BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#31 Mensagem por Enlil » Qui Set 24, 2009 6:31 am

Valdemort escreveu:
Nukualofa77 escreveu:Certamente não sairá barato. Mas alguém tem q começar... Quem não gostaria de pilotar um Tupolev ou um Ilyushin?...
Caro Nuke

Se vc fizer uma pesquisa entre os aviadores , acho que vc vai se surpreender . Se a opcao for uma escolha entre esses cacarecos russos e avioes Boeing e Airbus , tenho certeza que 99,9 % vao prefirir de olho fechado os avoes de tecnologia ocidental .

Se vc for ao aeroporto de Moscow vai ver mais Boeings e Airbuses doque avioes locais nas CIAs aereas Russas .
Para ti um Tu-204/Tu-214 ou Il-96 é cacareco? O Sukhoi Superjet 100 será um cacareco? 99,9 % de opinião de quem? de pilotos ocidentais? q nunca pilotaram outro tipo de avião q não seja Boeing ou Airbus? há mais aviões ocidentais em Moscou por causa da crise pós-URSS geral na indústria aeronáutica russa, não pela falta de qualidade dos aviões "autóctones"... Como piloto comercial deves saber q se voa o q se deu para voar, não o q se escolhe; senão certamente a maioria seria piloto de caça ou iria só querer fazer voos internacionais... conheço alguns pilotos comerciais através de minha breve passagem pela aviação (quando tirei brevê) e vou fazer essa pergunta para eles: e aí camarada, preferes ficar eternamente em um 737/A320 ou quiçá experimentasse um Tu-214 ou Il-96 [037]? Tu pode até preferir Boeings ou Airbus, mas dizer q os últimos modelos de aeronaves russas são "cacarecos" (inclusive tem opções de motores e aviônica ocidental) é preconceito, estás mal informado ou talvez tu só seja mais um piloto bitolado :mrgreen:... seja mais flexível Valdemort, transcenda seus paradigmas aeronáuticos, os russos também voam... vaí um Ilyushin aí [100] [037]?... na poltronicha esquerda [037]?... q achas de um manche com um simbolizito fora do convencional:

Imagem

ou

Imagem

Nunca é tarde para mudar, não tenha medo... Pense... quiçá os amigos da Clean Air pensem em ti...




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#32 Mensagem por pt » Qui Set 24, 2009 10:23 am

Assim como o Boeing B-757 foi desenhado para substituir o trijacto B-727, também o Tupolev Tu-204 começou a ser concebido no inicio dos anos 80 com o objectivo de começar a complementar e a substituir o trijacto Tupolev Tu-154.

O Tu-204 é uma aeronave completamente nova e que rompia com várias das exigencias que condicionaram o desenvolvimento do Tu-154 mais antigo.

Aliás, as autoridades aeronauticas da União Soviética, não pensavam em aposentar o mais antigo Tu-154, porque este último, tinha a capacidade e a resistência suficiente para permitir a sua operação a partir de pistas semi preparadas, pistas de gravilha e mesmo de terra batida.

Já o Tupolev Tu-204, era um avião mais sofisticado, e pensado para rotas de médio curso e para operar exclusivamente em aeroportos devidamente preparados.

Ele deveria substituir o Tu-154 nas rotas internacionais, onde com os seus motores PS-90 mais silenciosos não teriam problemas em responder às exigências ambientais que entretanto começavam a dar dor de cabeças a todos os fabricantes de aeronaves na Europa e nos Estados Unidos.

O colapso da União Soviética apanhou o desenvolvimento da aeronave na pior altura, pois o periodo de enorme instabilidade politica que afectou a União Soviética e depois a Rússia, condicionou o futuro da aeronave. De um momento para o outro, todos os planos e projectos que existiam foram rasgados e a aeronave «flutuou» ao sabor dos ventos da politica.

As empresas em que a toda poderosa Aeroflot se desmembrou, não tinham recursos para comprar aeronaves novas e além disso existia grande numero de aeronaves disponíveis que podiam ainda ser utilizadas. O único cliente potencial para a aeronave na Russia era a companhia Aeroflot, mas quando se percebeu que mesmo os motores PS-90A não podiam cumprir com as normas internacionais, a aeronave ficou mais uma vez condicionada a operação fora da Europa e dos Estados Unidos, e restringida à operação como aeronave de carga.

Podemos distinguir as seguintes variantes desta aeronave:

- Tu-204 - A versão original
- Tu-204-120 - Tu-204 equipado com motores Rolls Royce
- Tu-234 / Tu-204-300 - Versão de menores dimensões e com maior alcance
- Tu-214 - Versão idêntica ao Tu-204 original, mas fabricada pela KAPO em Kazan, enquanto que as restantes versões são fabricadas em Ulianovsk.

Tanto o Tu-204 original como o -204-120 têm versões dedicadas ao transporte de carga chamadas Tu-204C e Tu-204-120C
O IL-96 é naturalmente uma aeronave dos anos 80, como é o TU-204.
A própria Aeroflot abandonou os modelos de construção russa para sobreviver.
Os modelos TU-204 produzidos com motores Rolls Royce foram pensados para o mercado civil ocidental mas não tiveram grande sucesso para além da utilização como aviões de transporte de carga. A Lufthansa chegou a considerar a possibilidade de adquirir aeronaves, mas o colapso da URSS e a incapacidade da industria russa em produzir os aviões, levou a que desistisse do negócio.

Para lá disto, com motores e sistemas de navegação ocidentais, os TU-204 são tão ou mais caros que os equivalentes ocidentais.

Por isso, a AVIASTAR passou a considerar a venda do Tu-204 com motores russos.
Também a KAPO (na Rússia um modelo pode ser fabricado por diferentes fábricas completamente diferentes e sem relação entre elas) continuou sempre a produzir a versão com motores russos.

Há vários aviões TU-204 à venda em segunda mão. As empresas russas também operam em sistema de Leasing, e chegando ao fim do periodo de Leasing retomam as aeronaves. Como existem ligações entre as empresas de Leasing e os fabricantes, eles retomam os aviões, fazem uma modernização e voltam a vender as aeronaves (agumas vezes como se fossem novas) para países do terceiro mundo, onde a corrupção ou a não existência de leis ambientais permite a utilização de motores barulhentos e extremamente poluidores.




Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#33 Mensagem por Valdemort » Qui Set 24, 2009 10:40 am

Nukualofa77 escreveu:
Valdemort escreveu: Caro Nuke

Se vc fizer uma pesquisa entre os aviadores , acho que vc vai se surpreender . Se a opcao for uma escolha entre esses cacarecos russos e avioes Boeing e Airbus , tenho certeza que 99,9 % vao prefirir de olho fechado os avoes de tecnologia ocidental .

Se vc for ao aeroporto de Moscow vai ver mais Boeings e Airbuses doque avioes locais nas CIAs aereas Russas .
Para ti um Tu-204/Tu-214 ou Il-96 é cacareco? O Sukhoi Superjet 100 será um cacareco? 99,9 % de opinião de quem? de pilotos ocidentais? q nunca pilotaram outro tipo de avião q não seja Boeing ou Airbus? há mais aviões ocidentais em Moscou por causa da crise pós-URSS geral na indústria aeronáutica russa, não pela falta de qualidade dos aviões "autóctones"... Como piloto comercial deves saber q se voa o q se deu para voar, não o q se escolhe; senão certamente a maioria seria piloto de caça ou iria só querer fazer voos internacionais... conheço alguns pilotos comerciais através de minha breve passagem pela aviação (quando tirei brevê) e vou fazer essa pergunta para eles: e aí camarada, preferes ficar eternamente em um 737/A320 ou quiçá experimentasse um Tu-214 ou Il-96 [037]? Tu pode até preferir Boeings ou Airbus, mas dizer q os últimos modelos de aeronaves russas são "cacarecos" (inclusive tem opções de motores e aviônica ocidental) é preconceito, estás mal informado ou talvez tu só seja mais um piloto bitolado :mrgreen:... seja mais flexível Valdemort, transcenda seus paradigmas aeronáuticos, os russos também voam... vaí um Ilyushin aí [100] [037]?... na poltronicha esquerda [037]?... q achas de um manche com um simbolizito fora do convencional:

Imagem

ou

Imagem

Nunca é tarde para mudar, não tenha medo... Pense... quiçá os amigos da Clean Air pensem em ti...
Cara

Pra comecar so vou te responder 1 vez e please ,mantenha o fairplay .

Super 100 , vc ja viu algum ? Sera que pode competir com o E190 ?
TU 204 , 205 , 999 etc ,IL 96 ... Quantos vc ja viu voando no mundo que precisa gerar dinheiro ? Que nao sofre de embargo .

Quando te falo de 99% quero dizer do mundo real ,nao da fantasia da cabeca dos saudositas da ex URSS , sabias que os Russos em geral nao gostariam da volta da URSS ??? Aonde trabalho atualmente tem varios pilotos Russos e pilotos de outras nacionalidades que ja voaram em avioes Russos , 0% preferem os avioes Russos ... Tambem tem varias comissarias Russas (bonitas) e 0% desejariam a volta da URSS .

Cara nao sou piloto comercial como vc disse , sou comandante de ULR , faco voos intercontinentais de 16hs ,tenho + de 20000hs de voo , No Brasil fui comte da Varig por 20 anos . Nao sou nem um pouco bitolado como vc sugere , ja voei em Turbopropeler e varios tipos de jato como B727,B767,MD11 etc..
Vc ja houviu falar em URL (Ultra Long Range ) ??? Requer um procedimento todo especial e tem uma legislacao internacional bem rigorosa .

Claro que sei que se voa o que e o possivel e sempre sentirei orgulho e satisfacao de voar qualquer aviao , e vc entendeu muito bem o que eu quiz dizer ...

Cara nao prefiro ficar eternamente num B737 / A320 porque nao voo esses mesmos , mas pode apostar que nao troco meu B777-300ER por nenhum aviao Russo a nao ser que me pagassem muiiiiito mais , mas como quem paga , infelizmente pra vc operam avioes ocidentais e somente .

Cara ficar futucando na internet vc so vai encontrar dados que querem que vc obtenha , pra saber o real vc tera que estudar de verdade .

So uma dica :
Seja mais educado e responda os post de uma maneira mais tecnica, sem paixoes e fantasias ... :mrgreen: :




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#34 Mensagem por pt » Qui Set 24, 2009 11:01 am

Também há que distinguir entre Tu-204 Tu-96.

O Tu-204 é um projecto do inicio dos anos 80. Eles destinava-se a complementar o Tu-154 (três motores).

Já o IL-96 é a versão modernizada do IL-86 que foi a resposta soviética ao Boeing 747.
O problema é que o IL-86, por causa da pouca eficiência dos motores russos nunca teve o alcance que se esperava de uma aeronave de grande alcance.

Ele também deveria substituir o IL-62 (mais ou menos equivalente ao Boeing 707) mas a falta de eficiência dos motores levou a que muitos IL-62 continuassem ao serviço durante muitos anos.
São aeronaves de grandes dimensões que não podem voar na maioria dos países ocidentais por causa das restrições ao ruído.

Existe uma versão do IL-96 adaptada para aeronave de comando para transporte do comando supremo russo em caso de guerra, mais ou menos equivalente à do B-747 E4B.
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?nn=218

O Tu-204 é um projecto com quase trinta anos. É um pouco tarde para começar a concorrer com o que quer que seja.
No entanto, em países onde for possível utiliza-lo como aeronave de carga em aeroportos fora das áreas urbanas, ele pode continuar a ser utilizado perfeitamente.

Se utilizar o Tu-204 já é complicado, creio que será preciso uma empresa estar mesmo desesperada para utilizar o IL-96.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#35 Mensagem por WalterGaudério » Qui Set 24, 2009 11:37 am

Uma pergunta que está pendente, e que não quer calar, é:

_Quem é o controlador(res) desta nova empresa? Isso deve responder muito sobre custos operacionais e como eles serão compatibilizados a ponto de se tornarem compatíveis com os das empresas nacionais.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#36 Mensagem por Enlil » Qui Set 24, 2009 3:53 pm

Valdemort escreveu:
Cara

Pra comecar so vou te responder 1 vez e please ,mantenha o fairplay .

Super 100 , vc ja viu algum ? Sera que pode competir com o E190 ?
TU 204 , 205 , 999 etc ,IL 96 ... Quantos vc ja viu voando no mundo que precisa gerar dinheiro ? Que nao sofre de embargo .

Quando te falo de 99% quero dizer do mundo real ,nao da fantasia da cabeca dos saudositas da ex URSS , sabias que os Russos em geral nao gostariam da volta da URSS ??? Aonde trabalho atualmente tem varios pilotos Russos e pilotos de outras nacionalidades que ja voaram em avioes Russos , 0% preferem os avioes Russos ... Tambem tem varias comissarias Russas (bonitas) e 0% desejariam a volta da URSS .

Cara nao sou piloto comercial como vc disse , sou comandante de ULR , faco voos intercontinentais de 16hs ,tenho + de 20000hs de voo , No Brasil fui comte da Varig por 20 anos . Nao sou nem um pouco bitolado como vc sugere , ja voei em Turbopropeler e varios tipos de jato como B727,B767,MD11 etc..
Vc ja houviu falar em URL (Ultra Long Range ) ??? Requer um procedimento todo especial e tem uma legislacao internacional bem rigorosa .

