54ª ANIVERSÁRIO DA FAP - IMAGENS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#31 Mensagem por Charlie Golf » Dom Jul 09, 2006 10:40 am

Rui Elias Maltez escreveu:Por aqui não há o hábito de guardar para si mesmos o que se tem.

Partilha-se.

Ó Rui Elias, agora que a poeira assentou gostaria que me explicasse uma coisa: o que é que o Rui "partilha" com o 9G's? Gostava que a sua resposta fosse bem ponderada porque eu realmente estou confuso. O Rui, de cada vez que entra no 9G's, sistematicamente retira de lá informação para a vir aqui publicar. E no que consiste a sua participação no nosso fórum? O que é que partilha connosco, com o que é que retribui o que retira do 9G's? É que estou curioso pela sua resposta. :?

O 9G's nada tem de elitista ou de "primas donas", como adiantou algo precipitadamente o P44; o registo e acesso são livres. Agora se o 9G's é, neste momento, uma das principais referências no que diz respeito à temática da Aviação Militar Portuguesa (algo que até o próprio Rui Elias já o admitiu), deve-lo à dedicação, apreço e trabalho de todos os membros que fazem questão de partilhar e contribuir para essa riqueza acumulada. É absolutamente natural que nos sintamos chateados e até de alguma forma traídos quando vemos noutros fóruns matérias pura e simplesmente decalcadas e nos damos conta de que são sempre os mesmos a fazê-lo.

Acho que a sua frase "Por aqui não há o hábito de guardar para si mesmos o que se tem" foi extremamente infeliz. Então se o 9G's é um fórum exclusivamente dedicado à aviação militar, é natural que lá se discuta essa mesma temática e seja esse o local de trabalho e de divulgação dos mais variados assuntos relacionados com o panorama da aviação militar em Portugal. Se há um local para isso, e peço desde já desculpa se o que vou dizer possa soar mal, porque carga de água é que teremos de o divulgar noutros fóruns? Se há um local para isso, têm de ser as pessoas a vir ter connosco e não o contrário.

Peço-lhe que na sua resposta não use termos como "peixeirada" ou "mania das perseguições" porque não é disso que se trata. Peço-lhe também o favor de não distorcer as minhas palavras e que responda francamente: o que é que o Rui dá ao 9G's? As portas continuam abertas para si e para quem lá quiser entrar. Mas medite seriamente no que aqui escrevi e diga-me se é justo uns fazerem tanto e outros tão pouco.




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#32 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jul 10, 2006 7:37 am

Charlie:

Como compreende, eu não tenho qualquer contecioso consigo e nem com ninguém do 9-G's.

Contributos, passam pelas ideias, pensamentos,e por vezes fotos, também.

Como o Charlie sabe, eu não sou um grande, nem pequeno conhecedor de aviões do ponto de vista técnico, e assim não posso sentir-me à vontade para discutir ou dialogar com quem sabe mais do que eu sobre essa matéria.

Muitas vezes vou ao 9-G's e limito-me a ler, sem participar, como forma de aprendizagem da minha parte.

Prefiro, porque me sinto mais à vontade em apontar caminhos para a politica de Defesa e Segurança em Portugal, doutrinas de uso de determinadas plataformas etc.

E como o Charlie sabe, eu empre li os textos dos que discordam de mim.

Pegue no exemplo do JNSA que raramente concorda comigo.

Ora eu leio com muita atenção que ele escreve, já que ele tambem é um "pensador" da Defesa, e por isso eu aprendo com ele.

Quanto a fotos para partilhar convosco, eu por enquanto não tenho um PC bom que possa usar para colocar lá fotos que possa depois publicar em fóruns.

Aliás nem tenho por hábito ir a festivais aéreos (motivos familiraes nem sempre mo permitem), e moro longe de bases militares que mereçam grandes fotos.

E a minha máquina não é digital para que possa descarregar para o PC as fotos que porventura eu tirasse.

No entanto, gostaria de lhe enviar para si uma mensagem que em tempos longínquos o Ricardo, (que na altura era o administrador do 9-G's) me transmitiu por mail.

Resumindo, ele convidava-me a não escrever muito no 9-G's, sem que no entanto me expulssasse de lá.

E por isso, o meu afastamento.

Não me parece incorrecto que se vá a um forum e se retire fotos de lá para divulgar erm outros, desde que se refira o autor das fotos, sempre que tal seja possível e o link do forum ou site de onde essas fotos foram retiradas.

Até contribui, uma vez que lá se encontra o link para o site, para divulgar por mais umas dezenas de pessoas, esse site.

Como o 9-G's começa de facto a ser uma referência para todos o que se queiram manter actualizados sobre o que se passa em termos de aviação militar em Portugal (e no mundo) eu de vez em quando vou até lá para visualizar.

Desta vez limitei-me a tirar de lá as fotos das comemorações dos 54 anos da FAP, e nada mais.

Um tópico interessantíssimo que lá se encontra é o de "arquelogia" da aviação com fotos de aviões já abatidos ao serviço que ora estão em depósito, ou sucata ou em munumentos.

Julgo que os colegas brasileiros e espanhois daqui gostariam muito de ver esse tópico e as suas fotos, mas eu não as "puxei" para aqui, porque respeito o trabalho dos inscritos no 9-G's.

Neste caso em apreço, e por se ter tratado da Aniverário da FAP, e por esse ter sido um evento público, e cujas imagens chegaram passar em algumas TV's, eu achei que não viria mal ao mundo passar algumas imagens.

Foi só isso.

E isto a propósito do pedido do P44 sobre se haveria fotos disponíveis.

Eu respondi que provavelmete no 9-G's, já que sei que há lá participantes que se dedicam a ir a certos eventos e a tirar fotos que depois partilham com a comunidade desse site.

Como o P44 continua excluido desse forum, eu escrevi ao André a pedir que ao fim deste tempo todo (mais de um ano) a sua situação fosse revista, mas entretanto puxei as fotos dessas cerimónias publicas para aqui.

Julgo que não foi ilegítimo nem pouco honesto.

Mas se os administradores e moderadores o pensarem, as minhas desculpas por isso.

Gostaria no entanto de realçair que as fotas foram de um evento público e oficial e que as imagens não são exclusivo do 9-G's mas que passaram algumas delas nas TV.

Foi o que me levou a pensar que não haveria problema.

De resto em mais de um ano, o Charlie lembra-se de eu ter puxado fotos de lá para aqui ou para o Fórum Defesa?

Não fiz isso, prque respeito os espaços de cada fórum.


Saudações amigas, e esperando que da nossa parte tudo fique sanado de maneira saudável

Rui




Imagem
tagos
Avançado
Avançado
Mensagens: 422
Registrado em: Dom Out 09, 2005 7:01 pm
Localização: Portugal

#33 Mensagem por tagos » Qui Jul 13, 2006 7:16 pm

Algumas imagens do exposição em Braga, desculpem a qualidade das imagens mas a maquina não era mt boa.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#34 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 14, 2006 7:56 am

Imagem

Este é um a viatura blindada Condor, da Polícia Aérea


Imagem

E este e um dos Pumas's já retirados ao serviço da FAP, e que está actualmente estacionado na placa do Museu do Ar, na BA nº 1 em Sintra.




Imagem
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#35 Mensagem por Sintra » Sex Jul 14, 2006 1:32 pm

Espera ai, eu não devo ter visto bem, AIM120 C?!!!!!
Mas a FAP não tinha recebido o AIM 120B?




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#36 Mensagem por Charlie Golf » Sáb Jul 15, 2006 7:53 am

A FAP opera o AIM-120C-5. Na foto que o colega tagos colocou está o CATM-120C (míssil de treino).




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#37 Mensagem por Sintra » Sáb Jul 15, 2006 11:56 am

Obrigadissimo Charlie :wink:

Cumprimentos




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2777 vezes

#38 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 15, 2006 1:14 pm

Mas já recebemos o armamento para o F-16 MLU? Pensava que não...parece que estamos melhor do que eu pensava! :wink:




Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#39 Mensagem por Charlie Golf » Sáb Jul 15, 2006 2:54 pm

Para o MLU já recebemos o AMRAAM (AIM-120C-5) e as bombas guiadas por laser GBU-12 Paveway II de 500lbs (227kg), faltando adquirir os pods de designação de alvos (Litening II/III, Sniper XR ou Pantera), os "capacetes inteligentes" ou Joint Helmet-Mounted Cueing System (JHMCS), as JDAM e talvez alguns JSOW e o novo míssil HOBS (AIM-9X, IRIS-T). :wink:

Para já não está mal. :mrgreen:




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2777 vezes

#40 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 15, 2006 8:49 pm

Mas já se pode utilizar o armamento que já se tem?




Avatar do usuário
Tripeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 718
Registrado em: Qui Set 29, 2005 6:22 pm

#41 Mensagem por Tripeiro » Sáb Jul 15, 2006 10:19 pm

As JDAM são guiadas por GPS. Quer dizer que só as podemos utilizar com aprovação dos EUA?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2777 vezes

#42 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jul 15, 2006 10:29 pm

Não qq pessoa pode usar o GPS, só que os americanos têm acesso a um sinal muito mais preciso, ou seja, não são tão precisos sem a aprovação dos EUA.

Acho eu... :oops:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#43 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jul 17, 2006 6:11 am

Cabeça:

Mas já se pode utilizar o armamento que já se tem?


Julgo que nos 5 F-16 já em fase MLU, jugo que sim.

Se leres a notícia do Correio da Manhã que o Soultrain colocou no tópico da FAP, poderás ver que estarão para breve a entrada ao serviço de pelo menos mais 3 F-16 MLU, modernizados na BA nº 5, e estará um nas OGMA, isto apesar do enorme atraso no programa que todos vemos, e que o próprio CEMFA reconhece.




Imagem
Responder