Capacidade de Mobilização

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#31 Mensagem por Guerra » Dom Set 25, 2011 1:44 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu gostaria de lembrar que se houver uma guerra das grandes, entra em vigor a lei marcial.

Alguém aí sabe qual é a pena mais comum na lei marcial?

Sabe que direitos e blá, blá, blá, normalmente vão para debaixo do tapete?
Que as FAs podem confiscar eqptos/material para o esforço de guerra?
Isso é mito. Nem na guerra do Paraguai era assim. Era tudo pago (farinha, rapadura, forragem) ninguém pegava nada aforça. Inclusive nos planejamentos que eu já vi é previso o pagamento do uso de tudo, desde camaras frias até serviço de mecanica.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#32 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Set 25, 2011 6:04 pm

Carlos Mathias escreveu:Eu gostaria de lembrar que se houver uma guerra das grandes, entra em vigor a lei marcial.

Alguém aí sabe qual é a pena mais comum na lei marcial?

Sabe que direitos e blá, blá, blá, normalmente vão para debaixo do tapete?
Que as FAs podem confiscar eqptos/material para o esforço de guerra?

Isso leva tempo, e nesse ínterim, a IMBEL e um cacetão de metalúrgicas/indústrias mecânicas podem produzir zilhões de armas.
Idem para munições.

Estamos realmente falando de guerra mesmo?
Prezado CM, não sei se ajuda, mas no link há o que a CF diz sobre caso de guerra declarada ou resposta a ataque (um dos dois motivos do estado de sítio).

Gde abraço

http://www.dji.com.br/constituicao_fede ... 37a139.htm




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#33 Mensagem por Guerra » Qui Set 29, 2011 8:38 pm

Sobre o exércicio que estou acompanhando, apesar de ainda não ter terminado, uma coisa deu para perceber. Funciona. A idéia era convocar uma cia. Os oficiais e sgt convocados chegaram um dia antes. No outro dia os reservistas (atiradores TG) chegaram na parte da manha. Foram convocados numa unica cidade. Quatro onibus foram buscar. Eram mais de cem e não houve nem uma falta. Antes do almoço já estavam atirando. E no mesmo dia já estavam de cabelo cortado e uniformizados. E as instruções na pararam mais. Acho que da para montar uma tropa de segunda linha em pouco tempo.

O que eu pude concluir até agora é: guerra custa caro pra cacete. No momento que o cara sai do portão da sua casa para se apresentar a nação já esta gastando, porque até o vale-transporte de sua casa até o ponto de reunião tem que ser pago. Some a isso, comida, uniforme, salario alojamento etc. Agora jogue isso numa grande mobilização para guerra.

Depois comento mais.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#34 Mensagem por jumentodonordeste » Qui Set 29, 2011 9:55 pm

Quando você tem um inimigo fungando no cangote...

Guerra não custa nada.
Tudo, derrepende, fica baratinho e todos acham que já deveria ter sido feito antes.




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#35 Mensagem por delmar » Qui Set 29, 2011 9:59 pm

Contam que um rei, ou principe, de um pequeno reino da Europa, lá pelo século XVI, ficou ofendido com as ações de um rei vizinho. Mandou então chamar um dos mais famosos generais da época e perguntou-lhe o que era necessário para iniciar uma guerra contra o rival. O general então respondeu-lhe. "São necessárias tres coisas magestade. A primeira é dinheiro, a segunda é ainda dinheiro e a terceira é mais dinheiro." Ou seja operações militares custam muito caro.
Mas acho este tipo de exercicio de convocação muito válido. Feito em pequena escala serve para aprimorar os mecânismos de mobilização.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Carlos Mathias

Re: Capacidade de Mobilização

#36 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 30, 2011 12:05 am

Isso é mito. Nem na guerra do Paraguai era assim. Era tudo pago (farinha, rapadura, forragem) ninguém pegava nada aforça. Inclusive nos planejamentos que eu já vi é previso o pagamento do uso de tudo, desde camaras frias até serviço de mecanica.
Guerra, meu pai conta as agruras dos tempos de II-GM lá no interior que ele vivia,e onde o racionamento chegava.
Havia o recolhimento de panelas de alumínio doadas para oi esforço de guerra.

E guerra eu falo de bombardeio das grandes cidades, com milhares ou milhões de mortos.

Sobre a G do Paraguai, " A retirada da Laguna" já fala de tudo isso, e nosso império estava muito longe de ser um bom exemplo de como se conduz uma guerra.

Que as coisas podem ser pagas DEPOIS DE USADAS PARA O ESFORÇO DE GUERRA, podem e deverão ser.
Mas você acha mesmo que o país vai perder a guerra porque alguém não quer "emprestar" seus meios?
Acha mesmo que vão deixar você e mais milhares de homens morrerem porque um empresário não quer emprestare suas máquinas?

Porra, e comparar os dias de hoje com a guerra do Paraguai foi phueda hein?! :roll:




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1177
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 222 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#37 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Set 30, 2011 8:16 am

Guerra escreveu:Sobre o exércicio que estou acompanhando, apesar de ainda não ter terminado, uma coisa deu para perceber. Funciona. A idéia era convocar uma cia. Os oficiais e sgt convocados chegaram um dia antes. No outro dia os reservistas (atiradores TG) chegaram na parte da manha. Foram convocados numa unica cidade. Quatro onibus foram buscar. Eram mais de cem e não houve nem uma falta. Antes do almoço já estavam atirando. E no mesmo dia já estavam de cabelo cortado e uniformizados. E as instruções na pararam mais. Acho que da para montar uma tropa de segunda linha em pouco tempo.

O que eu pude concluir até agora é: guerra custa caro pra cacete. No momento que o cara sai do portão da sua casa para se apresentar a nação já esta gastando, porque até o vale-transporte de sua casa até o ponto de reunião tem que ser pago. Some a isso, comida, uniforme, salario alojamento etc. Agora jogue isso numa grande mobilização para guerra.

Depois comento mais.
Custa caro com certeza, mas tem que ser feito periódicamente.
Mas não dá para ser só de 1 Cia. tem que ser uma mobilização bem maior para poder atestar e aperfeiçoar essa capacidade.




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#38 Mensagem por Guerra » Sex Set 30, 2011 7:28 pm

jumentodonordeste escreveu:Quando você tem um inimigo fungando no cangote...

Guerra não custa nada.
Tudo, derrepende, fica baratinho e todos acham que já deveria ter sido feito antes.
É, Sun Tzu e Clausewitz estavam errados.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#39 Mensagem por Guerra » Sex Set 30, 2011 7:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Que as coisas podem ser pagas DEPOIS DE USADAS PARA O ESFORÇO DE GUERRA, podem e deverão ser.
Mas você acha mesmo que o país vai perder a guerra porque alguém não quer "emprestar" seus meios?
Acha mesmo que vão deixar você e mais milhares de homens morrerem porque um empresário não quer emprestare suas máquinas?

Porra, e comparar os dias de hoje com a guerra do Paraguai foi phueda hein?! :roll:
Comparei porque é assim, Mathias. Aquela mentalidade de: "em caso de guerra todas as industrias se adaptaram a guerra e vão produzir armas" é mito. Todo o planejamento é feito dentro do que temos. Vamos montar nossa defesa com o que temos e ponto final.
O comando militar do sul é bem avançado nesses estudos. Lá existe a tal da FORSUL que é nada mais o que temos em pessoal e material para combater.
Agora, esse negocio de confisco já não é guerra mais, é desespero.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Carlos Mathias

Re: Capacidade de Mobilização

#40 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 30, 2011 9:12 pm

Comparei porque é assim, Mathias. Aquela mentalidade de: "em caso de guerra todas as industrias se adaptaram a guerra e vão produzir armas" é mito. Todo o planejamento é feito dentro do que temos. Vamos montar nossa defesa com o que temos e ponto final.
O comando militar do sul é bem avançado nesses estudos. Lá existe a tal da FORSUL que é nada mais o que temos em pessoal e material para combater.
Não foi isso que meu pai ouviu de um oficial general .
Mas tudo bem, o EB pode ter realmente evoluído para pior, justamente sobre algo que não lhe custa nada.
Agora, esse negocio de confisco já não é guerra mais, é desespero.
E guerra é calminha e sossego?
Então não estamos falando de guerra.




Avatar do usuário
Léo Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 3:52 pm
Localização: Vitória da Conquista-BA
Agradeceram: 8 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#41 Mensagem por Léo Brito » Sáb Out 01, 2011 5:24 pm

Carlos Mathias escreveu: E guerra é calminha e sossego?
Então não estamos falando de guerra.
É meio off tópico, mas vale a pena dizer...

CM, meu professor de D. Fundamentais estava falando sobre a CF ter previsão de pena de morte, mas como não existe artigo algum que contenha tal pena, um espião nacional não seria morto e blá blá blá, bastando qualquer advogado por reles rábula que seja, venceria a causa num julgamento...

