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Enviado: Sex Dez 30, 2005 3:24 pm
por Einsamkeit
Guilherme escreveu:Se a FAB tivesse um orçamento decente, F-15.


Os Eurocanards tem desempenho Similar e maior potencial de crescimento

Enviado: Sex Dez 30, 2005 4:51 pm
por Carlos Mathias
Mas para ter F-15 o orçamento da FAB não teria que se decente, mas sim indecentemente gigantesco. Repito, com muito, mas muito menos grana podemos/poderíamos ter os SU-27SKM, melhores que que os F-15 de primeira geração e equivalente as últimas versões, segundo dizem na imprensa por aí. Devemos lembrar também que se está falando de opção provisória, ou seja, usado. Sabe quando os EUA vão liberar F-15 pro Brasil?

Sobre a entradade ar do F-16, existe sim a possibilidade de ingestão de detritos devido à localisação baixa, mormente se operado no meio do mato, lá na Amazônia e o desdobramento de caças para lá faz parte da doutrina da FAB. Obviamente que numa pista "civilizada" não haveria a necessidade de sair varrendo tudo, né? Mas eu digo prá vocês, eu já estive num vôo onde arremetemos em Rio Branco por causa de um cachorro na pista, e olha que lá nem é muito mato não, fora vaca, capivara e outras espécies da fauna. Já não é à toa que os caças russos tem aquelas entradas de ar especiais, para lamas e tal, justamente para poderem operar em pistas ruins sem problemas deste tipo. São muito mais rústicos.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 4:55 pm
por Vinicius Pimenta
Mas para ter F-15 o orçamento da FAB não teria que se decente, mas sim indecentemente gigantesco.


Ué, mas para o Su-27 pode e para um F-15 não pode!!!!?? Que incoerência!!! Lembrem-se, não importam os custos de aquisição, pois estes não saem da FAB. O que importam são os de operação, esses sim, saem do orçamento.

Se puder operar um Su-27, pode operar um F-15.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 5:10 pm
por FinkenHeinle
ZeRo4 escreveu:Bem, nesse mesmo tópico tem um apoio específico a isso...

Já houveram notícias também, de que após o F/X ser escolhido os Mirage2000C vão para um segundo GDA no norte.

Ou seja... até 2020 podemos operar quatro aviões principais, volto a repetir, sendo eles AMX, F-5, Mirage2000C e F/X.

Bom, se for isso mesmo, é uma lástima!

Enviado: Sex Dez 30, 2005 5:12 pm
por FinkenHeinle
Vinicius Pimenta escreveu:
Mas para ter F-15 o orçamento da FAB não teria que se decente, mas sim indecentemente gigantesco.


Ué, mas para o Su-27 pode e para um F-15 não pode!!!!?? Que incoerência!!! Lembrem-se, não importam os custos de aquisição, pois estes não saem da FAB. O que importam são os de operação, esses sim, saem do orçamento.

Se puder operar um Su-27, pode operar um F-15.

É o que eu ia dizer!


Ambos, o F-15 e o Su-27/35 estão fora de nosso alcance.

Sejamos realistas, a FAB tem uma disponibilidade sofrível de caças baratos como AMX e F-5. Como vocês acham que ela poderia manter o F-15 ou o Su-27?!

Enviado: Sex Dez 30, 2005 5:17 pm
por Vinicius Pimenta
Em 2020 a FAB terá que substituir os 46/54 F-5M e 53 A-1M. Serão cerca de 100 aeronaves para serem substituídas. Isso que eu me preocupo. Não com o F-X que são só 12 e se compra fácil. Agora, 100... Ou mesmo que se diminua para 78 aeronaves como tem se falado.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 5:45 pm
por Carlos Mathias
Vinícius, quanto custa um F-15 e quanto custa um SU-27SKM? Quanto custa uma AL-31 e um PW não-sei- o-quê? Quanto custa a mão de obra necessária para manter um F-15 e um SU? Qual a liberdade de mexer em ambos a viões? Tirando o consumo de combustível(que também não deve ser diferente), em que a operação de um F-15 poderia ser mais barata?

Vou dizer outra vez, qualquer que seja a aeronave, vai ficar boa parte delas no chão. Tanto é assim que os baratíssimos F-5 e AMX estão aí, a maioria parada. Prefiro ter 4 SU-27SKM voando e outros 10 parados que 4 M2000C voando e 10 parados, aliás 6. Estes à mais(SU) seriam a diferença de preço pago pelos sucatões. E lembrando mais uma vez, o pacote russo já incluía armas(modernas e não porcaria velha) peças e manutenção por todo o uso do avião, fora o buy-back. Se as peças e suporte técnico já estariam no pacote, então não haveria porque ficar sucateado devido á manutenção. Sobre o M2000C, os motores continuam tendo que ser mandados para a França e vai ter-se que começar do zero, já que o avião é completamente diferente do M-III, menos na aparência.

Querosene para voar ia aparecer sim. Apareceu para a MB voar seus A4, para operar o SP, para o EB colocar diesel e comprar munição para os M-60/Leo. Tudo bem que não prá todos eles, mas também não tinha para os M-41 da vida, nem para o Minas.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 6:09 pm
por Vinicius Pimenta
Vinícius, quanto custa um F-15 e quanto custa um SU-27SKM?


Seguramente o custo de compra do F-15 é maior do que do SU-27SKM. De qualquer forma, esse custo é irrelevante quando falamos sobre a operação das aeronaves como já expliquei acima.

Quanto custa uma AL-31 e um PW não-sei- o-quê? Quanto custa a mão de obra necessária para manter um F-15 e um SU? Qual a liberdade de mexer em ambos a viões? Tirando o consumo de combustível(que também não deve ser diferente), em que a operação de um F-15 poderia ser mais barata?


A turbina do F-15 é mais cara, mas dura no mínimo 3 vezes mais. A mão-de-obra é a mesma, são mecânicos da FAB. Liberdade?

Eu acho que você precisa ler com mais atenção as coisas. Eu não disse que a operação do F-15 era mais barata do que do Su-27. Disse que era equivalente. E se você diz que não temos dinheiro para operar o F-15, também não temos para operar o Su-27.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 6:31 pm
por Carlos Mathias
Não meu querido, não disse para operar, mas sim para comprar. Se entendeu o contrário, me desculpe, mas é para comprar. Quanto custa uma M-53P2? Quanto tempo vai durar a linha deste motor françês(se já não acabou) Sobre pessoal, eu quiz dizer é que os SU não precisam de pessoal de alto nível para a manutenção de linha, digamos assim.

Segundo dizem por aí e até na Saturn, os motores dos SU-27SKM receberam os tais KITs que elevam a vida útil delas para sete mil horas mantndo a potência. Dá ate´para colocar as AL-41 quando estiverem prontas, pois serão intercambiáveis.

Liberdade sim, afinal quando quisermos integrar sistemas nacionais os EUA serão como sempre bastante reticentes, como o foram quando quisemos os códigos do poderoso e moderno radar do F-5E, fora manutenir(bisbilhotar) radar e outros sistemas sensíveis aqui. Você realmente acha que teremos as mesmas restrições operando material russo? Acha mesmo que os russos vão barrar este tipo de pretensão? Qual míssil de cruzeiro tipo KH-59 os americanos nos cederiam? Qual o míssil BVR tipo R-77(não serve estocado lá nos EUA)? Qual anti-navio tipo KH-41/31; Brahmos ou KH-35?

Voltando, eu não disse que não temos dinheiro para operar o F-15 ou Su27SKM. Temos tanto dinheiro que acabamos de queimar "acidentalmente" lá em Brasília uns papéis do INSS que valiam uns 10 bi, só para citar. O que acho é que em se comprando, seja qual for o avião, desde Gripen até SU-27, a maioria vai ficar no chão sim enquanto não mudar a mentalidade da política de defesa. Dinheiro para querosene tem sim, não tem é para comprar armas modernas e atuais, que viriam junto no pacotão do SU-27SKM. Também não tem para comprar Rafale ou EF, mas comprar uns 12 SU-27SKM com armas, suporte e buy-back tem sim, gastamos até mais que isso num avião muito inferior, com armas totalmente obsoletas e para receber em prestações ridículas de 4 por ano. É por isso que este caça está ganhando de disparada neste "referendo". Surra, espanco! :D :D :D

Enviado: Sex Dez 30, 2005 6:47 pm
por Vinicius Pimenta
Não meu querido, não disse para operar, mas sim para comprar. Se entendeu o contrário, me desculpe, mas é para comprar.


Ok. Então é irrelevante. Além disso, não estou entro nos méritos de caça tampão. O F-15 nunca seria um caça tampão.

Sobre pessoal, eu quiz dizer é que os SU não precisam de pessoal de alto nível para a manutenção de linha, digamos assim.


Explica isso melhor.

Segundo dizem por aí e até na Saturn, os motores dos SU-27SKM receberam os tais KITs que elevam a vida útil delas para sete mil horas mantndo a potência. Dá ate´para colocar as AL-41 quando estiverem prontas, pois serão intercambiáveis.


Quem usa esses kits? Qual o custo deles? Funcionam mesmo?

Você realmente acha que teremos as mesmas restrições operando material russo? Acha mesmo que os russos vão barrar este tipo de pretensão?


Não sei. Não costumo pensar em países como santos e em salvadores da pátria. Países não são amigos, têm interesses em comum. A Rússia cederia tudo enquanto estivéssemos seguindo o que Moscou quisesse. Na primeira posição contrária, o que garante que eles não tomariam uma atitude de países como EUA, França e mesmo o Brasil? Sejam mais racionais.

Voltando, eu não disse que não temos dinheiro para operar o F-15 ou Su27SKM.


Não? Você disse: "Mas para ter F-15 o orçamento da FAB não teria que se decente, mas sim indecentemente gigantesco."

Temos tanto dinheiro que acabamos de queimar "acidentalmente" lá em Brasília uns papéis do INSS que valiam uns 10 bi, só para citar.


Pois é. Mas o fato é que esse dinheiro não vai para a FAB.

O que acho é que em se comprando, seja qual for o avião, desde Gripen até SU-27, a maioria vai ficar no chão sim enquanto não mudar a mentalidade da política de defesa.


Mais fácil manter voando uma aeronave mais barata.

Dinheiro para querosene tem sim, não tem é para comprar armas modernas e atuais, que viriam junto no pacotão do SU-27SKM.


Tem dinheiro para querosene? Esqueceram de avisar a FAB. :lol:

Também não tem para comprar Rafale ou EF, mas comprar uns 12 SU-27SKM com armas, suporte e buy-back tem sim, gastamos até mais que isso num avião muito inferior, com armas totalmente obsoletas e para receber em prestações ridículas de 4 por ano.


Certamente teria para comprar a proposta russa de caça tampão. Resta saber se ela era interessante NA PRÁTICA. Talvez fosse, talvez não.

É por isso que este caça está ganhando de disparada neste "referendo". Surra, espanco!


Vai mudar muita coisa...

Enviado: Sex Dez 30, 2005 6:56 pm
por talharim
A FAB tem condições com o orçamento atual de manter uma frota mínima de uns 20 Flankers ou F-15s ou Typhos.


Basta racionalizar as coisas.Precisamos de no máximo uns 20 Bandeirantes,20 helis e 10 C-130s.Os AMXs deveriam estar em apenas 1 esquadrão e em número de 24.

