Enviado: Seg Abr 09, 2007 6:52 pm
Bom... aqui eu acho que tambem ficamos com as "apostas" que cada pais faz em termos de equipamentos de defesa...
Os americanos sabiam desde o inicio que era mais facil uma aeronave cruzar a cortina de ferro para o "lado de ca" do que a vice versa, e da'i o pesado investimento deles em tecnologias como Stealth e intereferencia eletronica...
Ja os "russos" usariam o seu vasto exercito, com a a aviacao providenciando "bolsoes" de defesa ... compostos por "camadas" de cac'as e SAM/AAA... Um exemplo mais ou menos desse uso foi no inicio da guerra dos 6 dias (se nao me engano)aonde os egipicios conseguiram grandes vitorias usando um "parente" desse sistema.
Para "furar" as defesas russas em caso de um "1st strike" americano, os americanos concluiram que um B-52 ou mesmo um missil cruise em determinadas circunstancias nao seria o suficiente, da'i surgiu a ideia de ser criar uma "protecao eletromagnetica" contra esses sistemas...
Essa protecao opera em pelo menos 2 niveis (hoje ate mais), Interferencia eletronica e Stealth.
Os americanos veem que a melhor maneira de atacar um ambiente fortemente defendidio 'e composto por informacao, interferencia e "pouca visibilidade".
Isso funcionou na primeira Guerra do Golfo com os F-117 e funcionou na 2 Guerra do Golfo com o F-117/B2 e de certo modo funcionou nos balkans... (os erros dos americanos foram mais relacionados ao fato desses terem subestimado a capacidade e a criatividade s'ervia).
Mais foi constatado que dentre outras coisas um problema 'e que um F-117 por pertencer a primeira geracao do Stealth ele carecia de capacidade belica e "persistencia" em combate...
Esse erro foi mais o menos corrigido no B-2 (com a melhoria da sua capacidade de operar "fora de casa" e de programar ataques "em rota")e pelo visto tambem esta sendo levado muito em consideracao em relacao ao F-22 e muito mesmo em relacao ao F-35.
O F-117/B-2/F-22 e o F-35, sao os resultados de experiencia em combate e pesquisas com muitas outras aeronaves como "Bird of Pray" ou o "Have Blue", etc (sem contar outras que ainda nao foram "desclassificadas").
Acho que os americanos ou qualquer outros interessados seriam bobos em achar que os russos nao possuem (possuirao) uma cartada na manga...o que resta saber 'e se ela estara focada em:
Deteccao e anulacao de Stealth (por que mesmo voce tendo uma aeronave a ameaca continua)?
Stealth para aeronaves "nao Stealth (plasma e outras coisas)?
Interferencia eletronica?
Anulacao de ameacas BVR?
Emprego de misseis de longo alcance?
Etc?
tudo isso?
Algo mais?
E honestamente ... ate o momento s'o rumores... 'e aguardar e ver
[]s
CB_Lima
Os americanos sabiam desde o inicio que era mais facil uma aeronave cruzar a cortina de ferro para o "lado de ca" do que a vice versa, e da'i o pesado investimento deles em tecnologias como Stealth e intereferencia eletronica...
Ja os "russos" usariam o seu vasto exercito, com a a aviacao providenciando "bolsoes" de defesa ... compostos por "camadas" de cac'as e SAM/AAA... Um exemplo mais ou menos desse uso foi no inicio da guerra dos 6 dias (se nao me engano)aonde os egipicios conseguiram grandes vitorias usando um "parente" desse sistema.
Para "furar" as defesas russas em caso de um "1st strike" americano, os americanos concluiram que um B-52 ou mesmo um missil cruise em determinadas circunstancias nao seria o suficiente, da'i surgiu a ideia de ser criar uma "protecao eletromagnetica" contra esses sistemas...
Essa protecao opera em pelo menos 2 niveis (hoje ate mais), Interferencia eletronica e Stealth.
Os americanos veem que a melhor maneira de atacar um ambiente fortemente defendidio 'e composto por informacao, interferencia e "pouca visibilidade".
Isso funcionou na primeira Guerra do Golfo com os F-117 e funcionou na 2 Guerra do Golfo com o F-117/B2 e de certo modo funcionou nos balkans... (os erros dos americanos foram mais relacionados ao fato desses terem subestimado a capacidade e a criatividade s'ervia).
Mais foi constatado que dentre outras coisas um problema 'e que um F-117 por pertencer a primeira geracao do Stealth ele carecia de capacidade belica e "persistencia" em combate...
Esse erro foi mais o menos corrigido no B-2 (com a melhoria da sua capacidade de operar "fora de casa" e de programar ataques "em rota")e pelo visto tambem esta sendo levado muito em consideracao em relacao ao F-22 e muito mesmo em relacao ao F-35.
O F-117/B-2/F-22 e o F-35, sao os resultados de experiencia em combate e pesquisas com muitas outras aeronaves como "Bird of Pray" ou o "Have Blue", etc (sem contar outras que ainda nao foram "desclassificadas").
Acho que os americanos ou qualquer outros interessados seriam bobos em achar que os russos nao possuem (possuirao) uma cartada na manga...o que resta saber 'e se ela estara focada em:
Deteccao e anulacao de Stealth (por que mesmo voce tendo uma aeronave a ameaca continua)?
Stealth para aeronaves "nao Stealth (plasma e outras coisas)?
Interferencia eletronica?
Anulacao de ameacas BVR?
Emprego de misseis de longo alcance?
Etc?
tudo isso?
Algo mais?
E honestamente ... ate o momento s'o rumores... 'e aguardar e ver
[]s
CB_Lima