Mercado de Caças no Mundo Globalizado

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#31 Mensagem por Sintra » Sáb Jul 15, 2006 1:44 pm

De facto o Degan não foi particularmente feliz :wink:

Depois dos post´s do Koslova (com os quais concordo) tentar sequer fazer uma apreciação é... bom, imprudência da minha parte :oops: mas não resisto

Neste momento, a Russia, a China e a India têm os seus projectos independentes uns dos outros, cada um destes paises tem um "timing" de desenvolvimento e operacional diferente uns dos outros. Estes três são mais rivais estratégicos do que potenciais parceiros ou aliados. A única coisa que poderia existir em comum entre os três é o facto de se sentirem embaraçados estrategicamente em cada um dos seus movimentos por um quase omnipresente USA.
Se pensarmos em duas a três décadas no futuro (que é precisamente o tempo de desenvolvimento e operacionalidade de um projecto como o proposto) quem nos diz a nós que uma possivel aliança industrial Russa-Chinesa-Indiana-Brasileira tem qualquer hipótese de avançar de uma forma estável ou duradoura?- Sejamos honestos se por alguma razão nas próximas três décadas a pressão Americana desaparecer do mar da China e do Oceano Indico, vocês acham que os Russos vão continuar a dar-se com os Chineses e estes com os Indianos?!
Um projecto multinacional é sempre complicado, olhe-se para o caso dos Europeus, se tentarmos a mesma coisa com quatro paises tão diferentes uns dos outros e em que existem dois potenciais conflitos graves (Sibéria, Nepal, entre outras situações ) no espaço temporal de 2 décadas estamos a pedir um rotundo falhanço.
Outra coisa, mão de obra barata. Foi sugerido que o ramo aeroespacial teria tendência a deslocalizar-se para países Orientais porque a sua mão de obra seria mais barata, a exemplo do que acontece com outras empresas, discordo. Os exemplos apresentados são interessantes, mas nalguns casos não foram particularmente bem escolhidos, se de facto vai abrir uma fábrica da Airbus na China isso deve-se mais à aquisição de centenas de aparelhos Airbus pelas várias companhias aéreas do país e não devido ao preço da mão de obra, na realidade estamos a falar de contrapartidas. De notar que de facto existiu uma deslocalização da Boeing para o Oriente mas não foi para a China ou outro país de mão de obra barata, mas para o Japão, isto porque a mistura de capacidade tecnológica, com elevada produtividade e capacidade de investimento era muito tentadora. Por definição a industria aeroespacial encontra-se no "cuting edge" da tecnologia e compadece-se muito pouco com paises com produtividade baixa e fracos indices de conhecimentos por parte da população e se isso é verdade na aviação comercial, muito mais se torna na militar. A aviação militar vale o seu peso em ouro :D , é plausível que as companhias que trabalham nesta área sejam aquelas que utilizam a tecnologia mais avançada à face do planeta, se misturarmos isto com todos os problemas levantados pelo segredo de estado e militar, dificilmente alguém irá deslocalizar as suas fábricas para outro país... :wink:
Finalmente o T50 ou o PAK-FA ou o nome que lhe quiserem dar.
Apesar de toda a conversa de parceiros internacionais, dos acordos, de protocolos entre a India e a Russia, etc, ainda não se viu um dolar, euro, real, crore, o outra coisa qualquer a dirigir-se para o desenvolvimento deste avião, até agora têm sido só Rublos. A India tem o orçamento da defesa para a força aérea manietado com a construção dos SU30MKI, o desenvolvimento do LCA e o concurso MMCA, não vai existir dinheiro na próxima década e meia, os Chineses avançam a toda velocidade com os seus projectos, JF17, J10 e JXX, ainda não deu qualquer passo de forma a criar um acordo com a Rússia para o desenvolvimento de um futuro caça, nem vejo razão para que o façam.
Ou seja, actualmente o PAK-FA pode contar exclusivamente com os Russos, o que não é bom, olhemos para o orçamento militar Russo (inferior ao Britânico ou Francês, por exemplo), olhe-se para o tamanho das suas forças armadas e consequentes gastos anuais, misture-se a isto a factura Tchetchena, olhemos para o facto de os pilotos da RusAF voarem qualquer coisa como 1/3 dos seus homólogos Ocidentais, dos seus navios não saírem dos portos (um porta aviões parado sete anos no cais por exemplo), da inacreditável percentagem de recrutas que desertam do exército e talvez não seja má ideia perguntar de aonde é que virá o dinheiro para desenvolver um avião directamente concorrencial com o F22. Chegará alguma vez aos esquadrões? - Sim acredito, que sim. O complexo militar\industrial Russo, tirando o petróleo e seus derivados, é a ultima indústria que consegue vender alguma coisa para o exterior, por isso acredito que o próximo Sukhoi irá um dia voar operacionalmente, se assim não for, é o fim de grande parte (de toda, eventualmente) da indústria militar Russa. Agora quando é que isso vai ser? – Daqui a muito tempo, a falta de recursos vai garantir mais década e meia de desenvolvimento, antes que qualquer coisa minimamente operacional chegue aos pilotos.
E é agora que a realidade bate à porta.
A FAB alinha na sua ORBAT com o AMX e o F5, o quer que venha a substituir estes aparelhos tem de estar a voar agora e não em 2020 e tem de ser barato, não pode custar biliões de dólares de desenvolvimento a saírem do bolso do contribuinte Brasileiro…
Esqueçam o PAK-FA de uma vez por todas.




