Reportagem Brigada Paraquedista

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#31 Mensagem por Túlio » Ter Abr 06, 2010 1:53 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Só que eu acho complicadíssimo você pegar um cara de Osório ou do Rio e enviar pra Anápolis sendo ele um recruta para ganhar salário mínimo e morar no quartel. Acho estranho. Acho desperdício de dinheiro. O grosso do efetivo variável terá que ser preenchido com recursos humanos locais. Quando são militares de carreira, aí sim, as transferências são comuns.

Repito mais uma vez que só falo de quantidade, não de qualidade. Soldado brasileiro é soldado brasileiro.

Respondo citando um post meu em resposta ao Glauber no tópico Notícias, talvez seja um caminho. Ademais, a notícia que deu origem a este tópico fala em uns 800 reais por mês podendo chegar a 2.000 para Cabo, não é um soldo tão desprezível para a idade de Serviço Militar e isso me leva a crer que talvez não seja tão despropositada a comparação com o CFN... :wink:

Túlio escreveu:
glauberprestes escreveu:Talvez profissionalizar a brigada, e catar nego do Brasil inteiro, mais ou menos como fazem os fuzileiros, seja uma solução.

Concordo até dizer CHEGA! Não sou necessariamente favorável ao alistamento exclusivamente voluntário embora, até onde eu saiba, hoje a preferência seja por aqueles que realmente querem servir. Mas ao menos em unidades de elite creio que seria este o caminho e, acrescento, com um limite mais flexível de idade, sei lá, até uns 25 anos ou algo assim...

Mas isso passaria por melhorias no soldo, claro. Lembro de, numa daquelas intermináveis charlas com os caras da GE (Guarda Externa) de um grande EP nos anos 80, um deles ter dito a mim que havia algo na BM que chamavam de ARTÍFICE, era um praça muito especializado (até PQDT tem na BM, é só olhar o distintivo com a asinha) e que isso lhe aumentrava o soldo em 20%, poder-se-ia pensar em algo assim... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#32 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 2:10 pm

Túlio escreveu:Respondo citando um post meu em resposta ao Glauber no tópico Notícias, talvez seja um caminho. Ademais, a notícia que deu origem a este tópico fala em uns 800 reais por mês podendo chegar a 2.000 para Cabo, não é um soldo tão desprezível para a idade de Serviço Militar e isso me leva a crer que talvez não seja tão despropositada a comparação com o CFN... :wink:
Ok, mas essa é uma situação ideal. A realidade hoje ainda é salário mínimo.

Também acho complicado fazer do EB, com um efetivo de 200 mil homens, um grande CFN, que mal chega a 15 mil. Acho que são características e necessidades diferentes.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#33 Mensagem por Túlio » Ter Abr 06, 2010 2:12 pm

Homem, falo APENAS da Bda. Pqdt. :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#34 Mensagem por vitor freitas » Ter Abr 06, 2010 2:14 pm

Túlio escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Só que eu acho complicadíssimo você pegar um cara de Osório ou do Rio e enviar pra Anápolis sendo ele um recruta para ganhar salário mínimo e morar no quartel. Acho estranho. Acho desperdício de dinheiro. O grosso do efetivo variável terá que ser preenchido com recursos humanos locais. Quando são militares de carreira, aí sim, as transferências são comuns.

Repito mais uma vez que só falo de quantidade, não de qualidade. Soldado brasileiro é soldado brasileiro.

Respondo citando um post meu em resposta ao Glauber no tópico Notícias, talvez seja um caminho. Ademais, a notícia que deu origem a este tópico fala em uns 800 reais por mês podendo chegar a 2.000 para Cabo, não é um soldo tão desprezível para a idade de Serviço Militar e isso me leva a crer que talvez não seja tão despropositada a comparação com o CFN... :wink:
Nem tão cedo será 800 reais o soldo de um Soldado, pois além do mais, foi aumentado de 153 reais para o salario minimo a pouco tempo, e lembrando soldado não recebe "salario" mas sim ajuda de custo. Cabo 2mil? muita viagem, se o concurso para sargento o soldo é 1200 reais, fora os descontos ele recebe uns 900 reais. Cabo ganhá mais que Sargento Concursado? Piada né?

E ao senhor tulio, que me parece ser policial pela roupa, o senhor sabe que acusar sem provas é crime, então vamos parar de falar que os cariocas tem 'potencialmente narco', pois seria mesma coisa que falar que Gaucho o potencial de ser'bofi'. Vamos parar de jogar piadinhas, pois isso não irá acresentar em nada o forum. E se o senhor é da policia mesmo, sabe muito bem que o trafico de entorpecentes e de armas vem das fronteiras do Sul especificamente (Paraná e Rio Grande do Sul) e do centro Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
E mesmo assim nunca chamaria o senhor de corrupto por deixar passar isso nas suas estradas!...

Calma antes de fazer acusações. Como eu disse acima, nada disso vai acresentar as suas resposta e não tem embasamento por ser a mudança da Brigada do Rio para Anapolis. Abraços


Esse mundo de Salim bibim tá tenso...




Editado pela última vez por vitor freitas em Ter Abr 06, 2010 2:47 pm, em um total de 5 vezes.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 2:22 pm

Túlio escreveu:Homem, falo APENAS da Bda. Op. Esp. :wink:
Então me perdi na discussão porque posso jurar que estou lendo o título do tópico "Reportagem Brigada Paraquedista". :lol: :lol: :lol:

A BDA OP ESP pra mim não tinha nem que ter recruta, se é que tem. E, claro, os militares nela lotados precisam ter uma gratificação especial diante das especializações, cursos, etc.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#36 Mensagem por vitor freitas » Ter Abr 06, 2010 2:24 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Túlio escreveu:Homem, falo APENAS da Bda. Op. Esp. :wink:
Então me perdi na discussão porque posso jurar que estou lendo o título do tópico "Reportagem Brigada Paraquedista". :lol: :lol: :lol:

A BDA OP ESP pra mim não tinha nem que ter recruta, se é que tem. E, claro, os militares nela lotados precisam ter uma gratificação especial diante das especializações, cursos, etc.
Não existe recruta na BDA OP ESP, para ter noção tem que ser Enganchado, e ter 2 anos na força e ser paraquedista e mesmo assim nunca chegará a Força Especial que é só para Praça e Oficial de Carreira(concursado), no Maximo Soldado ou Cabo pode chegar a Comandos que é antes de Forças Especiais.

E os recrutas que tem são só para trabalho administrativo.(pintar calçadas, limpar armas, cortar a grama, polir as armas e etc)




Editado pela última vez por vitor freitas em Ter Abr 06, 2010 2:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39166
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2778 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#37 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 06, 2010 2:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Túlio escreveu:Homem, falo APENAS da Bda. Op. Esp. :wink:
Então me perdi na discussão porque posso jurar que estou lendo o título do tópico "Reportagem Brigada Paraquedista". :lol: :lol: :lol:

A BDA OP ESP pra mim não tinha nem que ter recruta, se é que tem. E, claro, os militares nela lotados precisam ter uma gratificação especial diante das especializações, cursos, etc.
Posso estar errado, mas pelo que eu li da vossa BDA OP ESP, é uma brigada totalmente profissionalizada, ou seja, não há recrutas.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#38 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 2:26 pm

cabeça de martelo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Então me perdi na discussão porque posso jurar que estou lendo o título do tópico "Reportagem Brigada Paraquedista". :lol: :lol: :lol:

A BDA OP ESP pra mim não tinha nem que ter recruta, se é que tem. E, claro, os militares nela lotados precisam ter uma gratificação especial diante das especializações, cursos, etc.
Posso estar errado, mas pelo que eu li da vossa BDA OP ESP, é uma brigada totalmente profissionalizada, ou seja, não há recrutas.
Exatamente. Falei isso justamente porque não entendi o ponto do Túlio.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#39 Mensagem por Túlio » Ter Abr 06, 2010 2:29 pm

Não, eu que errei, enquanto editava para Bda Pqdt VOSMEÇÊS postavam em cima de Bda Op Esp, fiz uma baita duma confusão sem querer, me adescurpem, mas véio é assim mesmo... :oops:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#40 Mensagem por Bourne » Ter Abr 06, 2010 6:49 pm

Túlio escreveu: Concordo até dizer CHEGA! Não sou necessariamente favorável ao alistamento exclusivamente voluntário embora, até onde eu saiba, hoje a preferência seja por aqueles que realmente querem servir. Mas ao menos em unidades de elite creio que seria este o caminho e, acrescento, com um limite mais flexível de idade, sei lá, até uns 25 anos ou algo assim...

Mas isso passaria por melhorias no soldo, claro. Lembro de, numa daquelas intermináveis charlas com os caras da GE (Guarda Externa) de um grande EP nos anos 80, um deles ter dito a mim que havia algo na BM que chamavam de ARTÍFICE, era um praça muito especializado (até PQDT tem na BM, é só olhar o distintivo com a asinha) e que isso lhe aumentrava o soldo em 20%, poder-se-ia pensar em algo assim... 8-]
[/quote]

Na Córeia todos os homens tem que se alistar, mas podem prestar o serviço militar de uns dois anos até os 30. Ou seja, pode ir fazer outra coisa da vida e se estabelecer antes de servir ou fazer isso novinho. E lá o serviço militar é "sangue nos zóio".

E, pergunto, por que um caipira de Osório não pode ser recruta e ir conhecer a civilização lá pelos lados do nordeste? Afinal a moradia está paga e ganha uma salário mínimo. Mais que muito universitário que estuda fora da cidade de origem. Ainda ajuda a integrar o país e dá novas perspectivas ao caipira. Vai que vira um carioca marrento.

Se fosse uma guarda nacional ou coisa parecida dava regionalizar.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#41 Mensagem por rodrigo » Ter Abr 06, 2010 7:22 pm

Não existe recruta na BDA OP ESP, para ter noção tem que ser Enganchado, e ter 2 anos na força e ser paraquedista e mesmo assim nunca chegará a Força Especial que é só para Praça e Oficial de Carreira(concursado), no Maximo Soldado ou Cabo pode chegar a Comandos que é antes de Forças Especiais.

E os recrutas que tem são só para trabalho administrativo.(pintar calçadas, limpar armas, cortar a grama, polir as armas e etc)
Eu ia postar isso. Não sei se é maldade minha ou ignorância mesmo, mas acho que lá tem mais capitão do que soldado.:?:




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#42 Mensagem por Túlio » Ter Abr 06, 2010 8:04 pm

vitor freitas escreveu: E ao senhor tulio, que me parece ser policial pela roupa, o senhor sabe que acusar sem provas é crime, então vamos parar de falar que os cariocas tem 'potencialmente narco', pois seria mesma coisa que falar que Gaucho o potencial de ser'bofi'. Vamos parar de jogar piadinhas, pois isso não irá acresentar em nada o forum. E se o senhor é da policia mesmo, sabe muito bem que o trafico de entorpecentes e de armas vem das fronteiras do Sul especificamente (Paraná e Rio Grande do Sul) e do centro Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
E mesmo assim nunca chamaria o senhor de corrupto por deixar passar isso nas suas estradas!...

Calma antes de fazer acusações. Como eu disse acima, nada disso vai acresentar as suas resposta e não tem embasamento por ser a mudança da Brigada do Rio para Anapolis. Abraços[/i]

Esse mundo de Salim bibim tá tenso...

Mas meu caro amigo, te pediria para leres de novo e com um pouco mais de descontração o meu post, o 'potencialmente narco' estava assim, entre aspas, tanto quanto o 'potencialmente bonzinho', era IRONIA em cima das palavras do Oficial aquele, hôme véio! Pensei que meu parágrafo posterior, verberando contra essas frescuragens de se inventar que um determinado Brasileiro e melhor ou pior do que o outro tivesse explicado tudo a contento. Detalhe: morei no Rio por um ano e meio nos 80 e ADOREI, ô terra linda e cheia de gente buena e trabalhadora (um dos primeiros mitos que caíram ante meus olhos de 18/19 anos foi o do 'malandro Carioca', eles trabalham duro, isso sim), só o que me faltava era sair cuspindo no prato onde comi (e muito bem, diga-se de passagem).

Mas, se me entendeste como sendo algum tipo de palhacinho bairrista, então não me expliquei suficientemente bem e involuntariamente dei essa péssima impressão, ficam aqui as minhas desculpas (extensivas a todos os Irmãos Cariocas/Fluminenses) e creio ter sido mais claro agora. Se ainda estiver estranho, estou à disposição para os devidos esclarecimentos. Um plus: sou tão anti-Carioca quanto anti-Brasileiro, anti-Gaúcho, anti-Paulista, anti-Cearense & quetales. :wink:

PS.: não sou puliça, sou Agente Penitenciário, presentemente lotado na PMO (Penitenciária Modulada de Osório), RS.

Abração, cupincha, e PAZ!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
vitor freitas
Júnior
Júnior
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 11:23 am

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#43 Mensagem por vitor freitas » Ter Abr 06, 2010 8:05 pm

rodrigo escreveu:
Não existe recruta na BDA OP ESP, para ter noção tem que ser Enganchado, e ter 2 anos na força e ser paraquedista e mesmo assim nunca chegará a Força Especial que é só para Praça e Oficial de Carreira(concursado), no Maximo Soldado ou Cabo pode chegar a Comandos que é antes de Forças Especiais.

