SAIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Piffer
Sênior
Sênior
Mensagens: 1930
Registrado em: Qui Fev 16, 2006 11:07 pm
Agradeceram: 1 vez

#31 Mensagem por Piffer » Qui Mar 29, 2007 1:18 pm

Sniper escreveu:
Túlio escreveu:
Sniper escreveu:
Piffer escreveu:
ZeRo4 escreveu:Sem sacanagem, eu não acredito que tem gente comemorando a compra de Leo 1A5 quando o Chile comprou Leo 2!!! Tem coisa que é demais d conta! seria cômico se não fosse trágico!!!

PQP ngm merece, mais uma vez o EB gastando mal o pouco que recebe do Governo.


Uma boa parte dos lugares que você passa com um Leo 1A5 de 42 toneladas, você não consegue passar com um Leo 2 ou um M-60 que têm 20 toneladas a mais.

Abraços,


Neguinho esquece que o Leopard II foi projetado para a realidade da infraestrutura Europeia... no Brasil eles irão rodar em estradas precárías, pontes podres e túneis (ferroviários) apertados.

Abraços!


Pois eu lembro de ouvir/ler essa charla desde os anos 70, só que então se falava que 'o Brasil não pode operar carros com mais de 30t pois as pontes não agüentam', e era o EB que dizia isso. Bueno, um quarto de século depois se opera Leo1 de 40t e até M60TTS de 53t e as pontes estão aí. Os túneis? Um M60 tem menos de 10cm de largura a menos que um Leo2 e é mais alto. Quanto a 'estradas precárias', MBTs não são exatamente feitos para rodar em 'autobahnen'...

Para mim, NÃO querem MBT e fim, creio que a Doutrina considera como ideais os carros leves e rápidos em ações de "hit'n'run", não choques frontais decisivos do tipo 'tudo ou nada'.

E não questiono a validade do conceito, eis que não tenho conhecimento de alguma ocasião em que tenha sido posto à prova em situação de combate REAL...


Meteste o dedo na ferida meu cupincha! :twisted: [009]


Combate real felizmente não tivemos. Mas temos anos de experiência que, de um tempo para cá estão sendo reunidas no CIBld.

Qualquer um que já serviu numa tropa blindada nos últimos anos já viu os M113/Leo 1 passando e os M60 ficando para trás atolados; já viu pequenas pontes ruindo mesmo com blindados mais leves (se não me engano foi até postada uma foto algum tempo atrás por aqui) ou aquela situação mais triste dos carros avançando em coluna atrás de um que "achou" um terreno firme debaixo de chuva.

Eu realmente não entendo nada além do que todo oficial deve entender, mas acredito na opinião daqueles que servem lá.

Digo mais: boa parte dos instrutores do CIBld fizeram cursos de aperfeiçoamento nos EUA/Inglaterra/Alemanha. É muito comum, quase regra, os cursos (e consequentemente toda a doutrina do EB) serem "contaminados" pelas idéias daqueles que vão fazer cursos em forças armadas melhores que as nossas. No caso dos blindados, mesmo com o conhecimento do emprego dos blindados mais pesados naqueles países, ainda se optou pelo uso de outros mais leves, devido a enorme quantidade de experiências negativas com os mais pesados.

Abraços,




Carpe noctem!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#32 Mensagem por Guerra » Qui Mar 29, 2007 5:04 pm

Ricardo Rosa escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Carlos Mathias escreveu:10 Chalenger, prá colocar junto do protótipo do Osório.



Não esqueça de descontar a montagem da rede logistica. Deve sobrar para comprar uma torre do chalenger



Bom dia a todos,

Bem colocado, Guerra. Precisamos atentar para um fato. De nada adianta termos milhares de blindados sem condições de mantê-los ou operá-los de maneira satisfatória e com razoável disponibilidade (cadeia logística, manutenção, treinamento etc). Volto a afirmar, dentro da nossa realidade acho que foi uma boa compra, porém, resta saber os termos do contrato.

Abraços.


Então Ricardo. Não dá para pensar em comprar blindado como se estivesse comprando um carro da FIAT ou da FORD. Comprar um blindado é como comprar um carro importado que não existe mecanicos e peças no pais. Imaginem comprar um carro de passeio no exterior e ter que formar mecanicos, motorista (no caso do blindado toda guarnição), comprar peças, montar oficinas. Dá pra comprar o quer? Dá para mudar de marca ou sair de uma linha (leve, medio, pesado)? Não dá.