O restante da frota deveria ser vendida ou mandada para o lixo.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 6:59 pm
por Vinicius Pimenta
Nooooooosssaaaaaaa. Menos, talharim, menos.

Gostaria muito de saber de onde você tira essas conclusões brilhantes.

Enviado: Sex Dez 30, 2005 7:09 pm
por talharim
Uma Força Aérea sem um caça decente não serve para nada.

Pelo menos vc concorda que a FAB possui aeronaves demais ?

Enviado: Sex Dez 30, 2005 7:13 pm
por Vinicius Pimenta
Uma Força Aérea sem um caça decente não serve para nada.


Sem dúvida que não. Sorte que não creio ser o caso da FAB.

Pelo menos vc concorda que a FAB possui aeronaves demais ?


Não sei. Talvez. Aponte os excessos e, principalmente, justifique o porquê de você considerar excessivo. Talvez possamos chegar a uma conclusão. :wink:

Enviado: Sex Dez 30, 2005 7:15 pm
por Carlos Mathias
"Explica isso melhor" Explico, saiu um artigo aí na net, é só procurar, que fala da operação destes caças e da diferença de mentalidades, é só ler e dá prá entender a diferença.

"Quem usa esses kits? Qual o custo deles? Funcionam mesmo? " A força aérea russa usa nos SKM dela. Custo? sem custo, já vem no avião que é modernizado, lembra? Ao contrário, os M2000C são velhos e desatualizados. Se funciona? Bem , se FAer russa usa deve funcionar, afinal, ao contrários dos M2000C que estão sendo escostados na França, os SU-27SKM operarão por bom tempo na Rússia na defesa do país.

"Não sei. Não costumo pensar em países como santos e em salvadores da pátria. Países não são amigos, têm interesses em comum. A Rússia cederia tudo enquanto estivéssemos seguindo o que Moscou quisesse. Na primeira posição contrária, o que garante que eles não tomariam uma atitude de países como EUA, França e mesmo o Brasil? Sejam mais racionais" Olha meu querido, eu não lembro de ter escrito nada disso aí, mas tudo bem, vamos por este caminho então mesmo tú me chamando de irracional. Se a Rússia, que não tem interesses conflitantes aos nossos, pode ter vetos e embargos, imaginemos os EUA que são mui amigos e vetaram códigos de uma caça velho e totalmente obsoleto, um canhão sem maiores tecnologias, um BVR que teria que ficar na casa deles e sujeitarmo-nos a vontade e interesses deles. Garantia? Só que eu e você vamos morrer um dia, mas acho infinitamente menos provável um veto russo que um americano, ou françês que seja. Daí que nossas FA's querem poder mexer neles quando quiserem. Este papo de vetos, quem acha que os americanos são bonzinhos e tal, deve convencer as nossas FA's, eu não me convenço.

"Não? Você disse: "Mas para ter F-15 o orçamento da FAB não teria que se decente, mas sim indecentemente gigantesco." Olha, eu achei que tú tinha entendido, mas vejo que não. O que eu quiz dizer e tú não entendeu(????) é que para comprar F-15 teríamos que gastar muito mais, entendeu agora?

"Pois é. Mas o fato é que esse dinheiro não vai para a FAB" É, não vai nem prá FAB nem prá ninguém, vai ficar no bolso de outro alguém, né? Tem dinheiro, se não dão para a FAB por algum motivo é outra coisa, mas que tem, tem e muito.

"Certamente teria para comprar a proposta russa de caça tampão. Resta saber se ela era interessante NA PRÁTICA. Talvez fosse, talvez não. " Depende prá quem não foi a mais "prática". Certamente aviões obsoletos e péssimamente armados não são a melhor opção " na prática", a não ser por estas bandas tropicais.

"Vai mudar muita coisa..." Se vai ou não vai não sei, mas gosto muito de debater este assunto, especialmente com quem entende e há de concordar comigo. :wink: :D :D :D [/quote] [032]