Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#31 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jun 03, 2005 5:12 pm

Pablo Maica escreveu:Brasileiro eu acho que o problema em instalar as .50 ( ja foram feitos teste com este armamento no pantera) é o mesmo do sapão da FAB, um sub do 5º/8º Gav que é meu amigo disse que quando se faziam disparos com estas armas o heli tremia inteiro, ou seja e estrutura era muito castigada, a não ser que se colocasse apenas uma .50 no heli, mas ai o poder de fogo fica diminuido em função da cadência de tiros, e que só um lado ficaria protegido, por isso optam pela instalação de duas 7,62.
Um abraço e t+ :D


Fala Pablo,

Engraçado é que o AS 550 Fennec tem boa capacidade ( no EB existem 20 unidades ).

Imagem




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8845
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 439 vezes

#32 Mensagem por Pablo Maica » Sex Jun 03, 2005 5:37 pm

Pois é Lauro é uma questão interessante :) pois no sapão as .50 não são utilizadas nem nas portas nem nos cabides por causa da vibração durante os disparos... eu não sei se essa é a causa da não utilização delas no pantera, apenas fiz a suposição, pois nossos panteras são da versão civil, não tem nem um reforço estrutural, mas tb é fato que o Fennec se adaptou mto bem a essa arma; é uma questão mto boa a ser debatida :wink:



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#33 Mensagem por Brasileiro » Sex Jun 03, 2005 6:46 pm

Os nossos Panteras são da versão civil? Acho que não heim..Será?
Engraçado é que eu já vi inclusive Panteras extrangeiros equipados com mísseis e metralhadoras axiais.

Imagem

Desculpem, mas não consegui postar uma foto do Panther com um míssil.


abraços[/img]




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#34 Mensagem por Alcantara » Sáb Jun 04, 2005 2:30 am

Imagem

Imagem




Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Jun 04, 2005 2:56 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#35 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jun 04, 2005 10:47 am

Que metralhadora é essa no lado do Pantera? Parece que é uma .50
Realmente parece que seria possível instalar um sistema de armas no Pantera, algo como metralhadoras (7.62 então) e foguetes 70mm seriam suficientes, é claro, com um bom sistema de tiro e visão noturna.


abraços




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#36 Mensagem por Alcantara » Sáb Jun 04, 2005 11:20 am

Não é metralhadora. É um canhão de 20mm, GIAT se não me enganho. Além de canhões e foguetes, é possível instalar no Panther mísseis (até quatro) AS-15TT, com 17Km de alcance.

:arrow: http://www.mbda.net/site/FO/scripts/siteFO_contenu.php?lang=EN&noeu_id=104

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8845
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 439 vezes

#37 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Jun 04, 2005 1:29 pm

Brasileiro pelo que eu sei os Panteras do EB são mesmo da versão civil com algumas pequenas modificações para versão militar, não possuem blindagem nem reforço estrutural.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#38 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Jun 04, 2005 6:11 pm

Mais sera que a versao militar custa muito mais caro? acho que um helicoptero tem que resistir a pelo menos tiro de fuzil, imagina um desses num conflito urbano, uma rajada pode danificar seriamente o helicoptero.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Anonymous

Re: Aviação do Exército

#39 Mensagem por Anonymous » Dom Jun 05, 2005 2:10 pm

talharim escreveu:Uma tendência seria uma significativa diminuição de helis operados pela FAB,com esta ficando apenas com tarefas específicas como C-SAR de seus pilotos e nada mais..........


A Criação da AvEx em nada influenciou ou influnciará o uso de helicópteros na FAB, já que o emprego dessas aeronaves por parte da AvEx ( Assalto aeromóvel e ataque aeromóvel) é totalmente diferente do uso da FAB. Exemplo disso é aquisição do Uh-60 pela FAB para operar na BACG.

talharim escreveu:Em contraposição o EB tede a aumentar ainda mais a sua frota de asas rotativas,aumentando o número de esquadrões ficando completamente independente do apoio aéreo da FAB.


Na realidade o EB estuda a redução da Frota por motivos logísticos. Existem várias aeronaves aguardando inspeção do tipo “C”(fora de operação) que não foram ainda realizada por falta de recursos de pessoal e suprimento.

talharim escreveu:Eu acho que o EB ainda não desistiu $$$ completamente de adquirir helis de ataque para seu inventário.


E eu tenho certeza que nunca se cogitou a compra desse tipo de aeronave. Sirvo na AvEx desde 1989, ou seja desde o inicio das atividades em Taubaté. Se vc reparar bem as FA operam helicópteros de emprego geral tbm em missões de ataque.

talharim escreveu:Em 1994 o EB chegou a cogitar a aquisição de helis AH-64D Apache dos EUA,não vindo a se concretizar por razões óbvias de falta de verbas....


As únicas aeronaves avaliadas em 1994 para aquisição foram o UH-1P, MI-17 e KA-25 e foram todos recusados.

talharim escreveu:Apesar da crônica falta de verbas,o EB vem conseguindo adquirir helis novos nos últimos anos aumentando significativamente a sua capacidade operacional.


Na realidade os HM-2 foi adquirido por imposição dos EUA ao nos dar a missão de paz MOMEP.
O HM-3 foi imposição política do governo da França sobre o Itamaraty. Nos dois episódios a Avex já estava com sua capacidade logística esgotada e tendo graves problemas para manter suas aeronaves voando.

talharim escreveu:Quantos helis seriam ideais para o EB e de tipos?


Com certeza o 10 unidades UH-60 por BAVEX seria uma opção muito boa e devidamente armado tbm cumpria missões de ataque. Outra opção seria o MI-17, mas infelizmente com França mandando e desmandando aqui fica difícil.

talharim escreveu:Quantos esquadões seriam ideais e qual seria a localização desses esquadrões para uma cobertura ideal do nosso território?


1 BAVEX por Comando Militar de Área estaria de bom tamanho

talharim escreveu:O EB necessita de um heli de ataque dedicado?


Acredito que não. As aeronaves de emprego geral cumprem bem as missões de ataque previstas para AvEx

talharim escreveu:O EB necessita de aviões de asa fixa do tipo SU-22 ou A-10?


Não, mas quando houver condições logísticas de mantê-los funcionando, seria interessante possuirmos aeronaves de carga para apoio logístico.

talharim escreveu:O EB necessita do seu próprio esquadrão de UAVs?

Vc deve estar brincando...




Anonymous

#40 Mensagem por Anonymous » Dom Jun 05, 2005 2:38 pm

Lauro Melo escreveu:A aviação do EB foi implantada em 1989, veja o equipamento atual : SÃO 83 UNIDADES -


Agora são 81 com a perda de 2 HM-1 no ano passado




Anonymous

#41 Mensagem por Anonymous » Dom Jun 05, 2005 2:44 pm

Brasileiro escreveu:Os nossos Panteras são da versão civil? Acho que não heim..Será?
Engraçado é que eu já vi inclusive Panteras extrangeiros equipados com mísseis e metralhadoras axiais.


Essa aeronave que vcs postaram se trata de um protótipo e nunca foi fabricado em série.
Sua designação é SA365M ou Panther 800 e possue diversos sistemas diferentes da versão do EB que é K que por sua vez é apenas uma versão para o EB da aeronave SA365N.

Não existem grandes diferenças estruturais entre as versões civis e militares das aeronaves Eurocopter.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Aviação do Exército

#42 Mensagem por Lauro Melo » Dom Jun 05, 2005 6:00 pm

VALENTIM escreveu:Na realidade o EB estuda a redução da Frota por motivos logísticos. Existem várias aeronaves aguardando inspeção do tipo “C”(fora de operação) que não foram ainda realizada por falta de recursos de pessoal e suprimento.


Tudo bem Valentim,

Não sabia que o EB estuda redução de Frota. Muitos dizem que as unidades disponíveis ainda são poucas. :?: :?:


VALENTIM
Na realidade os HM-2 foi adquirido por imposição dos EUA ao nos dar a missão de paz MOMEP.


Tb não sabia que foi uma imposição dos EUA para que o EB comprase os HM-2.


VALENTIM
O HM-3 foi imposição política do governo da França sobre o Itamaraty. Nos dois episódios a Avex já estava com sua capacidade logística esgotada e tendo graves problemas para manter suas aeronaves voando.


Nossa que imposição cara, 160 milhões de dólares por 8 Super-Puma. O EB falhou feio então; se aceitou esta imposição de 160 milhões de dólares. Com um agravante de ainda estar com problemas em suas aeronaves.
Isto para mim foi ridículo por parte do EB.


VALENTIM
Com certeza o 10 unidades UH-60 por BAVEX seria uma opção muito boa e devidamente armado tbm cumpria missões de ataque. Outra opção seria o MI-17, mas infelizmente com França mandando e desmandando aqui fica difícil.


Mas não dá; se as atuais estão com problemas para voar; comprar mais :?: :?: :?:
Outro agravante é o estudo para redução de frota.

Abraços,

_____________________________________________________


VALENTIM
Lauro Melo escreveu:
A aviação do EB foi implantada em 1989, veja o equipamento atual : SÃO 83 UNIDADES -

Agora são 81 com a perda de 2 HM-1 no ano passado


VALENTIM,

Isto mesmo.

Me parece que o EB até hoje teve 3 acidentes.

1 acidente em 1995
2 acidentes em 2004


HOJE SÃO 81 aeronaves :

34 UNIDADES DO Aerospatiale AS-365K Pantera ( HM-1)
35 Unidades do helicópteros de ataque (HA-1)
8 Unidades do Cougar AS 532 UE
4 Unidades do S70A - Black Hawk (HM-2)
_____________________________________

81 Unidades - Total Atual ( Antes eram 84 Unidades - 3 acidentes )

Valeu,




Editado pela última vez por Lauro Melo em Dom Jun 05, 2005 7:22 pm, em um total de 1 vez.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jun 05, 2005 6:32 pm

O caso dos Cougar foi um acordo de governo para governo. Coube ao EB simplesmente engolir o sapo da cagada do FHC.

Se o EB estuda redução de frota, eu não sei, pode até estar fazendo isso por questões orçamentárias. No entanto, o fato é que a AvEx é muito pequena.

O caso dos BlackHawk foi um misto de necessidade e pressão. O EB precisava de um helicóptero do tipo. Coube aos EUA oferecerem as aeronaves.

Os 8 Cougar custaram 160 milhões de dólares, Lauro? Acho que esse preço é demasiadamente alto.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#44 Mensagem por Lauro Melo » Dom Jun 05, 2005 7:19 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O caso dos Cougar foi um acordo de governo para governo. Coube ao EB simplesmente engolir o sapo da cagada do FHC.
Se o EB estuda redução de frota, eu não sei, pode até estar fazendo isso por questões orçamentárias. No entanto, o fato é que a AvEx é muito pequena.
O caso dos BlackHawk foi um misto de necessidade e pressão. O EB precisava de um helicóptero do tipo. Coube aos EUA oferecerem as aeronaves.
Os 8 Cougar custaram 160 milhões de dólares, Lauro? Acho que esse preço é demasiadamente alto.


Vinicius,

Esta é a informação que tenho.

O Exército finalizou a aquisição de 8 helicópteros AS-532U2 Cougar Mk II por US$ 160 milhões, a serem montados na Helibrás, com entregas a partir de janeiro de 2002

Notícias de Junho de 2001

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... jun01.html

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#45 Mensagem por alex » Dom Jun 05, 2005 7:49 pm

Valentim, vamos falar sobre o termo imposição.
o PROBLEMA é que o Governo nunca fornece o dinheiro para a aquisição dos equipamentos nem um plano de pagamentos.
Portanto sempre que o Governo adquire o equipamento ele que também um financiamento do governo que fornecerá o equipamento. Por isso quando bateu na porta da França (por questões logisticas) deve ter recebido uma conta salgada devido aos juros de empréstimos,, isso se não foram adquiridos neste contrato mais consumiveis e sobressalentes, e isso já foi muito pior....veja o caso dos equipamentos das Inhaumas que foram decididos mais pelos emprestimos dos fabricantes dos equipamentos com o então Ministro Delfim Neto do que pelo comando naval (este teve que fazer concessões em relação aos equipamentos desejados) .
Vendo deste angulo os contratos da FAB com financiamentos e offset são maravilhas , lógico que ainda a anos-luz dos desejados.
Lógico que isso não impediu as cagadas do cancelamento do FX e da aquisição dos P3.




Responder