Fach recebe os ultimos F-16 50

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#31 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 16, 2007 4:47 pm

Wolfgang escreveu:
Degan escreveu:
:arrow: Com todo o respeito a FACh, mas jamais sentirei inveja de uma compra de balcão de apenas 10 caças !

:arrow: Se é para fazer comparações, por favor façamos com países que realmente tenham FA's compatíveis com o que "sonhamos" para as nossas, com países da dimenção do Brasil.


Amigo...y eso solo porque la FACH completó su primera compra de F-16...???


Pucha que estás "sencible"... :lol:


Quantas já estão operando e existem planos de quantos mais, Degan?

Já são 10 F-16C/D e 12 F-16AM/BM (faltando chegar os seis ultimos) operacionais. Ainda tem os 16 (é isso mesmo, Degan?) F-5 Tigre III que vão voar até cerca de 2015, quando serão substituidos. Considero como forte candidato, senão o unico, o novo F-35A (CTOL, versão USAF).

Hoje a FACh está bem poderosa. Os únicos contras que eu vejo é o fato da ainda não se ter um BVR nos F-16 (creio que o AIM-120 vá dar as caras logo), de ter um unico avião AEW (creio ver Gulfstreams AEW e ELINT voando por lá, iguais aos israelenses) e por não terem nenhum reabastecedor com o sistema de boom dos Falcons (creio em ver uns dois KC-135 em breve). Pois é, é tudo "eu creio" mas são boatos fortes e consistentes. O caminho mais dificil, que é o de organizar a casa eles já fizeram (é isso que sempre eu critico na FAB, é uma ZONA!! Por isso faço sempre faço a comparação FACh - FAB).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#32 Mensagem por Wolfgang » Sex Mar 16, 2007 4:59 pm

Bolovo escreveu:
Wolfgang escreveu:
Degan escreveu:
:arrow: Com todo o respeito a FACh, mas jamais sentirei inveja de uma compra de balcão de apenas 10 caças !

:arrow: Se é para fazer comparações, por favor façamos com países que realmente tenham FA's compatíveis com o que "sonhamos" para as nossas, com países da dimenção do Brasil.


Amigo...y eso solo porque la FACH completó su primera compra de F-16...???


Pucha que estás "sencible"... :lol:


Quantas já estão operando e existem planos de quantos mais, Degan?

Já são 10 F-16C/D e 12 F-16AM/BM (faltando chegar os seis ultimos) operacionais. Ainda tem os 16 (é isso mesmo, Degan?) F-5 Tigre III que vão voar até cerca de 2015, quando serão substituidos. Considero como forte candidato, senão o unico, o novo F-35A (CTOL, versão USAF).

Hoje a FACh está bem poderosa. Os únicos contras que eu vejo é o fato da ainda não se ter um BVR nos F-16 (creio que o AIM-120 vá dar as caras logo), de ter um unico avião AEW (creio ver Gulfstreams AEW e ELINT voando por lá, iguais aos israelenses) e por não terem nenhum reabastecedor com o sistema de boom dos Falcons (creio em ver uns dois KC-135 em breve). Pois é, é tudo "eu creio" mas são boatos fortes e consistentes. O caminho mais dificil, que é o de organizar a casa eles já fizeram (é isso que sempre eu critico na FAB, é uma ZONA!! Por isso faço sempre faço a comparação FACh - FAB).


Obrigado!




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#33 Mensagem por Degan » Sex Mar 16, 2007 5:45 pm

Dios te escuche Bolovo..... :shock: :wink:

Lo que planteas es lo verdaderamente óptimo.
Lo único que se ha hablado fuertemente es de que se comprarían durante este dos KC-135....
También está serca la renovación de helicópteros...de lo demás...es solo lógica.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#34 Mensagem por talharim » Sex Mar 16, 2007 5:57 pm

Os KC-135 os americanos estão dando de graça,não vai ser problema para os chilenos receberem uns rapidinho,

O Chile pode ter o que quiser,tem dinheiro para isso,tem capacidade para isso e tem boas relações com todos os principais fornecedores (coisa que a política externa suicida do PT está nos levando para o buraco),




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

#35 Mensagem por Carcará » Sex Mar 16, 2007 6:20 pm

Sniper escreveu:Parabéns a FACh ! [009]

Para a turma do "enquanto isso..." : O Chile está de portas abertas para os receber... :wink:

Abraços!



Me desculpe Sniper, mas com certeza este seu post foi agressivo e desnecessário!!

Não é questão de comparar as duas armas, e sim, aprender com atitudes de uma Força que já algum tempo vem caminhado para uma modernização eficiente, madura e dentro da realidade (sem viajar na maionese), reconhecida por pessoas até bem mais informadas e especializadas no tema do que ou você. Algumas das coisas que podemos aprender está no post de juarez:

juarez castro escreveu:É o que venho dizendo, é a força aérea mais profissional da america latina, falam pouco, alardeiam menos ainda e fazem muito.
O Degan está de parabéns.

