A nova fábrica de aviões
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- REGATEANO
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É uma decisão que ainda vai ser muito criticada.
Ao que parece a FAB está querendo se livrar das garras imperialistas da EMBRAER. Ou será que a multinacional brasileira rejeitou de pronto o projeto?
Na verdade a FAB deve está querendo propiciar o economico da Espanha, ao encomendar C295, a modernização do P-3 (que poderia muito bem ser realizada aqui) e agora, com a compra dos C212.
Acho necessário o apoio da FAB a população indigena, ribeirinha, e aos postos de fronteiro do EB, no entanto, poderia ter se achado uma solução um pouco mais moderna do que a opção escolhida.
Outrossim, não entendi a matéria veiculada no Defesanet, no tocante a "transferência de tecnologia". Que tecnologia eh essa?!?!?!
Ao que parece a FAB está querendo se livrar das garras imperialistas da EMBRAER. Ou será que a multinacional brasileira rejeitou de pronto o projeto?
Na verdade a FAB deve está querendo propiciar o economico da Espanha, ao encomendar C295, a modernização do P-3 (que poderia muito bem ser realizada aqui) e agora, com a compra dos C212.
Acho necessário o apoio da FAB a população indigena, ribeirinha, e aos postos de fronteiro do EB, no entanto, poderia ter se achado uma solução um pouco mais moderna do que a opção escolhida.
Outrossim, não entendi a matéria veiculada no Defesanet, no tocante a "transferência de tecnologia". Que tecnologia eh essa?!?!?!
- talharim
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Isso é o que chamo de inversão de prioridades.
A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.
NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?
Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?
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Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?
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A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.
NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?
Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?
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Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?
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"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
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- Bolovo
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talharim escreveu:Isso é o que chamo de inversão de prioridades.
A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.
NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?
Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?
Aqui foi perfeito...
talharim escreveu:Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?
... mas aqui
AEIUHAEIUHAEOHA
num brinca
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- 3rdMillhouse
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talharim escreveu:Os Brigadeiros da FAB devem ter alguma doença cerebral não diagnosticada e incurável.
Metade do cérebro deles não deve funcionar,a metade "caça" sofreu derrame e a metade "transportadora de índio ianomami" está intacta.
hAhahAHAHhahahAHA!!!!! Matou agora!!!
Bolovo escreveu:Acho que eu entendi o porque da FAB amar os indios.
Hoje, to lá eu prechendo meu Formulario Socioeconomico do ENEM (tenho 17, sou moleque ainda) e tá lá... mais ou menos assim
Quando vc nasceu?
1) 1988
2) 1989
3) 1990
4) Depois de 1990
5) Pretendo ajudar minha comunidade indigena
Quantas TVs há em sua casa?
1) 1
2) 2
3) 3
4) 4 ou mais
5) Pretendo ajudar minha comunidade indigena
Seu pai tem qual profissão?
1) Mecanico
2) Medico
3) Engenheiro
4) Pedreiro
5) Pretendo ajudar minha comunidade indigena
AAEHUAE
to encanado com isso!!
hAhAHAHAHhAhaHAHhAhahHAhAHaH!!!!!!! CAralho, agora mijei umas gotinhas de tanto rir!!!
- Pedro Gilberto
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talharim escreveu:Isso é o que chamo de inversão de prioridades.
A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.
NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?
Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?
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Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?
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Realmente eh isso ai msm Talha, essa eh a questão: Pq há essa preferencia pela Aviação de transporte em detrimento dos outros ramos na FAB??
Neste ano haverá um grande salto principalmente na Amazônica com a chegada dos C-295 no 1º/9º GAv, hj equipado com os cansados Buffalos, tanto em material quanto em disponibilidade. Creio q com eles o apoio logistico e ressuprimento às OMs do CMA (principalmente os Pelotões de Fronteira) seriam mais eficientes pois em um só deslocamento poderia levar mais carga em menos tempo ou na mesma duração das missões de hoje atender maior nº de localidades.
Logo eu creio q a FAB poderia aguardar um pouco mais antes de iniciar um programa como esse principalmente nas condições q eles planejaram com a fabricação local já que os C-212 não irão substituir urgentemente os Bandeirantes. Até que se estabeleça plano de manufatura, organizar uma grupo de fornecedores locais, treinar mão-de-obra então isso não é pra agora. Além de q o custo disso pra qtde desejada vai onerar as aeronaves e ninguém vê nenhum ganho tecnológico.
