Desmilitarização das PM's

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você é a favor da desmilitarização das PM's?

( ) Sim
28
41%
( ) Não
34
49%
( ) Talvez
4
6%
( ) Outras respostas
3
4%
 
Total de votos: 69

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#31 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 9:30 pm

Wingate escreveu:
Bolovo escreveu: É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.
Observação: O Xerife (ou "Sheriff") é eleito pela população da cidade e está subordinado ao Prefeito.

Wingate
Muito bem lembrado.

Fico imaginando como seria aqui no Brasil a eleição de um xerife... :roll: [003]

Alias, sobre sheriff, polícia, justiça americana e afins recomendo assistirem o fantástico "Making a Murderer" no Netflix. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#32 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 9:31 pm

henriquejr escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.


Bacchi
Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!
Porque a figura do delegado é uma aberração? Pergunta honesta mesmo, porque eu não conheço o assunto. Poderia esclarecer?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das PM's

#33 Mensagem por Túlio » Seg Mai 02, 2016 9:52 pm

Bolovo escreveu: Porque a figura do delegado é uma aberração? Pergunta honesta mesmo, porque eu não conheço o assunto. Poderia esclarecer?

Qualquer membro da PF ou PC (não-Delegado, claro) te explica: da forma como são selecionados, bastando ser Bacharel de Direito, mesmo não tendo experiência, conhecimentos nem aptidões reconhecidas para a SegPub, acabam com qualquer Plano de Carreira possível e imaginável. Da mesma maneira que no EB o posto de SubTenente (outra aberração) serve fundamentalmente para evitar que praças cheguem a oficiais, o Delegado ("de fora", sem a obrigatoriedade de já ter conhecimento e experiência em SegPub) "quebra" a carreira de todo mundo, chegando ao extremo de muitos Inspetores/Agentes Federais terem que ensinar seu chefe a trabalhar, corrigir inquérito mal feito, etc.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 435
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#34 Mensagem por Ziba » Seg Mai 02, 2016 10:00 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu: Porque a figura do delegado é uma aberração? Pergunta honesta mesmo, porque eu não conheço o assunto. Poderia esclarecer?

Qualquer membro da PF ou PC (não-Delegado, claro) te explica: da forma como são selecionados, bastando ser Bacharel de Direito, mesmo não tendo experiência, conhecimentos nem aptidões reconhecidas para a SegPub, acabam com qualquer Plano de Carreira possível e imaginável. Da mesma maneira que no EB o posto de SubTenente (outra aberração) serve fundamentalmente para evitar que praças cheguem a oficiais, o Delegado ("de fora", sem a obrigatoriedade de já ter conhecimento e experiência em SegPub) "quebra" a carreira de todo mundo, chegando ao extremo de muitos Inspetores/Agentes Federais terem que ensinar seu chefe a trabalhar, corrigir inquérito mal feito, etc.
Tanto é verdade que existe um movimento onde os Deltas dizem pertencer a carreira jurídica e não policial.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#35 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:04 pm

Wingate escreveu:
Bolovo escreveu: É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.
Observação: O Xerife (ou "Sheriff") é eleito pela população da cidade e está subordinado ao Prefeito.

Wingate
Lá quase todo mundo é eleito. O Xerife, o Juiz, o Promotor, o Defensor Público etc etc etc.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#36 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:06 pm

Bolovo escreveu:
henriquejr escreveu: Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!
Porque a figura do delegado é uma aberração? Pergunta honesta mesmo, porque eu não conheço o assunto. Poderia esclarecer?
A própria figura do inquérito é uma aberração, o Delegado só personifica essa jabuticaba jurídica.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#37 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:08 pm

Bolovo escreveu:
Wingate escreveu: Observação: O Xerife (ou "Sheriff") é eleito pela população da cidade e está subordinado ao Prefeito.

Wingate
Muito bem lembrado.

Fico imaginando como seria aqui no Brasil a eleição de um xerife... :roll: [003]

Alias, sobre sheriff, polícia, justiça americana e afins recomendo assistirem o fantástico "Making a Murderer" no Netflix. :wink:
Eu assisti. Se a nossa é jabuticaba, lá é jabuticabeitchom :lol:

Uma verdadeira zona.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#38 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:16 pm

Ziba escreveu:
Túlio escreveu:
Qualquer membro da PF ou PC (não-Delegado, claro) te explica: da forma como são selecionados, bastando ser Bacharel de Direito, mesmo não tendo experiência, conhecimentos nem aptidões reconhecidas para a SegPub, acabam com qualquer Plano de Carreira possível e imaginável. Da mesma maneira que no EB o posto de SubTenente (outra aberração) serve fundamentalmente para evitar que praças cheguem a oficiais, o Delegado ("de fora", sem a obrigatoriedade de já ter conhecimento e experiência em SegPub) "quebra" a carreira de todo mundo, chegando ao extremo de muitos Inspetores/Agentes Federais terem que ensinar seu chefe a trabalhar, corrigir inquérito mal feito, etc.
Tanto é verdade que existe um movimento onde os Deltas dizem pertencer a carreira jurídica e não policial.
Na verdade é o que eles defendem. Beira um absurdo, mas é isso. A última foi o lobi que fizeram para aprovar a Lei de Vossa Excelência :lol:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#39 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:26 pm

Matheus escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu:Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
Quem é contra a militarização, normalmente, o é por ranço. Como já foi dito, se desmilitarizar fosse a solução, a PC seria eficiente.
É uma mistura de ideologia com falta de conhecimento. Vê-se que ninguém, tirando poucas associações de policiais (praças e agentes), diz o verdadeiro motivo da zona toda. E quem tem o maior poder de loby para mudar (oficiais e delegados) preferem fazer pressão para que tudo permaneça como está, inclusive aprofundando as imbecilidades.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das PM's

#40 Mensagem por Túlio » Seg Mai 02, 2016 10:37 pm

prp escreveu: É uma mistura de ideologia com falta de conhecimento. Vê-se que ninguém, tirando poucas associações de policiais (praças e agentes), diz o verdadeiro motivo da zona toda. E quem tem o maior poder de loby para mudar (oficiais e delegados) preferem fazer pressão para que tudo permaneça como está, inclusive aprofundando as imbecilidades.

De fato. A questão é sempre colocada como "todo mundo vira civil" ou "todo mundo vira militar", sem espaço para a verdadeira saída, que seria um meio-termo bem diferente da zona que é hoje...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#41 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 10:45 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu: Porque a figura do delegado é uma aberração? Pergunta honesta mesmo, porque eu não conheço o assunto. Poderia esclarecer?

Qualquer membro da PF ou PC (não-Delegado, claro) te explica: da forma como são selecionados, bastando ser Bacharel de Direito, mesmo não tendo experiência, conhecimentos nem aptidões reconhecidas para a SegPub, acabam com qualquer Plano de Carreira possível e imaginável. Da mesma maneira que no EB o posto de SubTenente (outra aberração) serve fundamentalmente para evitar que praças cheguem a oficiais, o Delegado ("de fora", sem a obrigatoriedade de já ter conhecimento e experiência em SegPub) "quebra" a carreira de todo mundo, chegando ao extremo de muitos Inspetores/Agentes Federais terem que ensinar seu chefe a trabalhar, corrigir inquérito mal feito, etc.
E qual seria a 'solução ideal' disso, a extinção do delegado?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#42 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 10:50 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Qualquer membro da PF ou PC (não-Delegado, claro) te explica: da forma como são selecionados, bastando ser Bacharel de Direito, mesmo não tendo experiência, conhecimentos nem aptidões reconhecidas para a SegPub, acabam com qualquer Plano de Carreira possível e imaginável. Da mesma maneira que no EB o posto de SubTenente (outra aberração) serve fundamentalmente para evitar que praças cheguem a oficiais, o Delegado ("de fora", sem a obrigatoriedade de já ter conhecimento e experiência em SegPub) "quebra" a carreira de todo mundo, chegando ao extremo de muitos Inspetores/Agentes Federais terem que ensinar seu chefe a trabalhar, corrigir inquérito mal feito, etc.
E qual seria a 'solução ideal' disso, a extinção do delegado?
Seria uma das soluções, não a principal. Extinção do inquérito seria mais efetivo.

O principal que mudaria TUDO seria o siclo completo de polícia para a PM e com o fim do inquérito. Aí sim seria uma revolução na segurança pública no Brasil.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#43 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 10:53 pm

prp escreveu:
Bolovo escreveu: E qual seria a 'solução ideal' disso, a extinção do delegado?
Seria uma das soluções, não a principal. Extinção do inquérito seria mais efetivo.

O principal que mudaria TUDO seria o siclo completo de polícia para a PM e com o fim do inquérito. Aí sim seria uma revolução na segurança pública no Brasil.
Eu tenho pé atrás em dar ciclo completo para a PM. Seria contra. Por isso sou a favor do fim da PM, da PC e da criação de uma nova polícia nos moldes americanos (por exemplo).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#44 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 11:00 pm

Bolovo escreveu:
prp escreveu: Seria uma das soluções, não a principal. Extinção do inquérito seria mais efetivo.

O principal que mudaria TUDO seria o siclo completo de polícia para a PM e com o fim do inquérito. Aí sim seria uma revolução na segurança pública no Brasil.
Eu tenho pé atrás em dar ciclo completo para a PM. Seria contra. Por isso sou a favor do fim da PM, da PC e da criação de uma nova polícia nos moldes americanos (por exemplo).
Também daria certo, mas a mudança seria traumática e correria o risco de se transformar em uma gigante polícia civil, ou seja, extremamente ineficiente e extremamente corrupta.

Extinguindo a figura do delegado (que em um passado distante tinha poder de juiz) e do inquérito (que nesse passado era um processo criminal) e criando mecanismos para a PM poder participar do ciclo completo a mudança seria profunda e só traria benefícios para todos.

Um bom exemplo é Portugal, onde tem duas polícias e as duas participam do ciclo completo, mas só uma é a polícia judiciária (cumpre diligências determinadas pelo Juiz).




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#45 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 11:13 pm

prp escreveu:
Bolovo escreveu: Eu tenho pé atrás em dar ciclo completo para a PM. Seria contra. Por isso sou a favor do fim da PM, da PC e da criação de uma nova polícia nos moldes americanos (por exemplo).
Também daria certo, mas a mudança seria traumática e correria o risco de se transformar em uma gigante polícia civil, ou seja, extremamente ineficiente e extremamente corrupta.

Extinguindo a figura do delegado (que em um passado distante tinha poder de juiz) e do inquérito (que nesse passado era um processo criminal) e criando mecanismos para a PM poder participar do ciclo completo a mudança seria profunda e só traria benefícios para todos.

Um bom exemplo é Portugal, onde tem duas polícias e as duas participam do ciclo completo, mas só uma é a polícia judiciária (cumpre diligências determinadas pelo Juiz).
Mas eu tenho isso por mim que, como uma convicção, resolver o problema da polícia no Brasil não será outra coisa senão uma coisa traumática. É algo que terá que ser passado a limpo. E por mim é o contrário, o ciclo completo deveria ser na Polícia Civil, como por exemplo era na antiga Guarda Civil de São Paulo (extinta em 1970 quando se fundiu com a Força Pública, dando origem a PMESP). Eu tenho muitos poréns em relação a Polícia Militar, sou contra. Ela tem problemas demais pra realizar atividade repressiva de polícia judiciária.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder