Notícias F-5BR e AL-X

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#31 Mensagem por Justin Case » Sáb Abr 13, 2013 10:37 am

Sabre escreveu:
Justin Case escreveu:Pois é, amigos.

Quinze a vinte anos a partir de 2001.
É o tempo considerado útil para a aviônica e o sistema de missão que foram instalados.
Não importa se são jordanianos, agressors ou do lote inicial. Após 2016/2021 sua aviônica pode ser considerada obsoleta e eles só serviriam para fazer "hora de voo".
Abraço,

Justin
Justin,
Teoria muito interessante.
Seguindo esse raciocínio, em que ano o Rafale estaria obsoleto?
Sabre, bom dia.

Se você tem uma aviônica apenas "off the shelf", como a do F-5, creio que o prazo para a obsolescência desta está em torno de 20 anos. Se for algo conceitualmente novo, provavelmente maior.
Estamos falando de aviônica, não é? Certamente as aeronaves em si podem-se manter como plataformas úteis por quatro ou cinco décadas do momento em que foram concebidas. São ciclos bem diferentes, não?
Abraço,

Justin




Sabre
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:27 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#32 Mensagem por Sabre » Sáb Abr 13, 2013 1:27 pm

Justin Case escreveu:
Sabre escreveu: Justin,
Teoria muito interessante.
Seguindo esse raciocínio, em que ano o Rafale estaria obsoleto?
Sabre, bom dia.

Se você tem uma aviônica apenas "off the shelf", como a do F-5, creio que o prazo para a obsolescência desta está em torno de 20 anos. Se for algo conceitualmente novo, provavelmente maior.
Estamos falando de aviônica, não é? Certamente as aeronaves em si podem-se manter como plataformas úteis por quatro ou cinco décadas do momento em que foram concebidas. São ciclos bem diferentes, não?
Abraço,

Justin
Justin,

Permaneço em dúvida. Segundo o conceito que você utilizou para os F-5, quando a aviônica do Rafale estará obsoleta?




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#33 Mensagem por Justin Case » Sáb Abr 13, 2013 2:06 pm

Sabre escreveu:
Permaneço em dúvida. Segundo o conceito que você utilizou para os F-5, quando a aviônica do Rafale estará obsoleta?
Sabre,

Acho que não há como citar obsolescência da aviônica como um todo.
No Rafale, há equipamentos aviônicos da década de 2000, como também há outros recém-incorporados, no estado da arte.
Segundo aquela regrinha básica, alguns deles poderão estar obsoletos e terão que ser modernizados a partir de 2020, outros só em 2030.
Em termos de aviônica, um avião só poderá chegar à obsolescência se não se investir na sua atualização, independentemente da sua "idade".
Isso vale para qualquer avião, não apenas para o Rafale.
Abraço,

Justin




Sabre
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:27 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#34 Mensagem por Sabre » Sáb Abr 13, 2013 6:15 pm

Justin Case escreveu:
Sabre escreveu:
Permaneço em dúvida. Segundo o conceito que você utilizou para os F-5, quando a aviônica do Rafale estará obsoleta?
Sabre,

Acho que não há como citar obsolescência da aviônica como um todo.
No Rafale, há equipamentos aviônicos da década de 2000, como também há outros recém-incorporados, no estado da arte.
Segundo aquela regrinha básica, alguns deles poderão estar obsoletos e terão que ser modernizados a partir de 2020, outros só em 2030.
Em termos de aviônica, um avião só poderá chegar à obsolescência se não se investir na sua atualização, independentemente da sua "idade".
Isso vale para qualquer avião, não apenas para o Rafale.
Abraço,

Justin
Justin,

Concordo com suas observações.
A obsolescência dos aviônicos podem ser de natureza logística, quando torna-se difícil ou impossível encontrar spare parts, ou de natureza operacional, quando deixam de atender o mínimo necessário para o cumprimento da missão.
Espero que você reconsidere a sua afirmação de que, por ter a sua aviônica definida em 2001, os F-5, após 2016, serviriam apenas para "fazer hora de voo".
Afinal, o conceito que vale para o Rafale deveria valer para todos os aviões, incluindo o F-5.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#35 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Abr 13, 2013 6:57 pm

Sabre escreveu:Concordo com suas observações.
A obsolescência dos aviônicos podem ser de natureza logística, quando torna-se difícil ou impossível encontrar spare parts, ou de natureza operacional, quando deixam de atender o mínimo necessário para o cumprimento da missão.
Espero que você reconsidere a sua afirmação de que, por ter a sua aviônica definida em 2001, os F-5, após 2016, serviriam apenas para "fazer hora de voo".
Afinal, o conceito que vale para o Rafale deveria valer para todos os aviões, incluindo o F-5.
Acho que a questão aqui é o fato do Rafale ainda poder receber muitas atualizações e reformas durante sua vida útil, pois isto valerá muito à pena. E recebendo-as eles continuarão como aeronaves válidas ainda por muito tempo.

Mas quem em sã consciência vai ter coragem de propor uma nova reforma para os F-5M após 2016?!?


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#36 Mensagem por Justin Case » Sáb Abr 13, 2013 7:35 pm

Sabre escreveu:
Justin Case escreveu: Sabre,

Acho que não há como citar obsolescência da aviônica como um todo.
No Rafale, há equipamentos aviônicos da década de 2000, como também há outros recém-incorporados, no estado da arte.
Segundo aquela regrinha básica, alguns deles poderão estar obsoletos e terão que ser modernizados a partir de 2020, outros só em 2030.
Em termos de aviônica, um avião só poderá chegar à obsolescência se não se investir na sua atualização, independentemente da sua "idade".
Isso vale para qualquer avião, não apenas para o Rafale.
Abraço,

Justin
Justin,

Concordo com suas observações.
A obsolescência dos aviônicos podem ser de natureza logística, quando torna-se difícil ou impossível encontrar spare parts, ou de natureza operacional, quando deixam de atender o mínimo necessário para o cumprimento da missão.
Espero que você reconsidere a sua afirmação de que, por ter a sua aviônica definida em 2001, os F-5, após 2016, serviriam apenas para "fazer hora de voo".
Afinal, o conceito que vale para o Rafale deveria valer para todos os aviões, incluindo o F-5.
Sabre,

Eu tinha dito 2016/2021, mas ainda assim tenho que reconsiderar. Eles serão ainda úteis. Mas estarão muito longe dos nossos requisitos mínimos para que possam ser considerados caças de superioridade aérea ou primeira linha.
Abraço,

Justin




Sabre
Júnior
Júnior
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:27 pm
Agradeceram: 26 vezes

Re: Notícias F-5BR e AL-X

#37 Mensagem por Sabre » Sáb Abr 13, 2013 8:19 pm

Justin Case escreveu:
Sabre escreveu: Justin,

Concordo com suas observações.
A obsolescência dos aviônicos podem ser de natureza logística, quando torna-se difícil ou impossível encontrar spare parts, ou de natureza operacional, quando deixam de atender o mínimo necessário para o cumprimento da missão.
Espero que você reconsidere a sua afirmação de que, por ter a sua aviônica definida em 2001, os F-5, após 2016, serviriam apenas para "fazer hora de voo".
Afinal, o conceito que vale para o Rafale deveria valer para todos os aviões, incluindo o F-5.
Sabre,

Eu tinha dito 2016/2021, mas ainda assim tenho que reconsiderar. Eles serão ainda úteis. Mas estarão muito longe dos nossos requisitos mínimos para que possam ser considerados caças de superioridade aérea ou primeira linha.
Abraço,

Justin
Justin,

Como não conheço os citados "nossos requisitos mínimos" não tenho condições de comentar.
Dependendo do que sejam, pode ser que nem em 2001 atendiam. Mas é o que temos e, infelizmente, parece que ser o que teremos por um bom tempo.
O que me motivou a escrever foi a sua afirmação, já atenuada, de que serviriam apenas para fazer "hora de voo", o que absolutamente não concordo.




Responder