DESAER ATL-100

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#31 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 16, 2019 11:27 pm

http://d30p9ca83oqyng.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2017/11/38520_resize_620_380_true_false_null.png

Este é o desing original que foi disponibilizado pela primeira vez pela Desaer, sem rampa, mas com uma porta larga na lateral. Não está dentro dos planos para a empresa neste momento, vide que o mais importante cliente para viabilizar financeira, comercial e industrialmente o projeto são as forças armadas, que possuem as maiores demandas para este tipo de avião no Brasil.

Se a versão hora sendo trabalhada vingar, daqui a alguns anos a Desaer poderá voltar a olhar este desing primário e verificar se pode se constituir em uma evolução do projeto, e se há mercado para ele. E eu penso que sim desde agora. Mas uma coisa de cada vez.

Neste sentido, me parece que não seria de todo má ideia uma versão como esta para o ATL-100, já que o mercado regional sempre foi muito carente deste tipo de aeronave, dependendo exclusivamente dos poucos modelos estrangeiros oferecidos ou de aviões adaptados.

Ele seria interessante principalmente para serviço para-público e atividades de apoio governamental civil, em que a presença de uma rampa não é um item obrigatório. Penso nele como uma alternativa interessante para atividades SAR, reconhecimento/esclarecimento, vigilância marítima e ISR no ambiente naval. Uma opção muito interessante para uma eventual guarda costeira e mesmo como parte do corpo de aviação de PM e BM dos Estados situados no litoral.

E sim eu vou ser chato de novo. Não consigo olhar esse projeto sem lembrar do IPE-014, do TX-C, do B250. Akaer Mosquito... e tantos outros que nem sequer chegamos a saber da existência ou simplesmente ainda são meros desenhos em uma tela de computador. Para não falar dos muitos projetos da própria Embraer que estão aí a espera de uma oportunidade para vir à luz.

Aliás, é bom que se diga que pelos novos caminhos que a Embraer parece querer trilhar, os espaços para novos projetos de aeronaves e também empresas no setor aeroespacial no Brasil ao contrário do que se possa pensar, é promissor. Basta como disse antes respeito, responsabilidade e compromisso de longo prazo de parte do poder público dentro de suas obrigações legais e institucionais.

O resto a competência dos nossos engenheiros e o mercado resolvem.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#32 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2019 12:54 am

DESAER revela detalhes da versão militar do ATL-100
24 de agosto de 2019

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2018/10/DESAER-ATL-100-3-1-1024x681.jpg

https://www.aereo.jor.br/2019/08/24/des ... o-atl-100/

A torcida continua pelo sucesso da empreitada.
Que bons ventos o acompanhe.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2106
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: DESAER ATL-100

#33 Mensagem por gogogas » Dom Ago 25, 2019 2:46 pm

Vou ver se acho a reportagem , mas tem uma empresa que já demonstrou interesse e assinou uma carta de intenção para 2 aviões com opção para mais 5 !




Gogogas !
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1902
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 794 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#34 Mensagem por arcanjo » Dom Ago 25, 2019 6:39 pm

gogogas escreveu: Dom Ago 25, 2019 2:46 pm Vou ver se acho a reportagem , mas tem uma empresa que já demonstrou interesse e assinou uma carta de intenção para 2 aviões com opção para mais 5 !
Olá, gogogas.

Acho que está aqui https://airway.uol.com.br/desaer-confir ... o-atl-100/

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#35 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 25, 2019 10:05 pm

Esse projeto tem tudo para dar certo. Resolvendo a parte financeira, ele tem ótimas chances de se tornar um produto de referência no mercado.

No Brasil ele tem espaço de crescimento tanto civil como militar. A demanda é substancial. Só espero que ele não acabe como outros que foram deixados à míngua.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2106
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: DESAER ATL-100

#36 Mensagem por gogogas » Seg Ago 26, 2019 8:19 am

Muito obg Arcanjo !
Sem dúvida um produto promissor !
Sem dúvida se sair do papel , vai ser um sucesso comercial , já que ele substituirá os milhares de bandecos por aí !
Será muito bom vê-lo em nossas forças armadas , até mesmo para a Avex




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#37 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 26, 2019 10:36 am

Não por acaso o ATL-100 foi projetado com base nos requisitos da Avex para sua aeronave de transporte.

Se sair do papel, e eu acredito que vá, todas as três forças tem interesse e necessidades a suprir a partir desta aeronave.

Só na FAB são quase uma centena de aviões de vários modelos para substituir nos próximos 10/15 anos.

Demanda industrial e produtiva com certeza não será problema.

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#38 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2020 1:59 pm

Notícia mais que auspiciosa.

DESAER e CEIIA (Portugal) criam Joit Venture para o desenvolvimento do ATL 100
Guilherme Wiltgen por GUILHERME WILTGEN 19/05/2020

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... do-atl-100

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1902
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 794 vezes
Contato:

Re: DESAER ATL-100

#39 Mensagem por arcanjo » Ter Mai 19, 2020 2:07 pm

Cessna SkyCourier decola para o primeiro voo

Imagem

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... ara-o.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: DESAER ATL-100

#40 Mensagem por Cassio » Ter Mai 19, 2020 2:59 pm

Está na mesma classe do projeto encomendado pela FAB à Embraer????




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#41 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2020 11:55 pm

Cassio escreveu: Ter Mai 19, 2020 2:59 pm Está na mesma classe do projeto encomendado pela FAB à Embraer????
Com certeza há erro de informação, já que o projeto da FAB com a Embraer - pelo menos até agora - está acima dessa categoria conforme informações preliminares levadas a público.
O projeto da Embraer está mais para o Buffalo do que para o projeto da Cessna.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: DESAER ATL-100

#42 Mensagem por Cassio » Qua Mai 20, 2020 6:36 am

Se a ideia do projeto da Embraer é substituir os Bandeirantes, e também pra Caravan e os Brasília... Então parece não haver espaço para o avião da Desaer na FAB. Então meu caro, eles são sim "concorrentes".
E não tem, na FAB, esta demanda toda.
Ainda não vi, e insisto, a cor do dinheiro para levar este projeto adiante. Quem vai financiar??




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#43 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 20, 2020 12:53 pm

Eu também não sei, mas a empresa parece estar pensando no mercado civil doméstico e também em exportações. Acredito que a FAB, e nem as demais forças sejam o foco principal do projeto.

Claro, uma encomenda para a Avex, ou FAB e MB podem, e serão, muito bem vindas como comprovante de qualidade para a aeronave.

Não acredito que a FAB vá multiplicar o número de vetores que ela possui, a tendência é justamente o contrário. A ideia é obter um avião que faça o serviço de três, e com mais vantagens.

Eu creio que a Avex é a maior possibilidade de encomendas de parte do poder público já que o ATL-100 basicamente segue os critérios do ROB que definiu as características do seu futuro vetor de asa fixa. E considerando que os Sherpa são uma solução de continuidade, nada impede que o avião da DESAER venha a ser objeto de interesse e análise, e até aquisição.

Agora é esperar. A aliança com a empresa portuguesa no mínimo faz suspeitar que o projeto irá muito além da mera proposição de um conceito.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1305
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 466 vezes

Re: DESAER ATL-100

#44 Mensagem por Cassio » Qua Mai 20, 2020 7:42 pm

Pelo histórico da Embraer, apesar de ser uma solicitação da FAB, a Embraer não vai deixar de olhar para as demandas do EB e do mercado civil internacional.
Espero que o projeto da Desaer se torne uma realidade, e que tenha sucesso. E que seja produzido no Brasil. Eu torço por isso, mas os exemplos que temos por aí me fazem ser cético quanto ao projeto. Porque?
1) a Desaer não é uma indústria, é uma start up que ocupa uma sala no DCTA.
2) ainda não apresentaram quem investirá os muitos milhões de dólares necessários para trocar o projeto.
3) não vi estudos de mercado que dimensionem demanda e captura de mercado.
4) qual será a estrutura de pós venda?
5) qual o expertise para o processo de certificação?
6) qual o impacto dos concorrentes futuros no plano de negócios?

Entre outros questionamentos.
Faltam informações, e por isso tenho minhas dúvidas com relação ao projeto.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: DESAER ATL-100

#45 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 20, 2020 9:32 pm

Há de se supor que o EB no mínimo esteja acompanhando mais de perto este projeto já que o mesmo atenderia os requisitos para uma aeronave de asa fixa para a Avex na íntegra.
Por enquanto a aquisição dos Sherpa ainda está de pé, mas faz tempo que não se tem notícias dos mesmos. Logo, há de se verificar em que pé está este negócio, pois foi feito há tempos, e pelo menos já deveria haver um contrato assinado. E honestamente, não me lembro de nenhum contrato entre o EB e o US Army em favor destes aviões.
Procurei notícias sobre o mesmo na internet estes dias e tudo que existe são as mesmas matérias de dois anos atrás.
Então, a possibilidade de haver eventuais mudanças de planos de curto e médio prazo da Avex quanto a este quesito tem de ser considerada.
A aeronave que a FAB quer não se encaixa na categoria do ATL-100, está acima. Mas como ainda não há nada definido concretamente, apenas os estudos conceituais, existe tempo para mudanças. Mas não acredito que a Embraer se dê o trabalho de desenvolver duas aeronaves em duas categorias distintas para atender necessidades diferentes e visões diferentes de emprego e operacionalidade.
Além dos custos que isso envolveria. Até o momento a Avex em termos de demanda falou somente em 12 aeronaves. Não creio que este número seja suficiente para suportar o desenvolvimento do avião da Desaer. Conquanto, a própria empresa já afirmou que houve a encomendas de 5 aeronaves com opção de outras 5 por uma empresa nacional. Se isto procede ainda hoje, não sei dizer.
Aliás, pode ser que o EB em percebendo uma oportunidade no que tange o ATL-100 para equipar a Avex, deve mover-se no sentido de ao menos tentar encampar uma encomenda, pois isto também está dentro do escopo da PND/END em relação a BID e indústria nacional. Talvez o BNDES pudesse ser um parceiro neste sentido para a empresa com este apoio estatal do exército.
Até a MB poderia ver nele uma oportunidade de dar um passo a mais na retomada da asa fixa da aviação naval.
São possibilidades que devem ser observadas nos próximos anos tendo em mente que a FAB já garantiu o bordel da Embraer com mais um financiamento para o seu CL-X.
Falta ver se EB e MB poderiam se encaixar, e se interessar, por ele, ou não.
A ver se eles concorrerão de fato já que estão em nichos bem diversos.
Se pudermos ter ambos ambos nas ffaa's eu vou ficar mais do que satisfeito.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder