qual o couraçado + poderoso da II guerra

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#31 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 23, 2006 4:20 pm

Me pareceu tendenciosa aquela comparaçao




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 24, 2006 8:35 am

Me pareceu tendenciosa aquela comparaçao


No início também me pareceu, Eins, até porque o site é americano e os navios americanos ali colocados ficam invariavelmente em 1º lugar.

Mas depois de observar os dados técnicos e especificações, fico com a sensação de que os Iwoa, pelo menos esses eram bem superiores ao Bismark, apesar da fama mitológica de que este navio, e o gémeo Tirpitz têm hoje em dia.

Mas mais importnate que as especificações (deslocamento, dimensões, nº de peças de artilharia e seus calibres, velocidade etc), acho que é a utilização e doutrinas que valem mais.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

#33 Mensagem por P44 » Sex Fev 24, 2006 9:03 am

Mas depois de observar os dados técnicos e especificações, fico com a sensação de que os Iwoa, pelo menos esses eram bem superiores ao Bismark, apesar da fama mitológica de que este navio, e o gémeo Tirpitz têm hoje em dia.


Para todos os efeitos não esqueçamos que o Bismarck e o Tirpitz são amboa ANTERIORES á WWII, enquanto o Iowa é de 1943, salvo erro...

Durante a WWII a tecnologia avançou imenso.

E vejam por exemplo o Graf Spee, que foi o 1º Navio de guerra equipado com radar :wink:

Em matéria de inovação para mim os Alemães eram evidentemente superiores, veja-se os Sub Type XXI, os Tanques Tiger, os aviões a jacto Me-262, as V1 e V2

:twisted: Aliás quem foi que ensinou os americanos a construirem foguetões para ir á Lua??????? :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#34 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 24, 2006 4:09 pm

hahahah esses americanos, Roubaram todos os cientistas nazis que puderam, espioes da gestapo, militares......




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#35 Mensagem por CFB » Qua Mar 01, 2006 12:35 am

Einsamkeit escreveu:hahahah esses americanos, Roubaram todos os cientistas nazis que puderam, espioes da gestapo, militares......


Logico naum eram burros d deixar profissionais altamente capacidade irem p/ o lado da URSS




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#36 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mar 01, 2006 12:41 am

CFB escreveu:
Einsamkeit escreveu:hahahah esses americanos, Roubaram todos os cientistas nazis que puderam, espioes da gestapo, militares......


Logico naum eram burros d deixar profissionais altamente capacidade irem p/ o lado da URSS


To falando, que quando é util, deixa de ser nazi na hora, e passa a um indefeso cientista....




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Patton
Sênior
Sênior
Mensagens: 1108
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 8:25 pm
Localização: Estados Unidos

#37 Mensagem por Patton » Qua Mar 01, 2006 2:40 am

Eu sei que voces querem muito que o Bismark seja superior ao Iowa mas simplesmente nao era. O fato que o Iowa foi criado depois o Bismark so' serve para ele seja ainda mais avancado e poderoso. Acredito que o Eins criou este topico para saber qual coracado era o mais poderoso da SMG (que tambem seria de todos os tempos) e nao "Qual couracado era o mais poderoso que foi fabricado no ano '40 mas desenhado no ano '38?"

A uncica que podia ser mais poderoso que o Iowa era o Yamato...

*vou esparar para todo mundo a dizer que sem duvida o Yamato era 100 vezes melhor do que o Iowa em todos os sentidos* :roll:




Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#38 Mensagem por pafuncio » Qua Mar 01, 2006 7:10 am

O Iowa era mais veloz e tinha melhor artilharia anti-aérea.

Quanto ao resto, BANZAI !!!!




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#39 Mensagem por Einsamkeit » Qua Mar 01, 2006 7:32 am

Patton na verdade voces estavam desenvolvendo um Couraçado mais avançado que o Iowa cujo nome nao me recordo, caso ainda existissem navios como estes, seriam de grande ajuda para os fuzileiros de qualquer pais




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#40 Mensagem por faterra » Qua Mar 01, 2006 11:13 am

CRUZADOR DE BATALHA HMS HOOD

O cruzador de batalha HMS Hood era o orgulho da marinha de guerra britânica no início da II Guerra Mundial. Foi afundado pelo couraçado alemão Bismarck a 24 de maio de 1941.

Durante a batalha de 24 de maio, a quinta salva de tiros disparada pelo Bismarck atingiu o paiol de munições do Hood que explodiu e afundou em menos de três minutos. Eram exatamente 6h da manhã.

De uma tripulação de 1.400 pessoas, apenas 3 sobreviveram

http://pt.wikipedia.org/wiki/HMS_Hood

Imagem
Cruzador de batalha HMS Hood o orgulho da marinha de guerra britânica no inicio da Segunda Guerra Mundial.

HMS HOOD
Imagem
Comprimento: 262 m Boca: 31,8 m Calado: 9,7 m Deslocamento: 49.428 t. Blindagem: Cinturão: 305 - 125 mm
Convés: 75 - 38 mm Barbetas: 305 - 75 mm Torres: 380 - 125 mm Comando: 280 - 75 mm
Armamento Canhões: 8 x 381 mm 12 x 140 mm 8 x 102 mm 24 x 2 lbrs 16 x 12,7 mm
Tubos torpedo: 4 x 533 mm Tripulação: 1.397

http://artimanha.com.br/Historia%20nava ... smarck.htm




Editado pela última vez por faterra em Qua Mar 01, 2006 11:58 am, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#41 Mensagem por faterra » Qua Mar 01, 2006 11:23 am

AFUNDEM O BISMARCK

Talvez o navio mais conhecido no mundo todo depois do Titanic seja o encouraçado alemão Bismarck. O principal motivo para tanta fama está no fato dele ter destruído o orgulho da marinha britânica o cruzador de batalha HMS Hood. Devemos ter em mente que em 1941 o reinado do encouraçado estava chegando ao seu final como seria comprovado meses depois pelo ataque japonês a Pearl Harbor.
É Inegável o poder desta embarcação mas, naquele momento, estavam para ser lançados os navios japoneses Yamato e Musashi com poder de fogo e blindagem bem superiores ao Bismarck.

Até o final da guerra apareceriam outras belonaves bem mais poderosas como o Missouri norte-americano, o Valiant inglês, mas nenhum desses navios teve a fama do Bismarck. Nem mesmo seu irmão gêmeo o Tirptz herdou esta aura! Nunca na história naval, colocou-se tantos navios a caça de um único oponente. O motivo foi eminentemente político. Tivesse o Hood atingido o Bismarck com uma salva feliz e provocasse sua destruição, o navio mais famoso do mundo teria sido o próprio Hood e não o Bismarck.

Imagem
Propaganda nazista dando incentivo aos jovens alemães a se alistarem na marinha de guerra

A Inglaterra vinha de uma sucessão de humilhantes derrotas. Na França fora obrigada a bater em retirada em Dunquerque nos Balcãs, naquele exato momento, estava sofrendo um grande revés!

A detrminada e corajosa população inglêsa vinha sendo submetida a um intenso e incessante bombardeio aéreo, fato sem precedentes em toda sua histária! O primeiro ministro, Sir Winston Churchill, sabia que se quisesse continuar a luta contra a Alemanha nazista teria de manter o moral da população elevado ou a Inglaterra sucumbiria. Por achar inaceitável o afundamento do Hood sem uma contrapartida no seu oponente, canalizou todos os recursos, que não eram poucos, para empreender a caça ao navio nazista que tivera "ousadia" de destruir a sua nave mais famosa. Este fato, nas mãos da eficiente propaganda nazista, poderia produzir um irreparável dano ao esforço de guerra inglês solapando o moral de toda sua população.

Era imperativo afundar também o orgulho da esquadra nazista! Impunha-se manter o prestígio da Home Fleet a qualquer custo!

http://artimanha.com.br/Historia%20nava ... smarck.htm




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#42 Mensagem por faterra » Qua Mar 01, 2006 11:40 am

Couraçado Classe Iowa
2ª Guerra - - Estados Unidos


Última classe de couraçados americanos, foi desenhada pensando na necessidade de se acompanhar os rápidos porta-aviões de esquadra da classe Essex. Para isso, foi necessário aumentar a potência das máquinas em 63% e o deslocamento em 27% com relação aos encouraçados anteriores, para obter apenas 5 nós a mais de velocidade. Como conseqüência, os navios tinham uma proteção menos eficiente, além do casco não ter um bom desenho, dificultando muito a manutenção de velocidades elevadas em mares mais encrespados. No todo, não foram boas soluções de compromisso, mas ficaram em serviço até 1991.

Especificações

Quantidade completada: 4 – Iowa, New Jersey, Missouri e Winsconsin
Comprimento: 270,43 m (total), 262,7 m (linha d´água)
Boca (largura): 32,9 m
Calado: 11,6 m
Deslocamento: 44,649 tons (navio leve), 56,542 tons (combate), 60,252 tons (emergência)
Propulsão: Turbinas, 4 eixos (212.000 hp), 8 caldeiras Babcock & Wilcox
Velocidade máxima: 33 nós
Autonomia: 33.350 km a 12 nós
Blindagem: 307mm (cinturão), 207mm (convés, 4 camadas), 495mm (torre, face, 2 camadas), 444mm (ponte)
Armamento principal: 9 canhões de 406 mm L/50 (torres triplas)
Armamento secundário: 20 canhões de 127 mm L/38, duplo emprego (torres duplas)
Armamento antiaéreo: 80 canhões 40 mm L/56 e 49 de 20 mm L/70
Torpedos e minas: não dispunha
Aviões: três Vought Kingfisher
Tripulação: 151 oficiais e 2.637 marinheiros (Iowa, 1945).

Imagem
Classe Iowa

http://www.grandesguerras.com.br/armas/imagem01.php

A 19 de abril de 1989, durante um exercício de tiro em águas de Porto Rico, ocorreu uma tremenda explosão na torre na 2 do Iowa, na qual morreram 47 membros da tripulação. Os danos produzidos foram tão graves que justificaram a passagem do navio à reserva em 1991.
http://www.artimanha.com.br/navios%20fa ... ssouri.htm




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#43 Mensagem por faterra » Qua Mar 01, 2006 11:54 am

CLASSE IOWA

A quilha do lowa (cujo número é BB61) foi colocada no arsenal de Nova York a 27 de junho de 1940, o lançamento ocorreu a 27 de agosto de 1942 e a entrega para a Marinha dos Estados Unidos a 22 de fevereiro de 1943. Foi o primeiro couraçado da classe Iowa que viria a ser formada pelo New Jersey,pelo Missouri e pelo Wisconsin. Com quase 60.000 toneladas de deslocamento, um comprimento na linha de água de 262 metros e uma boca de 33 metros (praticamente o máximo permitido para poder passar pelo canal do Panamá), essas unidades foram os maiores navios de guerra construídos para a Marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial

Imagem
Uma vista impressionante dos canhões de 16 polegadas localizados na parte dianteira da embarcação. Pela foto pode-se aquilatar o poderio dessa poderosa arma.

Quando o Iowa desceu a rampa do estaleiro, estava 80% concluído (da colocação da quilha até a entrega passaram-se 32 meses). Mas, sob a linha de flutuação, ainda faltavam as 4 hélices (de 122 toneladas cada uma) e os lemes, que não haviam sido colocados porque poderiam danificar-se durante o lançamento. As hélices eram acionadas por turbinas General Electric, alimentadas por oito caldeiras Babcock Wilcox. O conjunto propulsor gerava uma potência de 212.000 hp por eixo, o suficiente para imprimir ao Iowa uma velocidade máxima de 35 nós enquanto a autonomia do navio (abastecido com 7.743 toneladas de combustível) era de 28.500 quilômetros

Imagem
Seus nove gigantescos canhões de 16 polegadas podem lançar toneladas de explosivos em uma salva apenas.
Outrora destinavam-se a combater outros navios. Hoje a sua função principal é de bombardeio de saturação contra objetivos de terra. Já na Guerra da Coréia na década de 50 eles foram utilizadso para essa finalidade.
O trabalho mais complicado e demorado para concluir o couraçado foi a instalação das três torres de canhões de 406 mm. Cada uma pesava l .800 toneladas (sem os canhões) e devia ser colocada, em relação à posição de referência, com uma tolerância de 7 mm na vertical e menos de meio milímetro na horizontal. As torres. cada uma com Ires canhões, estavam montadas na linha da meia-nau, duas na proa c uma na popa. O armamento secundário do lowa consistia de 20 canhões de 127 mm montados aos pares cm torreias, 60 metralhadoras de 40 mm e 60 de 20 mm. mas, cm 1945, estas últimas foram substituídas por 76 de 40 mm em 19 instalações quádruplas e 52 de 20 mm em instalações simples.

Imagem
Configuração atual do USS Missouri. Pode-se notar que os canhões antiaéreos de 40 mm estão ausentes. Pode-se ainda observar um aumento sensível do número de componentes eletrônicos

Além de possuir uma elevada potência ofensiva, o Iowa também eslava muito bem protegido, pois a sua blindagem fora projetada para resistir aos disparos diretos dos canhões japoneses de 457 mm.

Em novembro de 1943, o Iowa transportou o presidente Roosevelt à Conferencia de Teera e, no inicio de 1944, atravessou o canal do Panamá para se incorporar à frota do Pacífico, sob o comando do almirante Spruance, onde participou de açÕes de guerra (bombardeamento das bases japonesas de Mururoa e Hitachi) que terminaram com a rendição do Japão. Depois da Segunda Guerra Mundial, o couraçado Iowa só voltou a ser utilizado durante a guerra da Coréia.

Imagem
Abertura da culatra de um dos canhões de 16 polegadas de um das embarcações da classe Iowa.

O futuro dos navios da classe Iowa foi decidido na década de 70. Considerou-se, então, que um novo sistema de armas, isto é, os mísseis de cruzeiro lançados a partir de unidades de superfície (SLCM. Surface-Launched Cruise missiic) aumentaria a capacidade de fogo no bombardeio de zonas costeiras e que, dotados com mísseis Tomahawk RGM-109 e outras armas telecomandadas, que estavam em fase de construção, os couraçados manteriam uma notável potência destrutiva com um raio de ação de 2.500 quilômetros.

Imagem
No período da Segunda Guerra Mundial, os encouraçados receberam em toda sua extensão, baterias antiaéreas qüádruplas de canhões de 40 mm Bofors.

No final dos anos 80, o Iowa e as unidades da sua classe foram modificadas para transportarem mísseis de cruzeiro e voltaram à ativa. Atualmente, o armamento dos couraçados da classe Iowa não é basicamente distinto do original: continua a ter os nove canhões de 406 mm e os doze de 127 mm, mas o armamento secundário é formado por quatro sistemas de armas de defesa a curta distância Phalanx Mk 16 de 20 mm (CIWS. Ciosf-in Weupons System}. Quanto a mísseis, a unidade carrega oito lançadores quádruplos de Tomahawk BGM-109 para atacar posições terrestres c para operações antinavio e quatro lançadores quádruplos de mísseis antinavio Harpoon KGM-S4. Os três hidroaviões foram substituídos por helicópteros Kaman SH-60F/G Seasprites ou Sikorsky SH-60B Seahawks.

http://www.artimanha.com.br/navios%20fa ... ssouri.htm




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#44 Mensagem por faterra » Qua Mar 01, 2006 12:02 pm

Qual o nome correto?
Encouraçado
Couraçado
As duas alternativas estão corretas




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
brekut
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 6:27 pm

bismarck

#45 Mensagem por brekut » Qua Mar 01, 2006 12:06 pm

Bom, eu acho que o bismarck era o navio mas poderoso as 2 guerra.
Ele era tão avançado para a época que suas baterias antiaéreas tinham um sistema que permitia a eles calcular a velocidade aproximada do alvo mover o canhão para um ponto futuro de disparar .(antes que perguntem o que aconteceu com os bi planos que lançaram aquele fatídico torpedo era que a velocidade deles era menor duque a vel. Mínima que o sistema podia operar e ai ele não sérvio de nada .).
Quanto a o tamanho, devo lembrar lhes que o hood era 10 metros menor que os ywoa e ele não deu nem pro caldo , ates que digam que foi por causa da blindagem, os canhões principais do bismarck ,tinham um sistema de mira telescópica que proporcionava a ele uma precisão de poucos metros a baixo dos 25 KM de distancia quanto a calibragem.
Dos canhões e blindagens recentemente em uma expedição a os restos do bismarck descobriu se que ele avia sido atingido por 5 torpedos e tirando o do leme nenhum causou danos severos ( bastaram 9 para afundar o yamato que teoricamente tinha blindagem superior ). Os canhões principais do princy of wels e do king jorge V eram de 381mn iguais a os do birmarck mais nas marcas dos tiros encontrados na superestrutura estes projeteis ou explodiam deixando so as marcas enegrecidas das explosões ou ricocheteavam os únicos canhões que causaram realmente danos ao navio alemão foram os de 406 mn do rodney que como o missouri tinha 9 e posuis a mesma calibragem mas chegou se a conclusão que nenhum conseguio chegar a o núcleo do navio ( muna batalha naval clássica para afundar um navio e preciso que os projeteis atravessem o navio e danifique o seu núcleo que e o centro de gravidade sem ele o navio aderna .) se o torpedo não tivesse destruído o leme o único navio de poderia ter enfrentado o bismarck era o rodney e mesmo ele teria problemas para vencer o bismarck pos os canhões secundario do bismarck ofereciam um inprecionante complemento de fogo ao navio alemão .




Responder