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

#33 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Abr 03, 2007 6:30 pm

Saiu no UFJF Defesa um artigo sobre a aquisição (vou ficar devendo o link, pois não estou conseguindo acessá-lo agora)

Mas o resumo da ópera: serão 270 Leo1 sendo 250 Leo 1A5 (220 operacionais e 30 para servir de fonte de reposição). 7 Leo1 Socorro, 4 Leo1 Lança-Pontes, 4 Leo1 Engenharia e 5 Leo1 Treinamento de motorista e o valor do contrato é de 7.985 mi Euro (o mesmo do edital). Está previsto uma 2º contrato para compra de simuladores e um contrato de manutenção.

Acho que dessa vez o EB ira ter um força blindada fiável em todos os seus aspectos.

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#34 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 03, 2007 6:38 pm

Aqui vai o Link!

http://www.defesa.ufjf.br/arq/Art527.htm

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

#35 Mensagem por gingerfish » Ter Abr 03, 2007 10:32 pm

Pessoal, a compra foi mau feita não é?

Mas pelo menos ele tem qualidades que qualquer outro MBT brasileiro não tem, mas ainda assim não dou graças a Deus.

Ultimamente as forças armadas tem engolido um negócio ruim atrás do outro.... Alguém se habilita a fazer uma lista?

Abraços.




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#36 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 03, 2007 10:45 pm

A compra não foi mau feita! Pelo contrário!

É provavelmente a melhor relação custo/benefício que poderia se ter com o orçamento disponível.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#37 Mensagem por Malandro » Qua Abr 04, 2007 2:19 am

Eu acho que os Leo 1 A5 para o cenário sul americano em blindados está mais que suficiente por anos uns 10/20 anos se sofrerem um upgrade no meio tempo . O Chile é um país de renda alta com economia de vento em popa ao contrário de nós .




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#38 Mensagem por Plinio Jr » Qua Abr 04, 2007 8:49 am

Acho que foi uma boa aquisição, na verdade deveria ter sido feito antes, para cenário da AS está de bom tamanho e dará folego ao EB por mais uns 15 anos para dar prioridade para aquisições mais urgentes e programar-se melhor para um futuro substituto para estes Leo A1-A5, de preferencia algo novo e que atenda as necessidades do EB...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#39 Mensagem por helio » Qua Abr 04, 2007 8:49 am

Amigos
Eu sinceramente acho que dentro da doutrina que o EB aplica sobre os Carros de Combate, a compra dos Leo 1A5 foi acertada.
Quanto a quantidade, acho mais do que suficiente dentro das nossas limitações orçamentárias e logisticas. Hoje a quantidade não é tão importante como a qualidade. Quantidade que me refiro não é só do armamento , mas sim da condição que temos de capacitar, adestrar e manter estes veículos operacionais .
Poderiamos quem sabe termos um regimento( 3 esquadrões totalizando apox 45 veiculos) de MBT como um Leo2 ou M-1 mas nada além disto, pois seria desnecessário.
Estive em Manaus na semana passada e visitei o 4ºBAvEx ( representando a revista Tecnologia & Defesa) e na Base Aérea de Manaus( representando a Alide), e trouxe informações muito importantes acerca da logistica de fornecimento de sobressalentes, principalmente de helicopteros dos EUA(Blackhawk do EB e FAB) em comparação aos franceses(Cougar e Pantera do EB) . Peço a voces um pouco de paciencia pois provavelmente será publicado na edição 111 da revista Tecnologia & Defesa , o que posso adiantar que , quanto a versão de que os EUA estariam boicotando, ou burocratizando o fornecimento de peças é pura lenda.

Abraços
Hélio




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#40 Mensagem por talharim » Qua Abr 04, 2007 9:15 am

Pedro Gilberto escreveu :
Mas o resumo da ópera: serão 270 Leo1 sendo 250 Leo 1A5 (220 operacionais e 30 para servir de fonte de reposição). 7 Leo1 Socorro, 4 Leo1 Lança-Pontes, 4 Leo1 Engenharia e 5 Leo1 Treinamento de motorista e o valor do contrato é de 7.985 mi Euro (o mesmo do edital). Está previsto uma 2º contrato para compra de simuladores e um contrato de manutenção


Até que saiu barato essa aquisição não acham ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#41 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Abr 04, 2007 9:47 am

Vinicius Pimenta escreveu:A compra não foi mau feita! Pelo contrário!

É provavelmente a melhor relação custo/benefício que poderia se ter com o orçamento disponível.


Bom dia a todos,

Concordo.




Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#42 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Abr 04, 2007 9:56 am

SGT GUERRA escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Carlos Mathias escreveu:10 Chalenger, prá colocar junto do protótipo do Osório.



Não esqueça de descontar a montagem da rede logistica. Deve sobrar para comprar uma torre do chalenger



Bom dia a todos,

Bem colocado, Guerra. Precisamos atentar para um fato. De nada adianta termos milhares de blindados sem condições de mantê-los ou operá-los de maneira satisfatória e com razoável disponibilidade (cadeia logística, manutenção, treinamento etc). Volto a afirmar, dentro da nossa realidade acho que foi uma boa compra, porém, resta saber os termos do contrato.

Abraços.


Então Ricardo. Não dá para pensar em comprar blindado como se estivesse comprando um carro da FIAT ou da FORD. Comprar um blindado é como comprar um carro importado que não existe mecanicos e peças no pais. Imaginem comprar um carro de passeio no exterior e ter que formar mecanicos, motorista (no caso do blindado toda guarnição), comprar peças, montar oficinas. Dá pra comprar o quer? Dá para mudar de marca ou sair de uma linha (leve, medio, pesado)? Não dá.



Bom dia a todos,

É verdade Guerra. Apesar de todas essas dificuldades, não podemos deixar de mencionar o homérico esforço dos Arsenais de Guerra espalhados pelo País na pesquisa e fabricação de peças e acessórios nacionalizados para esses blindados.

Abraços.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#43 Mensagem por WalterGaudério » Qua Abr 04, 2007 10:00 am

helio escreveu:Amigos
Eu sinceramente acho que dentro da doutrina que o EB aplica sobre os Carros de Combate, a compra dos Leo 1A5 foi acertada.
Quanto a quantidade, acho mais do que suficiente dentro das nossas limitações orçamentárias e logisticas. Hoje a quantidade não é tão importante como a qualidade. Quantidade que me refiro não é só do armamento , mas sim da condição que temos de capacitar, adestrar e manter estes veículos operacionais .
Poderiamos quem sabe termos um regimento( 3 esquadrões totalizando apox 45 veiculos) de MBT como um Leo2 ou M-1 mas nada além disto, pois seria desnecessário.
Estive em Manaus na semana passada e visitei o 4ºBAvEx ( representando a revista Tecnologia & Defesa) e na Base Aérea de Manaus( representando a Alide), e trouxe informações muito importantes acerca da logistica de fornecimento de sobressalentes, principalmente de helicopteros dos EUA(Blackhawk do EB e FAB) em comparação aos franceses(Cougar e Pantera do EB) . Peço a voces um pouco de paciencia pois provavelmente será publicado na edição 111 da revista Tecnologia & Defesa , o que posso adiantar que , quanto a versão de que os EUA estariam boicotando, ou burocratizando o fornecimento de peças é pura lenda.

Abraços
Hélio


Concordo Hélio.

Acredito que esta aquisição não é mais nem menos do que o nescessário e , principalmente possível para a nossa realidade atual.

O EB acertou.

A prioridade agora deveria ser a nova família de blindados sobre rodas ora em maturação.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

#44 Mensagem por gingerfish » Qua Abr 04, 2007 11:41 am

Pessoal, eu acho um bom e um mau negócio ao mesmo tempo. Ele está chegando aqui fazendo uma revolução no que diz respeito aos carros de combate brasileiros. Ele dá mais segurança para a tripulação, no que diz respeito a acertar um alvo, e tem também outras novidades que os outros carrros brasileiros não tem. Mas evidentemente eles tem que vir num dos melhores graus de modernização possível, pois por volta de 2025 ainda estarão em linha no Brasil.
De certa forma, vamos ficar pra traz mais uma vez. O que eu coloquei na última mensagem foi mau pensado, pois não pensei no orçamento, nas condições do Brasil..... Mas apesar de tudo, o carro de combate tem lá os seus pontos fortes.
Abraços.




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#45 Mensagem por Kratos » Qua Abr 04, 2007 12:30 pm

talharim escreveu:Pedro Gilberto escreveu :
Mas o resumo da ópera: serão 270 Leo1 sendo 250 Leo 1A5 (220 operacionais e 30 para servir de fonte de reposição). 7 Leo1 Socorro, 4 Leo1 Lança-Pontes, 4 Leo1 Engenharia e 5 Leo1 Treinamento de motorista e o valor do contrato é de 7.985 mi Euro (o mesmo do edital). Está previsto uma 2º contrato para compra de simuladores e um contrato de manutenção


Até que saiu barato essa aquisição não acham ?


Pois é, eu não entendo esse valor, o modo com o texto foi escrito dá a entender que todos os 270 Leopards foram adquiridos por 8 milhões de euros, não seria muito mais que isso?




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Responder