Carlos Mathias

#32 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 15, 2006 6:40 pm

Hammer, concordo contigo, muito boa a tua colocação.




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#33 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 15, 2006 7:44 pm

Sintra escreveu: Ou seja, actualmente o PAK-FA pode contar exclusivamente com os Russos, o que não é bom, olhemos para o orçamento militar Russo (inferior ao Britânico ou Francês, por exemplo),


O orçamento militar russo é o segundo maior, só perdendo é claro para o americano.

Sintra escreveu:olhe-se para o tamanho das suas forças armadas e consequentes gastos anuais,


:?:

Sintra escreveu:misture-se a isto a factura Tchetchena,


A fatura chechena está liquidada. Shamil Basayev foi muito bem morto pelo FSB assim como seu sucessor, Abdul-Khalim Saidulayev, que não durou uma semana no cargo, e mal teve tempo de esquentar a cadeira do ex-chefe.

Eis a foto do defunto e da ação que o matou

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Sintra escreveu:olhemos para o facto de os pilotos da RusAF voarem qualquer coisa como 1/3 dos seus homólogos Ocidentais,dos seus navios não saírem dos portos


O número de exercícios militares que a Rússia realiza cresceu bastante nos últimos anos e isto é indicativo claro que eles estão voando mais e participando de exercício mais realisticos. Certamente eles voam menos que os pilotos ocidentais, mas voam muito mais do que as 20 horas anuais já atribuídas a eles no passado. Se fosse verdade estas 20 horas/ano, o índice de acidentes seria altíssimo.

Sintra escreveu:(um porta aviões parado sete anos no cais por exemplo),


Que porta-aviões seria esse?

Sintra escreveu:da inacreditável percentagem de recrutas que desertam do exército


E são presos e julgados por deserção como deve ser.

Sintra escreveu: e talvez não seja má ideia perguntar de aonde é que virá o dinheiro para desenvolver um avião directamente concorrencial com o F22.


Não se sabe ainda se o PAK será um concorrente ao F-22. Tudo está na base da especulação. O que podemos fazer é esperar até que as especificações venham a público e então comentarmos sobre ele como concorrente do F-22 ou F-35.

Sintra escreveu:A FAB alinha na sua ORBAT com o AMX e o F5, o quer que venha a substituir estes aparelhos tem de estar a voar agora e não em 2020


Este caças serão voados além de 2020, certamente 2030, principalmente devido a forma como o FX foi encerrado. Até lá o PAK, Typhoon, Rafale e F-35 estarão disponíveis na prateleira para quem quiser comprar.

Sintra escreveu:e tem de ser barato, não pode custar biliões de dólares de desenvolvimento a saírem do bolso do contribuinte Brasileiro…
Esqueçam o PAK-FA de uma vez por todas.


É certo que nenhum governo vai investir bilhões em um desenvolvimento em conjunto com a Rússia, mas nem por isto o PAK deve ser esquecido, porque até lá ele poderá ser comprado sem participação no desenvolvimento dele.




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#34 Mensagem por Degan » Sáb Jul 15, 2006 9:07 pm

Também disse que o projeto do Flanker assim como a indústria russa como um todo, são muito mais flexíveis em termos de criar configurações específicas para clientes do que a americana ou a européia, algum duvida disso? Experimentem chegar para a Lockheed e dizer: “quero o F-16 mas com um radar israelense, com um painel francês e um mission computer indiano...” Eles podem até aceitar realizar o desenvolvimento, mas os custos vão parar no espaço, na casa dos caças F-2 japoneses, ou seja, totalmente inviável para países médios como nosotros...


Disculpa pero esa “flexibilidad” se debe precisamente a que las alternativas rusa de esos equipos dejan mucho que desear....
No veo el problema de integrar equipo externo a los aviones nuevos de USA, por ejemplo los F-16I Soufa tienen MUCHOS equipos israelitas, los F-16 Belgas tienen equipos de autoprotección electrónica francés, etc...

Como o Chavez deixou bem claro, há alguns meses comprar de aeronaves e tecnologia aeroespacial de Israel é o mesmo que aceitar depender dos EUA indiretamente. O Bush disse “nada de upgrades nos F-16 venezuelanos” e os israelenses imediatamente se recolheram à sua insignificância política deixando o cliente na mão... Antes disso disseram nada de AWACS Phalcons para a China e rapidinho saíram botando a viola no saco... Ou seja tanto faz Israel ou EUA, o constrangimento é o mesmo.


Claro...pero para eso hay que auto declararse “enemigo” de USA....solo eso.... :shock:

De facto o Degan não foi particularmente feliz


Así parece.....y creo entender por qué.... :( :oops: :oops:

Volviendo al tema, creo que hay que reenfocar el debate sobre la industria de defensa nacional...

Es realmente una pérdida de tiempo estar discutiendo que debería fabricar la industria de defensa local o con quien aliarse en desarrollos bélicos....

Claramente no es una prioridad de estado la inversión en defensa, ni ahora ni en el futuro previsible....

Así, sabiendo el presente y teniendo claro el futuro de orzamentos....es responsabilidad de las FFAA preocuparse por maximizar el retorno en “defensa”....

Insisto, es bastante fácil culpar ahora a los políticos de la “aparente” falta de preocupación, pero a los políticos no se les puede criticar, pues esas decisiones son solo suyas...ellos definen las prioridades estratégicas de largo plazo (educación, salud, postura internacional, inversión en I&D, inversión en defensa, parcerías internacionales, etc...), pues las FFAA solo pueden asesorar.

Son las FFAA quienes deciden en qué invertir su escaso dinero, y si aún insisten en proyectos de prestigio...de sueños de potencia...de capacidad desproporcionada, dejando en 2ª prioridad a los sistemas más básicos, SABIENDO que no tienen dinero para todo...es una actitud que al menos muestra un muy serio problema de planificación, de realismo y pragmatismo en una entidad pública.

Alguien perdió el rumbo...y no son los políticos....

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#35 Mensagem por Sintra » Seg Jul 17, 2006 2:05 pm

Jet Crash® escreveu:
Sintra escreveu: Ou seja, actualmente o PAK-FA pode contar exclusivamente com os Russos, o que não é bom, olhemos para o orçamento militar Russo (inferior ao Britânico ou Francês, por exemplo),


O orçamento militar russo é o segundo maior, só perdendo é claro para o americano.

Sintra escreveu:olhe-se para o tamanho das suas forças armadas e consequentes gastos anuais,


:?:

Sintra escreveu:misture-se a isto a factura Tchetchena,


A fatura chechena está liquidada. Shamil Basayev foi muito bem morto pelo FSB assim como seu sucessor, Abdul-Khalim Saidulayev, que não durou uma semana no cargo, e mal teve tempo de esquentar a cadeira do ex-chefe.

Eis a foto do defunto e da ação que o matou

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Sintra escreveu:olhemos para o facto de os pilotos da RusAF voarem qualquer coisa como 1/3 dos seus homólogos Ocidentais,dos seus navios não saírem dos portos


O número de exercícios militares que a Rússia realiza cresceu bastante nos últimos anos e isto é indicativo claro que eles estão voando mais e participando de exercício mais realisticos. Certamente eles voam menos que os pilotos ocidentais, mas voam muito mais do que as 20 horas anuais já atribuídas a eles no passado. Se fosse verdade estas 20 horas/ano, o índice de acidentes seria altíssimo.

Sintra escreveu:(um porta aviões parado sete anos no cais por exemplo),


Que porta-aviões seria esse?

Sintra escreveu:da inacreditável percentagem de recrutas que desertam do exército


E são presos e julgados por deserção como deve ser.

