Míssil anti-aéreo nacional: Uma Análise

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#31 Mensagem por Kratos » Seg Mai 07, 2007 6:55 pm

ZeRo4 escreveu:Cyclone,

Essa é a parte mais fácil... o Brasil poderia por exemplo montar todo o sistema MRADS nos caminhões da Tectran. O MRADS é um SAM que utiliza um míssil do S-400 que tem 40km de alcance.


40km de alcance ou de altitude?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#32 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 07, 2007 9:11 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Façamos um pequeno exercício.

Olha estamos entrando em consenso que o EB e talvez fAB reforcem seus estoques de Igla. Sem muita novidade.

Porque não pensamos em um sistema de nível um pouco mais alto.

Exemplo, não conheço bem auto-mecânica, mas acredito que um veículo do porte do TECTRAN 8x8 base para o ASTROS III poderia ser usado em um sistema similar em conceito de mobilidade aos sistemas S-300/S-400. Logicamente usando outro míssel.

O sistema diretor de tiro poderia ser executado para ser um sistema que coubesse em um container padronizado que pudesse ser usado no TECTRAN 8x8 e uma plataforma basculante poderia ser empregada nesses mesmos veículos para colocar os mísseis em posição de lançamento.

Poderiamos ter um veículo de Vigilância (VV)em separado, ou um Veículo Vigilância e ControleVVC) somados aos Veículos de lançamento(VLs). Os veículos de lançamento poderiam tb dispor de um radar com a função de rastrear os mísseis já lançados. todos asentados sobre a mesma plataforma básica 8x8 supra.

sds

Walter


Walter,

Tirando os radares de acompanhamento nas vtr de lançamento, isto existe hoje em cima do chassis do Renault 8x4 Kerax: é o Aster 30 SAMP/T. É só tirar de cima dos Renault e por em cima dos Tectran... Aí aproveita e coloca uns casulos na futura classe de fragatas, só para padronizar :wink:


Show de bola Beraldi e Zero4, era essa viabilidade que eu queruia ouvir de vcs.

Aí eu pergunto. Umacobertura de 40km já estaria de bom tamanho para incorporar essas baterias(2 por grupo?) para darcobertura a uma das pretendidas brigadas mecanizadas propostas pelo Guerra?

Ou 40km é pouco?

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#33 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 07, 2007 10:14 pm

Kratos,

40km de alcance e uns 20km de altitude creio eu...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 178
Registrado em: Ter Out 03, 2006 2:14 pm
Localização: Fortaleza - CE

#34 Mensagem por ualisonsiqueira » Seg Mai 07, 2007 11:12 pm

ZeRo4 escreveu:Kratos,

40km de alcance e uns 20km de altitude creio eu...


Aumenta esse alcance ae...
20km de altitude tá legal!

Abraços




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#35 Mensagem por Moccelin » Ter Mai 08, 2007 1:41 pm

20km de altitude é mais do que o suficiente!!!
Desconheço algum avião que consiga atacar a mais de 65mil pés de altitude...




The cake is a lie...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#36 Mensagem por A.K. for T-7 » Ter Mai 08, 2007 7:58 pm

cicloneprojekt escreveu:
Alexandre Beraldi escreveu:
cicloneprojekt escreveu:Façamos um pequeno exercício.

Olha estamos entrando em consenso que o EB e talvez fAB reforcem seus estoques de Igla. Sem muita novidade.

Porque não pensamos em um sistema de nível um pouco mais alto.

Exemplo, não conheço bem auto-mecânica, mas acredito que um veículo do porte do TECTRAN 8x8 base para o ASTROS III poderia ser usado em um sistema similar em conceito de mobilidade aos sistemas S-300/S-400. Logicamente usando outro míssel.

O sistema diretor de tiro poderia ser executado para ser um sistema que coubesse em um container padronizado que pudesse ser usado no TECTRAN 8x8 e uma plataforma basculante poderia ser empregada nesses mesmos veículos para colocar os mísseis em posição de lançamento.

Poderiamos ter um veículo de Vigilância (VV)em separado, ou um Veículo Vigilância e ControleVVC) somados aos Veículos de lançamento(VLs). Os veículos de lançamento poderiam tb dispor de um radar com a função de rastrear os mísseis já lançados. todos asentados sobre a mesma plataforma básica 8x8 supra.

sds

Walter


Walter,

Tirando os radares de acompanhamento nas vtr de lançamento, isto existe hoje em cima do chassis do Renault 8x4 Kerax: é o Aster 30 SAMP/T. É só tirar de cima dos Renault e por em cima dos Tectran... Aí aproveita e coloca uns casulos na futura classe de fragatas, só para padronizar :wink:


Show de bola Beraldi e Zero4, era essa viabilidade que eu queruia ouvir de vcs.

Aí eu pergunto. Umacobertura de 40km já estaria de bom tamanho para incorporar essas baterias(2 por grupo?) para darcobertura a uma das pretendidas brigadas mecanizadas propostas pelo Guerra?