Na hora pensei em perguntar em que mundo ele vivia pra afirmar que haveria julgamento/corte durante o conflito, mas não quis faze-lo passar vergonha. Assim que o sacana for descoberto, vai ser torturado e arracando toda informação pertinente, quando se tornar inútil a sua sobrevivência, toma um "besouro sem asa" na nuca e vira estatística nas baixas civis aceitáveis 8-] :lol:




"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#42 Mensagem por Clermont » Sáb Out 01, 2011 7:28 pm

Léo Brito escreveu:CM, meu professor de D. Fundamentais estava falando sobre a CF ter previsão de pena de morte, mas como não existe artigo algum que contenha tal pena, um espião nacional não seria morto e blá blá blá, bastando qualquer advogado por reles rábula que seja, venceria a causa num julgamento...

Na hora pensei em perguntar em que mundo ele vivia pra afirmar que haveria julgamento/corte durante o conflito, mas não quis faze-lo passar vergonha.
O professor está com a razão.

Na Segunda Guerra, o governo estabeleceu a pena de morte para brasileiros traidores. Nenhum deles, porém, foi sentenciado, inclusive um capitão da ativa do Exército brasileiro que chegou a tramar a explosão de um navio brasileiro.

Todos foram condenados a penas que não ultrapassavam o limite tradicional de trinta anos.

Eu duvido que algum deles tenha cumprido, integralmente, esta penalidade. Afinal de contas, nós somos ou não somos brasileiros bonzinhos com "avançadas tradições jurídicas"?

(antes que eu me esqueça: o governo brasileiro em 1942 era uma ditadura famosa por usar maçaricos nas solas dos pés de presos políticos comunistas. Agora, imaginem se um presidente - ou uma presidente - iria sentenciar um traidor à morte, em pleno século XXI? E os direitos humanos? E a reinserção ao convívio da sociedade? Onde é que ficam?)




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#43 Mensagem por Guerra » Sáb Out 01, 2011 8:12 pm

Carlos Mathias escreveu:
Comparei porque é assim, Mathias. Aquela mentalidade de: "em caso de guerra todas as industrias se adaptaram a guerra e vão produzir armas" é mito. Todo o planejamento é feito dentro do que temos. Vamos montar nossa defesa com o que temos e ponto final.
O comando militar do sul é bem avançado nesses estudos. Lá existe a tal da FORSUL que é nada mais o que temos em pessoal e material para combater.
Não foi isso que meu pai ouviu de um oficial general .
Mas tudo bem, o EB pode ter realmente evoluído para pior, justamente sobre algo que não lhe custa nada.
Agora, esse negocio de confisco já não é guerra mais, é desespero.
E guerra é calminha e sossego?
Então não estamos falando de guerra.
Mathias me dá um exemplo atual de um pais que saiu de um exército aos cacos como o nosso e conseguiu uma grande mobilização como alguns militares pregam.
OLha o exemplo da Argentina, cara. É aquilo ali que acontece. Pais sem industria belica vai com o que tem, quando acaba é rendição e pronto.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#44 Mensagem por Guerra » Sáb Out 01, 2011 8:16 pm

Carlos Mathias escreveu:E guerra é calminha e sossego?
Então não estamos falando de guerra.
Mathias, guerra igual houve na 2 GM na Russia, com nego usando dois fuzil para um. Isso não é guerra.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#45 Mensagem por Guerra » Sáb Out 01, 2011 8:21 pm

Clermont escreveu:O professor está com a razão.

Na Segunda Guerra, o governo estabeleceu a pena de morte para brasileiros traidores. Nenhum deles, porém, foi sentenciado, inclusive um capitão da ativa do Exército brasileiro que chegou a tramar a explosão de um navio brasileiro.

Todos foram condenados a penas que não ultrapassavam o limite tradicional de trinta anos.

Eu duvido que algum deles tenha cumprido, integralmente, esta penalidade. Afinal de contas, nós somos ou não somos brasileiros bonzinhos com "avançadas tradições jurídicas"?

(antes que eu me esqueça: o governo brasileiro em 1942 era uma ditadura famosa por usar maçaricos nas solas dos pés de presos políticos comunistas. Agora, imaginem se um presidente - ou uma presidente - iria sentenciar um traidor à morte, em pleno século XXI? E os direitos humanos? E a reinserção ao convívio da sociedade? Onde é que ficam?)
Em 35 tb nãoquiseram aplicar a pena de morte.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder