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Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:10 pm
por Carlos Lima
Sim... em terra ele tem que ser bem "protegido" (bem menos do que o F-117 por exemplo, mas ainda sim bem protegido).

Eu acho que tinha algo a ver com a vulnerabilidade do Stealth à ondas eletromagnéticas vindas "de cima". (ATUALIZAÇÃO: Parece que isso só se aplicava ao F-117... e com relação ao B-2 e ao F-22 não é bem assim que a coisa funciona)

Além disso existia a algum tempo atrás aquela teoria de que o Stealth decaia com o aumento da humidade do ar.

Mas isso se eu não me engano era para o F-117 e os primeiros Blocks do B-2... acho que já não é mais tanto assim com o B-2 atualizado e com o F-22.

Com o F-22 operando no Deserto o tempo todo e a sua primeira base operacional sendo na Flórida (humido) eu acho que a tecnologia Stealth já superou parte desses problemas

É por isso que quando leio que os russos cataram pedaços do F-117 abatido no Kosovo e aprendem com ele, me faz pensar que se isso for verdade eles devem estar bem "atrás" nessa corrida.

[]s
CB_Lima

Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:14 pm
por Skyway
É, tambem não sei quando foi esse fato dos radares detectando os B-2.

Esse negócio dos Hangares "delicados" é bem antigo. :mrgreen:

Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:29 pm
por Carlos Lima
Achei umas informações interessantes...

Um documento do Governo da Austrália sobre as razões pelas quais eles operam radares OTH (Over the Horizon - Além do Horizonte).

http://www.dsto.defence.gov.au/attachments/The_development_of_over-the-horizon_radar.pdf

Explicação na Wikipedia sobre o que é:

http://en.wikipedia.org/wiki/Over-the-horizon_radar

Olha só os russos aqui no Google Earth :wink:

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&om=1&z=18&ll=51.306019,30.066367&spn=0.001512,0.006781

Eu dei uma procurada e achei informações no fórum do Defense Talk sobre os B-2 detectados, mas continuo dando uma olhada atrás de uma fonte "melhor" (eu li em algum lugar isso faz um tempo).

[]s
CB_Lima

Enviado: Qui Mar 08, 2007 11:57 pm
por Carlos Mathias
Os russos afirmam que as últimas versões do S-300/400 podem detectar e engajar aeronaves stealth. Como? Não sei, mas sei que os radares das baterias são potentíssimos e usam antenas AESA.

Voltando aos radares, eles afirmam que seria possível vetorar caças como os Flankes da VVS para atacar os stealth, sendo que eles usariam o IRST e seus R-27ET. Obviamente que o ataque teria de ser feito pelo travéz ou quadrante traseiro, fora do alcançe do radar.

Enviado: Sex Mar 09, 2007 12:03 am
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Os russos afirmam que as últimas versões do S-300/400 podem detectar e engajar aeronaves stealth. Como? Não sei, mas sei que os radares das baterias são potentíssimos e usam antenas AESA.

Voltando aos radares, eles afirmam que seria possível vetorar caças como os Flankes da VVS para atacar os stealth, sendo que eles usariam o IRST e seus R-27ET. Obviamente que o ataque teria de ser feito pelo travéz ou quadrante traseiro, fora do alcançe do radar.


Mas o alcance do IRST não é de uns 60/80km (isso dependendo das condições atmosféricas)?

Nesse cenário uma aeronave Stealth mais do que detectaria um Su-27

[]s
CB_Lima

Enviado: Sex Mar 09, 2007 12:10 am
por Carlos Mathias
Não pela lateral ou retaguarda. Daí o inprescindível vetoramento e link com os radares e terra. O melhor alcançe de um IRST é pelas seis ou lateral, o pior é pela frente, justamente onde um radar pode te pegar bem longe. Deve ter sido isso que os F-5M + R-99 fizeram na "Chuvex de Mirragex". :lol:

Enviado: Sex Mar 09, 2007 12:11 am
por pt
A ITAR-TASS tem uma agência agregada, ou departamento para notícias ligadas ao sector de defesa.
ARMS-TASS
http://arms-tass.su/?page=article&aid=37428&cid=25

Cumprimentos

Enviado: Sex Mar 09, 2007 7:51 am
por Bolovo
Carlos Mathias escreveu:Não pela lateral ou retaguarda. Daí o inprescindível vetoramento e link com os radares e terra. O melhor alcançe de um IRST é pelas seis ou lateral, o pior é pela frente, justamente onde um radar pode te pegar bem longe. Deve ter sido isso que os F-5M + R-99 fizeram na "Chuvex de Mirragex". :lol:

O Block 30 ou 40 do F-22 terá radar lateral.

Enviado: Sex Mar 09, 2007 1:02 pm
por Morcego
infelizmente parece que a noticia do PAK-FA, é mais uma isca em busca de dinheiro que a financie, essas empresas RUSSAS tem ações na BOLSA?

seria bom o BRASIL aproveitar esse momento ainda fragíl das finanças russas para URUBUZAR UM POUCO de técnologia para um avião apartir de 2020.

Enviado: Sex Mar 09, 2007 1:19 pm
por Tu160bomber
Imagem

:D

Enviado: Sex Mar 09, 2007 2:00 pm
por AMX
Talvez eu esteja errado, mas lembro de alguma notícia informar que os australianos detectaram um B-2 decolando de sua base nos EUA...

Enviado: Sex Mar 09, 2007 2:05 pm
por Sniper
AMX escreveu:Talvez eu esteja errado, mas lembro de alguma notícia informar que os australianos detectaram um B-2 decolando de sua base nos EUA...


:shock: :shock: :shock:

Tem fuentes ? Isso tem muito tempo?

Abraço!

Enviado: Sex Mar 09, 2007 2:06 pm
por Koslova
Bolovo escreveu:
Sniper escreveu:Qual o alcance dese radar ? :shock:

Grande. :mrgreen:
EDSON escreveu:Gostei de ver , se ainda não for possível tudo bem mas acredito na mente humana, tudo que foi criado de alguma maneira será superado. Ou não?

Sim, mas não será de uma hora pra outra. Pfff, pronto, inventamos o antidoto!!!

E esses radares tem novidade nenhuma, existem faz tempo, só que esse aí tá mais novo.

A Koslova poderia nos informar melhor.



Oi Bolovo, não entendi direito... informar o que mais exatamente?

Abraço

Enviado: Sex Mar 09, 2007 2:54 pm
por Carlos Mathias
A capacidade de radares de baixa frequência detectarem aviões stealth...

Enviado: Sex Mar 09, 2007 3:44 pm
por Koslova
Carlos Mathias escreveu:A capacidade de radares de baixa frequência detectarem aviões stealth...



Fico devendo uma participação neste debate pessoal....

Abraços