Ou 40km é pouco?

sds

Walter


O Aster 30 SAMP/T tem um alcance de 120km contra alvos voando a mais de 3.000 pés !!! E cerca de 50km contra alvos voando abaixo disso.
É mais que suficiente para fornecer uma cobertura em nível de Divisão de Exército!!! O teto do míssil é 20 km... Pega até um Global Hawk dando sopa por aí no limiar da extratosfera !!!!




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#37 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Mai 08, 2007 8:34 pm

Sobre o SAMP-T, saiu um página no Army-Technology sobre o sistema:

http://www.army-technology.com/projects/aster-30/

Imagem

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#38 Mensagem por Sintra » Ter Mai 08, 2007 9:24 pm

Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Não é uma gaffe.
Segunda Guerra Mundial, os exércitos Britânicos, Alemão e Italiano andaram a dançar a valsa e o Tango à volta de Tobruk durante meses...

http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Tobruk




PRick

#39 Mensagem por PRick » Ter Mai 08, 2007 9:46 pm

Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Não é uma gaffe.
Segunda Guerra Mundial, os exércitos Britânicos, Alemão e Italiano andaram a dançar a valsa e o Tango à volta de Tobruk durante meses...

http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Tobruk


Creio que a gafe é quanto a localização da antiga Tobruk, ela ficava, melhor fica na Líbia(só mudou de nome), no Norte da África. E não no norte da Itália. Nem mesmo podemos dizer que fica próxima ao Sul da Itália, já que existe o Mediterrâneo no meio. :lol: :lol:

[ ]´s




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#40 Mensagem por Sintra » Ter Mai 08, 2007 9:47 pm

PRick escreveu:
Sintra escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:
Dieneces escreveu:
ualisonsiqueira escreveu:Lógico, O RBS-70 é um ótimo equipamento, certamente seria bem vindo. Eu adoraria vê-lo no EB. :wink:
Uálison , esse pensamento escrito abaixo do teu espaço de assinatura , está correto?Tobruk até onde sei fica no norte da áfrica , na Líbia mais precisamente .


Eu li isso no sistema de armas, até irei colocar o nome desse site lá. Realmente eu naum sei onde fica essa cidade, mas valeu a dica. Depois procurarei melhor onde está situada!

Abraços!
Uálison , o que quero te dizer é que a frase tá errada , Tobruk fica longe do norte da Itália, ou você copiou errado ou é uma gafe do site Sistema de Armas . Um abraço.


Não é uma gaffe.
Segunda Guerra Mundial, os exércitos Britânicos, Alemão e Italiano andaram a dançar a valsa e o Tango à volta de Tobruk durante meses...

http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Tobruk


Creio que a gafe é quanto a localização da antiga Tobruk, ela ficava, melhor fica na Líbia(só mudou de nome), no Norte da África. E não no norte da Itália. Nem mesmo podemos dizer que fica próxima ao Sul da Itália, já que existe o Mediterrâneo no meio. :lol: :lol:

[ ]´s


:shock:

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#41 Mensagem por Dieneces » Qua Mai 09, 2007 5:18 am

É isso mesmo que o Prick disse , Sintra , o que dizia no escrito do Uálison se referia a Tobruk como próxima do "norte da Itália", mas ele já corrigiu.sds




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

#42 Mensagem por Sideshow » Dom Set 09, 2007 9:20 pm

Beraldi vamos conversar sobre o MSA-1 aqui.

A.K. for T-7 escreveu:MSA-1 é só um nome genérico dado pelo CTA para o projeto que resultará no primeiro míssil sup-ar desenvolvido e fabricado no país, não importa se um Manpads ou um míssil pesado de médio alcance.

Na LAAD, o pessoal da Mectron disse que no segundo semestre as três forças iriam se reunir com o pessoal da empresa para traçar os requisitos comuns a um projeto que atendesse o desejo dos três. FAB e MB querem um míssil de médio alcance primeiro. O EB preferia primeiro um Manpads. Isto está ligado à doutrina das forças... MB e FAB querem defender seus valiosos meios (navios e bases com aeronaves), já o EB pensa em forças leves, aeromóveis e em guerra de resistência... Se for democracia, são dois votos contra um, daí sai míssil de médio alcance. Se for hierarquia, a MB é mais antiga, aí sai míssil de médio alcance. Ou seja, pode ser ele ou ele. Vai caber a Mectron "se virar" e criar o bicho...

PS: antes pensava que o lógico seria começar aos poucos, com um Manpads, e aí subir na "cadeia alimentar", mas as circunstâncias agora são outras...


Olha quem está desenvolvendo o MSA

COMANDO DO EXÉRCITO


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


CENTRO TECNOLÓGICO DO EXÉRCITO


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 109/2007
Nº Processo: DISP 02/2007-CTEx . Objeto: Serviço de produção de um
lote experimental (100 kg) de grãos propelentes tipo base dupla, baseados
em nitricelulose com calor de combustão de 1050 cal/g para primeiro
estágio do Míssil Solo-Ar (MSA)
. Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento
Legal: Artigo 24, inciso VIII, da Lei 8.666/93 . Justificativa:
Entidade da Administração Pública criada para este fim antes de 1993.
Declaração de Dispensa em 24/07/2007 . WALTER ANTÔNIO MACHADO
- TC . ORDENADOR DE DESPESAS DO CTEx . Ratificação
em 24/07/2007 . GEN BDA ALÉSSIO RIBEIRO SOUTO . CHEFE DO
CTEx . Valor: R$ 120.000,00 . Contratada :INDUSTRIA DE MATERIAL
BELICO DO BRASIL IMBEL . Valor: R$ 120.000,00(SIDEC - 25/07/2007) 160291-00001-2007NE900001


Olha o que eu ja tinha postado no começo desse ano.

Plano Básico de Ciência e Tecnologia 2004-2007

http://www.labseg.ime.eb.br/twiki/pub/M ... CT2004.doc


Propelentes sólidos para emprego no Míssil MSS 1.2 Ac e no Míssil Solo-Ar (pesquisa e desenvolvimento);


MÉDIO PRAZO

* Modernizações no Sistema de Arma MSS1.2AC;
* Modernização no IPD e implementação no IME de infraestrutura laboratorial em sistemas inerciais;
* Desenvolvimento de Projeto de um Míssil Solo-Ar;
* Desenvolvimento de Projeto de um Míssil Solo-Solo com alcance ampliado (4000/5000m).

LONGO PRAZO

* Continuação do Projeto de um Míssil Solo Ar;
* Continuação do Projeto de um Míssil Solo-Solo de alcance estendido (4000/5000m).




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#43 Mensagem por A.K. for T-7 » Dom Set 09, 2007 11:40 pm

Brasileiro,

Você destacou em vermelho a parte errada. Você deveria ter destacado esta parte aqui:

COMANDO DO EXÉRCITO


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


CENTRO TECNOLÓGICO DO EXÉRCITO


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 109/2007
Nº Processo: DISP 02/2007-CTEx . Objeto: Serviço de produção de um
lote experimental (100 kg) de grãos propelentes tipo base dupla, baseados
em nitricelulose com calor de combustão de 1050 cal/g para primeiro
estágio
do Míssil Solo-Ar (MSA). Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento
Legal: Artigo 24, inciso VIII, da Lei 8.666/93 . Justificativa:
Entidade da Administração Pública criada para este fim antes de 1993.
Declaração de Dispensa em 24/07/2007 . WALTER ANTÔNIO MACHADO
- TC . ORDENADOR DE DESPESAS DO CTEx . Ratificação
em 24/07/2007 . GEN BDA ALÉSSIO RIBEIRO SOUTO . CHEFE DO
CTEx . Valor: R$ 120.000,00 . Contratada :INDUSTRIA DE MATERIAL
BELICO DO BRASIL IMBEL . Valor: R$ 120.000,00(SIDEC - 25/07/2007) 160291-00001-2007NE900001


Primeiro estágio = booster... Ou seja, não é MANPADS. MANPADS tem uma carga sem recuo detonada para o lançamento para fora do tubo e depois dispara o motor, que é único. Tecnicamente não é um primeiro estágio.

Primeiro estágio (booster) é um motor potente que acelera o míssil para sua velocidade final, ou perto dela, até que o motor principal assume e sustenta o vôo ou continua na aceleração, porém, em condições mais favoráveis (Koslova me corrija se estou falando errado em termos conceituais)

Por isso, suponho que já estejamos falando de um míssil maior que um MANPADS.

Falando em MANPADS, nos final dos anos 80, na véspera do crepúsculo de nossa indústria de Defesa, o EB desenvolveu e construiu um protótipo de um MANPADS similar ao Blowpipe, com guiagem SACLOS, inclusive fazendo uns disparos. Não sei porque não andou para frente...




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

#44 Mensagem por Moccelin » Seg Set 10, 2007 12:12 pm

A.K. for T-7 escreveu:Falando em MANPADS, nos final dos anos 80, na véspera do crepúsculo de nossa indústria de Defesa, o EB desenvolveu e construiu um protótipo de um MANPADS similar ao Blowpipe, com guiagem SACLOS, inclusive fazendo uns disparos. Não sei porque não andou para frente...


Provavelmente pelo mesmo motivo de um monte de outros projetos excelentes da época...




The cake is a lie...
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#45 Mensagem por Jacobs » Seg Set 10, 2007 12:33 pm

Que bom que as FFAA estão dando bola pra defesa aérea. Um espaço aéreo bem defendido não pode depender só de caças velhos e MANPADS velhos.




Responder