Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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pafuncio
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#31 Mensagem por pafuncio » Dom Mar 19, 2006 12:12 am

JLRC escreveu:
Bolovo escreveu:
Guilten escreveu:Não seria mais vantajoso para a FAB ter comprado esses P3C do que comprar modelos jurássicos da versão "B" e gastar fortunas para revitalizá-los??? De qualquer forma, parabéns aos amigos portugueses pela bela aquisição dos Orions!!!!!

Prefiro muito mais os nossos P-3AM modernizados pela EADS.

Foram escolhidas a dedo as células, e irão ser modernizadas com o melhor que a EADS pode tacar dentro dele.


E ainda falam do Degan.... :lol:



Por supuesto, nuestros Oriónes son los mejores del mundo, aptos a derrocar hasta los AB´s, nadie tenendo a temer en el bairrio o, quizá, en el planeta Tierra (castelhano by Paraguai). Cuida-te, Ibéria.

Ops, hora da autocrítica :oops: :oops: :oops:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Luiz Padilha

#32 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Mar 19, 2006 9:08 am

alexandre lemos escreveu:
JLRC escreveu:
Bolovo escreveu:
Guilten escreveu:Não seria mais vantajoso para a FAB ter comprado esses P3C do que comprar modelos jurássicos da versão "B" e gastar fortunas para revitalizá-los??? De qualquer forma, parabéns aos amigos portugueses pela bela aquisição dos Orions!!!!!

Prefiro muito mais os nossos P-3AM modernizados pela EADS.

Foram escolhidas a dedo as células, e irão ser modernizadas com o melhor que a EADS pode tacar dentro dele.


E ainda falam do Degan.... :lol:



Por supuesto, nuestros Oriónes son los mejores del mundo, aptos a derrocar hasta los AB´s, nadie tenendo a temer en el bairrio o, quizá, en el planeta Tierra (castelhano by Paraguai). Cuida-te, Ibéria.

Ops, hora da autocrítica :oops: :oops: :oops:


Brincadeiras a parte, a verdade é que para portugal a aquisição dos P3 da Holanda no padrão OTAN(eletronica) foi muito mais interessante.
por que? Pelo fato de que eles receberão antes e a FAP deve saber de suas necessidades.
Agora, a FAB resolveu optar pelos P3 anteriores pelo simples fato dos USA terem estocados eles com uma vida útil ( Célula ) muito grande ainda. Os motores são os mesmos, salvo algum engano, depois colocando a eletrônica da EADS nele, ele não vai ficar devendo em nada aos da Alemanha e de Portugal. Melhor ainda, pois ele irá operar dentro dos padrões da FAB junto aos R-99.
para o Brasil, foi esta a melhor opção.
Agora se o Chile tem melhor P3 só o tempo dirá. Afinal o Chile, segundo o Degan, é a maior potência militar da America do Sul. [087]




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#33 Mensagem por Marcius » Dom Mar 19, 2006 9:33 am

Alguma novidade dos P3 Brasileiros que já estao na Espanha ?




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#34 Mensagem por oraculobq » Dom Mar 19, 2006 9:48 am

O primeiro ja foi pra espanha. Esta recebendo os equipamentos.




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#35 Mensagem por Brasileiro » Dom Mar 19, 2006 11:25 am

Existem várias contradições sobre a quantidade de P-3Br, e eu sempre fico em dúvida sobre como será. Dizem que:

1)Dos 12, 7 serão operacionais e 1 de treinamento (ao todo 8).
2)Dos 12, 8 serão operacionais e 1 de treinamento (ao todo 9).

Sobrando três e quatro células respectivamente para usar como peças de reposição. Afinal, qual será a quantidade?


abraços]




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#36 Mensagem por Alcantara » Dom Mar 19, 2006 4:22 pm

Se eu não me engano, a 8ª célula "operacional" é opcional. Mas acho que assunto não está decidido ainda, por isso as informações conflitantes.

De qualquer forma, acho que seria melhor para a FAB se houvessem 8 unidades disponíveis ao setor operativo dos esquadrões, ao invés de 7, pois assim poderíamos formar duas esquadrilhas completas de 4 aviões cada, fora a aeronave de treinamento. De repente, poderíam equipar duas bases simultâneamente, nem que fosse apenas em exercícios. Pelo que lí, todas as aeronaves ficarão, a princípio, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Abraços!!! :lol:




Editado pela última vez por Alcantara em Seg Mar 20, 2006 12:26 am, em um total de 1 vez.
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#37 Mensagem por Marcius » Dom Mar 19, 2006 5:07 pm

partindo de Sta Cruz, qual a autonomia máxima ? até onde podem patrulhar e retornar para a base ?




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#38 Mensagem por Bolovo » Dom Mar 19, 2006 5:25 pm

Marcius escreveu:partindo de Sta Cruz, qual a autonomia máxima ? até onde podem patrulhar e retornar para a base ?

Chega até a costa do continente africano, dá meia volta e vai pra Santa Cruz .




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#39 Mensagem por Marcius » Dom Mar 19, 2006 6:14 pm

O loco :shock:




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#40 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 20, 2006 7:49 am

Só como curiosidade, um dos nossos antigos P-3P Orion que estavam ao serviço da FAP está integrado no Museu do Ar, sediado na BA nº 1 em Sintra.

Segundo me foi dito no dia das visitas às bases a 3 de Julho, apesar de ter sido "abatido" ao efectivo da FAP, o P-3 que está no Museu ainda teria mais de 2.000 horas do voo para fazer.




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#41 Mensagem por Charlie Golf » Seg Mar 20, 2006 8:02 am

Rui Elias Maltez escreveu:Segundo me foi dito no dia das visitas às bases a 3 de Julho, apesar de ter sido "abatido" ao efectivo da FAP, o P-3 que está no Museu ainda teria mais de 2.000 horas do voo para fazer.

Isso não significa nada. De facto, o tempo de vida útil da célula P-3P "14806" expirava em Abril de 2007. Mas os demais problemas associados à já sua longa idade (convém não esquecer que este Orion foi construído como P-3B para a Real Força Aérea Australiana em 1968) impediram que o que lhe restava de tempo de voo fosse cumprido. Só isso.

É sempre melhor ter um avião em terra do que colocar em perigo uma tripulação. Além disso, antes da sua ida para o Museu do Ar em 25 de Maio de 2005, o "14806" já se encontrava parado na Base Aérea do Montijo, precisamente pelas razões que adiantei antes. :wink:




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#42 Mensagem por Charlie Golf » Ter Mar 21, 2006 5:43 am

Entretanto, já existem notícias acerca do segundo P-3C CUP entregue à Força Aérea Portuguesa.

:arrow: http://home.wxs.nl/~p3orion/news.html


A revista "Mais Alto" de Março/Abril de 2006 traz também consigo um artigo sobre os novos P-3C, para além da peça em destaque dedicada aos C-295M.

:arrow: http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/
:arrow: http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/capas/360-c295.pdf




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

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#43 Mensagem por P44 » Ter Mar 21, 2006 6:42 am

do
http://home.wxs.nl/~p3orion/news.html

(não vá levar porrada :oops: )

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#44 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 21, 2006 7:04 am

Charlie:

Claro que o facto de o avião poder voar até Abril de 2007 e ter nais de 2.000 horas de voo, não significa nada em sim mesmo.

Eu não acredito que os responsaveis pela manutenção e getão da frota da FAP fossem tão irresponsáveis ao ponto de manter no activo um avião que eventualmente poderia já não ser absolutamente seguro.

Provavelmente foi por isso que esse aparelho foi para o acervo do museu do Ar.

Podemos não ser especialistas em "aeronautica", mas também não somos completamente mentecaptos. :wink:

Como curiosidade ainda, esse avião ainda não consta da lista do acervo do museu, de acordo com o site. :?

Por enquanto ainda confiamos no que se vai passando no seio das nossas FA's

Para que os nosso colegas brasileiros e de outros países saibam do que se está a falar, trata-se deste:

Imagem




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#45 Mensagem por Charlie Golf » Ter Mar 21, 2006 9:02 am

Rui Elias Maltez escreveu:Charlie:

Claro que o facto de o avião poder voar até Abril de 2007 e ter nais de 2.000 horas de voo, não significa nada em sim mesmo.

Eu não acredito que os responsaveis pela manutenção e getão da frota da FAP fossem tão irresponsáveis ao ponto de manter no activo um avião que eventualmente poderia já não ser absolutamente seguro.

Provavelmente foi por isso que esse aparelho foi para o acervo do museu do Ar.

Podemos não ser especialistas em "aeronautica", mas também não somos completamente mentecaptos. :wink:

Como curiosidade ainda, esse avião ainda não consta da lista do acervo do museu, de acordo com o site. :?

Por enquanto ainda confiamos no que se vai passando no seio das nossas FA's


Não percebo essa dos "mentecaptos", caro amigo Rui Elias. E nem eu sou qualquer especialista em aeronáutica. :?

Eu apenas estava a esclarecer que o P-3P "14806", muito embora ainda pudesse dispôr de 2.000 horas de voo na sua célula como lhe adiantaram, padecia de outros problemas que acabaram por ditar a sua retirada prematura. Ainda assim, estava seguro e operacional o suficiente para ter executado o seu último voo, precisamente da BA6 para a BA1 a 25 de Maio de 2005.

A questão das horas de voo nas células tem muito que se lhe diga. Por exemplo, no Depósito-Geral de Material da Força Aérea (DGMFA, em Alverca), sabe-se que existem alguns Nord N-2501 Noratlas que praticamente pouco tempo de voo contabilizaram, pelas mais variadas razões. Por isso...

Foto do "14806" pertencente ao acervo do Museu do Ar, na Granja do Marquês (Sintra). A hélice do motor Allison mais à direita fugiu devido ao frio :mrgreen: (não, encontrava-se apenas em manutenção na altura em que a foto foi tirada :wink:).

:arrow: http://img152.imageshack.us/img152/5831/p3porion9ul.jpg




Um abraço,
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