Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#31 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 30, 2013 2:34 pm

helio escreveu:Na minha opinião, o MD deveria formalizar a autorização para que tanto a Aviação Naval como a Aviação do Exercito possam operar aviões de "asa fixa".
Estou ciente que esta questão é muito mais complicada do que parece, entretanto está na hora de sermos práticos, a Aviação Naval deve ser equipada com aviões de transporte, treinamento e patrulha que não estejam necessáriamente vinculadas ao unico porta-aviões da Força
Hélio
Falaste pouco Hélio, mas disseste tudo. :!:
E, me atendo ao que o Marino colocou sobre a disposição de pilotos para o VF-1, podemos antever que a problemática maior não é ou será o futuro a curto prazo para a AN, mas o longo prazo.
Com apenas dois Nae's, se é que serão dois mesmo, não há possibilidades reais em termos logísiticos e financeiros de a MB pleitear a formação integral de suas tripulações de asa fixa, visto que mesmo no longo prazo, ela continuará sendo pequena demais em termos organizacionais e de infraestrutura, e o custo de se formar tão poucos aviadores por ano dificilmente compensaria o esforço despendido pela força para fazer isto a nível interno.

Portanto, salvo as coisas mudem radicalmente, como cito pelo Hélio, a qual eu apoio e advogo desde há muito tempo aqui no fórum, então sim, seria interessante para a MB prever e prover formação própria de suas tripulações aeronavais na integralidade, uma vez que a demanda de pilotos justificaria o investimento necessário para tanto.

Mas sabemos que como está, e como ficará, no curto prazo, se conseguirmos seguir formando os poucos pilotos que temos na FAB, já está de bom tamanho. Quaisquer fatos fora destes, só nos mais inebriados sonhos do almirantado.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#32 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 30, 2013 2:42 pm

A MB mal consegue operar 1 NAe, que dirá 2....

A MB vai ter um segundo NAe de 50.000 ton só quando a galinha criar dente...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#33 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 30, 2013 5:25 pm

Acho que vai ser DEPOIS...

Galinhas mutantes desenvolvem dentes nos EUA

05 de março de 2006 • 10h29 • atualizado às 10h29



Pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos Estados Unidos, descobriram que uma das galinhas mutantes de seu projeto havia desenvolvido dentes, semelhantes aos de um crocodilo. O estudo permite ampliar as pesquisas para tentar entender como estruturas como os dentes desaparecem em diferentes linhagens evolucionárias, segundo a revista Scientific American.
O cientista Matthew Harris ao examinar o embrião de uma galinha mutante percebeu que esta havia perdido o bico, e no seu lugar surgiram pequenas saliências. Segundo o pesquisador, "o dente não chega a ser um molar, mas é claramente um dente".

Outros pesquisadores já tiveram sucesso em produzir dentes em galinha a partir de animais que tiveram informação genética de camundongos implantados. As aves criaram molares como os de mamíferos, entretanto a capacidade natural de desenvolver dentes vem de um ancestral comum com os crocodilos, o arcossauro.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 38,00.html

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#34 Mensagem por sapao » Sáb Abr 06, 2013 10:12 am

Andre Correa escreveu:
sapao escreveu:Sobre voar F-5 eu discordo: porque um piloto da FAB, que teve a mesma formação que o piloto da MB vai direto do A-29 para o F-5 e o piloto naval não pode ir direto para o A-4?
A unica coisa que infelizmente ainda não temos e a formação da operação embarcada; quando isso acontecer no futuro proximo nem para os EUA teremos que mandar mais. Na minha opinião...
O piloto sai do A-29 e depois continua o treinamento no F-5. Não é porque ele acabou o treinamento no A-29 que ele já sabe operar o F-5 na plenidade, assim como o A-29 não tem como formar doutrinas como WVR e BVR, pois não é para tal. Depois o piloto vai para o A-4 e daí sim que vai ter todo o treinamento prático.

[009]
Exato, da mesma maneira que o piloto da MB sairia de um 3º e iria para o A-4.
E o A-29 pode sim realizar treinamento para WVR, BVR e operação de RADAR; basta o cliente querer!
Se não me engano, o Chile quis...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#35 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 16, 2013 11:35 am





Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#36 Mensagem por arcanjo » Ter Jul 16, 2013 11:51 am

Brazilian Navy VF-1 "Falcoes" (Hawks)

http://a4skyhawk.org/2e/brazil/brazil-vf1.htm


arcanjo




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#37 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 18, 2013 8:25 pm

Marinha realiza primeiro teste em voo da aeronave AF-1B Skyhawk - Com foto.

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=24811




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#38 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 20, 2013 4:13 pm

Um futuro para a aviação naval da MB?

12 de julho de 2013 at 15:30
A nova geração de caças chineses
Posted by E.M.Pinto

Imagem

http://www.planobrazil.com/a-nova-gerac ... -chineses/

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#39 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 20, 2013 4:24 pm

Ainda sou mais um Su-50KM Seafox para Defesa Aérea de Esquadra e Ataque em guerras de alta intensidade e MiG-35KM para, também, Defesa Aérea de Esquadra em segunda instância e ataque em guerras de baixa/média intensidade.
Nada contra os Chineses, até por que os Paquistaneses usam e não reclamam.
Um abraço FC.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#40 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 20, 2013 4:26 pm

Mas rapaz, não é que os Chineses pegaram o MiG-39 e fizeram um caça ainda melhor.




Editado pela última vez por gabriel219 em Sáb Jul 20, 2013 4:28 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#41 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 20, 2013 4:27 pm

Túlio escreveu:Acho que vai ser DEPOIS...

Galinhas mutantes desenvolvem dentes nos EUA

05 de março de 2006 • 10h29 • atualizado às 10h29



Pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos Estados Unidos, descobriram que uma das galinhas mutantes de seu projeto havia desenvolvido dentes, semelhantes aos de um crocodilo. O estudo permite ampliar as pesquisas para tentar entender como estruturas como os dentes desaparecem em diferentes linhagens evolucionárias, segundo a revista Scientific American.
O cientista Matthew Harris ao examinar o embrião de uma galinha mutante percebeu que esta havia perdido o bico, e no seu lugar surgiram pequenas saliências. Segundo o pesquisador, "o dente não chega a ser um molar, mas é claramente um dente".

Outros pesquisadores já tiveram sucesso em produzir dentes em galinha a partir de animais que tiveram informação genética de camundongos implantados. As aves criaram molares como os de mamíferos, entretanto a capacidade natural de desenvolver dentes vem de um ancestral comum com os crocodilos, o arcossauro.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 38,00.html

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Essa MATOU. :lol: :lol: :lol: :lol: 8-] 8-] 8-] .
Só falta aparecer dragão, papai noel, coelho da páscoa, mais investimentos em defesa com o atual governo, F-X2 e outras coisas MITOLÓGICAS, principalmente as últimas 2.
Um Abraço a todos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#42 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jul 20, 2013 5:06 pm

FCarvalho escreveu:
helio escreveu:Na minha opinião, o MD deveria formalizar a autorização para que tanto a Aviação Naval como a Aviação do Exercito possam operar aviões de "asa fixa".
Estou ciente que esta questão é muito mais complicada do que parece, entretanto está na hora de sermos práticos, a Aviação Naval deve ser equipada com aviões de transporte, treinamento e patrulha que não estejam necessáriamente vinculadas ao unico porta-aviões da Força
Hélio
Falaste pouco Hélio, mas disseste tudo. :!:
E, me atendo ao que o Marino colocou sobre a disposição de pilotos para o VF-1, podemos antever que a problemática maior não é ou será o futuro a curto prazo para a AN, mas o longo prazo.
Com apenas dois Nae's, se é que serão dois mesmo, não há possibilidades reais em termos logísiticos e financeiros de a MB pleitear a formação integral de suas tripulações de asa fixa, visto que mesmo no longo prazo, ela continuará sendo pequena demais em termos organizacionais e de infraestrutura, e o custo de se formar tão poucos aviadores por ano dificilmente compensaria o esforço despendido pela força para fazer isto a nível interno.

Portanto, salvo as coisas mudem radicalmente, como cito pelo Hélio, a qual eu apoio e advogo desde há muito tempo aqui no fórum, então sim, seria interessante para a MB prever e prover formação própria de suas tripulações aeronavais na integralidade, uma vez que a demanda de pilotos justificaria o investimento necessário para tanto.

Mas sabemos que como está, e como ficará, no curto prazo, se conseguirmos seguir formando os poucos pilotos que temos na FAB, já está de bom tamanho. Quaisquer fatos fora destes, só nos mais inebriados sonhos do almirantado.

abs.
Amigo FCarvalho, em sua opinião, o que deveria ser destinado para o EB e a Marinha do Brasil, em relação de aeronaves de asa fixa, seja elas de combate ou de transporte etc?
Isso se o GF disponibilizasse um bomm orçamento.
Um abraço.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#43 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 20, 2013 7:58 pm

Olá Gabriel.

Em minha opinião, no caso do EB, acredito que o uso de helos pesados e uma melhor distribuição/organização e redimencionamento dos Btls da Avex já seria de grande valia para o EB. Para mim, a adoção de três modelos de helos de transporte/assalto, sendo um médio Leve(ex: Ka-60/AW-149), um médio-pesado(ex:S-70/EC-725/Mi-17/38) e um pesado(ex: CH-47/Mi-26), poderia dar ao EB uma vantagem tática e estratégica diferenciada para o nosso teatro sul-americano. Estes claros devem ser complementados com outros tipos para ataque, reconhecimento e emprego geral. Feito isso, a FAB sendo aquinhoada com melhores recursos para os seus ETA's, entendo que ficaria 'tudo em casa' para ambas as forças.

Quanto à aviação naval, que é um caso a parte, por força da estrutura e características das operações da marinha, deve lhe ser dada o direito de voltar a utilizar as asas fixas fora dos Nae's. E a presumo que a MB esteja trabalhando discretamente e no longo prazo, com muita paciência para ter esta capacidade de volta.

Em todo caso, apenas se olhando o que está planejado em termos de aumento da infraestrutura no PAEMB, penso que a MB precisará de ao menos um esquadrão de transporte/emprego geral (o ideal, se a segunda esquadra vingar, é que sejam dois), equipado com aeronaves do tipo C-295/C-212(não necessariamente estas, apenas para exemplo), e no longo prazo, talvez de alguns KC-390 para emprego em transporte pesado, Revo, Reconhecimento/Esclarecimento Marítimo e SAR/C-SAR e/ou MMI.

Da mesma forma, no longo prazo também, os atuais esquadrões da FAB de patrulha naval, para ASW/AWSuP devem migrar para a aviação naval, só que espero já com o compromisso de uma aeronave baseada na família E-Jet E2 da Embraer para a função.

Penso que com estas aeronaves poderemos cobrir a maior parte das necessidades da aviação naval no futuro.

Com relação a números, julgo necessário(ideal) para manter a logística das duas esquadras, de 08 a 12 C-295 e entre 12 a 16 C-212. No caso dos KC-390, entre 6 e 8 aeronaves me parece estar de bom tamanho. Enquanto que os futuros P-X a meu ver, em se mantendo os 4 esquadrões que haviam na FAB, que penso, é um mínimo sustentável para uma patrulha naval crível, de 24 a 72 aeronaves, numa condição ideal. Por mim, deveriam ser 6 esquadrões, com vista a "tapar' eficazmente todas as brechas ao longo do litoral. Mas isso, já é apenas um sonho meu... :roll: :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#44 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 20, 2013 8:26 pm

Há sim, quanto aos caças, eu nos meios devaneios, pressuponho que se a MB viesse a dispor dos 4 Nae's que ela entende seriam necessários para a manutenção das duas esquadras operacionais, e considerando um GAE de 24 a 32 caças navais, teríamos então uma demanda concreta para 96 a 128 caças. Isto considerando aeronaves em reserva, manutenção e treinamento, o que poderia ainda diminuir na realidade um pouco mais estes números quando dos esquadrões embarcados.

Nos meus mais delirantes sonhos aeronavais, estes mesmos 4 Nae's poderiam contar não com apenas um GAE, mas dois, para que pudéssemos dispor sempre de um GAE embarcado e outro em manutenção, treinamento e reserva. Em sendo assim, "o meu GAE" teria 36 caças, assim como na FAB, o que daria 72 caças para cada Nae. Teríamos então uma demanda para 288 caças navais. Posso na verdade até estar, falando em termos ideais, não muito longe do que seria o necessário, caso tivéssemos realmente estes 4 navios. E claro, fossemos um país sério e com governos honestos e uma sociedade mais consciente. De qualquer forma, se chegarmos um dia a ter dois Nae's, já vou ficar muito surpreso, com um GAE de 24 caças como prevê atualmente a MB. Não nos dá muito espaço de manobra para muita coisa, mas como em quase tudo no Brasil se acha que podemos dar 'um jeitinho", vai que também na hora que mais precisarmos um milagre acontece... :mrgreen:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#45 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 21, 2013 6:22 am

FCarvalho escreveu:Olá Gabriel.

Em minha opinião, no caso do EB, acredito que o uso de helos pesados e uma melhor distribuição/organização e redimencionamento dos Btls da Avex já seria de grande valia para o EB. Para mim, a adoção de três modelos de helos de transporte/assalto, sendo um médio Leve(ex: Ka-60/AW-149), um médio-pesado(ex:S-70/EC-725/Mi-17/38) e um pesado(ex: CH-47/Mi-26), poderia dar ao EB uma vantagem tática e estratégica diferenciada para o nosso teatro sul-americano. Estes claros devem ser complementados com outros tipos para ataque, reconhecimento e emprego geral. Feito isso, a FAB sendo aquinhoada com melhores recursos para os seus ETA's, entendo que ficaria 'tudo em casa' para ambas as forças.
Concordo, mas e os utilitários, como o EC-645?
Sobre helicópteros CH-47 ou Mi-26 não creio que um substitua o outro, mas que ambos trabalhem conjuntamente.
Helicóptero médio-pesado gosto muito do NH-90 TTH e do Mi-38, ambos também se complementam.

Quanto à aviação naval, que é um caso a parte, por força da estrutura e características das operações da marinha, deve lhe ser dada o direito de voltar a utilizar as asas fixas fora dos Nae's. E a presumo que a MB esteja trabalhando discretamente e no longo prazo, com muita paciência para ter esta capacidade de volta.

Em todo caso, apenas se olhando o que está planejado em termos de aumento da infraestrutura no PAEMB, penso que a MB precisará de ao menos um esquadrão de transporte/emprego geral (o ideal, se a segunda esquadra vingar, é que sejam dois), equipado com aeronaves do tipo C-295/C-212(não necessariamente estas, apenas para exemplo), e no longo prazo, talvez de alguns KC-390 para emprego em transporte pesado, Revo, Reconhecimento/Esclarecimento Marítimo e SAR/C-SAR e/ou MMI.

Da mesma forma, no longo prazo também, os atuais esquadrões da FAB de patrulha naval, para ASW/AWSuP devem migrar para a aviação naval, só que espero já com o compromisso de uma aeronave baseada na família E-Jet E2 da Embraer para a função.
Gostaria de uma Marinha com capacidade de ataque.
Uns 16 Tu-22M4 + 48 Su-32FN (troca de aviônicos Russos para Israelenses, só para mudar o idioma e integração de armamentos nacionais e também usar armamentos Russos anti-navio supersônicos).
Já daria uma capacidade incrível para nossa Marinha, baseados em Belém, Fernando de Noronha, Salvador e Canoas seria excelente.
Isso contando com 2 NAes, que estariam baseados em São Luís e Rio de Janeiros, cada um com 12 Su-50K Seafox e 12 MiG-35KM.
Penso também que deveríamos ter uma Força de Ataque rápido, se um inimigo tentar entrar em território marítimo Brasileiro, 12 "Bora" - não é pra ir para lugar algum :mrgreen: - + 16 classe "Skjold" também seria uma boa.
Dá um tapa no "Bora" (moderniza-lo), trocar o canhão AK-100 pelo 76 mm SR, se possível, com munição Vulcan, trocar seus Moskit pelo BrahMos, trocar seus CIWS AK-630 por Oerlikon Millenium, modernizar seus sistemas antiaéreos e sistemas em gerais e está pronto pra combate.
O Skjold não precisa muita coisa.
Li que nenhum míssil anti-navio ocidental consegui atingir algo se movendo a mais de 90 km/h, o "Bora" chega a uma velocidade de 100 km/h ou mais e o Skjold nem precisa falar.
Isso é verdade mesmo?
Além de serem hovercrafts, que, segundo a fonte que não é Russa, torpedos disparados de submarinos ou navios não podem atingi-lo, isso também é verídico.
Com uma Força de Ação rápida, em cada base com 4 Tu-22M4 + 12 Su-32FN + 3 "Bora" + 4 "Skjold" = inferno :twisted: .
O que você acha?
Lembrando que meios navais eu não entendo porcaria nenhuma, só escrevi o que lí.
Se isso seria excelente, seria bom também comprar o projeto do "Bora"?

Penso que com estas aeronaves poderemos cobrir a maior parte das necessidades da aviação naval no futuro.

Com relação a números, julgo necessário(ideal) para manter a logística das duas esquadras, de 08 a 12 C-295 e entre 12 a 16 C-212. No caso dos KC-390, entre 6 e 8 aeronaves me parece estar de bom tamanho. Enquanto que os futuros P-X a meu ver, em se mantendo os 4 esquadrões que haviam na FAB, que penso, é um mínimo sustentável para uma patrulha naval crível, de 24 a 72 aeronaves, numa condição ideal. Por mim, deveriam ser 6 esquadrões, com vista a "tapar' eficazmente todas as brechas ao longo do litoral. Mas isso, já é apenas um sonho meu... :roll: :wink:
Concordo.
Qual você acha melhor para nós, P-8 Poseidon ou A-319 (é esse o nome?)?

abs.
outro abraço e obrigado.




Responder