FinkenHeinle escreveu:Carlos, não questionei as vantagens que o C-212 teria sobre o Bandeirantes. A principal tu citaste: rampa traseira.
Contudo, questionei a validade dele se considerássemos uma reavaliação da Aviação de Transporte da FAB. Você tinha questionado se ele não poderia CONTRIBUIR para esta reformulação, eu acredito que não, e é exatamente por isso que me coloco contra o C-212.
Quanto à questão de custos, acredito que seria mais interessante substituir o conjunto Caravan/C-212/C-295/C-130 por Caravan/CN-235/C-295/C-130.
Acredito (e esta pode ser uma idéia falsa) que CN-235 e C-295 sejam aeronaves com algum grau de comunalidade. A idéia central disto é legar ao Caravan TODAS as atividades mais simples, e fortalecer o transporte médio na FAB!
E possamos nos esquecer dos EMB-120 Brasília nessa equação....
Creio q a FAB dificilmente faria uma reformulação desta estrutura pois o CT-X é pra justamente mante-la do jeito q está. Mas q seria bem vindo pelo menos uma racionalização isso seria.
Mas poderia pelo menos fz isso sem empregar mtos mais recursos como será esse caso. Pessoalmente imagino q poderia ter feito o seguinte:
Comprar um 2º lote com 8 C-295 para equipar o 1º/15º Gav. Pelos valores do 1º lote, o valor unitário é aprox. US$ 20 mi então este novo contrato seria de US$ 160 mi, ou até menos já que não haveria de incluir no pacote treinamento e ferramental, e poderia haver menos peças de reposição;
Adquir de 2ª mão uns 20 Caravans (neste caso até uns novos) e uns 20 EMB-120 Brasilia para ir paulatinamente ir substituindo os Bandeirantes q fossem dando baixa coordenando de modo a não deixar lacuna. Não pesquisei valores mas acho q US$ 80-100 mi tão de bom d tamanho pra isso.
Como se especula q o projeto do CT-X é de US$ 500 mi, então se economizava ao redor de US$ 250 mi pra investir em outros projetos como o A-Darter, ou aquisição de misseis BVR (esta sim q deveria ter fabricação local) ou adiantar a modernização dos A-1 ou seja, investir essa grana na Aviação de caça.
Outra vantagem q vejo fz assim eh q não criará custos por não abrir uma nova logistica devido a nova aeronave (C-212) e tb haveria redução encargos financeiros pois as aquisições do Caravans e Bandeirantes seriam diretas.
Mais a frente (depois do FX-2 eh claro...... ) poderia se pensar num CT-X-2 pra trocar os Caravans e Bandeirates por uma única aeronave, q poderia ser o próprio C-212 ou um projeto nacional próprio.
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Pedro Gilberto escreveu:talharim escreveu:Isso é o que chamo de inversão de prioridades.
A-Darter somente em 2015,F-5BR pronto só em 2008,AMX-BR não saiu do papel,compra dos vômitos franceses M-2000C o maior escândalo da história da aviação mundial,bombas guiadas só Deus sabe,Míssil anti-radiação não tem dinheiro para terminar,nenhum caça pode levar míssil anti-navio e por aí vaí.
NO MOMENTO qual é a área da FAB que está precisando mais urgentemente de prioridade ? Transporte ou Caça ?
Não daria para enrolar esses Bandeirantes mais uns 5 anos e terminar primeiro o A-Darter e AMX-BR ?
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Pelo menos não dá para utilizar esses C-212 como "bomber" ? ,modificar sua estrutura para poder jogar Napalm e míssil ar-terra ?
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Realmente eh isso ai msm Talha, essa eh a questão: Pq há essa preferencia pela Aviação de transporte em detrimento dos outros ramos na FAB??
Neste ano haverá um grande salto principalmente na Amazônica com a chegada dos C-295 no 1º/9º GAv, hj equipado com os cansados Buffalos, tanto em material quanto em disponibilidade. Creio q com eles o apoio logistico e ressuprimento às OMs do CMA (principalmente os Pelotões de Fronteira) seriam mais eficientes pois em um só deslocamento poderia levar mais carga em menos tempo ou na mesma duração das missões de hoje atender maior nº de localidades.
Logo eu creio q a FAB poderia aguardar um pouco mais antes de iniciar um programa como esse principalmente nas condições q eles planejaram com a fabricação local já que os C-212 não irão substituir urgentemente os Bandeirantes. Até que se estabeleça plano de manufatura, organizar uma grupo de fornecedores locais, treinar mão-de-obra então isso não é pra agora. Além de q o custo disso pra qtde desejada vai onerar as aeronaves e ninguém vê nenhum ganho tecnológico.FinkenHeinle escreveu:Carlos, não questionei as vantagens que o C-212 teria sobre o Bandeirantes. A principal tu citaste: rampa traseira.
Contudo, questionei a validade dele se considerássemos uma reavaliação da Aviação de Transporte da FAB. Você tinha questionado se ele não poderia CONTRIBUIR para esta reformulação, eu acredito que não, e é exatamente por isso que me coloco contra o C-212.
Quanto à questão de custos, acredito que seria mais interessante substituir o conjunto Caravan/C-212/C-295/C-130 por Caravan/CN-235/C-295/C-130.
Acredito (e esta pode ser uma idéia falsa) que CN-235 e C-295 sejam aeronaves com algum grau de comunalidade. A idéia central disto é legar ao Caravan TODAS as atividades mais simples, e fortalecer o transporte médio na FAB!
E possamos nos esquecer dos EMB-120 Brasília nessa equação....
Creio q a FAB dificilmente faria uma reformulação desta estrutura pois o CT-X é pra justamente mante-la do jeito q está. Mas q seria bem vindo pelo menos uma racionalização isso seria.
Mas poderia pelo menos fz isso sem empregar mtos mais recursos como será esse caso. Pessoalmente imagino q poderia ter feito o seguinte:
Comprar um 2º lote com 8 C-295 para equipar o 1º/15º Gav. Pelos valores do 1º lote, o valor unitário é aprox. US$ 20 mi então este novo contrato seria de US$ 160 mi, ou até menos já que não haveria de incluir no pacote treinamento e ferramental, e poderia haver menos peças de reposição;
Adquir de 2ª mão uns 20 Caravans (neste caso até uns novos) e uns 20 EMB-120 Brasilia para ir paulatinamente ir substituindo os Bandeirantes q fossem dando baixa coordenando de modo a não deixar lacuna. Não pesquisei valores mas acho q US$ 80-100 mi tão de bom d tamanho pra isso.
Como se especula q o projeto do CT-X é de US$ 500 mi, então se economizava ao redor de US$ 250 mi pra investir em outros projetos como o A-Darter, ou aquisição de misseis BVR (esta sim q deveria ter fabricação local) ou adiantar a modernização dos A-1 ou seja, investir essa grana na Aviação de caça.
Outra vantagem q vejo fz assim eh q não criará custos por não abrir uma nova logistica devido a nova aeronave (C-212) e tb haveria redução encargos financeiros pois as aquisições do Caravans e Bandeirantes seriam diretas.
Mais a frente (depois do FX-2 eh claro...... ) poderia se pensar num CT-X-2 pra trocar os Caravans e Bandeirates por uma única aeronave, q poderia ser o próprio C-212 ou um projeto nacional próprio.
[]´s
Cocordo plenamente com este raciocinio, só faria uma observação, no 1° do 15° podriam ser C 235e menor quantidade.
Grande abraço
- REGATEANO
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Estava pensando ontem, a FAB adquirindo uma quantidade tão grande de aviões também encarece os custos de manutenção e operação.
Vejamos, se no lugar dos 50 C212 se adquirisse mais 10 EMB-120 e mais C295, o custo com pessoal seria reduzido em mais de 50%, além de facilitar a manutenção e a logistica.
Mas não! Gastaremos mais com piloto, e com manutenção do dobro de aviões. E um avião merd# desse...
Vejamos, se no lugar dos 50 C212 se adquirisse mais 10 EMB-120 e mais C295, o custo com pessoal seria reduzido em mais de 50%, além de facilitar a manutenção e a logistica.
Mas não! Gastaremos mais com piloto, e com manutenção do dobro de aviões. E um avião merd# desse...