Navios famosos da Armada Portuguesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#31 Mensagem por Paisano » Seg Jan 24, 2005 11:07 pm

Eu acho esse navio lindo demais.




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#32 Mensagem por pt » Seg Jan 24, 2005 11:09 pm

A Sagres, de facto não é uma fragata. É o tipico Clipper de 3 mastros
Técnicamente é uma barca de três mastros, com 23 velas. A sua característica mais distintiva, no entanto, são as cruzes de Cristo nas velas, que o tornam reconhecivel em qualquer lugar do mundo.

Fragata é isto:
Imagem

Imagem

Esta fragata (armada com varios canhoes em duas cobertas) foi o último navio português da chamada carreira das Indias, que se iniciou no século XVI.

Este navio ardeu, afundou-se no Tejo, até não sermais que um destroço e foi completamente reconstruido para a Expo-98.
Imagem
Imagem

A Sagres (que já foi um navio brasileiro) pode ser mais vistosa por causa das velas com a cruz de Cristo, mas a D. Fernando e Gloria, é mais representativa. Além do mais a Sagres tem casco de aço, enquanto a D. Fernando e Gloria, é um navio de madeira.

Trata-se de uma reconstrução exacta. Nem sequer tem motor, para que fosse respeitado o original.

Já estive a bordo da "D. Fernando II e Gloria" e é impressionante, especialmente pelo detalhe.

Imagem

Infelizmente, por não ter motor, fica mais complicado fazer viagens com o navio pelo mundo. A Sagres, quando não há vento, liga os motores e pode navegar a 9 nós.

Mais sobre esta fragata aqui:
http://www.cidadevirtual.pt/fragata/

Cumprimentos




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Paisano » Seg Jan 24, 2005 11:25 pm

Comparando duas belezas:

N.R.P. Sagres:
Imagem

Veleiro Cisne Branco (MB):
Imagem




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#34 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 25, 2005 9:19 am

O que o colega PT disse da Fragata D. Fernando é verdade:

A Fragata não navega, porque não tem velame e a mastreação está "trancada".

Para a colocar a navegar em segurança seria necessário colocar-lhe um motor auxiliar, ainda que de fraca potência.

Mas para já a Marinha quer preservar a integridade do navio, e daí que ele não navege a não ser rebocado.




Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#35 Mensagem por talharim » Ter Jan 25, 2005 9:48 pm

Srs. Obrigado pela aula :D

Bairrismo a parte,acho o N.R.P SAGRES mais bonito do que o nosso Cisne Branco........

Falows,




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#36 Mensagem por P44 » Qua Jan 26, 2005 10:04 am

Rui Elias Maltez escreveu:Só agora é que reparei que o P-44 e o JLRC são vizinhos :oops:

Repegando no tema:

Como disse, gostaria de ver as OHP baptizadas na mesma linha das actuais Meko-200, e assim eu proporia os nomes de NRP Bartolomeu Dias para uma e de NRP Diogo Cão para outra.

Mas como também concordo que para a nossa história, o Fernão de Magalhães tem estado muito arredado, e também como forma de evitar que para o mundo esse nome nos seja "roubado", porque não o futuro NavPol adopar o nome de quem tentou a viagem de circunavegação?

Para os submarinos, que em princípio serão dois, pelo menos numa primeira fase, eu proporia nomes ligados à colonização dos Açores e Madeira:

NRP Goçalves Zarco
, para um e NRP Gonçalo Velho, para o outro.

E desse modo deixava-se essa moda pindérica de baptizar os submarinos com nomes de cetácios.

Afinal, a força de submarinos da Armada não deve ser confundida com o Aquário de Algés :mrgreen:


Eu gostava de que existisse alguma imaginação para nomes... :oops: é que são sempre os mesmos...Diogo Cão foi uma fragata, Gonçalves Zarco e Gonçalo Velho foram 2 avisos, salvo erro o Bartolomeu Dias não era o Aviso gémeo do Afonso de albuquerque afundado em 1961 na India?

Acho que nunca existiu nenhum navio de guerra português chamado NRP FERNÃO DE MAGALHÃES...

NRP LUIS DE CAMÔES para o NavPol :roll: ?????

É que chateia são sempre os mesmos nomes...pfffffff :P




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#37 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 26, 2005 10:23 am

P-44:

Como disse acima, por mim, colocava o Fernão de Magalhães para baptizar o NavPol.

Mas há outros nomes menos conhecidos, e que poderiam ser elegíveis:

Fernão Pó, Diogo Gomes, Cadamosto, Gil Eanes, e se não nos importamos em ferir susceptibilidades, porque não Hermenegildo Capelo, Serpa Pinto, Roberto Ivens ou Silva Porto?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#38 Mensagem por P44 » Qua Jan 26, 2005 1:36 pm

Nenhuma susceptibilidade, Rui, apenas variar do vira o disco e toca o mesmo...

Mas quanto aposta que a 1ª OHP vai ser NRP AFONSO DE ALBUQUERQUE :?: :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#39 Mensagem por Slip Junior » Qua Jan 26, 2005 8:53 pm

A nossa Marinha pelo menos é um pouco mais criativa. Aqui vão os nomes dos principais navios da esquadra brasileira atualmente em serviço:

Os maiores navios da esquadra geralmente recebem nomes de estados. Exemplos da esquadra atual: A12 São Paulo, contra-torpedeiro D27 Pará e NDD's G30 Ceará e G31 Rio de Janeiro.

Agora o negócio fica um pouco mais complicado:

As fragatas classe Greenhalgh (ex-Type 22 Batch 2) receberam personalidades históricas da Marinha Brasileira (Greenhalgh, Bosísio e Rademaker).

Os submarinos classe Tupi receberam nomes indigenas começando com a letra "T". Então são eles: Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna (em construção).

Agora a única classe a qual eu não sei bem a relação entre os nomes é classe Niterói (nome de um cidade) de fragatas. Elas receberam os nomes Niterói, Defensora, Constituição, Liberal, Independência e União. E aqui eu pergunto: o que "Niterói" tem a ver com o nome das outras fragatas?! :roll: :?

Abraços




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#40 Mensagem por P44 » Qui Jan 27, 2005 7:29 am

Os nossos Subs quase sempre tiveram o nome de animais marinhos...a ultima classe original de 4, dos quais so´restam dois, até estava ordenada de forma alfabética:

Albacora
Barracuda
Cachalote
Delfim

(O Cachalote foi vendido ao Paquistão em 1975, onde ainda serve, com o nome GHAZI)
(O albacora já foi abatido , e o Delfim será este ano)

A esquadrilha que antecedeu esta era toda composta por nomes começados por "N"

Narval
Neptuno
Nautilo

a 2ª salvo erro era:

Golfinho
Espadarte
( e não me lembro de mais)

Os navios de superficie sempre tiveram nomes de navegadores, practicamente.

Mas até voltamos a ter um navio com nome de Rei (A522 - NRP D. Carlos I)
Na altura da deposição da monarquia (1910) todos os navios com nomes "REais" tiveram os nomes alterados pra nomes "Republicanos"

A mim chateia-me é que são sempre os mesmos...

Por exemplo, dar o nome de CARVALHO ARAÙJO a uma das OHPs pareceria-me boa ideia.

(Carvalho Araújo foi um oficial da Marinha Portuguesa que em plena I Guerra Mundial deu combate a um U-boot alemão, de modo a permitir que um navio de passageiros escapasse. Ele morreu durante o combate, completamente desproporcionado em matéria de forças, aos comandos de um pequeno navio armado com um canhãozito apenas)

A BRAVURA da Tripulação Portuguesa ficou registada no diário de bordo do submarino alemão, pelo punho do próprio comandante do U-Boot...

Penso que seria de honrar esse oficial...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#41 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 27, 2005 7:55 am

De facto não tem havido muita criatividade.

Por mim, quanto aos submarinos, eu não encontro grande imaginação no nome de cetáceos, e agora que veem aí dois novos, gostaria que se procurasse nomes de cidades (por exemplo, Porto e Lisboa - porque não?)

Por outro lado há um oficial ligado à marinha e republicano que julgo que nunca teve o seu nome ligado a um navio:

Foi o Almirante Cândido dos Reis, que deu o nome a uma avenida de Lisboa (Alm. Reis), e que esteve ligado à revolução republicana, embora se tivesse suicidado, no dia 6 de Outubro de 1910, porque a certo momento pensou que o golpe teria falhado.

Seria uma hipótese, tal como a aventada pelo P-44 (Carvalho Araújo). Outro poderia ser o Oliveira Carmo.

Outro ainda, poderia ser o Com. Cabeçadas, embora esse nome esteja ligado ao início do Estado Novo, já que foi um dos que dirigiu o país a partr de 1926, após a queda em desgraça de Gomes da Costa.

Portanto, acho que para as fragatas, se manteriam os nomes de grandes comandantes e navegadores da nossa história, na linha da actual tradição.

Para o NavPol, poderiam ser Fernão de Magalhãos e para os Sub's, os nomes de cidades.

Para os 12 NPO-2000, porque não nomes de províncias portuguesas, em vez do já anunciado NRP Viana do Castelo?

Minho, Beira, Alentejo, Estremadura, Algarve, etc.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#42 Mensagem por P44 » Qui Jan 27, 2005 8:58 am

Para os NPOs também se podia dar nomes de Rios. Tejo, Douro; Sado, Guadiana,etc...eram os nomes dos Contratorpedeiros dos anos 30...


Para as fragatas: NRP DIAS DA CUNHA; NRP PINTO DA COSTA
Para o NavPol: NRP EUSÉBIO
:mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#43 Mensagem por JNSA » Qui Jan 27, 2005 9:17 am

P44 escreveu:Nenhuma susceptibilidade, Rui, apenas variar do vira o disco e toca o mesmo...

Mas quanto aposta que a 1ª OHP vai ser NRP AFONSO DE ALBUQUERQUE :?: :twisted:


Espero bem que não... Seria uma verdadeira vergonha... :evil:

Há quatro nomes que deveriam ser guardados apenas para as principais unidades da esquadra - navio/s polivalente/s anfíbio/s e as futuras fragatas/destroyers de defesa anti-aérea (venham elas quando vierem). Esses nomes são Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida, Infante D. Henrique e D. João II. Os outros nomes que poderiam fazer parte deste grupo foram bem atribuídos às MEKO.

Nomes de personalidades famosas é coisa que não falta para dar às OHP - não é preciso dar a navios em 2ª mão os nomes das maiores figuras da nossa história.

Quanto aos NPO, acho que a utilização de nomes de cidades ribeirinhas é boa ideia. Os nomes de rios deverão ficar para patrulhas de menores dimensões.

Para os submarinos, sempre achei que a ideia de usar nomes de animais marinhos era muito interessante. Se se tivesse comprado o número correcto de submarinos, ou seja 4, poderíamos "recuperar" um nome de cada esquadrilha de submarinos, e então teríamos, por exemplo, os NRP Hidra, Delfim, Narval e Barracuda. Mesmo tendo só dois, acho que esta é uma tradição que deve ser continuada.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55189
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

#44 Mensagem por P44 » Qui Jan 27, 2005 9:51 am

JNSA escreveu:Há quatro nomes que deveriam ser guardados apenas para as principais unidades da esquadra - navio/s polivalente/s anfíbio/s e as futuras fragatas/destroyers de defesa anti-aérea (venham elas quando vierem). Esses nomes são Afonso de Albuquerque, D. Francisco de Almeida, Infante D. Henrique e D. João II. Os outros nomes que poderiam fazer parte deste grupo foram bem atribuídos às MEKO.


Bom Dia, Amigo JNSA,

Permita que lhe pergunte...
Já noutro forum o JNSA mencionava repetidamente 2 destroyeres AAW.
Isso é um "desejo pessoal" ou existe algo mais???????????
:wink:
Cumprimentos




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#45 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jan 27, 2005 10:00 am

É uma coisa de que se vai falando, ao nível de planeamento, mas neste momento não há nada de concreto, nem sequer está definido o tipo de plataforma, se uma já existente, ou uma nova a surgir no mercado.

Por mim, se o JNSA, ou o PT, que também já referiu isso, sabem de algo, gostaria de saber.

Creio que se Portugal terá 5 fragatas (as 3 Meko-200, mais as duas ou eventualmente 3 OHP) deveria ter 2 destróieres, com AEGIS, do tipo das F-100 espaholas, ou comprar usadas, duas Spruance, ou equiparadas (a classe Kidd, de que o P-44 fez referência noutro tópico) ou ainda algo do género da francesa SS Dupleix.

Mas esse é mais um desejo meu, que uma esperança baseada em algo de concreto.

Creio mesmo que quando houverem decisões a esse nível as actuais fragatas estarão tão velhas que se derá mais uma vez prioridade à sua substituição por plataformas equiparadas, e os destróieres ficarão para o Século XXII :cry:




Imagem
Responder