rcolistete escreveu:Olá pessoal,
Para evitar de cair na dicotomia de Mica é uma droga x o melhor :
- versões atuais e antigas do AMRAAM têm alcance da ordem do MICA (50-60 km);
- o próprio fabricante do R-77 cita alcance da ordem do MICA (50 km);
- versões novas do AMRAAM, R-77 (além do Meteor) tem alcance superior ao MICA, que não terá seu desenvolvimento continuado (em termos de alcance) pois o "MICA com mais alcance" é o Meteor (do ponto de vista francês);
- em WVR, o MICA tem agilidade (tem TVC) e capacidade g compatível com mísseis WVR de 4a geração;
- o Meteor não substituirá o MICA, serão complementares, pois o Meteor é maior, mais pesado, etc, tal que um caça que leva N MICA's leva menor número de Meteor's;
- os sensores IR e EM (radar ativo) do MICA são referência de qualidade. O sensor IR pode ser usado como sensor IR do caça, de tão bom que é. Bem como a cabeça de busca EM deriva versões para o Aster e Meteor.
- o MICA foi encomendado em grande quantidade pela França, bem como exportado em boa quantidade para usuários de Mirage 2000-5. Só por isso está longe de ser um fracasso;
- como todo míssil ar-ar, o MICA tem vantagens (flexibilidade de uso, versão IR/EM, etc) e desvantagens (custo alto, não é o melhor WVR nem BVR, etc).
Aliás, sobre custo alto, tem documento recente dos EUA citando o AMRAAM (não sei qual versão) com preço unitário para eles sendo absurdamente alto (aprox. US$1 mi). Acho que o Sintra poderia confirmar isso. Assim como dizem que nossos Derby's custaram uma fortuna, também.
[]s, Roberto
Obs.: não estou defendendo o MICA para a FAB. Mas não faz sentido fazerem "malhação-de-Judas" com o MICA, dizendo que é pior que tudo, etc.
Roberto,
A tática que está sendo usada aqui é a mesma de outros lugares, se compara um míssil maior, mais pesado com outro mais leve. E ainda se usa a comparação de algo sendo empregado, com algo que nem está em uso, e nem temos garantia de fornecimento. É certo que o MICA é tecnologicamente muito superior ao AIM-120, um míssil derivado do SPARROW. Se estamos buscando apenas alcance, então vamos de METEOR.
A comparação verdadeira seria o AIM-120C7, com o METEOR, e aí temos que dizer que ser trata de um míssil com eletrônica do MICA, e algumas coisas novas, que foram introduzidas para aumentar o alcance, este é o verdadeiro foco.
[ ]´s