F-5M no Campo de Marte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#31 Mensagem por Carlos Lima » Ter Mar 27, 2007 2:54 pm

CB_Lima, por que um PAMA necessitaria de Policia Federal, Receita Federal, Aduana, posto de passaporte etc? A função seria apenas manutenção de aeronaves, não seria um aeroporto, mas um Parque de Material Aeronáutico (PAMA). Não circulariam mercadorias, ninguém entraria ou deixaria o país via PAMA e acho que em bases aéreas “puras” não há posto da Polícia Federal (ou existe?).

Acho que os ganhos de escala envolvidos nesse tipo de serviço tornam a proposta do Bolovo muito interessante.


Olá José,

Eu acho que para se ter um PAMA com esse nível de complexidade e eficiência proposto dentre outras coisas deveria possuir facilidade de "desembaraço" fiscal de materiais importados do exterior (já que grande parte dos componentes eletrônicos utilizados pelas nossas aeronaves são de procedência estrangeira).

Em bases aéreas puras não existe, o que acontece é que caso necessário a Polícia Federal e a Receita montam postos "móveis" nas bases aéreas - por exemplo para o caso de exercícios com países estrangeiros.

Honestamente eu não consigo ver ganho nessa proposta em relação ao que já vem sendo feito atualmente, só para resumir:

Galeão
C-130/P-3 (mesmo motor), KC-137, C295 (?)
AM-X

SP
F-5

Afonsos
Helis (exceto BH), aeronaves leves, Bandeirantes, Brasílias, T-25

Recife
Xavantes, Bandeirantes (?)

Lagoa Santa
Caravan, Tucanos e S. Tucanos

Manaus (?)
C-295 (?), BH (em conjunto com o Exército)

Não sei aonde a manutenção dos M2k será feita...

Recife e São Paulo estão perdendo a força como PAMAs e provavelmente continuarão até que essas aeronaves que servem saiam de serviço.

A infra-estrutura de um PAMA é como uma fábrica, antes de mover tudo para um único lugar ou coisa parecida, acho que a FAB teria que analisar se existe a necessidade do nível de manutenção que atualmente é feita pelo PAMA ou se valeria mais a pena terceirizá-lo.

Além disso, não consigo entender qual seria o benefício de colocar em uma mesma planta a manutenção de aeronaves tão distintas (já que isso poderia gerar problemas com hangaragem, complexidade de estoques, especialização dos técnicos, etc).

É o que eu acho...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder