Domingo Aéreo - Quem vai!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#31 Mensagem por Renato Grilo » Qua Ago 04, 2010 7:28 am

Se vc quer migrar para uma reflex... as melhores para começar são as da Nikon....

Elas tem uma gama muito grande de acessórios e é muito fácil achar ítens usados para comprar..

Eu gosto muito da Sony Alpha, mas a variante de lentes é pequena e o mercado usado é muito pequeno. (bem mais dificil de achar acessórios).

Quando comecei, comprei uma Nikon Fm10 (totalmente manual - até o avanço do filme) para aprender mesmo.

Depois migrei para uma Nikon F-601 (automática - mas ainda de filme).

Comecei nas digitais com uma Minolta (puta máquina), fiquei com ela uns 5 anos sem dar um pau... aí fiz a besteira de comprar uma Fuji S2... só me deu problema... quebrou umas 3 vezes... um inferno....

Aí decidi voltar para as minoltas... e como a Sony havia comprado a Minolta e utilizado a base da Minolta SM9 para criar uma reflex própria (Sony alpha)... decidi comprá-la... e não me arrependo.... Estou com ela há uns 3 anos.. e não me arrependo não.




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#32 Mensagem por R.A.Barros » Qua Ago 04, 2010 7:43 am

Renato Grilo escreveu:Se vc quer migrar para uma reflex... as melhores para começar são as da Nikon....

Elas tem uma gama muito grande de acessórios e é muito fácil achar ítens usados para comprar..

Eu gosto muito da Sony Alpha, mas a variante de lentes é pequena e o mercado usado é muito pequeno. (bem mais dificil de achar acessórios).

Quando comecei, comprei uma Nikon Fm10 (totalmente manual - até o avanço do filme) para aprender mesmo.

Depois migrei para uma Nikon F-601 (automática - mas ainda de filme).

Comecei nas digitais com uma Minolta (puta máquina), fiquei com ela uns 5 anos sem dar um pau... aí fiz a besteira de comprar uma Fuji S2... só me deu problema... quebrou umas 3 vezes... um inferno....

Aí decidi voltar para as minoltas... e como a Sony havia comprado a Minolta e utilizado a base da Minolta SM9 para criar uma reflex própria (Sony alpha)... decidi comprá-la... e não me arrependo.... Estou com ela há uns 3 anos.. e não me arrependo não.
Suas fotos são de extrema qualidade. Gostei muito.

Uma dúvida, você usou o recurso para tirar várias fotos de uma vez na passagem do caça A-4 ?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#33 Mensagem por Renato Grilo » Qua Ago 04, 2010 9:44 am

Sim, deixo a máquina programada para fazer fotos sequenciais.

A melhor maneira de fazer estas fotos é a seguinte:

Passagem de caça ou veículo rápido paralelo à máquina:

- Primeiro vc estipula aproximadamente, qual a distância que o objeto irá passar e realiza o pré- foco.

- Depois você faz a fotometragem, compensando a iluminação do céu (se estiver com sol forte) em uns 2 pontos. Isso fará com que o céu fique com superexposição, assim quando o objeto escuro (caça) entrar no quadro, ficará bem iluminado.
Se você deixar a exposição no automático, sem compensação, o caça fica escuro e perde seus detalhes.

Fazendo estes ajustes prévios, quando o caça passar, vc pode realizar vários cliques, para não perder a passagem, que às vezes é única. O importante é acompanhar o caça em toda sua trajetória.. independente de se fazer 1 foto ou várias... o movimento da câmera deve ser contínuo.

Para as fotos da esquadrilha da fumaça, é mais ou menos a mesma coisa...

Eu procuro deixar a máquina com alguma superexposição, mas para este evento específico, preciso ficar alterando a compensação, dependendo da direção das aeronaves (muito próxima do sol, ou mais afastadas)

E o foco é feito manualmente, conforme as manobras vão acontecendo...