E os recrutas que tem são só para trabalho administrativo.(pintar calçadas, limpar armas, cortar a grama, polir as armas e etc)
Eu ia postar isso. Não sei se é maldade minha ou ignorância mesmo, mas acho que lá tem mais capitão do que soldado.:?:
Da uma lidinha na ultima frase, dis o seguinte:"..Maximo Soldado ou Cabo pode chegar a Comandos.." e "... recrutas que tem são só para trabalho administrativo.."

Batalhão de ações de comandos onde tem os Soldados e Cabos enganchados.

Mas recrutas são administração.(pintar calçadas, limpar armas, cortar a grama, polir as armas e etc) :mrgreen:

Da um exemplo, por incrivel que pareça, quem faz a guarda do estante de tiro de Brigada PQD são os Infantes do REI(Regimento Escola de Infantaria).

Abraços.




Editado pela última vez por vitor freitas em Ter Abr 06, 2010 8:11 pm, em um total de 1 vez.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#44 Mensagem por WalterGaudério » Ter Abr 06, 2010 8:10 pm

Túlio escreveu:
vitor freitas escreveu: E ao senhor tulio, que me parece ser policial pela roupa, o senhor sabe que acusar sem provas é crime, então vamos parar de falar que os cariocas tem 'potencialmente narco', pois seria mesma coisa que falar que Gaucho o potencial de ser'bofi'. Vamos parar de jogar piadinhas, pois isso não irá acresentar em nada o forum. E se o senhor é da policia mesmo, sabe muito bem que o trafico de entorpecentes e de armas vem das fronteiras do Sul especificamente (Paraná e Rio Grande do Sul) e do centro Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
E mesmo assim nunca chamaria o senhor de corrupto por deixar passar isso nas suas estradas!...

Calma antes de fazer acusações. Como eu disse acima, nada disso vai acresentar as suas resposta e não tem embasamento por ser a mudança da Brigada do Rio para Anapolis. Abraços[/i]

Esse mundo de Salim bibim tá tenso...

Mas meu caro amigo, te pediria para leres de novo e com um pouco mais de descontração o meu post, o 'potencialmente narco' estava assim, entre aspas, tanto quanto o 'potencialmente bonzinho', era IRONIA em cima das palavras do Oficial aquele, hôme véio! Pensei que meu parágrafo posterior, verberando contra essas frescuragens de se inventar que um determinado Brasileiro e melhor ou pior do que o outro tivesse explicado tudo a contento. Detalhe: morei no Rio por um ano e meio nos 80 e ADOREI, ô terra linda e cheia de gente buena e trabalhadora (um dos primeiros mitos que caíram ante meus olhos de 18/19 anos foi o do 'malandro Carioca', eles trabalham duro, isso sim), só o que me faltava era sair cuspindo no prato onde comi (e muito bem, diga-se de passagem).

Mas, se me entendeste como sendo algum tipo de palhacinho bairrista, então não me expliquei suficientemente bem e involuntariamente dei essa péssima impressão, ficam aqui as minhas desculpas (extensivas a todos os Irmãos Cariocas/Fluminenses) e creio ter sido mais claro agora. Se ainda estiver estranho, estou à disposição para os devidos esclarecimentos. Um plus: sou tão anti-Carioca quanto anti-Brasileiro, anti-Gaúcho, anti-Paulista, anti-Cearense & quetales. :wink:

PS.: não sou puliça, sou Agente Penitenciário, presentemente lotado na PMO (Penitenciária Modulada de Osório), RS.

Abração, cupincha, e PAZ!
O que eu acho qé que a Bda. Pqdt vai ficar deveras..."potencialmente caipira" mudando-se para Anápolis, e que vai rolar muita canjica e pamonha n rancho toda a manhã... :mrgreen: [100]

OFF

E tá morando em Tramandaí? Vidão heim? Já tem a casa de praia de tr~es andares...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Reportagem Brigada Paraquedista

#45 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 14, 2010 8:29 pm

FCarvalho escreveu:Os mais informados saberiam dizer se estaria nos planos do EB modificar a estrutura da bgda pqdt do atual formação ternária para quartenária?

Se esta modificação for feita, o que modifica, ou não, nas outras estruturas de logistica e de apoio ao combate?

uma ultima pergunta: as atuais formação, doutrina e equipamentos da bgda são suficientes para o emprego a que se destina, tendo-se por base as experiências reais de combate dos últimos anos de tropas congêneres norte-americanas e da OTAN?

Há sim, muito importante também: quantos homens há em um blt de inf pqdt? frente a outras tropas simililares, é pouco, tá bom, ou precimos mais?

abraços

desculpa a insistencia, mas alguem aí consegui resposta para a pergunta acima?




Carpe Diem
Responder