniciar um processo de aquisição.
Maior fabricante mundial de VANTs, o grupo Elbit/AEL já encaminhou à FAB uma proposta de transferência de tecnologia e a intenção de construir no país um centro de excelência para esse sistema. "Selecionamos um grupo de nove técnicos brasileiros, que já está participando de um programa de desenvolvimento de tecnologia na Elbit, em Israel". O grupo é o segundo enviado ao país.
O Hermes 450 é um VANT de alto desempenho multimissão, que opera em qualquer condição climática, sem a necessidade de alocar tropas em áreas de risco. Pode permanecer em voo totalmente carregado por mais de 15 horas, realizando missões de reconhecimento, vigilância e designação de alvos. Tem 6 metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km por hora e pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude.
Com o programa de nacionalização de tecnologias de ponta da Elbit para a AEL, diz Neves, a empresa gaúcha vem se capacitando para participar dos projetos brasileiros na área de defesa, como a aquisição dos caças F-X2, dos helicópteros para uso das Forças Armadas e do cargueiro KC-390, da Embraer. Além da frota de Bandeirante da FAB, já participa da modernização dos AMX e F-5. O Super Tucano também é equipado com sistemas aviônicos da AEL.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: Projeto VANT
FAB inicia teste com aeronave não tripulada para vigiar fronteira
Matéria públicada em 10 de maio de 2010.
Glauco Araújo
Avião funciona por controle remoto e tem câmeras para grandes altitudes.
Polícia Federal usa três equipamentos iguais desde julho do ano passado.
Equipamento tem câmeras e pode voar a cinco mil metros de altitude (Foto: Divulgação/FAB)
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta segunda-feira (10), a primeira fase de testes com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para vigiar a fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. O equipamento decolou da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A Polícia Federal (PF) do Paraná utiliza três aviões iguais para combater crimes fronteiriços desde julho do ano passado.
Segundo a FAB, a aeronave em teste é o Hermes 450, de fabricação israelense, tem seis metros de comprimento e dez metros de uma asa à outra. Em termos de autonomia de voo, o equipamento pode chegar a uma velocidade de 110 km/h, a uma altitude de cinco mil metros e permanecer no céu por cerca de 15 horas.
Preparação
Militares da FAB passaram por um treinamento com especialistas israelenses, desde dezembro de 2009, quando o equipamento chegou ao Brasil. A fase de teste com o VANT terá a paricipação de militares da Marinha e do Exército, com prazo de encerramento previsto para dezembro deste ano.
Militares receberam treinamento para operar avião não tripulado (Foto: Divulgação/FAB)
O VANT permitirá que a FAB receba informações sobre a fronteira em tempo real e com risco humano inexistente.
Policiamento de fronteira
Nove dos 11 estados do país que têm fronteira seca vão receber reforço a partir de 15 de junho deste ano para realizar o policiamento de fronteira. A cidade de Breves (PA) será a primeira a receber um batalhão com policiais civis e militares treinados para atuar no combate ao crime na região fronteiriça. Cada estado receberá verba federal de até R$ 9 milhões para implementar o projeto, chamado Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron), que está previsto no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O efetivo vai contar com equipamentos de última geração como binóculos com câmera, aviões anfíbios, helicópteros tripulados e não-tripulados e lanchas que conseguem navegar em lâminas de 20 centímetros de água. O país tem 16,8 mil quilômetros de fronteira seca.
O objetivo é combater crimes típicos da região como o tráfico de drogas, contrabando de armas e munições, roubo de cargas e veículos, tráfico de pessoas, exploração sexual e crimes ambientais. Segundo o Ministério da Justiça, até o começo deste mês, os governos do Paraná e do Rio Grande do Sul ainda não haviam assinado o convênio. Participarão do programa policiais do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Matéria públicada em 10 de maio de 2010.
Glauco Araújo
Avião funciona por controle remoto e tem câmeras para grandes altitudes.
