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Enviado: Ter Set 20, 2005 8:25 am
por Rui Elias Maltez
Ai Em Lisboa, o Aeroporto Aguenta um A-380?


A pista tem condições para receber em segurança esse gigantão.

Mas comercialmente o aeroporo não está adaptado para esse efeito.

Em qualquer caso, é muito raro as grandes companhias operarem em Lisboa com grandes avões.

Enviado: Ter Set 20, 2005 11:43 am
por Raul Neto
    Do que julgo saber trata-se de uma qustão de lay-out a nível das aerogares, bem como das placas. Questão essa que será Mundial

Enviado: Ter Set 20, 2005 12:13 pm
por P44
Raul Neto escreveu:
    Do que julgo saber trata-se de uma qustão de lay-out a nível das aerogares, bem como das placas. Questão essa que será Mundial


Exacto.

Acho que a grande maioria dos aeroportos a nivel mundial terá de sofrer alterações nesse aspecto, a nivel de mangas, placas de estacionamento, etc...

pelo menos foi o que ouvi :roll: mas também não estou nada por dentro do assunto...

Quando a TAP encomendar os 20 A 380 logo se vê :mrgreen:

Enviado: Ter Set 20, 2005 4:08 pm
por JNSA
Raul Neto escreveu:
    Uma parelha dessas aeronaves na FAP é há muito falada :wink:

    Agora uma pergunta:

    Será técnica e/ou económicamente viável a instalação do sistema Ericsson AW&C na plataforma A-310 :?:


Bem, Raul, em princípio, e se usarmos como parâmetro apenas as dimensões do avião, o A-310 deve ser capaz de suportar o radar Erieye, pelo menos estruturalmente, visto que é consideravelmente maior que o ERJ-145. Teria como vantagens face a este uma muito maior autonomia, e também uniformidade logística com os eventuais A-310 de reabastecimento, mas provavelmente com maiores custos de operação. Claro que podem existir razões aerodinâmicas ou outras para impedir a instalação do radar e consolas associadas, mas isso já está totalmente fora dos meus magros conhecimentos da matéria. :wink:

Mas bem podemos sonhar, porque tão cedo não veremos a FAP a operar aeronaves de AEW&C... :(

Enviado: Qua Set 21, 2005 7:42 am
por Rui Elias Maltez
É... :cry:

Infelizmente estaremos longe de termos 2 A-310 ao serviço da FAP.

Mas que era necesário e urgente, eu acho que era.

Enviado: Qua Set 21, 2005 8:48 am
por Raul Neto
    Obrigado JNSA [009]

Enviado: Ter Nov 22, 2005 9:55 am
por Rui Elias Maltez
Já em 2006 a TAP terá ao seu serviço 3 novos aviões A-330.

Até 2015, toda a frota de longo curo será constituida uniformemente pelos A-350, prevendo-se a saida do serviço dos actuais A-340, quadrimotores.

Enviado: Ter Nov 29, 2005 1:18 pm
por VICTOR
21 de novembro de 2005

TAP ADQUIRE 10 AIRBUS A350 E 7 A330


A TAP, uma empresa que só opera aviões da Airbus, anunciou a decisão de adquirir 10 A350 e 7 A330-200 para modernizar e reforçar sua frota para linhas longas. A decisão da TAP confirma as vendas totais do Airbus A350 de 143 unidades para 10 clientes.

A TAP começará a receber os novos A330-200 em 2007, em resposta à crescente demanda nas suas rotas para a América do Sul, África e América do Norte. Os A330 e A350 terão um confortável interior com duas classes, e os A330-200 terão 268 lugares.

“Esta encomenda dos Airbus A330 e A350 é um passo natural para nossa empresa e ajudará a aumentar nosso sucesso, oferecendo extraordinário conforto aos passageiros. A TAP toma decisões na frente do mercado, investindo na tecnologia mais avançada e em eficiência operacional, e esta decisão não é uma exceção”, disse Fernando Pinto presidente da TAP.

“Estamos contentes com a escolha desse nosso importante cliente, a TAP” disse Gustav Humbert presidente e principal executivo da Airbus. “O avançado A350 vai acrescentar valor à frota A330/A340 da TAP. Essa empresa vai poder integrar os novos aviões à sua frota Airbus com facilidade, oferecendo conforto inigualável aos passageiros”.

A TAP, ao operar os A330 e A350, otimiza custos relacionados às operações, manutenção e treinamento. Ambos os aviões contam com o efeito família da Airbus, em especial em relação à certificação de tipo dos pilotos, permitindo que os pilotos voem ambos os aviões sem treinamento adicional. O A350 complementa os aviões da Família A320 da TAP devido à padronização operacional entre todos os modelos com controles de vôo eletrônicos (“fly by wire”) da Airbus.

Os Airbus A350 e A330 são os melhores de sua categoria. O A330-200 tem os mais baixos custos operacionais com a cabine de passageiros mais espaçosa de sua classe, enquanto o A350 transporta mais 30 passageiros e tem custos 8% mais baixos por assento e alcance 550 km mais longo que seu concorrente. Utilizando materiais mais leves em 60% de sua estrutura e turbinas de nova geração, o A350 oferece menor consumo de combustível, num momento de alta deste insumo.

A Família A330/A340/A350 oferece às empresas a possibilidade de atender a todas as necessidades das linhas longas. O A340 para vôos ultra-longos, o A330 e o novo A350 para etapas médias e longas. O A380 completa a família Airbus de longo alcance para vôos entre grandes centros de tráfego.

A Airbus tem seu controle acionário detido pela EADS e BAE SYSTEMS.

(Fonte: Airbus)

Enviado: Ter Nov 29, 2005 1:19 pm
por VICTOR
A frota da Tap Air Portugal é constituída pelas seguintes aeronaves:

- 16 Airbus A319-111
- 12 Airbus A320-214
- 03 Airbus A321-211
- 06 Airbus A310-304
- 04 Airbus A340-300

As novas aeronaves são para substituição dos Airbus A310.

Enviado: Ter Nov 29, 2005 2:32 pm
por Rui Elias Maltez
O Airbus A-330-200:

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The shortest fuselage member of the A330 series provides airlines with excellent range and cargo capacity.

TAP Portugal, an all-Airbus operator, has announced the decision to acquire 10 Airbus A350s and seven Airbus A330-200s to modernise and reinforce its long-haul fleet. TAP’s decision confirms herewith the number of sales for the A350 of 143 aircraft from 10 customers.

TAP will cover its long-haul route network with its A330s and A350s. It will add the new A330-200 aircraft starting from 2007, in response to the increased demand for its destinations in South America, Africa and North America. A350 deliveries will begin in 2013. Both the A330s and the A350s will be fitted with a comfortable two-class layout. The TAP A330-200 will accommodate 268 passengers.
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CEO of TAP Portugal Fernando Pinto underlined, that, “this order of Airbus A330s and A350s is a natural step for our airline, it will help build on our success and enable us to provide our passengers with extraordinary travel comfort. TAP is dedicated to making forward-looking decisions, investing in the most modern technology and operational efficiency, and this decision is no exception.“

“We are very pleased with the choice made by our prestigious client TAP,” said Airbus President and CEO Gustav Humbert. “The technologically advanced A350 will add even more value to TAP’s existing A330-340 Airbus long range family. TAP is guaranteed a smooth integration of these new aircraft into their successful all Airbus fleet, while continuing to provide its customers with unequalled passenger comfort.”

Being an A330 and an A350 customer, TAP optimises costs related to operation, maintenance and training. Both aircraft benefit from the Airbus “family effect”, notably the same pilot type rating, allowing pilots to fly both aircraft without additional training. The A350 also complements TAP’s A320 family thanks to the benefits of Airbus’ operational commonality between all fly-by-wire models.

Airbus’ A350 and A330 are the best in their class. The A330-200 has the lowest operating costs with the most spacious cabin of any widebody aircraft in its category, while the A350 carries 30 more passengers, enjoys an eight per cent cost per seat advantage, and flies 550 km further than its closest competitor. Moreover, with 60 percent advanced weight-saving materials and new generation engines, the A350 offers unbeatable fuel efficiency against today’s backdrop of fuel price increases. The A350’s new cabin also offers unrivalled levels of comfort for passengers on long-haul flights.

The A330/A340/A350 family gives Airlines the ability to respond to all long-range market needs, with the A340 for the ultra long-range, and the A330 and now the new A350 for medium to very long-ranges. The A380 completes the family for hub-to-hub flights.

Airbus is an EADS joint company with BAE Systems
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AIRCRAFT DIMENSIONS
metric imperial

Overall length 58.8 m. 192 ft. 12 in.

Height 17.40 m. 57 ft. 1 in.

Fuselage diameter 5.64 m. 18 ft. 6 in.

Maximum cabin width 5.28 m. 17 ft. 4 in.

Cabin length 45.0 m. 147 ft. 8 in.

Wingspan (geometric) 60.3 m. 197 ft. 10 in.

Wing area (reference) 361.6 m2 3,892 ft2.

Wing sweep (25% chord) 30 degrees 30 degrees

Wheelbase 22.2 m. 72 ft. 10 in.

Wheel track 10.69 m. 35 ft. 1 in.



BASIC OPERATING DATA
metric imperial

Engines two CF6-80E1 or PW4000 or RR Trent 700 two CF6-80E1 or PW4000 or RR Trent 700

Engine thrust range 303-320 kN 68,000-72,000 lb. slst

Typical passenger seating 253 (3-class) 293 (2-class) 253 (3-class) 293 (2-class)

Range (w/max. passengers) 12,500 km. 6,750 nm.

Max. operating Mach number (Mmo) 0.86 Mo. 0.86 Mo.

Bulk hold volume - Standard/option 19.7 / 13.76 m3 695 / 486 ft3



DESIGN WEIGHTS
metric imperial

Maximum ramp weight 230.9 (233.9 ) tonnes 509 (515.7) lbs. x 1000

Maximum takeoff weight 230 (233) tonnes 507 (513.7) lbs. x 1000

Maximum landing weight 180 (182) tonnes 396.8 (401.2) lbs. x 1000

Maximum zero fuel weight 168 (170) tonnes 370.4 (374.8) lbs. x 1000

Maximum fuel capacity 139,100 Litres 36,750 US gal.

Typical operating weight empty 119.6 tonnes 263.7 lbs. x 1000

Typical volumetric payload 36.4 tonnes 80.2 lbs. x 1000

Enviado: Qui Jan 12, 2006 1:15 pm
por Rui Elias Maltez
Uma velha glória da TAP:

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Imagem do avião que transportou o antigo presidente Américo Thomás para a Madeira em 1964, para a inauguração oficial do aerporto do Funchal.

Enviado: Qui Set 07, 2006 12:02 pm
por P44
ANTEVISÃO DE UM "A350" com as Cores da TAP
http://www.airbus.com/store/photolibrar ... gal_M5.jpg

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