Sintra escreveu: e talvez não seja má ideia perguntar de aonde é que virá o dinheiro para desenvolver um avião directamente concorrencial com o F22.


Não se sabe ainda se o PAK será um concorrente ao F-22. Tudo está na base da especulação. O que podemos fazer é esperar até que as especificações venham a público e então comentarmos sobre ele como concorrente do F-22 ou F-35.

Sintra escreveu:A FAB alinha na sua ORBAT com o AMX e o F5, o quer que venha a substituir estes aparelhos tem de estar a voar agora e não em 2020


Este caças serão voados além de 2020, certamente 2030, principalmente devido a forma como o FX foi encerrado. Até lá o PAK, Typhoon, Rafale e F-35 estarão disponíveis na prateleira para quem quiser comprar.

Sintra escreveu:e tem de ser barato, não pode custar biliões de dólares de desenvolvimento a saírem do bolso do contribuinte Brasileiro…
Esqueçam o PAK-FA de uma vez por todas.


É certo que nenhum governo vai investir bilhões em um desenvolvimento em conjunto com a Rússia, mas nem por isto o PAK deve ser esquecido, porque até lá ele poderá ser comprado sem participação no desenvolvimento dele.


1º Ponto
O orçamento militar russo dependendo das fontes está entre o Quinto e o nono lugar na ranking mundial, já não é o segundo à mais de uma década (CIA, SIPRI, DOD, etc, etc, até a Wikipédia tem um artigo razoável sobre o assunto) a maior parte apontam para um orçamento a rondar os 40 Biliões de dólares, com 4,3% do PIB a ser gasto em defesa, o que o coloca muito atrás da China, Grã Bretanha, França e do Japão...

2º Ponto
As forças armadas Russas estão violentamente sub financiadas para o seu tamanho e isto já se passa à década e meia

3º Ponto
A factura Tchetchena vai durar muito tempo, já dura à século e meio e não é a morte de um lider que vem alterar isso, outro surgirá. Transformou-se na Irlanda do Norte Russa

4º Ponto
Temos um artigo do Comandante da Força Aerea Russa, o General Mikhailov do inicio deste ano a congratular-se porque os seus pilotos já estavam a voar mais do que nos anos anteriores, 50 horas, por comparação a Nato aconselha 180 horas

5º Ponto
O Porta Aviões é o Kusnetsov, o unico que a Marinha Russa tem, esteve parado durante 7 anos, voltou ao mar em 2004 num exercicio que pode ser classificado como "catastrófico".


6º Ponto
As condições de vida no Exercito Russo são perfeitamente miseráveis, isto é complicado por uma terrível tradição de praxes violentas sobre os recrutas, estamos a falar de centenas de feridos e mortos por ano devido a estas duas situações, não admira que as taxas de deserção sejam enormes.

7º Ponto
O Pak Fa é claramente um concorrente directo do F22, sabemos que é um caça pesado equipado com dois motores AL41, se utilizarmos aquela velhissima regra que indica que o peso dos motores corresponde a 1/5 do peso do avião ele cai directamente na classe do Raptor

8º Ponto
F5 até 2030?- Jesus :shock: , se isto for mesmo assim, você tem razão no que diz e a avaliação que eu fiz peca por isso mesmo, talvez não seja de descartar o T50 e eu posso ter tirado conclusões apressadas, mas em minha defesa, nunca pensei que a FAB voasse num chasso daqui a 24 anos...

Cumprimentos




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#36 Mensagem por Jet Crash® » Seg Jul 17, 2006 9:31 pm

Sintra escreveu:1º Ponto
O orçamento militar russo dependendo das fontes está entre o Quinto e o nono lugar na ranking mundial, já não é o segundo à mais de uma década (CIA, SIPRI, DOD, etc, etc, até a Wikipédia tem um artigo razoável sobre o assunto) a maior parte apontam para um orçamento a rondar os 40 Biliões de dólares, com 4,3% do PIB a ser gasto em defesa, o que o coloca muito atrás da China, Grã Bretanha, França e do Japão...


O orçamento de defesa russo beira os US$ 60 bilhões de dólares.

Sintra escreveu:2º Ponto
As forças armadas Russas estão violentamente sub financiadas para o seu tamanho e isto já se passa à década e meia


Acho que não leu a entrevista com o Comandante da Força Aérea Russa. Posto um trecho que deverá ajudá-lo:

But the Yeltsin epoch is going into the history books, and they already are looking for Putin’s successor. And the air force doesn’t see any light at the end of the tunnel.

Comandante da Força Aérea Russa- The situation is not hopeless. You see, since the break up of the USSR there has been a powerful reduction in the number of our troops. Remember: 500,000 were in the air force, 500,000 in the air defense forces, a million-man army! But now, after unification of the air force and air defense forces, there are less than 200,000, a five-fold decrease.


Dá uma idéia de que as FAs russas estão sub financiadas é mais um mito. Certamente não estão financiadas com gostariam mas muito longe de taxá-las de sub fincanciadas.

Sintra escreveu:3º Ponto
A factura Tchetchena vai durar muito tempo, já dura à século e meio e não é a morte de um lider que vem alterar isso, outro surgirá. Transformou-se na Irlanda do Norte Russa


Houve o que se chama de decapitação. A alta hierarquia da guerrilha chechena foi destruída, e povo checheno não quer guerra contra os russos, não querem as retrogradas leis islâmicas que os fundamentalistas chechenos queriam impor.

Sintra escreveu:4º Ponto
Temos um artigo do Comandante da Força Aerea Russa, o General Mikhailov do inicio deste ano a congratular-se porque os seus pilotos já estavam a voar mais do que nos anos anteriores, 50 horas, por comparação a Nato aconselha 180 horas


Há não muito tempo atrás diziam que os pilotos russos só voavam 20 horas por ano. Se passou para 50 horas/ano isto significa um aumento de mais de 150%.

Porque a OTAN considera aconselhável não quer dizer que seja o aconselhável para a Rússia.

Este mesmo comandante queixa-se mais da idade avançada de seus pilotos do que do número de horas voadas

Sintra escreveu:5º Ponto
O Porta Aviões é o Kusnetsov, o unico que a Marinha Russa tem, esteve parado durante 7 anos, voltou ao mar em 2004 num exercicio que pode ser classificado como "catastrófico".


Desculpe, mas depois de seu recomissionamento, o Kustensov está rotineiramente realizando manobras e exercícios. Visite o site RIA Novosti e com frequência e constate por sí próprio.

Sintra escreveu:6º Ponto
As condições de vida no Exercito Russo são perfeitamente miseráveis, isto é complicado por uma terrível tradição de praxes violentas sobre os recrutas, estamos a falar de centenas de feridos e mortos por ano devido a estas duas situações, não admira que as taxas de deserção sejam enormes.


Desculpe, mas dados oficiais dizem outra coisa.

Russian Defense Ministry Reveals 2005 Non-Combat Losses
(MosNews)
12 September, 2005

A total of 662 servicemen of the Russian armed forces have died as a
result of crimes and accidents since the beginning of 2005, says an
official report posted on the Defense Ministry's website, the
Interfax news agency reported.

As many as 183 military servicemen died in traffic accidents, 182
committed suicide, 175 died in other accidents and emergency
situations, 60 died as a result of crimes committed by civilians, 19
died of negligence, 16 died as a result of careless or incorrect
handling of weapons, 14 as a result of bullying and 13 for "other
reasons".

The ministry says that in August 101 servicemen died: 30 of them in
traffic accidents, 28 in other accidents, while 24 committed suicide.


Sintra escreveu:7º Ponto
O Pak Fa é claramente um concorrente directo do F22, sabemos que é um caça pesado equipado com dois motores AL41, se utilizarmos aquela velhissima regra que indica que o peso dos motores corresponde a 1/5 do peso do avião ele cai directamente na classe do Raptor


Isto ninguém sabe. Só vamos saber em que categoria enquadrá-lo quando forem liberados seus dados técnicos. No mais tudo é especulação.


Sintra escreveu:8º Ponto
F5 até 2030?- Jesus :shock: , se isto for mesmo assim, você tem razão no que diz e a avaliação que eu fiz peca por isso mesmo, talvez não seja de descartar o T50 e eu posso ter tirado conclusões apressadas, mas em minha defesa, nunca pensei que a FAB voasse num chasso daqui a 24 anos...

Cumprimentos


Pode escrever que a vida de serviço do F-5 será longa. Será muito mais fácil mantê-lo voando do que fazer o mesmo com a frota de AMX.




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#37 Mensagem por Túlio » Seg Jul 17, 2006 10:02 pm

ESTE TÓPICO ESTÁ DEMAIS, POWS!

Só heavyweights...

Estou adorando MESMO, Koslova x Felipe Salles, Sintra x Jet, Degan x todo mundo, EXCEPCIONAL!!! Os comuns tipo eu só têm a aprender...

Mandem mecha, que o véio Túlio tá só na FIRMAGE... :twisted:

Mas, para botar um pouquinho de Pimenta - :twisted: o trocadilho É involuntário :twisted: - taí, ó:


(...)Entretanto, no mundo real, o Berkut deverá ter como sucessor tecnológico de 5ª Geração o PAK FA , ou T-50, que deverá entrar em operação na Rússia talvez em 2010. Trata-se do sucessor natural da FAMÍLIA FLANKER.


A partir de 2006, o T-50 torna-se a opção ideal para o NOVO FX BR da FAB, que ainda sequer é oficial, porém já é bastante comentado e discutido.


Sabe-se que o PAK FA (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsyi - Future Air Complex for Tactical Air Forces) vem sendo desenvolvido desde 2002 pelo Bureau Sukhoi com estreita participação indiana. Deverá custar US$ 30 milhões a unidade.


O PAK FA T-50 será um puro caça furtivo multimissão de 5ª Geração. Usará duas turbinas AL-41F e terá um ação de 1.200 km. Como caça médio de 20.000 kg, será capaz de operar em Navios-Aeródromos. Poderá ser superior ao F-35 Lightning II americano, o JSF, e pretende ser tão invisível quanto o F-22, com baixíssima Assinatura Radar, ou RCS.


Especula-se que possa haver 2 versões, uma pesada e outra média. A primeira teria 2 turbinas e pesaria 30.000 kg, para uso da Rússia, devido às suas elevadas dimensões continentais, mesmo caso de Brasil, China e Índia.


A outra versão contaria com somente 1 turbina e teria somente 20.000 kg, para exportação à maioria dos Países, de reduzidas dimensões geográficas.


O novo caça russo poderá realizar missões tanto táticas quanto estratégicas, percorrendo grandes distâncias a velocidade supersônica, e recebendo múltiplos REVOs em qualquer ponto da Terra. Será automatizado com novos sistemas inteligentes.


De acordo com Felipe Salles : "para a indústria aeroespacial brasileira, que, por diversas razões perdeu o trem no caso dos aviões de caça europeus, esta pode ser uma oportunidade rara e muito interessante.


O T-50 ainda se encontra num estágio ainda bastante inicial, com muito trabalho restando ainda pela frente. A tecnologia desenvolvida para ele será no estado da arte, podendo servir como alavanca para nos capacitar nas próximas décadas para mantermos a liderança conquistada pelos eficientes EMB170/190 no mercado comercial civil.


A Embraer tem muitas habilidades técnicas que a distinguem e pavimentam seu caminho de sucesso até o ponto em que ela se encontra hoje. Uma destas, é justamente seu know-how de vendas e de suporte pós-vendas.


Imaginem um caça de 5ª Geração nascendo com encomendas de várias centenas de unidades já garantidas, unindo


a alta tecnologia dos russos;

o baixo custo industrial dos chineses;

o domínio de software indiano; com

a atenção a clientes alinhada com os melhores padrões
de serviço da indústria ocidental, amplamente dominados
pelos brasileiros.



Esta seria uma combinação inédita das melhores características de um grupo notável de países chamados pelos analistas econômicos internacionais como BRICs (Brasil-Russia-Índia-China).


Eis uma janela única se abrindo à nossa frente, será que teremos habilidade para aproveitar ela? O tempo dirá."


É possível sim que o Brasil venha a participar um dia no desenvolvimento do PAK FA devido ao acordo, que também abrange o desenvolvimento aeronáutico e aeroespacial com a Rússia (veja em ALIANÇAS).











A torcida do DEFESA BR
é apenas por inteligência
e legitimidade da escolha !





Esse NOVO FX BR poderá ser verdade, pois o FX original objetivava a montagem no Brasil, em uma fase seguinte, de 108 aeronaves de modelo já aperfeiçoado ao inicialmente escolhido, vindo a totalizar 120 aeronaves de interceptação.


Num me levem a mal, mas ADORO o Defesa BR, por mais que digam que num tem nada a haver, é viajante & quetales...

http://www.defesabr.com/FAB/fab_novofx.htm

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“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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