Polícia Federal usa três equipamentos iguais desde julho do ano passado.
Equipamento tem câmeras e pode voar a cinco mil metros de altitude (Foto: Divulgação/FAB)
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou, nesta segunda-feira (10), a primeira fase de testes com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para vigiar a fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. O equipamento decolou da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A Polícia Federal (PF) do Paraná utiliza três aviões iguais para combater crimes fronteiriços desde julho do ano passado.
Segundo a FAB, a aeronave em teste é o Hermes 450, de fabricação israelense, tem seis metros de comprimento e dez metros de uma asa à outra. Em termos de autonomia de voo, o equipamento pode chegar a uma velocidade de 110 km/h, a uma altitude de cinco mil metros e permanecer no céu por cerca de 15 horas.
Preparação
Militares da FAB passaram por um treinamento com especialistas israelenses, desde dezembro de 2009, quando o equipamento chegou ao Brasil. A fase de teste com o VANT terá a paricipação de militares da Marinha e do Exército, com prazo de encerramento previsto para dezembro deste ano.
Militares receberam treinamento para operar avião não tripulado (Foto: Divulgação/FAB)
O VANT permitirá que a FAB receba informações sobre a fronteira em tempo real e com risco humano inexistente.
Policiamento de fronteira
Nove dos 11 estados do país que têm fronteira seca vão receber reforço a partir de 15 de junho deste ano para realizar o policiamento de fronteira. A cidade de Breves (PA) será a primeira a receber um batalhão com policiais civis e militares treinados para atuar no combate ao crime na região fronteiriça. Cada estado receberá verba federal de até R$ 9 milhões para implementar o projeto, chamado Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron), que está previsto no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O efetivo vai contar com equipamentos de última geração como binóculos com câmera, aviões anfíbios, helicópteros tripulados e não-tripulados e lanchas que conseguem navegar em lâminas de 20 centímetros de água. O país tem 16,8 mil quilômetros de fronteira seca.
O objetivo é combater crimes típicos da região como o tráfico de drogas, contrabando de armas e munições, roubo de cargas e veículos, tráfico de pessoas, exploração sexual e crimes ambientais. Segundo o Ministério da Justiça, até o começo deste mês, os governos do Paraná e do Rio Grande do Sul ainda não haviam assinado o convênio. Participarão do programa policiais do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
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Re: Projeto VANT
Em parceria com Marinha e Exército, Força Aérea irá avaliar hipóteses de emprego de VANTs no país
Em uma tela de TV, os repóreteres acompanham em tempo real as imagens aéreas do local preparado para recebê-los. Cenas captadas por diferentes sensores lembram filmes de ação e notícias reais de conflitos recentes, como no Iraque e no Afeganistão. A ideia é colocar a imprensa em um verdadeiro centro de comando, parte vital no planejamento e execução de operações militares para conhecer os trabalhos de avaliação de emprego desse tipo de equipamento no país. Assim foi a apresentação do projeto de veículos aéreos não-tripulados da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecidos pela sigla VANT, na Base Aérea de Santa Maria, hoje (10/5), no Rio Grande do Sul.
O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre. A empresa cedeu um VANT e uma estação de controle de solo por um período de um ano, sem custo para a instituição, para a conclusão do trabalho. Apenas depois é que a FAB deve iniciar o processo de seleção de fornecedores e de escolha de VANTs. Técnicos israelenses estão Brasil participando do treinamento de militares da FAB.
Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB irá avaliar até dezembro deste ano todas as todas as possibilidades de emprego no país, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave. Para fins militares, o equipamento pode realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, entre outras, mas também pode ajudar na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.
"A novidade tecnológica, até então adotada em poucos países, hoje se faz realidade no Brasil. Além de grande autonomia, baixo custo de operação, a aeronave ainda propicia informações em tempo real", afirmou o Comandante-Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antônio Saboya Burnier.
O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB receberam instrução específica em Santa Maria.
Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares, pilotos são capazes de controlar a aeronave a quilômetros de distância. A aeronave é remotamente controlada e, por meio de sistema de enlace de dados, é capaz de distribuir as imagens captadas, como no exemplo presenciado pelos repórteres. O caso mais recente, e que demonstra a importância dos sensores, foi a localização dos destroços do voo 447 no meio do oceano, no ano passado, pela aeronave R-99 da FAB.
"As possibilidades de emprego desse tipo de aeronave são muitas", disse o gerente do grupo de trabalho, Tenente-Coronel-Aviador Paulo Ricardo Laux, ao explicar as vantagens desse tipo de equipamento. O VANT mede 6 metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer em voo por mais de 15 horas. O custo da hora de voo é quase um décimo de outra aeronave tripulada.
Segundo o diretor-executivo da Aeroeletrônica, Vitor Jaime Neves, a empresa apoia o projeto de criação de um centro de excelência em VANTs no país, na região de Santa Maria. A base escolhida para abrigar o grupo de trabalho é sede esquadrões de A-1 da FAB, aeronaves voltadas para missões de reconhecimento e de ataque. "Vamos aprender com as Forças Armas quais serão as necessidades futuras para a operação de VANts no Brasil", destacou.
Na cerimônia, também estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio da Silva, o Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa e o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Chefe do Estado-Maior de Defesa, além de outras autoridades civis e militares.
No próximo dia 12 de maio, a Terceira Força Aérea (III FAE) realizará em Brasília um workshop sobre veículos aéreos não-tripulados, no auditório do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).
Em uma tela de TV, os repóreteres acompanham em tempo real as imagens aéreas do local preparado para recebê-los. Cenas captadas por diferentes sensores lembram filmes de ação e notícias reais de conflitos recentes, como no Iraque e no Afeganistão. A ideia é colocar a imprensa em um verdadeiro centro de comando, parte vital no planejamento e execução de operações militares para conhecer os trabalhos de avaliação de emprego desse tipo de equipamento no país. Assim foi a apresentação do projeto de veículos aéreos não-tripulados da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecidos pela sigla VANT, na Base Aérea de Santa Maria, hoje (10/5), no Rio Grande do Sul.
O equipamento em avaliação é o Hermes 450, fabricado pela Elbit Systems de Israel, e que envolve a participação de sua subsidiária no Brasil, a empresa Aeroeletrônica, com sede em Porto Alegre. A empresa cedeu um VANT e uma estação de controle de solo por um período de um ano, sem custo para a instituição, para a conclusão do trabalho. Apenas depois é que a FAB deve iniciar o processo de seleção de fornecedores e de escolha de VANTs. Técnicos israelenses estão Brasil participando do treinamento de militares da FAB.
Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB irá avaliar até dezembro deste ano todas as todas as possibilidades de emprego no país, além de criar regras de utilização e regulamentar o tráfego aéreo desse tipo de aeronave. Para fins militares, o equipamento pode realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, entre outras, mas também pode ajudar na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.
"A novidade tecnológica, até então adotada em poucos países, hoje se faz realidade no Brasil. Além de grande autonomia, baixo custo de operação, a aeronave ainda propicia informações em tempo real", afirmou o Comandante-Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antônio Saboya Burnier.
O equipamento chegou ao país em 9 de dezembro do ano passado e, ao longo do mês de janeiro, militares da FAB receberam instrução específica em Santa Maria.
Do interior de um abrigo (shelter) especialmente montado para operações militares, pilotos são capazes de controlar a aeronave a quilômetros de distância. A aeronave é remotamente controlada e, por meio de sistema de enlace de dados, é capaz de distribuir as imagens captadas, como no exemplo presenciado pelos repórteres. O caso mais recente, e que demonstra a importância dos sensores, foi a localização dos destroços do voo 447 no meio do oceano, no ano passado, pela aeronave R-99 da FAB.