Claro que sei que se voa o que e o possivel e sempre sentirei orgulho e satisfacao de voar qualquer aviao , e vc entendeu muito bem o que eu quiz dizer ...

Cara nao prefiro ficar eternamente num B737 / A320 porque nao voo esses mesmos , mas pode apostar que nao troco meu B777-300ER por nenhum aviao Russo a nao ser que me pagassem muiiiiito mais , mas como quem paga , infelizmente pra vc operam avioes ocidentais e somente .

Cara ficar futucando na internet vc so vai encontrar dados que querem que vc obtenha , pra saber o real vc tera que estudar de verdade .

So uma dica :
Seja mais educado e responda os post de uma maneira mais tecnica, sem paixoes e fantasias ... :mrgreen: :
Olha meu querido, não notou o tom de brincadeira de meu post? Vivo uma fantasia estusiástica pela URSS? gosto de aeronaves de todos os tipos e nacionalidades e ponto. Ninguém aqui falou em volta da URSS. Aliás, estamos falando de aeronáutica, política não tem nada a ver com o assunto. Já sabia q és URL e pilota 777, parabéns, é uma aeronave fantástica, mas aqui só és mais um forista. Em nenhum momento eu falei em melhores ou piores, apenas disse q chamar as aeronaves russas de cacarecos é um exagero. Eles tem seus problemas de defasagem tecnológica, de organização, escala de produção e etc's mas como deves saber a indústria aeronáutica russa está AINDA passando por um grande processo de reestruturação e fusão e isso levará algum tempo ainda. Com sabes a Rússia teve uma década perdida e somente a partir de meados deste século retomou um efetivo crescimento econômico e se capitalizou com seus superávits das exportações de energia. Como já abordado pelo Pt (russofóbico até a medula) com exceção do Sukhoi Superjet 100 (q ainda está em seus ensaios de voo, por isso não está por aí, como sabes) a maioiria das aeronaves "russas" em operação foram fabricadas ainda na URSS e os modelos mais novos tem projetos com derivações dessa "filosofia aeronáutica" (q não visava lucro, não importa se transportasse abóboras ou pessoas)... Como sabes, as aeronaves da Boeing e da Airbus são OBVIAMENTE mais modernas, no entanto, essas duas empresas detém um MONOPÓPOLIO na aviação civil mundial. Como piloto experiente, não achava mais interesssante a época em q havia várias indústrias fabricando aviões comerciais de grande porte? é disso q estou falando. Torço para q a médio prazo nossa Embraer consiga oferecer ao mercado aeronaves cada vez maiores e mais capazes e q a indústria russa volte a ser forte na aviação civil, o problema russo é muito mais de escala do q de tecnologia; quiçá até os chineses entrem na concorrência no futuro... Do jeito q está parece quase um cartel Boeing/Airbus... Não imaginas o orgulho q senti vendo um Emb-190 engatado em um finger do Salgado Filho quando desembarquei de um 737 vindo de SP no começo do ano. A Aviação perdeu um pouco de seu charme na MINHA opinião e não estou aqui para entrar em uma infindável discussão supertrunfo sobre dados técnicos, q para as aeronaves q pilotaste deves saber perfeitamente, não era esse o caráter da discussão.

Enfim, espero q agora tenha entendido o sentido de meu post anterior. Torço para q na próxima década os russos consigam lançar novas famílias de aeronaves de longo curso q se tornem uma "terceira via" na aviação ocidental. Eles estão reestruturando sua indústria e precisam de escala, para isso são necessárias encomendas... cada Tupolev ou Ilyushin vendido é uma vitória.

Sei q adora seu 777, na minha opinião o mais fantástico bimotor comercial já fabricado, no entanto, mesmo assim, não gostarias de dar uma voltinha em um Ilyushin [037]?...




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1949
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#37 Mensagem por gusmano » Sex Set 25, 2009 3:23 pm

Para mim, é lenda. Só acredito quando estiver encostado no gate.


[]´s




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#38 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 26, 2009 9:52 pm

gusmano escreveu:Para mim, é lenda. Só acredito quando estiver encostado no gate.


[]´s
Ok. Até agora realmente não sei se chegou nenhuma requisição de CHETA na ANAC para esta Cia. Vamos continuar esperando.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#39 Mensagem por Enlil » Sáb Set 26, 2009 11:17 pm

Já está até na wikipédia em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Tupolev_Tu-204. Vamos ver no q vai dar...




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#40 Mensagem por pt » Dom Set 27, 2009 1:54 pm

Qualquer pessoa pode editar os dados da Wikipedia.

A revista Asas, é conhecida por já ter publicado matérias sem se preocupar muito com o conteudo e pelo que me lembro, até já publicou artigos anteriormente publicados na Internet.
Para a maioria dos leitores que compram revistas do tipo por causa das fotos, o historial das aeronaves russas, o facto de se tratar de projectos com 30 e 40 anos não relevante.
O que é importante são as linhas agressivas e bonitas da aeronave. O resto não importa.
O problema, é que o «resto» é o que faz o avião andar...

Não é da Rússia que virá a possível concorrência à Boeing e à Airbus. A existir ela poderá vir da China, e mesmo assim será difícil e complicado. O único país que tem aviões que competem directamente com o baixo de gama dessas empresas (aeronaves para pequeno numero de passageiros tio A318 e o mais ou menos finado DC-9/B-717) chama-se Embraer.
E a Embraer, para irritação de muitos, não é uma empresa russa...

Para operar na maioria dos aeroportos as aeronaves russas precisam de «Hushkits» para reduzir o ruído, mas na maioria dos casos esses kits podem piorar a prestação da aeronave porque aumentam o peso.

Seria um tema interessante de acompanhar, mas a realidade dos números aponta noutra direcção. Isto lembrou-me a oferta dos chineses para vender MiG-21 ao Brasil nos anos 80...

Cumprimentos




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#41 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 27, 2009 9:53 pm

Walterciclone escreveu:Entretanto, a reportagem não esclareceu sobre o andamento dos processos de homologação tanto do Tu-204 quanto do Il-96 junto às autoridades aeronáuticas brasileiras.
Bom, eu trabalho exatamente na área de certificação (existe uma tendência de não mais utilizar o termo "homologação" nessa área) e desconheço qualquer pedido da Ilyushin ou da Tupolev para certificação dessas aeronaves no Brasil. Obviamente, o fato de eu desconhecer não quer disser que não exista, mas...

Para serem certificadas no Brasil teriam que passar por um processo de validação completa (devido ao que está descrito no MPH-210), ou seja, não seria algo extremamente rápido e uma outra coisa que poderia tornar o processo um pouco mais "exigente" (em termos de tempo) é o fato de que, aparentemente, nenhuma delas terem certificados da autoridade norte-americana (os regulamentos brasileiros são rigorosamente os mesmos dos EUA) então haveria a necessidade de um esforço um pouco maior para a definição da base de certificação.

Dando uma olhada no site da FAA (autoridade norte-americana), não achei nada relativo ao Tu-204 e em relação ao Il-96, achei apenas a especificação de tipo (TCDS) para a versão cargueira: http://www.airweb.faa.gov/REGULATORY_AN ... /a54nm.pdf
(Curiosidade: Quem abrir o arquivo e ler, vai notar que existe uma limitação para operação dessas aeronaves nos EUA exigindo a presença de um terceiro piloto qualificado na cabine para monitar desempenho e alertas.)

No site da autoridade européia (EASA), que é a outra referência na área mas cujos requisitos apresentam algumas diferenças em relação aos nossos, não achei nada sobre o Il-96 e achei apenas o TCDS para a versão cargueira do Tu-204 com motores RR: http://www.easa.europa.eu/ws_prod/c/doc ... %2008_.pdf
(Curiosidade: Nesse caso, também existe a necessidade de uma terceira pessoa qualificada na cabine, mas nesse caso é de um engenheiro de vôo.)

Portanto, os prazos que foram informados me parecem um tanto otimistas.

Abraços




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#42 Mensagem por Enlil » Dom Set 27, 2009 11:38 pm

pt escreveu:Qualquer pessoa pode editar os dados da Wikipedia.
Eu sei, apenas indiquei q já estavam lá :wink:.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#44 Mensagem por Bolovo » Ter Out 27, 2009 8:45 pm

Já comprou quantas ações, Carlos? :mrgreen:

Vou mandar o site pro meu irmão, vai que ele tenta co-piloto... :D




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: BOMBA!! Nova Cia Aérea Brasileira c/ Aviões Russos!!!!!!!!!!

#45 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 27, 2009 8:51 pm

Nenhuma, ações só da Vale. :wink:
Tô fora da aviação Bolovo. :|




Responder