Grande abraço


Não desqualifico e nunca desqualifiquei a FAB como instituição. Porém eu não posso fechar os olhos para as burradas que algumas pessoas que estão lá cometem. Não sou ufanista.

Outra coisa que já venho percebendo, é que por causa das atitudes “exóticas” como o Degan debate, alguns já estão confundindo o Degan com as FA Chilenas e até o Chile como país. Pessoal...o Degan é apenas um forista como qualquer um, e não o embaixador do Chile. Tô vendo gente insinuando que só porque o Degan não elogia as FAs do Brasil aqui no fórum, nós também não devemos elogiar as do Chile!!!

Gostaria de saber se agora em diante aqui no DB, se formos criticar as nossas FAs ou elogiarmos a de outros países, temos que trazer o passaporte??

Para finalizar, prefiro um post mais sensato :D . Segue abaixo:

Koslova escreveu:Esta ultima Cruzex causou algumas distorções que na euforia as pessoas não puderam parar para refletir. Quais seriam elas?

Que primeiramente os oponentes não empregaram os seus caças mais modernos
Que os Chilenos assim que se livrarem do imbróglio que se meteram e conseguirem integrar um BVR em seus F-16 voltam a ter novamente um pacote de armas superior
Que a FAV dentro de pouquíssimo tempo estará com um pacote de armas sem similar no continente.
Que o resultado se deve ao R-99, únicos aviões realmente modernos na FAB.
E finalmente que os F-5BR são meros caças de defesa de ponto.

Caças como o F-16 e principalmente os Su-30 tem uma resistência ao combate, em termos de carga útil x alcance que os tornam completamente sem similar na América do Sul.

Mas a grande armadilha disto tudo é a seguinte.

Se a 3 anos atrás existiam apenas 12 caças a serem comprados. No horizonte de 2015 a 2020 serão cerca de 100 caças, leiam isto novamente CEM CAÇAS, entre A-1, F-5 e Mirage-2000 alguns com 50 anos de vida.

Estamos nos iludindo com resultados medianos como este programa F-5BR, que é necessário, mas é um MERO PALEATIVO ECONOMICO, e tampando o sol com a peneira, dentro de 10 anos, a FAB ai entrar em um processo de extinção da sua capacidade de combate que já é pequena. A tragédia esta anunciada. Comprem seus ingressos.


Um Grande Abraço a todos, e um bom final de semana!!! Juízo garotos!! :wink:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#36 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 16, 2007 6:27 pm

Sei lá, pelo que estou lendo são os 2 extremos da questão sendo representados.

No fim, nem tanto ao mar e nem tanto a terra.

O que importa é que é legal ver uma Força Aérea Co-irmã se renovando...

Quanto a nós, estamos na fila e foi arrumada uma solução temporária para o nosso problema que também tem que ser respeitada. Agora é torcer e esperar pelo anuncio de uma solução "definitiva" para nós.

Amanhã é dia de São Patrick e Guiness [009]!!
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#37 Mensagem por Degan » Sex Mar 16, 2007 6:29 pm

Bueno....al final, ayudaría al "turismo nacional".... :shock:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#38 Mensagem por talharim » Sex Mar 16, 2007 6:52 pm

Koslova escreveu :
e tampando o sol com a peneira, dentro de 10 anos, a FAB ai entrar em um processo de extinção da sua capacidade de combate que já é pequena. A tragédia esta anunciada. Comprem seus ingressos.


Perfeito Koslova,isso se chama processo TAB.

Se trata de um processo de transição de FAB para TAB.

Ou então poderiam mudar a sigla para TAI (Transportes Aéreos Ianomâmi) ou qualquer outra tribo,

Ou mudar para TAdICDdB (Transportes Aéreos de Índios com Dor de Barriga),

Ou quem sabe logo a TAB poderia ficar subordinada a FUNAI ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#39 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 16, 2007 7:45 pm

Degan escreveu:Dios te escuche Bolovo..... :shock: :wink:

Lo que planteas es lo verdaderamente óptimo.
Lo único que se ha hablado fuertemente es de que se comprarían durante este dos KC-135....
También está serca la renovación de helicópteros...de lo demás...es solo lógica.

Pows, consegui agradar até o Degan. Obrigado! :mrgreen: A FACh, e todos os outros orgãos publicos do Chile, tem que servir de exemplo para a comunidade latino americana. Os caras são fod... :wink:

Não estou falando que o Chile é melhor, que o Brasil é um lixo, que a Venezuela é louca, nada disso, mas sim que o padrão que o Chile está seguindo a risca, está dando muito certo, do contrário ao resto do continente, como eu disse, exemplo para nós, muito profissionais, parabéns chilenos. :wink:

Ah Degan, sobre o AIM-120 eles talvez não estejam aí ainda, mas em breve estarão, tenho certeza, a FACh não é tonta de comprar um senhor caça sem BVRs e cogitar comprar mais do mesmo vendedor se não viessem. Sobre os Gulfstream AEW/ELINT, ou ja OUVI falar que a FACh está procurando alguma plataforma, não para substituir, mas sim para complementar o único 707 Condor que vocês tem. Se não me engano, vocês usam o Gulfstream como avião VIP, certo? Apenas usei a lógica e usei a mesma plataforma (ou parecida) para AEW/ELINT. E finalmente, sobre o KC-135 é muito divulgado e tal, num futuro breve eles estarão aí, eu ACHO que depois que todos os F-16 chegarem e a doutrina estiver satisfatória, a FACh irá partir para a compra.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Vulcano
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 166
Registrado em: Dom Dez 21, 2003 10:43 am
Localização: Capão Bonito

#40 Mensagem por Carlos Vulcano » Sex Mar 16, 2007 8:02 pm

Parabéns a Fach, mais viva nossa FAB, q com recursos beirando o ridiculo consegue manter uma bela Força e com nivel de treinamento.....e quem não estiver contente com a atual situação que doe um niqueis para a compra de materiais...a força agradece!! :lol:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#41 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 16, 2007 8:05 pm

Carlos Vulcano escreveu:Parabéns a Fach, mais viva nossa FAB, q com recursos beirando o ridiculo consegue manter uma bela Força e com nivel de treinamento.....e quem não estiver contente com a atual situação que doe um niqueis para a compra de materiais...a força agradece!! :lol:

Se está falando da FAB, sinto muito, mas tenho que discordar, não por birra com o Brasil, nada disso, é o contrário, mas é porque são fatos mesmo... :cry:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#42 Mensagem por Degan » Sáb Mar 17, 2007 4:47 pm

Bolovo...

Opino igual que tu.

1) Es oficial que los Pantera (Mirage 50) se dan de baja a fines de este año, con lo que se acaban los deltas en la FACH.
2) Así, la mayoría de loa aviones (todos menos F-5 y A-37) usarían el sistema BOOM para REVO
3) Por lo anterior es casi un hecho que llegarán 2 KC-135....ojalá con “Canasto” para los F-5
4) Respecto a lo del Gulftream como AEW...he escuchado lo mismo que tú, y si, aquí se usan como VIP en la FACH.
5) Por último, lo que dices del AMRRAM es muy lógico.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Sniper » Sáb Mar 17, 2007 4:48 pm

Bolovo escreveu:
Carlos Vulcano escreveu:Parabéns a Fach, mais viva nossa FAB, q com recursos beirando o ridiculo consegue manter uma bela Força e com nivel de treinamento.....e quem não estiver contente com a atual situação que doe um niqueis para a compra de materiais...a força agradece!! :lol:

Se está falando da FAB, sinto muito, mas tenho que discordar, não por birra com o Brasil, nada disso, é o contrário, mas é porque são fatos mesmo... :cry:


Podería nos explicar estes fatos Bolovo ? :wink:




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#44 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 17, 2007 4:53 pm

Sniper escreveu:
Bolovo escreveu:
Carlos Vulcano escreveu:Parabéns a Fach, mais viva nossa FAB, q com recursos beirando o ridiculo consegue manter uma bela Força e com nivel de treinamento.....e quem não estiver contente com a atual situação que doe um niqueis para a compra de materiais...a força agradece!! :lol:

Se está falando da FAB, sinto muito, mas tenho que discordar, não por birra com o Brasil, nada disso, é o contrário, mas é porque são fatos mesmo... :cry:


Podería nos explicar estes fatos Bolovo ? :wink:

Bela força? 40 F-5 (o sucesso trágico), 50 A-1 (o erro trágico) e 12 Mirage 2000C (o erro do erro). Não dá, o nosso orçamento é maior do que de Isreal (300 F-16) ou Espanha (100 EF, 80 F-18). :| E sobre o treinamento, eu já vi isso in loco. Terrível. Visite uma BA um dia e veja você mesmo. :| Enquanto a nossa linha de frente (F-2000, F-5, A-1) voa 85 horas por ano (o que não é nada), o Chile tá voando mais de 150. Voar é o que importa. O que eu vi era terrível, faltava noções básicas de vôo num piloto de A-1! :|




Editado pela última vez por Bolovo em Sáb Mar 17, 2007 4:57 pm, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#45 Mensagem por Sniper » Sáb Mar 17, 2007 4:57 pm

Degan escreveu:Bolovo...

Opino igual que tu.

1) Es oficial que los Pantera (Mirage 50) se dan de baja a fines de este año, con lo que se acaban los deltas en la FACH.
2) Así, la mayoría de loa aviones (todos menos F-5 y A-37) usarían el sistema BOOM para REVO
3) Por lo anterior es casi un hecho que llegarán 2 KC-135....ojalá con “Canasto” para los F-5
4) Respecto a lo del Gulftream como AEW...he escuchado lo mismo que tú, y si, aquí se usan como VIP en la FACH.

5) Por último, lo que dices del AMRRAM es muy lógico.


Fontes :?:




Imagem
Responder