"As possibilidades de emprego desse tipo de aeronave são muitas", disse o gerente do grupo de trabalho, Tenente-Coronel-Aviador Paulo Ricardo Laux, ao explicar as vantagens desse tipo de equipamento. O VANT mede 6 metros de comprimento e 10 metros de envergadura (da ponta de uma asa a outra). Voa a 110 km/h, pode atingir cerca de 5 mil metros de altitude e permanecer em voo por mais de 15 horas. O custo da hora de voo é quase um décimo de outra aeronave tripulada.
Segundo o diretor-executivo da Aeroeletrônica, Vitor Jaime Neves, a empresa apoia o projeto de criação de um centro de excelência em VANTs no país, na região de Santa Maria. A base escolhida para abrigar o grupo de trabalho é sede esquadrões de A-1 da FAB, aeronaves voltadas para missões de reconhecimento e de ataque. "Vamos aprender com as Forças Armas quais serão as necessidades futuras para a operação de VANts no Brasil", destacou.
Na cerimônia, também estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio da Silva, o Almirante de Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa e o General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Chefe do Estado-Maior de Defesa, além de outras autoridades civis e militares.
No próximo dia 12 de maio, a Terceira Força Aérea (III FAE) realizará em Brasília um workshop sobre veículos aéreos não-tripulados, no auditório do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).
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Barão do Rio Branco
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Re: Projeto VANT
Iiiiiiiiih, já era o gripen-NG na FAB.O custo da hora de voo é quase um décimo de outra aeronave tripulada.
- Thor
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Re: Projeto VANT
Legal, só não entendi o que tem a ver com a FAB. O que a FAB está utilizando em parceria com a Elbit/AEL é o Hermes 450.alexmabastos escreveu:Show de video!!!
Abs
A PF que utilizará os Heron II, da IAI, que são muito superiores aos que a FAB ora utiliza para desenvolvimento doutrinário.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
- Thor
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Re: Projeto VANT
http://www.fab.mil.br/portal/video/inde ... 130510.flv
Vídeo do evento de lançamento do VANT da FAB.
Vídeo do evento de lançamento do VANT da FAB.
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Projeto VANT
Pergunto novamente: Será que a Avibrás se deu mal? Será que vamos ter uma solução importada? Digo isso porque mesmo com "transferência de tecnologia" a AEL não é uma empresa brasileira. Não podemos outorgar a pesquisa militar e o controle de empresas a estrangeiros. Nada contra os israelenses, mas é o que a história mostra.
-
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Re: Projeto VANT
meus dois cents
como no caso do urutu III?
Acho que vai ser isso mesmo, o hermes veio de graça, a FAB está criando a doutrina e a regulamentação com esse equipamento, antecipando etapas.
Se desenvolverem a versão de operação aqui, produzindo os componentes e sistemas críticos aqui, não consigo entender como não ser uma boa escolha para a FAB ou para o Brasil.
Abraço
como no caso do urutu III?
Acho que vai ser isso mesmo, o hermes veio de graça, a FAB está criando a doutrina e a regulamentação com esse equipamento, antecipando etapas.
Se desenvolverem a versão de operação aqui, produzindo os componentes e sistemas críticos aqui, não consigo entender como não ser uma boa escolha para a FAB ou para o Brasil.
Abraço
- jumentodonordeste
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Re: Projeto VANT
Gente, eu insisto.
Olhem os investimentos no demonstrador de tecnologia no CTA, acauã.
O falcão da Avibrás está sendo desenvolvido e ficará pronto nos próximos anos (2011, acho eu)
Olhem as especificações.
A FAB está apenas criando doutrina com os VANTs de Israel.
Pode ser que a AEL se encarregue de produzir alguns componentes israelenses aqui no Brasil. Mas o VANT será o nosso mesmo.
Tem muitos planos incluídos nesse projeto.
Dentre eles, um FLIR nacional.
Está tudo dentro do cronograma que eu tenho, inclusive a obtenção de um VANT PARA DOUTRINA que foi 2009 que será utilizado até o final de 2011.
Acho que o Walter pode falar mais sobre isso, é tudo que eu conheço.
Olhem os investimentos no demonstrador de tecnologia no CTA, acauã.
O falcão da Avibrás está sendo desenvolvido e ficará pronto nos próximos anos (2011, acho eu)
Olhem as especificações.
A FAB está apenas criando doutrina com os VANTs de Israel.
Pode ser que a AEL se encarregue de produzir alguns componentes israelenses aqui no Brasil. Mas o VANT será o nosso mesmo.
Tem muitos planos incluídos nesse projeto.
Dentre eles, um FLIR nacional.
Está tudo dentro do cronograma que eu tenho, inclusive a obtenção de um VANT PARA DOUTRINA que foi 2009 que será utilizado até o final de 2011.
Acho que o Walter pode falar mais sobre isso, é tudo que eu conheço.
-
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Re: Projeto VANT
Prezados(as) boa tarde! Pelo visto o Hermes 450 será o escolhido, segue uma notícia sobre o mesmo, mais vindo de outras terras....
Frota de UAV Hermes 450 do Reino Unido ultrapassa marca de 30.000 horas operacionais
Aeronaves não tripuladas (UAV) Hermes 450 do Reino Unido, numa base operacional no Afeganistão. (Foto: Thales)
A Thales anunciou que a frota de veículos aéreos não-tripulados (UAV) Hermes 450, do Ministério da Defesa do Reino Unido, ultrapassou a marca de 30.000 horas operacionais, atinginda em cerca de 2.000 surtidas.
Os UAV Hermes são utilizados pelas forças britânicas para missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR) nas atuais operações no Afeganistão. O contrato de apoio em serviço ISTAR da Thales UK começou em julho de 2007 em resposta para um contrato de Requisição Operacional Urgente emitido pelo Ministério da Defesa e que terá uma duração até outubro de 2010.
Os UAV Hermes 450 deverão ser substituidos pelos Watchkeeper , os quais oferecem capacidades de imagens eletro-opticas/infravermelhas (EO/IR) e radar de abertura sintética/indicador de alvos em movimento no solo (SAR/GMTI). Atualmente, a frota de H-450 está cedida ao Ministério de Defesa num contrato de leasing ‘ISTAR-by-the-hour’ com a Thales, mas o sistema Watchkeeper será adquirido e mantido pelo Ministério da Defesa.
fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=9323
Frota de UAV Hermes 450 do Reino Unido ultrapassa marca de 30.000 horas operacionais
Aeronaves não tripuladas (UAV) Hermes 450 do Reino Unido, numa base operacional no Afeganistão. (Foto: Thales)
A Thales anunciou que a frota de veículos aéreos não-tripulados (UAV) Hermes 450, do Ministério da Defesa do Reino Unido, ultrapassou a marca de 30.000 horas operacionais, atinginda em cerca de 2.000 surtidas.
Os UAV Hermes são utilizados pelas forças britânicas para missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR) nas atuais operações no Afeganistão. O contrato de apoio em serviço ISTAR da Thales UK começou em julho de 2007 em resposta para um contrato de Requisição Operacional Urgente emitido pelo Ministério da Defesa e que terá uma duração até outubro de 2010.
Os UAV Hermes 450 deverão ser substituidos pelos Watchkeeper , os quais oferecem capacidades de imagens eletro-opticas/infravermelhas (EO/IR) e radar de abertura sintética/indicador de alvos em movimento no solo (SAR/GMTI). Atualmente, a frota de H-450 está cedida ao Ministério de Defesa num contrato de leasing ‘ISTAR-by-the-hour’ com a Thales, mas o sistema Watchkeeper será adquirido e mantido pelo Ministério da Defesa.
fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=9323
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
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- prp
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Re: Projeto VANT
Olha só o que o nosso amigo Juarez postou no BM.jumentodonordeste escreveu:Gente, eu insisto.
Olhem os investimentos no demonstrador de tecnologia no CTA, acauã.
O falcão da Avibrás está sendo desenvolvido e ficará pronto nos próximos anos (2011, acho eu)
Olhem as especificações.
A FAB está apenas criando doutrina com os VANTs de Israel.
Pode ser que a AEL se encarregue de produzir alguns componentes israelenses aqui no Brasil. Mas o VANT será o nosso mesmo.
Tem muitos planos incluídos nesse projeto.
Dentre eles, um FLIR nacional.
Está tudo dentro do cronograma que eu tenho, inclusive a obtenção de um VANT PARA DOUTRINA que foi 2009 que será utilizado até o final de 2011.
Acho que o Walter pode falar mais sobre isso, é tudo que eu conheço.
Juarez Castro escreveu:
Srs. Algumas infos sobre o projeto UAv na FAB:
Acaba de ser definida a compra de dois uAV Hermes 450 com opção mais 2.
Em 2012 será ativado o 2º do 17º Grupo de aviação a ser sediado na BACG com a mesma dotação, chegado a 04 aeronaves e em seguida se seguirá a criação de mais tres esquadrões sendo um deles, provavemente sediado no Cachimbo com UAV estratégico.
A versão adqurida pela FAB do Hermes 450 virá com designador laser
Grande abraço
- Thor
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Re: Projeto VANT
prp escreveu:Olha só o que o nosso amigo Juarez postou no BM.jumentodonordeste escreveu:Gente, eu insisto.
Olhem os investimentos no demonstrador de tecnologia no CTA, acauã.
O falcão da Avibrás está sendo desenvolvido e ficará pronto nos próximos anos (2011, acho eu)
Olhem as especificações.
A FAB está apenas criando doutrina com os VANTs de Israel.
Pode ser que a AEL se encarregue de produzir alguns componentes israelenses aqui no Brasil. Mas o VANT será o nosso mesmo.
Tem muitos planos incluídos nesse projeto.
Dentre eles, um FLIR nacional.
Está tudo dentro do cronograma que eu tenho, inclusive a obtenção de um VANT PARA DOUTRINA que foi 2009 que será utilizado até o final de 2011.
Acho que o Walter pode falar mais sobre isso, é tudo que eu conheço.
Juarez Castro escreveu:
Srs. Algumas infos sobre o projeto UAv na FAB:
Acaba de ser definida a compra de dois uAV Hermes 450 com opção mais 2.
Em 2012 será ativado o 2º do 17º Grupo de aviação a ser sediado na BACG com a mesma dotação, chegado a 04 aeronaves e em seguida se seguirá a criação de mais tres esquadrões sendo um deles, provavemente sediado no Cachimbo com UAV estratégico.
A versão adqurida pela FAB do Hermes 450 virá com designador laser
Grande abraço
Nossa!
Isso deve ter sido definido neste fim de semana, pois não era nada disso a intenção da FAB.
Que seja então.
Brasil acima de tudo!!!
Re: Projeto VANT
Pelo visto aquela história de incentivar a industria nacional e o desenvolvimento de tecnologia era balela!
Pelo visto compraremos tudo lá fora desde que parte da encomenda seja fabricado aqui.
Todo aquele investimento no demonstrador da FAb me parece que foi só prá ganhar serta esperiencia nessa tecnologia para a operação do produto final estrangeiro.
Pelo visto compraremos tudo lá fora desde que parte da encomenda seja fabricado aqui.
Todo aquele investimento no demonstrador da FAb me parece que foi só prá ganhar serta esperiencia nessa tecnologia para a operação do produto final estrangeiro.