Não sei se ficou claro... mas é mais ou menos isso... Precisa de uma máquina que possua pelo menos recursos de compensação de fotometria..e opção para foco manual....

um abraço e obrigado




Brasil Acima de Tudo
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#34 Mensagem por Jacobs » Qua Ago 04, 2010 11:27 am

Uma câmera reflex boqueta pra iniciante sai quanto +-?




Imagem
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#35 Mensagem por Renato Grilo » Qua Ago 04, 2010 2:00 pm

a sony alpha nova sai por 1200.




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#36 Mensagem por joao fernando » Qua Ago 04, 2010 4:00 pm

Mas onde por esse preço?

Comprei uma H50, saiu por 2000,00 reais. Para fotos no auto, daquelas em que vc não pode bobear, e o fotografo não sabe o que está fazendo, até que funciona bem.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
PRick

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#38 Mensagem por PRick » Qua Ago 04, 2010 9:39 pm

Gente,

A última medida do governo de isentar de impostos as câmeras, é um bom negócio, quer dizer pode ser comprada no Paraguai por exemplo.

Quanto as câmeras, existem as prosumer que são as top de linha amadoras e as Reflex. A grande diferença é que nas Reflex o obturador ainda é mecânico e elas possibilitam as trocas das lentes.

As melhores marcas e mais conhecidas das câmeras prosumer são Fuji, Panasonic, Sony, Canon e Nikon. É importante além da qualidade, a marca ser conhecida, por conta do preço de revenda.

Nas reflex existem as Canon, Nikon e Sony. Pelo menos motivo, não aconselho a compra de outra marca de câmera reflex. O preços dessas cams vem caindo muito e mesmo das lentes.

Assim, como tudo na vida, a qualidade do fotógrafo é muito mais importante que a câmera usada no resultado final das fotos, porém, o resultado obtido por um bom fotográfo será muito melhor numa cam reflex que em uma cam prosumer.

Agora, como já falaram, o mais caro nas cams Reflex são as lentes, em geral, custam mais caro que o corpo da cam, se forem objetivas claras, as profissionais.

Sobre a comparação direta, Canon e Nikon brigam pelo domínio do mercado das Reflex, profissional, a Canon domina o mercado de fotojornalismo e a Nikon o de fotos de modelos e eventos, fotos de pessoas de um modo geral. A qualidade das fotos são muito próximas, porém, gosto mais das lentes da Nikon, de um modo geral o equipamento Nikon aparenta maior resistência que o da Canon. E como são as marcas dominantes, vender um produto usado dessas marcas é muito mais fácil. E isso é muito importante, porque quem gosta de fotografia precisa dessa facilidade, sobretudo, nas lentes.

Quem está com pouca grana pode comprar uma cam reflez usada. Dá para comprar uma boa cam reflex sem lente, só o corpo por 1.500 reais. Às vezes até com lente básica, que deverá ser trocada por uma lente mais apropriada para seu uso pessoal.

Quem tiver medo de comprar uma cam usada, pode optar em comprar só o corpo da cam novo, e uma boa lente usada. Porém, sairá mais caro. Comprar uma lente usada da Nikon ou da Canon é bem fácil, existe muito mercado, porém, no caso da Sony é bem mais difícil. A Sony vem tentando entrar no mercado com produtos mais baratos, mas ainda é algo marginal. A marca tem grande mercado nas câmeras prosumer.

Outro cuidado na compra das câmeras é quando a capacidade de usar as lentes mais antigas da Nikon e Canon. As modernas câmeras reflex não possuem motor de foco no corpo, portando, só podem usar lentes que tenha motor de foco nelas. A vantagem é que são mais baratas, porém, as lentes com motor de foco são mais caras.

Meu conselho, se vale alguma coisa :mrgreen: :mrgreen: , quem já tem uma prosumer faz tempo, pode passar para uma reflex, quem não tem prática com fotografia, deve tomar cuidado para não se decepcionar. Afinal, as câmeras não fazem milagre. Aconselho a compra de uma cam reflex de entrada com uma lente amadora do tipo objetiva, com grande range. Se encontrar usada em bom estado, pode ser um bom negócio.

As câmeras de entrada reflex possuem menor definição de imagem pixels, não tem motor de foco no corpo e não são full frame(o tamanho do quadro não correspondem a um filme de 35 mm). As semiprofissionais possuem motor de foco no corpo e melhor definição, mas não são full frame. Vou dar a dica da linha Nikon, porque conheço melhor.

Câmeras de entrada atuais, D3000 e D5000, mais antigas D40 e D60. A D5000 usa o mesmo sensor das semiprofissionais. Custam entre 1.300 até 1900 Reais novas.

As semiprofissionais novas D90 e D300(S), mais antigas D50, D70, D80, D200 e D100. Custam entre 2700 até 4000 Reais novas.

Por últimos as realmente profissionais, novas são as D3 e D700, mais antigas, D2 e D1. Custam mais que 4500 reais novas.

Esses preços são no Brasil, lá fora estão bem mais em conta. [000] [000]

Existe uma diferença muito grande entre os novos sensores e os antigos, no que tange a capacidade ISO e definição de imagem em pixies.

Não aconselho a compra das D3000, D40, D50, D60, D200, D1, D2, e sim, das D5000, D90, D80, D300.

As D3 e D700 só mesmo para profissionais. Custam uma fortuna.

Já as lentes Nikon, custam novas entre 350 e 25000 reais. As lentes claras são as mais caras(abertura de 2.8 ou menor), porque são consideradas profissionais. Considero as lentes Nikon as melhores do mercado, as Canon são quase tão boas. Existem outras boas marcas no mercado, como as Tamron, Tokina, etc...

[]´s




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8737
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#39 Mensagem por prp » Qua Ago 04, 2010 9:49 pm

Se eu comprar uma máquina dessas tem que comprar quantas lentes?




PRick

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#40 Mensagem por PRick » Qua Ago 04, 2010 10:15 pm

prp escreveu:Se eu comprar uma máquina dessas tem que comprar quantas lentes?
Depende da CAM que você comprar, o kit básico da D90 e D80 vem com uma boa lente, de range 18mm até 105 ou 135 mm. Já o kit básico das D3000, D5000 costuma vir com a lente 18/55mm, nesse caso terá que comprar uma nova lente.

Nesse casos aconselho ao amador comprar a lente 18/200mm VR da Nikon, eu tenho uma dessas, custa uns 1300/1500 reais usada, nova sai por 2000/2500 reais. Voce poderá usar somente essa lente. Enquanto aprende, e também é a lente ideal para fazer viagens.

Porém, para quem quer fazer mais vai ter que comprar pelo menos umas 03 lentes. :wink:

Ps.: Eu estava com uma Nikon D5000, vendi ela, e estou comprando uma D90.

[]´s




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#41 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 04, 2010 10:50 pm

Então, eu acho melhor passar esse debate para um tópico apropriado... Mas eu tenho umas dúvidas, que eu vou postar no tópico de fotografia lá das gerais, mas só depois, porque agora eu tô na faculdade....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#42 Mensagem por PRick » Qua Ago 04, 2010 11:08 pm

glauberprestes escreveu:Então, eu acho melhor passar esse debate para um tópico apropriado... Mas eu tenho umas dúvidas, que eu vou postar no tópico de fotografia lá das gerais, mas só depois, porque agora eu tô na faculdade....

Boa idéia, vou colocar esses posts lá.

[]´s




Sandro Domene
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jun 10, 2008 9:18 pm

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#43 Mensagem por Sandro Domene » Sex Jul 01, 2011 9:54 am

Dia 7 de agosto, primeiro domigo de agosto, terá o tradicional domingo aereo na AFA. Alguém saberia responder se o corte na verba da FAB afetará o show...




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#44 Mensagem por Cougar_PH » Ter Set 27, 2011 9:50 pm

pessoal, dúvida...
alguém sabe se teve apresentação da EDA dia 25/09 em lagoa santa???




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
BARAK
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
Localização: Sierra Sierra Oscar Lima

Re: Domingo Aéreo - Quem vai!!!

#45 Mensagem por BARAK » Qua Set 28, 2011 9:44 am

Teve sim.




"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Responder